Conecte-se conosco

Cidades

Procon orienta consumidor sobre como realizar compra segura dos presentes para o Dia dos Namorados

A orientação é para as Lojas físicas e virtuais

Publicados

em

Foto: Pixabay/ilustração

A pandemia causada pelo Coronavírus – onde é recomendado o isolamento social – não afeta a comemoração de algumas datas e a tradicional troca de presentes, a exemplo do Dia dos Namorados, festejado no próximo dia 12. Considerando as restrições do momento atual, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor orienta ao consumidor para uma compra segura e, para quem for às lojas físicas, a primeira dica é ficar atento para o uso de máscara, higienização das mãos com álcool 70% e manter distanciamento de pelo menos um metro das outras pessoas.

O Procon-JP aconselha, ainda, que adquirir o presente através de lojas online é o recomendado nesse momento da pandemia. E para realizar uma compra segura quanto à relação de consumo, o consumidor deve tomar precauções para evitar problemas futuros. E a primeira dica é não deixar a compra para a última hora. “Se a transação for através da internet, quanto antes adquirir o presente mais ficam reduzidas as chances de um atraso na entrega. Já nas lojas físicas, além de se evitar a correria de última hora, também se previne o risco de aglomeração”, pontua o secretário Rougger Guerra.

‘Sondar’ o presenteado sobre o que deseja ou necessita é outra orientação do Procon-JP, porque esse tipo de informação leva à escolha correta e evita a troca do produto posteriormente. Para quem pretende dar roupas, calçados ou perfumes, é bom atentar para a cor, o tamanho e a fragrância. “Para quem for comprar em lojas físicas, a indicação é se informar da política de troca do estabelecimento, já que a legislação não obriga a troca por esses motivos, a não ser que haja algum defeito”, informa o titular do Procon-JP.

E esclarece: “Para os produtos com defeito, em primeiro lugar o consumidor deve procurar a assistência técnica, que tem um prazo de 30 dias para proceder ao conserto ou à troca. “Se, ao término desse prazo o problema não for resolvido, o consumidor deve procurar o Procon-JP para que se tomem as medidas asseguradas em lei. O contato pode ser feito direto na sede da Pedro I das 8h às 14h ou através do WhatsApp 83 98665-0179, ou do Instagram @procon_jp ou ainda pelo telefone 0800 083 2015”.

Compras virtuais – Quanto às compras pela internet, o consumidor tem algumas opções para a entrega, podendo adquirir o presente nas lojas onde existe a modalidade agendamento ou também a entrega em uma loja física. “Como é uma época em que há muita demanda, o ideal é realizar os pedidos com antecedência, mas se isso não for possível, veja o que a loja virtual pode oferecer e se lhe contempla, ficando atento aos prazos de entrega contados em dias úteis”, orienta osecretário.

Arrependimento – O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante ao cliente o direito de desistênciaem compras pela internet. “O consumidor que adquire produtos em sites de compras tem o direito de arrependimento, podendo devolver o produto dentro do prazo de sete dias a partir do recebimento, com direito à troca por um outro produto semelhante ou ainda a solicitação do reembolso do pagamento realizado, em valores atualizados, inclusive do frete”, explica Rougger Guerra.

Atraso na entrega – O secretário alerta, ainda, para os possíveis atrasos na entrega do produto. “Em caso de demora excessiva é importante fazer contato, primeiro, com a empresa, guardando os números dos protocolos de atendimento. Mas, se o problema não for resolvido, aí se deve procurar os órgãos de defesa do consumidor para que as medidas previstas em lei sejam tomadas”.

Cuidado com fraude – Outro cuidado que o consumidor deve tomar quando realizar as transações em lojas virtuais é investigar se a empresa existe de fato através da conferência do CNPJ, endereço e telefone de contato e olhar, ainda, se a empresa tem demanda em órgãos de defesa do consumidor. O site proconjp.pb.gov.br traz a relação de lojas virtuais que não são confiáveis.

Pesquisas para os namorados – O Procon-JP realizou pesquisas de preços para os produtos mais procurados para presentear nessa data, como perfumes importados e arranjos de flores (buquês e cestas). Uma boa forma do consumidor economizar tempo e dinheiro é consultar os preços através das tabelas disponibilizadas nos sites da Prefeitura de João Pessoa e do Procon-JP.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá (das 8h às 14h) com agendamento pelo telefone 83 32142849

Orientação e dúvidas: 0800 083 2015

WhatsApp: 83 83 98665-0179

Instagram: @procon_jp

Por Evanice Gomes/Secom/JP

Rate this post

Cidades

Itapororoca tem o primeiro abacaxi orgânico certificado da Paraíba

Publicados

em

Fotos: Reprodução

A cidade que sempre foi destaque nacional na produção de abacaxi tem mais um motivo de orgulho ao ter em sua área, a primeira produção de abacaxi com selo orgânico do Estado e uma das primeiras do Brasil.

O Sítio São José, recebeu o selo de produção orgânica após dois anos de mudança do sistema convencional, e poderá comercializar em toda região nacional com um produto saudável, nobre e de alto valor de mercado. A comercialização iniciará apenas em 2022 mas já tem lista de espera para compra.

A produção orgânica não utiliza agrotóxicos e nem adubos químicos, sendo tudo feito com soluções naturais, microorganismos e técnicas de manejo diferenciadas, além de promover a preservação do meio ambiente e a redução dos impactos na natureza.

Itapororoca está inserida no Arranjo Produtivo da Abacaxicultura do Estado sendo protagonista enquanto atividade econômica com relevante geração de empregos e renda.

BlogChicoSoares

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Saúde de Guarabira vacina adolescentes a partir de 12 anos sem comorbidades

O menor deve se dirigir ao local de vacinação munido dos documentos solicitados e acompanhado dos pais ou responsável.

Publicados

em

Após o recebimento de uma remessa de vacina Pfizer nesta quarta-feira (20/10), para primeira dose, a Secretaria de Saúde através da Coordenação de Epidemiologia e Imunização informa que, a vacinação para adolescentes sem comorbidades será retomada na manhã desta quinta-feira, com uma excelente novidade; avançando para 12+. 

O menor a ser vacinado deve se dirigir ao local de vacinação munido de CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência. Bem como, acompanhado dos pais ou responsável. 

A atividade acontece no auditório da própria Secretaria, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30 – de segunda a quinta-feira, e na sexta, até às 11h. 

No mesmo local também segue sendo aplicada a primeira dose para adolescentes 12+ com comorbidades e para adultos de 18 a 59 anos (remanescentes), além da segunda dose da AstraZeneca para quem está concluído o esquema vacinal. Já a segunda dose da Pfizer ainda não se encontra disponível, por enquanto.

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Governo inicia topografia de local onde será construída a vila olímpica de Guarabira

A equipe técnica da Suplan deve ficar vários dias na cidade, realizando esse trabalho de levantamento topográfico.

Publicados

em

Os primeiros estudos técnicos de engenharia a cargo da SUPLAN – Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado, foram iniciados nesta quarta-feira, dia 20 de outubro, em Guarabira, no local onde deverá ser construída futuramente a Vila Olímpica da “Rainha do Brejo”. Esse trabalho atende um pedido feito diretamente pelo secretário-chefe da Casa Civil, Roberto Paulino (MDB) ao governador João Azevedo (Cidadania).

Inicialmente será feita toda a Topografia da área, com medições do campo altimétrico, aferindo também a interferência com as ruas que passam próximo ao local do futuro canteiro de obras, cuja extensão a ser ocupada deverá ficar em até 100% do terreno disponibilizado pelo Governo do Estado, além da sua integração através de pavimentação das vias de mobilidade urbana que levam ao asfalto da rodovia PB-073, que permite acesso ao Distrito Industrial.

“Esse é mais um passo importante dado pelo Governador João Azevedo no sentido de concretização dos planos da obra esportiva”, disse o deputado estadual Raniery Paulino (MDB). “É o pontapé inicial para a implantação efetiva da Vila Olímpica de Guarabira”, reafirmou o parlamentar emedebista. O terreno em questão fica localizado próximo à ECIT “Dom Marcelo Pinto Carvalheira” (Escola Técnica Cidadã Integral), inaugurada há apenas dois anos pelo atual governador João Azevedo.

A equipe técnica da Suplan deve ficar ainda durante vários dias na cidade, realizando esse trabalho de levantamento topográfico. No primeiro dia do serviço de mapeamento do terreno, os funcionários do Estado foram acompanhados pelo Chefe de Gabinete de Roberto Paulino no Palácio da Redenção, Rafael Rabelo, que também é engenheiro e tem bastante experiência nesse ramo profissional, atuando junto a empresas de loteamento, condomínios e construção civil.

Ele vai contribuir muito para o sucesso dessa primeira fase de medição do terreno, etc, por também ser guarabirense e conhecer bem de perto a área em estudo para implantação da Vila Olímpica, que deverá atender toda a região metropolitana da “Rainha do Brejo”, além de outras cidades próximas e demais municípios da circunvizinhança.

Por Giovanni Meireles/Assessoria

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas