Conecte-se conosco

Política

Em Recife: João Azevêdo e demais governadores do Nordeste buscam parcerias com a França

Publicados

em

O governador João Azevêdo e demais governadores do Nordeste participaram, nesta quinta-feira (29), no Palácio Campo das Princesas, em Recife, Capital de Pernambuco, do Encontro Comemorativo de Cooperação com a Embaixada da França no Brasil e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). No evento, que contou com a presença da embaixadora francesa Brigitte Collet, foi apresentada uma declaração conjunta que prevê novas parcerias nas áreas de energia, meio ambiente, água, saneamento, gestão de resíduos e agricultura familiar. Também ficou definida a organização de um encontro empresarial com a participação dos estados do Nordeste e investidores franceses neste semestre.

Na oportunidade, o chefe do executivo da Paraíba ressaltou a importância do encontro para atrair investimentos e fortalecer as relações entre o Nordeste e a França. “Essa é uma oportunidade que temos para buscar e ampliar parcerias voltadas para o desenvolvimento sustentável, viabilizar oportunidades para os nossos jovens no processo produtivo e apresentar nossas potencialidades em diversos setores, como a geração de energias limpas, com o objetivo de estimular nossa economia, promover políticas inclusivas e proteger o meio ambiente”, frisou.

Anúncio


A embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, destacou a realização de vários projetos da AFD no Nordeste nas áreas científicas, de recursos hídricos e de saneamento e vislumbrou expectativas promissoras em parcerias no segmento do turismo sustentável. “Nós temos alcançado avanços importantes e queremos fortalecer a presença de empresas francesas no Nordeste. Eu fiquei feliz de participar dessa importante reunião de trabalho nessa data simbólica que marca os dois anos de assinatura da carta de intenções com o Ministro da Europa e Relações Exteriores que concretizou nossa vontade de trabalharmos juntos pelo meio ambiente e desenvolvimento sustentável e daqui para frente vamos proceder de maneira ainda mais determinada nessa cooperação”, comentou.

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), Wellington Dias, evidenciou a atuação dos estados para ampliar as relações com a França. “Nessa integração queremos que cada vez mais brasileiros dominem a língua francesa, assim como os franceses possam dominar a língua portuguesa, que o nosso comitê científico e universidades trabalhem em conjunto para termos um olhar especial para a área ambiental, bem como para o turismo, saneamento e resíduos sólidos”, disse.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, destacou os investimentos da França na região que somam mais de R$ 7 bilhões e a importância da unidade dos estados para atrair mais desenvolvimento e reduzir as desigualdades sociais com a construção de novas parcerias. “Nessa reunião tivemos desdobramentos importantes e uma série de protocolos lá atrás fez com que a cooperação entre os estados do Nordeste e o governo francês tivesse um planejamento mais adequado e sintonizado com um mundo cada vez melhor para se viver”, pontuou.

O evento comemorativo aconteceu dois anos após os estados do Nordeste e a França estabelecerem uma cooperação em 29 de julho de 2019, data na qual uma carta de intenções foi assinada pelo Ministério da Europa e dos Assuntos Exteriores da França e pelos governadores dos estados da Paraíba, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Após a assinatura da carta, uma delegação do Consórcio Nordeste, formada por governadores e representantes dos estados do Nordeste, realizou uma visita oficial a Paris entre os dias 17 e 19 de novembro de 2019. Nessa ocasião, uma carta de intenções para cooperação sobre temas relativos ao meio ambiente e às cidades sustentáveis foi assinada entre o Ministério da Transição Ecológica e Solidária da República Francesa e o Consórcio. Apesar do impacto da pandemia da Covid-19, diversas ações já foram realizadas no âmbito da cooperação estabelecida entre a França e o Nordeste.

Recentemente, o governador João Azevêdo recebeu, em João Pessoa, o cônsul geral da França no Recife, Hugues Fantou, ocasião em que discutiu possibilidades de cooperação entre a Paraíba e o país em áreas estratégicas, como cultura, agricultura familiar, energias renováveis e saneamento básico apresentou oportunidades de negócios e investimentos realizados pelo governo em diversos segmentos.

No evento de hoje, também estiveram presentes os governadores Rui Costa (Bahia); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); e Renan Filho (Alagoas); as vices-governadoras Luciano Santos (Pernambuco) e Eliane Aquino (Sergipe); o prefeito de Recife, João Campos;

Ainda participaram Hugues Fantou (cônsul geral da França em Recife); Philippe Orliange (Diretor Regional da AFD no Brasil e Cone Sul), Sébastien Andrieux (chefe do Serviço Econômico Regional da Embaixada da França); Maguelone Orliange (adida de Cooperação Educativa da Embaixada da França); e Carlos Gabas (secretário executivo do Consórcio Nordeste).

Os secretários Deusdete Queiroga (Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente), Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão), Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete) e Rômulo Polari Filho (diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – Cinep) prestigiaram o evento.

Da Secom

Rate this post
Anúncio


Política

Deputado Raniery defende piso nacional dos conselheiros tutelares

Parlamentar paraibano ainda tratou das pessoas com autismo e da instalação dos três campi do IFs na Paraíba.

Publicados

em

O deputado Federal Raniery Paulino discursou na tribuna da Câmara dos Deputados sobre assuntos muito relevantes no âmbito social. Conselheiros Tutelares, Autismo e IFPB foram os temas abordados pelo parlamentar. 

O deputado iniciou seu discurso enfatizando a importância do trabalho do Conselheiro Tutelar para a população. 

Anúncio


Ressalta-se que, na última sexta-feira (8), o deputado esteve reunido com os Conselheiros Tutelares da região do brejo, na cidade de Guarabira, e reforçou seu compromisso em representá-los, buscando melhores condições laborais e o piso salarial nacional para a categoria. 

“Existe uma grande diferenciação, inclusive, salarial em relação aos Conselheiros Tutelares mesmo em cidades semelhantes, e o piso nacional vem, justamente, corrigir essa discrepância, essa diferenciação”.

Ainda em seu discurso, Raniery afirmou que apresentou um requerimento de sessão especial para o dia 2 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo –  à Câmara dos Deputados, e na oportunidade entrou em defesa da população sobre a negativa dos planos de saúde para o atendimento das pessoas que tem autismo no estado da Paraíba, já que é um direito de todas as famílias ter cobertura de planos de saúde para o tratamento e intervenções. 

Por fim, deixou registrado que a Paraíba foi contemplada com a instalação de 3 IFs para as cidades de Sapé, Queimadas e Mamanguape e, salientou que Solânea também é uma luta do seu mandato para receber o equipamento.

Assessoria via Fatoafato

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Após sair do PSDB, Léa Toscano anuncia filiação ao União Brasil

Na última quinta-feira (28), ela havia anunciado, nas redes sociais, que estava saindo do PSDB. Léa pretende disputar a prefeitura de Guarabira.

Publicados

em

Foto: Divulgação

A ex-deputada e ex-prefeita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou, nesta terça-feira (5) que vai se filiar ao União Brasil. Na última quinta-feira (28), ela havia anunciado, nas redes sociais, que estava saindo do PSDB.

“Vivo um novo momento na minha carreira política e aceitei o convite do meu amigo Efraim Filho para fazer parte do União Brasil. Vamos construir muita coisa juntos e vamos fazer história nas eleições deste ano”, comentou.

Em 1996, Léa Toscano tornou-se a primeira mulher prefeita Guarabira e pretende voltar ao cargo nas eleições deste ano. Também já foi deputada estadual.

Léa é viúva do ex-deputado estadual, e ex-prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano. Formada em administração pública, é mãe de quatro filhos, entre eles a deputada estadual Camila Toscano (PSDB).

Anúncio


Portal Correio

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Raniery Paulino assumirá vaga de Wilson Santiago na Câmara, afirma Hugo Motta

Publicados

em

Fotos: Reprodução

O Republicanos anunciou, nesta segunda-feira (25), que vai fazer um rodízio entre os deputados federais e os suplentes da legenda na Câmara Federal. A primeira mudança acontecerá já em janeiro de 2024, quando o deputado Wilson Santiago se licenciará do mandato para integrar a gestão de João Azevêdo na Secretaria de Representação Institucional do Governo do Estado em Brasília. Em seu lugar, assumirá o primeiro suplente do partido, Raniery Paulino.

A decisão foi apoiada pelo governador João Azevêdo, que destacou a importância da participação de Santiago no seu governo. “Wilson Santiago é um parlamentar experiente e comprometido com os interesses da Paraíba. Ele vai nos ajudar a fortalecer a articulação política em Brasília e a garantir mais recursos e investimentos para o nosso estado”, disse o governador.

Anúncio


O presidente estadual e vice-presidente nacional do Republicanos, Hugo Motta, também elogiou a inclusão de Raniery Paulino no legislativo. “Raniery é um líder respeitado e qualificado, que vai representar bem a Paraíba na Câmara Federal. Ele tem uma visão plural e democrática, que contribui para o desenvolvimento do nosso estado e do país. Estamos cumprindo nossa palavra e abrindo espaço para os suplentes assumirem o mandato, em um gesto de unidade e comprometimento do partido com seu projeto político”, afirmou Motta.

O partido ainda planeja dar oportunidade para o segundo suplente, Pastor Valdir, assumir um mandato no futuro. “Já estamos articulando o momento correto para que Valdir Trindade assuma o mandato. Ele é um pastor respeitado e um defensor dos valores cristãos e da família. Ele também vai somar forças ao nosso partido na Câmara Federal”, disse Motta.

Do Wscom
Em 25/12/2023

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas