Conecte-se conosco

Cidades

Mulheres devem acionar a promotoria de Justiça, se mamografia for negada; alerta MPPB

MPPB alerta sobre importância do exame para o diagnóstico precoce do câncer que mais atinge mulheres no Brasil.

Publicados

em

“Mamografia de qualidade: não pode faltar. Não deve sobrar!”. Esse é o recado do Ministério Público da Paraíba (MPPB) neste “Outubro Rosa”. A instituição – que iluminará, a partir desta sexta-feira (1/10) e durante todo o mês de outubro, o prédio da Procuradoria-Geral de Justiça com a cor da campanha de conscientização para o controle do câncer de mama – está orientando todas as mulheres do Estado com mais de 40 anos de idade a realizarem o exame, até porque a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que surjam, somente este ano, na Paraíba, 1.120 novos casos da doença. Caso haja dificuldade ou negativa do exame por parte dos serviços públicos ou conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), as mulheres devem acionar a Promotoria de Justiça mais próxima. Para saber, basta acessar www.mppb.mp.br/contatospromotorias.

Além dessa orientação, o MPPB, através do Centro de Apoio Operacional em matéria da saúde (CAO Saúde), vem mobilizando os promotores de Justiça que atuam na área sobre o assunto e já realizou uma reunião, no último dia 15 de setembro, com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB) e da ONG Amigos do Peito para tratar da política pública de combate ao câncer de mama no Estado.

Na ocasião, o órgão ministerial cobrou informações à própria SES-PB, ao Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), à Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) e à ONG sobre as dificuldades enfrentadas para combater e prevenir o câncer de mama na Paraíba.

As informações que devem ser encaminhadas neste início de mês dizem respeito a entraves como a subnotificação de mortes por câncer de mama no Estado; a quantidade de mamógrafos fixos e a qualidade dos exames de mamografia realizados por serviços móveis contratados por municípios do interior do Estado; o reduzido número de mamografias realizadas, mesmo havendo exames disponíveis na rede pública de saúde e sobre as consequências mais trágicas dessa realidade: o número de mulheres recebendo o diagnóstico tardio e em estágio avançado da doença e a fila de espera por tratamento.

A Corregedoria-Geral e a Procuradoria-Geral de Justiça também reforçaram o compromisso da instituição de cobrar dos gestores a efetivação de políticas públicas voltadas à saúde das mulheres, com destaque para o enfrentamento do câncer de mama.

MP no Outubro Rosa
Além de iluminar a sede e a subsede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, o MPPB, por meio da Assessoria de Imprensa, realiza uma ação educativa destinada ao público externo e interno sobre a importância da realização da mamografia a partir dos 40 anos de idade (o que está garantido na Lei 11.664/2008) para detecção precoce do câncer de mama. A campanha é integrada por cards e por um vídeo que serão publicados nas redes digitais oficiais do MPPB.

Webinar
A instituição também vai promover, no próximo dia 15, às 9h, um webinar sobre o tema “Câncer de mama: problema social”, que terá como palestrantes a promotora de Justiça de Campina Grande, Adriana Amorim (que vai discutir os direitos das mulheres com câncer de mama e o papel do Ministério Público), a presidenta da Sociedade de Mastologia da Paraíba, Lakymê Ângelo Mangueira Porto (que vai falar sobre o câncer de mama, sintomas e sinais) e a mastologista e representante da ONG Amigos do Peito, Eulina Helena Ramalho de Sousa (que vai tratar dos principais desafios na prevenção do câncer de mama). O evento online e gratuito é destinado a mulheres, profissionais de saúde e do sistema de Justiça e demais interessados no assunto. Ele será mediado pela promotora de Justiça de Ingá, Cláudia Cabral.

Outubro Rosa
O “Outubro Rosa” é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Seu objetivo é proporcionar maior acesso a informações e aos serviços de diagnóstico e de tratamento para reduzir o número de mortes causadas por essa doença.

Segundo o Inca, o câncer de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil e a estimativa é de que surjam mais de 66 mil novos casos da doença somente este ano em todo o País.
Assista ao vídeo:

Assessoria

Rate this post

Guarabira

“Etapa Brejo” do Festival de Quadrilhas acontecerá em 15 de junho, na Praça Lima e Moura

Publicados

em

Pixabay

A cidade de Guarabira vai sediar no próximo dia 15 de junho, na Praça Lima e Moura, no centro da cidade, a etapa Brejo do “Festival de Quadrilhas Juninas”, promovido pela Federação Paraibana de Quadrilhas Juninas.

A etapa contará com a participação de   quadrilhas da região. A vencedora da etapa concorrerá as finais que serão realizadas nos dias 16 e 20 de junho, na cidade de Santa Rita.

Segundo a Federação serão realizadas 8 etapas regionais e as finalistas disputarão o grande prêmio.

O evento conta com o apoio da Prefeitura. “É fundamental esse momento de retomada das nossas atividades, da nossa tradição junina, após dois anos de pandemia e é claro que a Prefeitura vai dar esse apoio. Não é para uma quadrilha em si, mas para todas, que em conjunto receberão nosso apoio e a nossa torcida”, destacou o prefeito Marcus.

QUADRILHAS PARTICIPANTES

Convidada Especial

Junina Raízes do Paô – Alagoa Grande

Junina Dança Nordestina – Tacima

Junina Explosão Banns – Bananeiras

Junina Manoel Cardoso – Belém

Junina Fazenda Nordestina – Guarabira

Junina Raízes de Borborema – Borborema

Junina Cafundó – Lagoa de Dentro

Junina Chamego – Logradouro

Junina Paraíba Forrozeira – Dona Inês

Junina Mistura Junina – Guarabira

Fonte: Portal25horas

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

PAPELART está em clima romântico junino. Confira as opções de presentes para o Dia dos Namorados!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

A livraria Papelart está com muitas novidades em artigos para este São João e tem tudo que você precisa para quem você ama, bem no clima junino romântico. Vá e garanta já seu presente do Dia dos Namorados!

A livraria Papelart fica localizada na Rua Costa Beiriz, 117, Centro, Guarabira, PB, e-mail: [email protected] – fone: (83) 3271-3582.

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Aesa registra 202,2 milímetros em João Pessoa no final de semana e capital é 2ª cidade com mais chuvas em 2022

Publicados

em

ilustração/Pixabay

Depois de um final de semana com muita chuva, João Pessoa saltou da sétima para a segunda posição no ranking das cidades paraibanas com maiores índices pluviométricos este ano. De acordo com levantamento realizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a capital somou 1.154,7 milímetros, perdendo apenas para Cajazeiras, que acumulou 1.178,8mm milímetros neste ano.

Entre as manhãs da sexta-feira passada e desta segunda-feira (23), a capital paraibana acumulou 202,2 milímetros, cerca de 70% da média histórica de chuvas do mês de maio. Neste mesmo período, João Pessoa foi a cidade com maior precipitação. “Tivemos a presença de um aglomerado de nuvens que se deslocaram do oceano Atlântico em direção a costa leste da Paraíba e trouxe pancadas mais fortes de chuva. Esse é um fenômeno comum em nosso Estado nesta época do ano”, explicou a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira. 

A previsão do tempo para as próximas 24 horas é de chuvas em toda a Paraíba, de acordo com o Boletim de Análise e Previsão do Tempo, divulgado na manhã desta segunda-feira pela Aesa. “Temos áreas de instabilidade próximas ao litoral nordestino. Com isso, são esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral. Nas demais regiões deverão ser registradas chuvas localizadas, especialmente entre os períodos da tarde e noite”, alertou Marle, no boletim.

Temperatura – Entre a manhã de domingo e desta segunda-feira a máxima foi registrada em Cabaceiras, 30,9 ºC. Já Monteiro teve a mínima deste período, 17,1  ºC . 

Açudes – Dos 135 açudes monitorados pelo Governo do Estado, 12 estão sangrando. Setenta  estão com mais de 20% da capacidade, 26 têm menos de 20% e 27 reservatórios estão em situação crítica, com menos de 25%.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas