Conecte-se conosco

Saúde

Apenas 3 municípios paraibanos não apresentam óbitos por Covid-19

Publicados

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta sexta (18), 2.555 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 96 (3,7%) são casos de pacientes hospitalizados e 2459 (96,3%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 371.133  casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 1.007.255 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 47 novos óbitos desde a última atualização, sendo 37 ocorridos nas últimas 24h. Os óbitos confirmados neste boletim aconteceram entre os dias 02 e 18 de junho de 2021, sendo 01 em hospital privado e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 8.316 mortes. O boletim registra ainda um total de 243.203 pacientes recuperados da doença.

Anúncio


Concentração de casos

Cinco municípios concentram 1.147 novos casos, o que corresponde a 44,89% dos casos registrados nesta sexta. São eles: João Pessoa, com 612 novos casos, totalizando 93.749; Campina Grande, com 227 novos casos, totalizando 33.893; Monteiro, com 165 novos casos, totalizando 3.716; Guarabira, com 81 novos casos, totalizando 8.940; Cajazeiras, com 62 novos casos, totalizando 8.585.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 18/06/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até esta sexta, 220 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 47 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Arara (2), Areial (1), Cajazeirinhas (1), Campina Grande (4), Capim (1), Conceição (1), Coremas (1), Esperança (2), Fagundes (1), Guarabira (1), Jericó (1), João Pessoa (11), Juru (1), Mari (1), Nazarezinho (1), Patos (2), Paulista (1), Pedro Régis (1), Piancó (1), Picuí (1), Pilar (1), Pocinhos (1), Pombal (1), Santa Helena (2), Santa Inês (1), São Bentinho (1), São João do Rio do Peixe (1), São José de Caiana (1), Serra Grande (1) e Triunfo (1).

As vítimas são 29 homens e 18 mulheres, com idades entre 12 e 106 anos. Cardiopatia foi a comorbidade mais frequente e 16 não tinham comorbidades.     

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 71%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 66%. Em Campina Grande estão ocupados 78% dos leitos de UTI adulto e no sertão 83% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 80 pacientes foram internados nas ultimas 24h. Ao todo, 875 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 1.571.576 doses. Até o momento, 1.095.965 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 475.611 com a segunda dose da vacina. A Paraíba já distribuiu um total de 1.849.448 doses de vacina aos municípios.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Com Portal T5

Rate this post
Anúncio


Saúde

Hidroterapia: Prefeitura reabre a piscina aquecida do Maria Moura em Guarabira

Publicados

em

Na manhã desta terça-feira, 29, a Prefeitura realizou a solenidade de reabertura da piscina aquecida do Complexo Neurofuncional Maria Moura. O espaço volta a oferecer sessões de hidroterapia para grupos específicos, como pessoas com fibromialgia, e integra a agenda de entregas e ações dos primeiros 100 dias da nova gestão municipal. 

A cerimônia contou com a presença da prefeita Léa Toscano, do vice-prefeito Raimundo Macedo, da deputada estadual Camila Toscano, da secretária de Saúde Daisy Campos, do diretor do Complexo Adelson Júnior, além de demais secretários e vereadores. Durante o evento, a prefeita Léa Toscano reforçou o compromisso da administração com o cuidado humanizado e contínuo com a população: “Essa reabertura representa a retomada da dignidade e da qualidade de vida para muitas pessoas que dependem da hidroterapia. Estamos celebrando os 100 dias com ações concretas que transformam vidas”, afirmou.

Anúncio


A hidroterapia é amplamente reconhecida por seus benefícios no tratamento de dores crônicas, como as causadas pela fibromialgia, além de contribuir para a reabilitação física e emocional dos pacientes. Com a reativação da piscina, o Complexo Maria Moura reafirma sua referência em cuidado neurofuncional na região.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Padre George celebra construção de TAC que garante funcionamento do Hospital Padre Zé

Publicados

em

O diretor do Hospital Padre Zé, Padre George Batista, comemorou nesta sexta-feira (25), o entendimento com a Prefeitura de João Pessoa e os órgãos de controle do Estado para garantir o funcionamento da unidade hospitalar. O gestor afirmou em entrevista à rádio Correio 98 FM, que o alinhamento será oficializado na próxima quarta-feira (30), com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta entre as partes envolvidas na ação.

“Na quarta-feira que vem, às duas horas da tarde, nós vamos assinar um TAC com o Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público de Contas do Estado, Ministério Público da Paraíba, na pessoa do doutor Alexandre Jorge, da Promotoria de Fundações, o doutor Leonardo da Promotoria de Saúde, o Instituto São José e também a Secretaria de Saúde e a Procuradoria Municipal”, revelou Padre George.

Anúncio


O diretor do Padre Zé destacou a importância do acordo para a instituição. “Com esse TAC, nós vamos poder ter acesso às emendas federais e também a outros serviços, que são essenciais para qualificar o nosso atendimento para os mais necessitados”, acrescentou.

O Hospital Padre Zé correu o risco de fechar as portas ainda no mês de abril por conta de uma decisão judicial. Na ocasião, o juiz Nilson Bandeira do Nascimento, da 6ª Vara da Fazenda Pública da Capital, negou o pedido de tutela provisória e manteve do os efeitos do ato administrativo da Prefeitura, que impedia a gestão de renovar o contrato com a instituição por conta dos desvios de recursos realizados pela antiga direção.

A manutenção dos serviços foi garantida por uma nova determinação do desembargador Carlos Eduardo Leite Lisboa, que em novo entendimento, autorizou a renovação do contrato de prestação de serviços hospitalares com a gestão municipal.

PB Agora

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Mundo Pet

Governo da Paraíba abre novas vagas para castração gratuita de cães e gatos em clínicas credenciadas

Publicados

em

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Gerência de Políticas da Causa Animal, abriu novas vagas para castração gratuita de cães e gatos em clínicas veterinárias credenciadas. Duas clínicas estão credenciadas em João Pessoa – “Catdog” e “Domo Clínica Veterinária” e uma na cidade de Bonito de Santa Fé – “Clínica Veterinária Recanto do Criador”, no Sertão paraibano. Quem tiver interesse em cadastrar o seu animal e solicitar uma castração, deve entrar em contato com a Gerência – por meio do WhatsApp (83) 99613- 3412, para verificar a disponibilidade de vagas e realizar o agendamento. Cada clínica credenciada tem 376 vagas para castração.

A ação está prevista em edital – publicado recentemente – de “Chamada Pública para fins de credenciamento de clínicas veterinárias e hospitais veterinários para a prestação do serviço de esterilização cirúrgica nas espécies caninas e felinas, contemplando os animais errantes e os tutelados por organizações não governamentais, protetores independentes, projetos e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas três macrorregiões do estado”.

Anúncio


A chefe do Núcleo de Proteção ao Animal Doméstico, Ludmilla Santos, destacou a importância da ação. “O Governo da Paraíba tem investido, de forma consistente, na ampliação dos serviços de castração gratuita. Essa é uma medida essencial, não apenas para o bem-estar dos animais, mas também para o controle populacional responsável e a promoção da saúde pública. Seguiremos trabalhando para que mais municípios sejam contemplados com essas ações”, afirmou, lembrando que o edital ainda está aberto e outras cidades estão credenciando clínicas.

O programa de castração gratuita faz parte de uma série de políticas públicas voltadas à proteção e ao bem-estar animal implementadas pela atual gestão, que incluem campanhas de adoção, vacinação de animais e parcerias com ONGs e protetores independentes. A iniciativa também reforça o compromisso do Governo da Paraíba com o desenvolvimento de políticas sustentáveis e sensíveis às necessidades da população e dos animais.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas