A Ordem dos Advogados do Brasil – Secional da Paraíba (OAB-PB) através da Rede de Sororidade, e das Comissões da Mulher Advogada e Combate a Violência e Impunidade contra a Mulher vai promover nesta quinta-feira (22), às 17h, pela plataforma Zoom, uma roda de diálogo em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado no dia 25/07, e também o dia o Dia Nacional de Tereza de Benguela, rainha Negra, líder quilombola, do Quilombo localizado no MS, no século XVIII.
De acordo com a diretora-geral da Rede, Francisca Leite, a comemoração será feita antecipadamente, por meio do evento “A alma não tem cor: somos multirraciais”, no qual serão abordadas questões inerentes a igualdade racial e aos desafios enfrentados pelas advogadas negras.
Além da participação da advogada Francisca Leite, que além de diretora-geral da Rede de Sororidade, Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o evento terá como palestrantes a a dvogada Rafaela Brandão , presidente da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial; a advogada Ana Paula Costa, professora de Direito da UFPB, presidente do Instituto de Perspectivas e Desafios de Humanização de Direito Civil Constitucional (IDCC); a advogada Cláudia Luna, advogada, Conselheira Estadual e Presidente da Comissão da Mulher Advogada do Estado de São Paulo; e das advogadas Mislene Maria dos Santos e Viviane Oliveira, Criminalistas e Coordenadoras do Eixo Temático da Rede de Sororidade da OAB/PB “Promoção da Igualdade Racial.
A diretora-geral destacou que o evento além de marcar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, rainha Negra, líder quilombola, do Quilombo localizado no MS, no século XVIII, é de fundamental importância para aprimorar as discussões que promovam a igualdade racial. “A questão racial ainda está muito presente ainda na nossa sociedade e esse trabalho de conscientização é muito importante. Para nós, da Rede Sororidade, é simbólico e extremamente relevante fazermos esse evento em alusão a data e com esta temática”, afirmou.
O evento é voltado para advogadas e advogados, alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado em Direito e para alunos ou profissionais de ciências humanas e sociais interessados em aprimorar os conhecimentos sobre os direitos humanos na América Latina na perspectiva das mulheres negras. Os interessados podem participar por meio da plataforma zoom, no seguinte endereço
Para participar, basta acessar o link no dia e horário do evento: https://wdcom.zoom.us/j/92193831148?pwd=dlpLb2xkTEpXMjQ4cG44dXUzSm01dz09
ID da reunião: 921 9383 1148 Senha de acesso: 343357
Assessoria via Paraibajá