Conecte-se conosco

Guarabira

Roberto Paulino autoriza posse legal de terrenos para várias famílias da Vila Padre Cícero

Os terrenos foram doados informalmente, agora Roberto Paulino, sem cobrar nada, autorizou a posse legal para as famílias residentes no local

Publicados

em

O ex-governador Roberto Paulino autorizou a regularização fundiária (legalização de posse) para diversas famílias que residem na Vila Padre Cícero em Guarabira, em terrenos doados há vários atrás por sua família, inclusive seu pai, o ex-prefeito de Cuitegi Antonio Paulino Filho (falecido).

A regularização fundiária está sendo providenciada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema-PB) por iniciativa do proprietário legal dos terrenos, o ex-governador Roberto Paulino sem custo algum para os beneficiários.  As famílias receberam os lotes doados pela Família Paulino desde 1966. 

O deputado Raniery Paulino reuniu, na última quinta-feira (27), vários moradores da Vila Padre Cícero e, com procuração de seu pai Roberto Paulino, autorizou a legalização de posse dos terrenos (hoje residências) doados em vida por seu avô. A partir da regularização fundiária, quem morava nos lotes cedidos passará a ser proprietário legal do imóvel.

Ao receberem as escrituras, diversas famílias lembraram dos gestos de bondade de Antonio Paulino Filho. “Era o pai da pobreza. Poucas fazem igual a ele até hoje. Agradecemos a Roberto Paulino e ao deputado Raniery que seguem o mesmo estilo de ajudar os mais pobres de seu pai e de seu avô. A Família Paulino gosta e continua ajudando os mais humildes”, disse um beneficiário dos imóveis.

Breve histórico – Quando o empresário e ex-prefeito de Cuitegi, Antônio Paulino Filho (chamado de ‘o pai da pobreza’) era vivo, as pessoas carentes de Guarabira o procuravam, diariamente, para pedir ajuda de feira, material de construção (telha, tijolo, cimento), remédios e outros benefícios, inclusive terrenos para construírem “uma casinha”.

Como era um empresário de sucesso e de boas posses financeiras (dono de indústria de cachaça, distribuidora de cerveja e refrigerantes, exportação de produtos agrícolas como açafrão, agave, castanha de caju, criação de gado e tinha terras em vários locais da cidade), Antônio Paulino usava de seus próprios recursos para ajudar as famílias carentes de Guarabira e da região.

Sua residência, situada ainda hoje em frente ao prédio da Cagepa em Guarabira, todos os dias tinha fila (não havia pandemia) de pessoas que procuravam “Seu Antônio Paulino” para pedir ajuda. Ninguém saia do local sem a resolução do problema, pois o avô do deputado Raniery fazia questão de ajudar a todos.

Pessoas que moravam de aluguel e famílias sem teto procuravam o pai do ex-governador Roberto Paulino para pedir um “terreninho” afim de construir “uma casinha”. Sensibilizado com a situação, Antonio Paulino doava o terreno, dizendo: “Vou mandar medir um pedacinho de terra para o amigo construir sua casinha. Não paga nada por isso e nem vai pagar”.

Em muitos casos, além de doar o lote, Antônio Paulino ainda ajudava a pessoa a construir, fornecendo gratuitamente o material de construção, a exemplo de cimento, areia, telha e tijolo. Muita gente que recebeu os terrenos fez sua casa, mas não tinha, até hoje, a escritura de propriedade jurídica do imóvel.

O exemplo de “Seu Antônio” foi seguido até hoje, inclusive por seu filho Roberto Paulino que, em sendo proprietário legal de grande parte das terras da Vila Padre Cícero, nunca cobrou nada dos inquilinos e agora autorizou a legação de posse dos terrenos para mais de mil pessoas que lá residem. Muitas das doações foram feitas pelo próprio Roberto Paulino.

Fato a Fato

Apoio

Cidades

Guarabira vacina contra Covid-19 pessoas com 30 anos ou mais a partir desta segunda-feira (26)

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira segue a campanha de vacinação contra a COVID-19 e, a partir dessa segunda-feira, 26/7, a vacina avança, como primeira dose, para as pessoas de 30 anos de idade e mais, sem comorbidades.

Quem se incluir nessa faixa etária, munido de RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência – pode se dirigir até a Unidade Básica de Saúde da sua localidade ou procurar o agente de saúde da sua área – e agendar a sua devida vacina.

A secretária de Saúde Harlanne Herculano lembra que, em relação a segunda dose do imunizante anti-COVID, as pessoas que já completaram o prazo estipulado no cartão de vacinação em relação a primeira dose, munido do mesmo e do cartão do SUS, procure o local de vacinação para concluir a sua imunização. “A pessoa só estará 100% imunizada, apenas depois que receber a segunda dose da vacina”, alerta a secretária.

Vacinômetro – De acordo com dados atualizados pela equipe da Coordenação de Monitoramento e Tecnologia da Informação da SMS, no site da Prefeitura, o município de Guarabira já aplicou 33.740 doses de imunizantes contra o novo coronavírus; sendo 24.775 como D1 e 8.965 como D2 e dose única.

Codecom-PMG

Continue lendo

Galerias de Fotos

Curso de Torta Vitrine acontece nesta quinta (29), na Mix Festas e Descartáveis

Publicados

em

Foto: Divulgação

Mix Festas e Descartáveis, localizada em Guarabira irá realizar um Curso de Torta Vitrine.

Neste curso você irá aprender a fazer uma torta de chocolate com calda branca, uma torta espelhada e uma torta bariloche. No curso terá direito a apostila e ao final ao Certificado.

O curso será ministrado nesta quinta-feira, dia 29 de julho de 2021, a partir das 13h30 até às 17h00, e será ministrado pelas professoras Neves e Day. Você irá colocar a mão na massa para aprender todas as técnicas!

A loja Mix Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro da cidade, fone: (83) 3271-8100. Siga a Festas e Descartáveis: instagram.com/mixfestasedescartaveis e facebook.com/festasedescartaveis

Continue lendo

Cidades

Guarabira intensifica vacinação para público de 35+ nas UBS’s e em drive-thru

A partir desta segunda-feira, dia 19, munida de documentos, a pessoa na faixa etária mencionada pode agendar a primeira dose

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira através da Secretaria de Saúde prossegue cumprindo o Plano Nacional de Imunização contra COVID-19 e avança, desta vez, direcionada a população de 35 anos ou mais. Intensificando a vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde e por meio de drive-thru, na próxima semana, após o recente recebimento de mais de 3.900 doses do imunizante AstraZeneca, para aplicação em primeira dose (D1).

A partir desta segunda-feira, dia 19, munida de RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência, a pessoa na faixa etária mencionada pode agendar a primeira dose na UBS da sua localidade ou com o seu Agente Comunitário de Saúde.

Outra modalidade para quem tem 35 anos ou mais garantir a D1 do imunizante contra o novo coronavírus é se cadastrar no site oficial da Prefeitura, por meio do link: guarabira.pb.gov.br/vacinacao, para se vacinar em drive-thru, que será realizado na terça-feira, dia 20, em horário corrido, das 10h às 17h, no Parque de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima.

O objetivo é a vacinação em D1 atingir o mais breve possível o público adulto, de 18 a 59 anos de idade, em ordem decrescente.

Vacinômentro – O município de Guarabira prontamente vacinou como primeira dose, 22.017 munícipes, e 8.382 já concluíram a imunização, com segunda dose ou dose única; sendo um total de 30.399 doses aplicadas, de acordo com dados atualizados pela SMS, nessa sexta-feira, dia 16/7.

Influenza – Vale destacar que, além da vacinação contra covid, Guarabira segue com a campanha de vacinação contra a Influenza que foi prorrogada pelo Ministério da Saúde, e na próxima quarta-feira, dia 21, a SMS realiza o Dia D de Vacinação contra Influenza. Ação que será realizada conjuntamente com todas as unidades de saúde.

Codecom-PMG

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas