Conecte-se conosco

Saúde

Uso da máscara faz casos de sarampo caírem em São Paulo

Cinco casos foram registrados até 10 de agosto deste ano

Publicados

em

Pixabay

As estratégias de imunização contra o sarampo e o uso de máscaras aliado a outras medidas sanitárias preventivas adotadas durante a pandemia de covid-19 contribuíram para a diminuição do número de casos de sarampo, que desde o ano passado caiu 99,5% no estado de São Paulo. Segundo dados do governo estadual, em 2021, até 10 de agosto, foram registrados cinco casos de sarampo nas cidades de São Bernardo do Campo, Campinas, Americana, Altinópolis e São Paulo.

Todos os casos ocorreram em crianças, sendo que dois foram na faixa de 6 a 11 meses, quando a aplicação da vacina tríplice viral deve ocorrer. Os outros três ocorreram com crianças na faixa de 1 a 9 anos, que também podem receber as doses, caso não tenham sido contempladas quando bebês. Nenhum deles tinha esquema vacinal completo e havia histórico de comorbidades.

Os dados também indicam que até 10 de agosto de 2020 foram 772 casos e 1 óbito. No decorrer de todo o ano, houve 883 casos, em todas as regiões do estado. Desse total, 354 casos  foram em crianças menores de 9 anos (40%), e o único óbito registrado foi também nesta faixa etária. Entre o público de 1 a 29 anos a prevalência da doença era de 38% dos casos registrados em 2020, enquanto em 2019, quando a circulação chegou a o pico, era de 80% dos 17.976 contaminados e 61% dos 18 óbitos registrados no período. Foram vacinadas 4,7 milhões de pessoas. Já em 2020, foram 2 milhões.

Anúncio


Contaminação e evolução

Assim como a covid-10, o sarampo é uma doença transmitida pelas gotículas de saliva com partículas do vírus dispersas em aerossol, o que favorece a transmissibilidade – cada infectado pode transmitir para até 18 pessoas. Além disso, o sarampo pode evoluir para casos graves e ocasionar complicações sérias, como pneumonia, encefalite e morte. A pessoa infectada pode apresentar tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e manchas avermelhadas na pele.

“Deste modo, o uso de máscaras de proteção facial, obrigatórias emm todo o estado, o isolamento social e o incentivo à higienização das mãos e ambientes contribuiu para a redução também do sarampo”, disse a médica de Divisão de Imunização, Helena Sato. A vacina contra a doença está disponível no Brasil desde a década de 1960.

Segundo ela, a cobertura vacinal tem ficado abaixo da meta necessária entre crianças com até um ano de idade: em 2020 a cobertura foi de 85% e em 2019, foi de 91%. A meta é imunizar 95% dessa população. “Assim como ocorre com outras doenças, somente a conclusão do esquema vacinal é capaz de garantir a devida proteção. Por este motivo, pais ou responsáveis devem continuar levando as crianças aos postos de vacinação para proteção contra as doenças prevenidas pelas vacinas, e aqueles que não tomaram todas as doses necessárias na faixa etária adequada, também precisam se vacinar”, explicou a médica.

A vacina tríplice viral (primeira dose) previne contra sarampo, caxumba e rubéola. Já a tetra viral é aplicada em seguida, como uma segunda dose, e também previne a varicela. Ambas fazem parte do calendário de rotina e estão disponíveis nos postos de vacinação durante o ano todo.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Saúde

Guarabira recebe CAPS AD totalmente reformado

A ambientação agora conta com obras de arte naïf, valorizando o patrimônio cultural de Guarabira.

Publicados

em

Foto: Divulgação/Secom-PMG

A Prefeitura de Guarabira entregou na última sexta-feira (14) o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD Ascendino Antônio da Silva, no bairro Dona Adália, totalmente reestruturado. O espaço, que estava em condições precárias, foi reformado em apenas 11 meses de gestão.

A requalificação do CAPS AD, realizada com recursos próprios e mão de obra municipal, visa oferecer um ambiente digno e humanizado para o tratamento em saúde mental e dependência química. A ambientação agora conta com obras de arte naïf, valorizando o patrimônio cultural de Guarabira.

A prefeita Léa Toscano destacou a importância da entrega. “Encontramos o CAPS AD em condições muito difíceis, sem oferecer a estrutura mínima necessária. Hoje, entregamos um espaço totalmente renovado, digno e preparado para garantir um atendimento humano e eficiente. Isso mostra o nosso compromisso com a saúde de Guarabira,” afirmou.

Anúncio


O evento de reabertura contou com a presença do vice-prefeito Raimundo Macedo, da deputada estadual Camila Toscano, secretários e vereadores. A reabertura do Centro reforça a dedicação da gestão em fortalecer as políticas públicas de atenção psicossocial no município.

Com Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Odontologia hospitalar melhora recuperação de pacientes e reduz tempo de internação no Trauma-JP

Publicados

em

Os cuidados diários com a saúde bucal fazem parta da rotina de grande da população mas, dentro das unidades hospitalares, muitas pessoas estão impossibilitadas de realizá-los. Nesse sentido, a odontologia hospitalar faz parte do cotidiano de quem está internado no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo da Paraíba em João Pessoa, atuando em diversas áreas do complexo.

Com uma equipe composta por 23 cirurgiões-dentistas, o serviço atua de forma contínua nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias, garantindo a prevenção de infecções bucais, o apoio à recuperação clínica e a promoção da saúde integral de quem recebe atendimento.

Para o diretor-geral do Hospital de Trauma, Laecio Bragante, a presença desses profissionais nas UTIs e enfermarias reflete o compromisso da instituição com uma assistência multidisciplinar, técnica e humanizada. “Nossos cirurgiões-dentistas têm um papel fundamental dentro da rotina hospitalar, atuando na prevenção de infecções, no alívio do desconforto e na promoção da saúde como um todo, bem como garantindo a dignidade de cada pessoa assistida”, ressaltou.

Anúncio


Segundo o coordenador da Odontologia Hospitalar, Alessandro Elery, a média mensal de atendimentos é de 1.500 procedimentos, números que refletem dedicação, técnica e compromisso com a vida. “Costumo dizer que a Odontologia Hospitalar trabalha fazendo a adequação do meio bucal, ou seja, buscamos corrigir tudo o que está inadequado à medida que o internado precisa. Nosso objetivo é restabelecer o equilíbrio da cavidade oral para que ela não se torne um foco de infecção e, assim, contribuir para a recuperação sistêmica”, destacou.

Usuário do serviço, Fernando Lira precisou dos cuidados da equipe e ficou surpreso com o atendimento. “Eu não imaginava que o dentista tivesse um papel tão importante dentro do hospital. Durante o tempo que fiquei internado, eles cuidaram da minha boca com muita atenção, e isso fez toda a diferença. O desconforto que eu sentia diminuiu e percebi que até a respiração melhorou. É um cuidado que vai além do físico é um gesto de carinho e respeito”, contou.

A Odontologia Hospitalar do Hospital de Trauma é responsável por diagnosticar, prevenir e tratar alterações bucais que, se não tratadas, podem gerar infecções graves, como a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV). Entre os procedimentos realizados estão a remoção de aparelhos e próteses dentárias, raspagem de cálculo dental, suturas, higiene oral com solução de clorexidina, além de tratamentos com laser de baixa potência, que auxiliam na cicatrização, aliviam a dor e promovem mais conforto aos internados.

Essas ações refletem diretamente em resultados clínicos importantes: redução do tempo de internação, diminuição do uso de medicamentos e melhoria na recuperação global de quem recebe o atendimento.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Paraíba aplica mais de 46,5 mil doses de vacina contra o sarampo e HPV

A Campanha Nacional de Multivacinação, segue até o próximo dia 31 de outubro.

Publicados

em

Foto: Secom-PB

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, neste sábado (18), o Dia D de Multivacinação com foco na proteção contra o Sarampo e HPV. A ação, que se estendeu por todo o estado – em 909 postos de vacinação – aplicou 46.536 doses, sendo 9.138 doses para sarampo; 3.079 doses para HPV e 34.319 doses para as demais vacinas preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação. A abertura oficial foi realizada no Mercado Público de Queimadas, no Agreste paraibano. A Campanha Nacional de Multivacinação é uma ação do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, e tem como lema “Vacinar é cuidar de quem você ama – Vacinar é a nossa força”.  

Os cinco municípios que mais vacinaram neste Dia D foram: João Pessoa (8.155 doses); Santa Rita (2.309 doses); Mamanguape (1.345 doses); Bayeux (1.303 doses) e Sousa (1.232 doses). 

Na abertura do evento, o governador em exercício Lucas Ribeiro destacou a união de esforços para ampliar a vacinação em todo o estado. “Neste Dia D reforçamos o esforço conjunto entre o Governo da Paraíba, o Governo Federal e os municípios para ampliar a cobertura vacinal. A vacina sempre foi um gesto de amor, de cuidado e de responsabilidade”, afirmou. 

Anúncio


O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, lembrou que – com o Dia D de hoje – já foram realizados cinco este ano. “Com essas ações – somente em 2025 – foram mais de 200 mil doses aplicadas em todo estado. A Paraíba é referência no país e a gente agradece o apoio de todos os municípios, do Cosems e de toda equipe da SES. Vamos juntos proteger a população contra as doenças imunopreveníveis – podem ser evitadas através da vacinação”, disse.  

Para o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, a parceria entre o governo federal e o governo estadual faz toda a diferença no resultado das campanhas. “Com isso, quem ganha é o povo paraibano e essa mobilização é fundamental porque vacina protege; vacina previne; vacina é um ato de cuidado”, pontuou. 

A manicure Carla Gomes Maciel, 25, moradora da cidade de Queimadas, aproveitou o “Dia D” de Multivacinação para atualizar sua caderneta de vacinação. “Tomei as vacinas contra o sarampo e a gripe – influenza. Esse movimento é muito importante porque a saúde é o bem mais valioso da nossa vida”, declarou.

Durante o evento, a população de Queimadas também pôde contar com serviços de saúde e cidadania, como coleta móvel de sangue do Hemocentro, odontomóvel, aferição de pressão arterial, glicemia e tipagem sanguínea. A programação contou ainda com atividades voltadas às crianças, incluindo distribuição de lanches, pipoca, algodão-doce, brinquedos e apresentações culturais.  

O taxista Derly Teles da Silva, 41, também morador de Queimadas, aproveitou para doar sangue no veículo de coleta itinerante do Hemocentro da Paraíba. Ele é doador. “Doar sangue é um ato de carinho e de amor ao próximo. Todo ano eu faço a doação duas ou três vezes. Toda vez penso que, naquele momento, tem muita gente precisando e que o meu ato vai salvar vidas. E hoje foi um dia especial porque, geralmente, eu saio do meu município para fazer a doação em Campina Grande. Mas, dessa vez, fiz em casa. Muito boa essa ação”, elogiou.   

A ação, que teve como foco a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até o próximo dia 31 de outubro.

Fonte: Secom/GOVPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas