Conecte-se conosco

Cidades

ALPB realiza sessão especial para debater pobreza menstrual na Paraíba

Publicados

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na tarde da última quarta-feira (25), uma Sessão Especial para debater a pobreza menstrual, enfrentada por mulheres e trans em todo o país, especialmente no nosso estado. O evento, realizado de forma remota, foi proposto pelas deputadas Cida Ramos e Estela Bezerra e contou com a presença de parlamentares, representantes de entidades e profissionais das áreas de Saúde e do Direito.

O objetivo foi debater a distribuição gratuita de absorventes higiênicos às mulheres de baixa renda. “Dizemos não à Pobreza Menstrual, é o tema da nossa discussão nessa Casa Legislativa. A pobreza menstrual é uma realidade enfrentada por muitas mulheres e trans. É um problema de saúde pública. Infelizmente muitas delas não possuem condição financeira suficiente para comprar todo mês um pacote de absorvente”, ressaltou Cida Ramos.

Anúncio


Segundo a deputada Estela Bezerra, a falta de acesso a itens básicos de higiene menstrual, saneamento básico e de informações causa danos à saúde que podem ser bem graves e, em alguns casos, irreversíveis. “A nossa luta é quebrar a cultura da invisibilidade, do isolamento e da pobreza menstrual. Defendemos o investimento através de ações de governo, pois a pobreza menstrual também acarreta ausências à escola, chegando até a evasão escolar”, disse a parlamentar.

As duas parlamentares são responsáveis, também, pela criação de propostas na Assembleia Legislativa que visam políticas públicas para garantir o acesso a absorventes higiênicos para meninas, jovens e mulheres, em situação de vulnerabilidade social.

A médica Joana Marisa de Barros, membro Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia e do Colégio Brasileiro de Radiologia com Especialização em Mamografia, disse que as mulheres têm que partir para a luta. “A gente não pode recuar. Essa questão é nossa, é de todas nós”. Para a ginecologista Wanuzia Keila de Miranda, “a pobreza menstrual, na verdade, é uma negligência que nós temos à dignidade humana em nossa sociedade atualmente”.

A advogada Yasmim Mendonça, membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB, revelou que 2 % das residências do país não têm banheiros. No Nordeste, segundo ela, cerca de 45 mil domicílios não têm banheiro. “Então, se essas meninas, essas pessoas, que têm acesso à educação, especificamente, e dentro das escolas não têm um absorvente para utilizar. Têm de usar um paninho, pão, papel higiênico – que muitas vezes nem tem nessas escolas – e o único meio de acesso. Algo precisa ser feito para resolver essa situação”, disparou.

“A pauta da dignidade menstrual é uma pauta de possível renda para mulheres. Isso é muito importante. A gente precisa pensar em todos os aspectos, inclusive no ambiental. Pensar em absorvente reutilizável, renovável como coletores de tecido especial ou de materiais como fibra de bambu e fibra de banana. Temos que pensar também em incentivos políticos, de se tornar política pública de verdade, não só apenas com apoio da sociedade civil – que é muito importante. Não basta dignidade menstrual. Tem que ser um direito, não um auxílio”, acrescentou a socióloga Marina Blank Virgilio da Silva, cientista social da USP e idealizadora do Projeto Liberdade Igualdade Sororidade (Projeto LIS).

No final da sessão, a advogada especialista em Direitos Humanos, Marcella Torres, Porta Voz do Instituto Projeto Público, propôs a unificação das proposituras das deputadas Cida Ramos e Estela Bezerra em forma de um projeto de iniciativa popular. “Em todas as falas nesse debata fica evidente que nós temos um consenso sobre a importância de uma política ampla, inclusiva, e que combata a pobreza menstrual. Trata-se aqui de uma sociedade civil que realmente é independente e que está interessada, está mobilizada pela pauta, pela urgência de uma reparação histórica e pela obrigação estatal de garantir o direito à saúde, à educação e à dignidade de todas as pessoas que menstruam”, justificou.

Também estavam presentes na sessão as profissionais de saúde Waglania Farias e Wanicleide Leite, terapeuta de casais e da sexualidade; a promotora Rosane Maria Araújo; as advogadas Larina Lacerda, Sheylla Campos, Talita Lucena e Thiciane Carneiro; as jornalistas Palloma Pires e Taty Valéria; a consultora Diana Nunes; as professoras Fernanda França, Irene Marinheiro, Marina Blank Virgilio da Silva, Geysianne Felipe e Nívia Pereira; e a estudante Raely das Mercês.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Cidades

Sine-PB oferece mais de 700 vagas de emprego em 11 cidades a partir de segunda-feira

Publicados

em

Foto: Secom/PMJP

Mais de 700 vagas de emprego serão ofertadas pelo Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) a partir desta segunda-feira (12). As 706 vagas estão distribuídas em 11 municípios paraibanos: João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Sapé, Bayeux, Patos, Conde, São Bento, Princesa Isabel, Guarabira e Itaporanga. Na Capital está concentrado o maior número de vagas (363), seguida de Santa Rita (99).

Na cidade de João Pessoa, das 363 vagas ofertadas, 200 são para operador de telemarketing ativo e receptivo e o restante para cargos variados, a exemplo de auxiliar de limpeza (30), auxiliar de cozinha (9), calceteiro (4), açougueiro (2), funileiro de veículos (1) e camareira de hotel (1). Na região metropolitana, em Santa Rita, há vagas para mecânico de máquinas agrícolas (15), operador de máquinas fixas em geral (15) e servente de obras (5). Já entre as 26 vagas de Bayeux, há emprego para pedreiro (6), costureira em geral (4) e vendedor interno (1).

Anúncio


No posto do Sine-PB em Campina Grande, serão disponibilizadas 98 vagas de emprego. Entre as quais estão 30 para carregador de descarga de caminhões, 10 para auxiliar de linha de produção e 5 para encanador.

No município de Sapé, quase todas as vagas são para servente de obras (20 das 30 vagas ofertadas), mas também tem oportunidade para advogado (1), coordenador administrativo (1), e outras.

No sertão, em Patos, estão disponíveis 24 vagas de empregos, dentre as quais para as funções de motorista de caminhão (6), estoquista (1) e confeiteiro (1).

Já a cidade de Conde dispõe de 20 vagas para auxiliar de logística (6), auxiliar de estoque (4), garçom (2) e outras.

O posto do Sine-PB de São Bento oferece 19 vagas, sendo 12 delas para auxiliar de linha de produção, enquanto na cidade de Princesa Isabel há 15 vagas de emprego. Uma é para advogado generalista, duas vagas para personal trainer, entre outras.

Em Guarabira, tem 11 vagas de emprego na próxima semana. Dez são para costureira em geral e uma para cozinheiro em geral. Já em Itaporanga há apenas uma vaga para agente administrativo supervisor.

O Sine-PB orienta os trabalhadores interessados a comparecerem às unidades de atendimento portando documentos pessoais, carteira de trabalho e currículo atualizado. Atualmente, são 16 postos em funcionamento e mais cinco unidades de extensão de atendimento nas Casas da Cidadania em João Pessoa. Os demais estão distribuídos nos seguintes municípios: Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo, Patos e Princesa Isabel.

O Sistema trabalha em parceria com diversas empresas realizando a intermediação da mão de obra ofertada por elas. Os serviços do Sine/PB para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected]

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (83) 3218-6600.

Confira as vagas

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Comerciantes do Mercado do Peixe iniciam vendas em novo ponto provisório durante construção do Mercado Público

Publicados

em

Na manhã deste sábado (10), os comerciantes que atuavam no Mercado do Peixe começaram a comercializar seus produtos em um novo ponto provisório, localizado na Rua Augusto de Almeida, no Bairro Novo, em frente à sede da Justiça Federal. A medida faz parte de uma ação de apoio da Prefeitura Municipal durante o período de construção do novo Mercado Público.

O novo espaço está abrigando os comerciantes de carne, peixe e camarão que atuavam dentro do antigo mercado, que terá a demolição iniciada nesta segunda-feira (12). Durante esse período de transição, a Prefeitura está oferecendo ajuda de custo, prevista em 700 reais, para todos os trabalhadores afetados, garantindo que possam manter suas atividades comerciais de forma digna e segura até a conclusão da nova estrutura.

Anúncio


O secretário de Urbanismo, Meio Ambiente e Saneamento, Adelmo Delfino, esteve no local e falou sobre a importância do apoio aos comerciantes. “Esse novo ponto é uma medida emergencial que assegura que os vendedores continuem exercendo suas atividades, sem prejuízos. Além disso, reforçamos que todos irão receber auxílio financeiro da Prefeitura. A obra de construção do Mercado Público é fundamental e vai trazer melhores condições de trabalho para todos quando estiver concluída”, destacou o secretário.

A obra do Mercado Público é uma demanda antiga da população e dos comerciantes, e a expectativa é que, após a conclusão, o novo espaço traga mais conforto, higiene e estrutura para comerciantes e clientes.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Galerias de Fotos

ECI José Soares de Carvalho realiza jantar em homenagem ao Dia das Mães

Publicados

em

Fotos e Vídeos: ECI José Soares de Carvalho

Nesta sexta-feira, 9 de maio de 2025, foi realizado um jantar em homenagem ao Dia das Mães. O encontro contou com sorteios, brincadeiras, apresentação musical de alunos e confraternização com mães, alunos e professores e coordenação do ECI José Soares de Carvalho. Confira nas fotos e vídeos abaixo como foi a comemoração.

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas