Conecte-se conosco

Saúde

Trabalhadores do transporte coletivo receberão vacina contra covid-19

Publicados

em

O Ministério da Saúde informou que os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso de passageiros serão contemplados na campanha de vacinação contra covid-19, com as novas doses de imunizantes que estão sendo enviadas a estados e ao Distrito Federal. Ainda serão atendidos os trabalhadores de educação do ensino superior, que também fazem parte dos grupos prioritários da vacinação.

Apesar desses dois grupos terem sido contemplados só agora no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, em alguns estados e municípios já vinham sendo vacinados por iniciativa das gestões locais, que também têm autonomia sobre seus planos, de acordo com as realidades regionais.

Anúncio


De acordo com a pasta, mais 7 milhões de doses serão distribuídas em até 48 horas. “A novidade fica por conta do imunizante da Janssen: o primeiro lote que chegou ao Brasil nesta terça-feira (23), com 1,5 milhão de doses, já começa a ser entregue às unidades federativas. A distribuição também conta com 3,2 milhões de doses do Butantan e outros 2,3 milhões de doses da Pfizer”, explicou.

As novas remessas também são destinadas para vacinação de trabalhadores do ensino básico, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.

Medidas não farmacológicas

As orientações sobre a vacinação e a divisão das doses por unidade federativa estão no novo informe técnico do Ministério da Saúde, divulgado hoje (23). A estratégia de distribuição é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios.

O documento reforça que, considerando o atual cenário de transmissão comunitária de covid-19 em todo o país, as medidas não farmacológicas de prevenção devem ser mantidas, como uso de máscara, distanciamento social, etiqueta respiratória e higienização das mãos e objetos pessoais.

“Ressalta-se que o impacto esperado das ações de vacinação se inicia após cerca de 30 dias da distribuição da vacina, considerando os tempos operacionais bem como o tempo necessário para o desenvolvimento da resposta imune. Desta forma, não se pode considerar a vacinação como uma resposta imediata para contenção da circulação do vírus, sendo uma medida preventiva para redução da ocorrência de casos graves e óbitos a médio e longo prazo”, diz o documento.

Segundo o Ministério da Saúde, até agora, já foram distribuídas mais de 123 milhões de doses de vacinas contra covid-19 dos laboratórios contratados – contando com essa nova pauta de distribuição, a 27ª, serão mais de 129 milhões de doses entregues. Ainda de acordo com a pasta, mais de 90 milhões de doses já foram aplicadas, sendo que mais de 40% da população-alvo de 160 milhões de brasileiros já recebeu a primeira dose da vacina.

Fonte: Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Saúde

INSS pagará indenização de R$ 60 mil a crianças com deficiência causada pelo vírus zika

Publicados

em

© Sumaia Villela/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá conceder uma indenização de R$ 60 mil, em parcela única, para crianças com até 10 anos que nasceram com deficiências provocadas pelo vírus zika entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2024. A solicitação deve ser feita até 31 de outubro de 2025, por meio do aplicativo Meu INSS ou nos canais oficiais do órgão.

Para ter direito ao benefício, é necessário apresentar documentos como certidão de nascimento da criança, identidade da mãe e laudos médicos que comprovem a condição. O INSS poderá requisitar exames complementares para confirmar a relação entre a deficiência e a infecção pelo vírus zika durante a gestação.

Anúncio


A medida está prevista na Medida Provisória 1.287/2025 e foi regulamentada por portaria conjunta dos ministérios da Previdência Social, da Saúde e do INSS. A indenização não será considerada na renda familiar para acesso a programas como o Bolsa Família, BPC e CadÚnico. Além disso, não interfere na pensão vitalícia prevista pela Lei 13.985/2020 para crianças nascidas entre 2015 e 2019 com sequelas da zika.

Com Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Paraíba amplia vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos 6 meses de idade

Publicados

em

Foto: Ministério da Saúde/Arquivo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), anunciou a ampliação da vacinação contra a Influenza para toda a população com idade a partir de 6 meses. A medida, em vigor desde 20 de maio de 2025, tem como objetivo reduzir os atendimentos hospitalares e os casos graves provocados pelo vírus da gripe.

A decisão segue orientação do Ministério da Saúde e ocorre durante o período de maior circulação do vírus Influenza A no estado. Desde o início da campanha, em 31 de março, já foram distribuídas 1.234.500 doses da vacina. Dentre os grupos prioritários, 417.722 pessoas foram vacinadas, o que representa uma cobertura de 29,93% entre crianças, gestantes e idosos.

Anúncio


Márcia Mayara Fernandes, chefe do Núcleo de Imunizações da SES, destacou a importância de continuar priorizando os grupos mais vulneráveis, mesmo com a liberação da vacina para o público em geral.

A imunização está disponível nas salas de vacinação dos municípios, conforme a disponibilidade de doses. A SES reforça a importância de que a população procure os postos de saúde para garantir a proteção contra a gripe.

Com Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Guarabira promove caminhada de conscientização no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A ação teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de proteger crianças e adolescentes.

Publicados

em

Na manhã da última sexta-feira (16), a Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou uma caminhada pelas ruas da cidade em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de proteger crianças e adolescentes contra qualquer forma de violência sexual.

O evento contou com a participação de profissionais da Secretaria de Assistência Social, representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Associação Menores Com Cristo (AMECC), da Rede de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Paraíba (REDEXI PB) e do Movimento de Apoio Comunitário (MAC). Durante o percurso, foram distribuídos panfletos educativos e exibidas faixas com mensagens de alerta e incentivo à denúncia de casos de violação de direitos.

Anúncio


A secretária municipal de Assistência Social, Verônica Macedo, destacou a importância da ação como uma forma de chamar a atenção da sociedade para um problema ainda presente e silencioso: “A nossa caminhada é uma convocação para toda a sociedade. Precisamos romper o silêncio, garantir que nossas crianças e adolescentes cresçam em segurança e protegidos de qualquer tipo de violência”, ressaltou.

Da redação com Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas