Conecte-se conosco

Cidades

CMJP aprova lei que permite visita de animais de estimação a tutores em hospitais municipais

Publicados

em

Foto: Reprodução

Foi aprovado nesta quinta-feira, 23, o projeto de lei apresentado pelo vereador Bispo José Luiz (Republicanos) autorizando a entrada de animais de estimação em hospitais públicos municipais para visitas aos tutores internados. A norma, que aguarda a sanção do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) estabelece que os “pets” devem estar com a vacinação em dia, higienizados e os responsáveis devem comprovar, por meio de laudo veterinário, a boa condição de saúde do animal.

Além disso, para poder ter acesso ao ambiente do hospital, os bichinhos deverão estar em recipiente ou caixa adequada, e, tratando-se de cães e gatos, deverão estar em guias presas por coleiras, e, se necessário, enforcador e focinheiras.

Para que o paciente seja visitado por seu animal de estimação, ele deve solicitar a autorização do médico

Responsável, agendar previamente o encontro na administração do hospital, respeitando a solicitação do médico e critérios estabelecidos por cada instituição.

O local em que o tutor e seu “pet” poderão se encontrar ficará a critério do médico e da administração do hospital.

Em sua justificativa, o Bispo José Luiz explicou que o projeto tem como objetivo tornar público o reconhecimento da Câmara à contribuição positiva que a convivência com os animais de estimação pode dar na recuperação de pacientes durante o tratamento ambulatorial e hospitalar. “Nos dias atuais, cada vez mais vemos famílias com animais de estimação. Muitos destes animais são considerados membros efetivos da família. A internação não é uma experiência agradável, com a possibilidade de se levar um animal de estimação para que visite aquele paciente que é seu dono, o ambiente se torna mais alegre e agradável, não só para este dono do animal, mas para todos os pacientes”, comentou o Bispo.

Ainda na justificativa da proposta, o vereador citou a tese da psicóloga Karina Schultz, especialista em terapia cognitivo-comportamental. Segundo ela, tratamentos que utilizam animais na recuperação de pacientes já vêm sendo aplicados em diversos países, contabilizando resultados de sucesso. Na Inglaterra, onde estudou por

três anos e meio, pôde comprovar que o estímulo dos pets em ambientes hospitalares, por exemplo, ajuda não somente o paciente, mas toda a equipe que convive com o animal.

Iniciativas semelhantes já são adotadas em hospitais da rede estadual. Um projeto chamado “Cão Terapia” já foi implantado em 2020 nos Hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e Campina Grande e no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira. Na rede hospitalar privada, a Terapia Assistida por Animais também já é uma realidade. Estudos apontam que, durante o período em que os animais estão presentes, os pacientes têm o nível de ansiedade e estresse reduzidos. Além disso, os bichinhos ajudam a melhorar o relacionamento interpessoal do paciente, reduzem o sentimento de solidão, melhoram os parâmetros cardiovasculares e há a elevação do bem-estar.

Bruno Lira

Rate this post

Guarabira

Desportiva Guarabira vence o Alvorada-PB por 3 a 0 com foco na segundona

Publicados

em

Foto: Reprodução/ 10faixaEsportes/ Youtube

Com o foco na 2ª Divisão do Campeonato Paraibano, a Desportiva Guarabira venceu mais um amistoso, jogando no estádio Silvio Porto contra o Alvorada da cidade de Juarez Távora. O placar foi 3 a 0 para o Azulão do Brejo.

Nos últimos dias de ajustes para estrear na segundona, foi mais um importante momento de o professor Betão analisar o desempenho dos seus comandados.

A Desportiva Guarabira estreia na competição estadual fora de casa, diante do Internacional-PB. Ainda não há data oficial da partida, que será divulgada pela FPF – Federação Paraibana de Futebol.

Do Plugados

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Itapororoca tem o primeiro abacaxi orgânico certificado da Paraíba

Publicados

em

Fotos: Reprodução

A cidade que sempre foi destaque nacional na produção de abacaxi tem mais um motivo de orgulho ao ter em sua área, a primeira produção de abacaxi com selo orgânico do Estado e uma das primeiras do Brasil.

O Sítio São José, recebeu o selo de produção orgânica após dois anos de mudança do sistema convencional, e poderá comercializar em toda região nacional com um produto saudável, nobre e de alto valor de mercado. A comercialização iniciará apenas em 2022 mas já tem lista de espera para compra.

A produção orgânica não utiliza agrotóxicos e nem adubos químicos, sendo tudo feito com soluções naturais, microorganismos e técnicas de manejo diferenciadas, além de promover a preservação do meio ambiente e a redução dos impactos na natureza.

Itapororoca está inserida no Arranjo Produtivo da Abacaxicultura do Estado sendo protagonista enquanto atividade econômica com relevante geração de empregos e renda.

BlogChicoSoares

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Saúde de Guarabira vacina adolescentes a partir de 12 anos sem comorbidades

O menor deve se dirigir ao local de vacinação munido dos documentos solicitados e acompanhado dos pais ou responsável.

Publicados

em

Após o recebimento de uma remessa de vacina Pfizer nesta quarta-feira (20/10), para primeira dose, a Secretaria de Saúde através da Coordenação de Epidemiologia e Imunização informa que, a vacinação para adolescentes sem comorbidades será retomada na manhã desta quinta-feira, com uma excelente novidade; avançando para 12+. 

O menor a ser vacinado deve se dirigir ao local de vacinação munido de CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência. Bem como, acompanhado dos pais ou responsável. 

A atividade acontece no auditório da própria Secretaria, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30 – de segunda a quinta-feira, e na sexta, até às 11h. 

No mesmo local também segue sendo aplicada a primeira dose para adolescentes 12+ com comorbidades e para adultos de 18 a 59 anos (remanescentes), além da segunda dose da AstraZeneca para quem está concluído o esquema vacinal. Já a segunda dose da Pfizer ainda não se encontra disponível, por enquanto.

Codecom

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas