Conecte-se conosco

Policial

Violência contra a mulher: promotora quer campanhas em hospitais para evitar subnotificação

Publicados

em

Pixabay

O Ministério Público da Paraíba recomendou à Polícia Civil da Paraíba a realização de campanhas educativas nas unidades hospitalares públicas e privadas de João Pessoa acerca da obrigatoriedade de comunicação à autoridade policial, no prazo de 24 horas, de atendimentos nos quais houver indícios ou confirmação de violência contra a mulher. Essa medida está prevista na Lei 10.788/03 e deve evitar que se repita a omissão verificada em um hospital da Capital, no ano passado, quando uma tentativa de feminicídio deixou de ser encaminhada para investigação policial pelo serviço de saúde que atendeu a vítima.

Foram oficiadas pela promotora de Justiça, Artemise Leal, o delegado-geral e a delegada responsável pela Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher da Paraíba (Coordeam). A medida integra o Procedimento de Gestão Administração 001.2021.046262, com base no Inquérito Policial 0804306-95.2020.8.15.2002. De acordo com a representante do MPPB, o caso no qual houve omissão aconteceu no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity, na Capital. A vítima de feminicídio teria sido socorrida ao hospital por familiares com ferimentos de arma branca provocados pelo ex-companheiro, no dia 26 de janeiro de 2020.

Anúncio


A autoridade policial somente soube do caso no dia seguinte porque a mulher dirigiu-se à delegacia para requerer medida protetiva contra o agressor. De acordo com depoimento da vítima, familiares que a socorreram tentaram comunicar o fato à Polícia Militar mas as chamadas não foram completadas. Assim, ela foi socorrida diretamente ao hospital. De acordo com Artemise Leal, o Ministério Público quer evitar que isso se repita e acabe gerando a subnotificação dos casos e também impedindo o devido acompanhamento da mulher.

Diligências
Nesta quinta-feira (12/08), a promotora Artemise Leal requereu novas diligências para o fechamento do caso, determinando a expedição de ofícios às autoridades policiais competentes, juntamente com cópia dos autos. A promotora também oficiou à direção do Complexo Hospitalar e à Secretaria de Saúde do Município “para conhecimento, apreciação e adoção das medidas pertinentes, visando promover campanhas educativas nas unidades hospitalares situadas no Município de João Pessoa, acerca do disposto no artigo 1º, caput, e §4º, da Lei nº 10.788/03 que prevê a obrigatoriedade de comunicação à autoridade policial, no prazo de 24 horas, de atendimentos em que houver indícios ou confirmação de violência contra a mulher, buscando evitar que se repita a grave omissão do Complexo Hospitalar de Mangabeira em deixar de comunicar às autoridades a entrada de paciente vítima de tentativa de feminicídio”.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Policial

EM GUARABIRA: Polícia Civil investiga ‘mercadinho do tráfico’ e apreende mais de 60 quilos de maconha

Publicados

em

Mais de 60 quilos de maconha foram apreendidos pela Polícia Civil da Paraíba, nessa quarta-feira, 12 de março, no município de Guarabira, durante uma operação realizada pelo Núcleo Operacional de Repressão Qualificada local e o Grupo de Operações com Cães (GOC) da PCPB.

A droga estava em um estabelecimento comercial que ficou conhecido como “mercadinho do tráfico”. Após denúncias encaminhadas à Polícia Civil, as equipes iniciaram as investigações e constataram a prática do tráfico de drogas no local.

Anúncio


Além da maconha, os policiais apreenderam balanças de precisão e outros apetrechos utilizados no comércio ilegal de drogas. O proprietário do estabelecimento foi autuado em flagrante e está recolhido, à disposição da justiça.

“Todos sabem que os crimes violentos, como roubos e homicídios, estão diretamente relacionados ao tráfico de entorpecentes. E esta é apenas uma etapa da operação sobre esse caso específico, pois, por trás dessa carga de maconha, pode haver outros delitos interligados, o que nós estamos investigando”, disse o delegado seccional da área, Walter Brandão.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Polícia Militar apreende arma e objetos do crime após troca de tiros na cidade de Mataraca

Publicados

em

A Polícia Militar apreendeu uma espingarda, drogas, balança de precisão e duas toucas balaclava, na tarde desta terça-feira (11), após uma troca de tiros com um grupo criminoso, na cidade de Mataraca, litoral norte da Paraíba. Um dos suspeitos morreu. Os comparsas dele fugiram.

A ação aconteceu durante patrulhamento da 2ª Companhia Independente da PM (2ª CIPM), em uma área próxima ao loteamento Novo Horizonte. Os policiais foram recebidos a tiros e revidaram disparos. Os envolvidos seriam integrantes de um grupo criminoso que atua na região.

Anúncio


O caso foi registrado na Delegacia de Polícia, em Mamanguape.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Polícia Militar recupera 27 veículos roubados durante ações de fiscalização de trânsito da Paraíba

Publicados

em

A Polícia Militar apreendeu 27 veículos com registros de roubo, nesse fim de semana, durante ações do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), em 15 cidades paraibanas (foto acima ilustrativa). No período, que compreende da sexta-feira (7) até esse domingo (9), dez suspeitos foram detidos por adulteração veicular, dois por força de mandado de prisão e foram aprendidos três quilos e meios de drogas.

As ações aconteceram nas cidades de João Pessoa, Guarabira, Conde, Campina Grande, Mari, Bayeux, Tacima, São Miguel de Taipu, São Vicente do Seridó, Belém, Salgado de São Félix, Solânea, Picuí, Esperança e Coremas.

Anúncio


As abordagens foram reforçadas, com pontos de bloqueios em locais estratégicos. A revista nos veículos contou com policiais peritos em identificação veicular, para analisar documentação e sinais identificadores, com objetivo de recuperar veículos com registros de roubo ou furto.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas