Conecte-se conosco

Paraíba

Assembleia suspende todas as atividades presenciais e só retorna após o deputado Cabo Gilberto se vacinar

Publicados

em

Foto: Reprodução

Todas as atividades presenciais, incluindo as do plenário, estão suspensas na Assembleia Legislativa, exceto os trabalhos da creche e Escola do Legislativo.

Por 18 votos e um contra, os deputados decidiram hoje suspender as atividades na Assembleia acatar questão de ordem apresentada pelo deputado João Bosco Carneiro, propondo que, além das sessões presenciais, também fosse suspensas todas as atividades.

A decisão ocorreu após o deputado Cabo Gilberto entrar, mais uma vez, na Casa, sem ter tomado a vacina contra a Covid, contrariando Resolução aprovada na Assembleia que determina a entrada apenas de pessoas vacinadas.

As atividades ficam suspensas até que o deputado Cabo Gilberto se vacine.

O parlamentar ainda tentou impedir a votação da questão de ordem, prometendo, que iria se vacinar. Mas não teve seu pedido acatado. Deputados lembraram que ele já havia prometido tomar a vacina.

Foram quatro abstenções.

As sessões remotas continuam.

Reunião fechada

Durante a sessão o presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino, propôs uma reunião fechada, só com a participação dos parlamentares, para discutirem quais providências serão tomadas caso Cabo Gilberto não se vacine. A reunião deve acontecer no final do mês.

Segunda questão de ordem do dia

Foi a segunda questão de ordem votada nesta quarta-feira (6). Por 20 votos contra 2, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) suspendeu, inicialmente, a realização das sessões presenciais . A suspensão aconteceu após questão de ordem apresentada pelo deputado Hervázio Bezerra, contrário a presença do deputado Cabo Gilberto no plenário sem ser vacinado.

“Já foram dadas todas as chances, todas as alternativas ao deputado Cabo Gilberto. Temos que respeitar as leis, os servidores da Assembleia, temos que respeitar o parlamento”, disse o deputado Hervázio Bezerra, que participava dos trabalhos de forma online.

A decisão aconteceu um dia após a Assembleia iniciar sessões híbridas, com a participação de parlamentares de forma presencial e online nas sessões.

Cabo Gilberto disse que não estava descumprindo a Resolução e que comprovou, com apresentação de teste, que não estava com a Covid-19. Ele disse que estava sendo discriminado.

“Estou sendo discriminado, humilhado e atacado”, afirmou.

ParlamentoPB

Rate this post

Cidades

Decretos disciplinam acesso a bares e shows e recomendam municípios a evitarem festas públicas

Publicados

em

A edição desta quarta-feira (1º) do Diário Oficial do Estado (DOE) publica o  decreto que disciplina o acesso a bares, restaurantes, casas de shows, boates, teatros, cinemas, eventos sociais, corporativos e esportivos, bem como a repartições públicas estaduais. A nova diretriz estabelece a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, com esquema vacinal completo, para ingressar e permanecer nos ambientes. O documento será exigido para a população que tenha a imunização disponibilizada para sua faixa etária.

Além disso, o decreto que regulamenta as atividades na Paraíba até o dia 2 de janeiro de 2022 também está publicado no DOE com a recomendação aos municípios para que não promovam festas públicas em espaços abertos, como réveillon, festividades alusivas a feriados municipais e eventos de massa. Já entre os dias 1 e 15 de dezembro, a realização de shows, com ocupação de até 50% da capacidade do local, deverá observar todos os protocolos elaborados pela Secretaria Estadual de Saúde e pelas Secretarias Municipais de Saúde.

O uso de máscaras permanece obrigatório nos espaços de acesso aberto ao público incluídos os bens de uso comum da população, como vias públicas, interior dos órgãos públicos,  estabelecimentos privados e veículos públicos e particulares, inclusive ônibus e táxis.

Comprovante de vacinação – É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, com esquema vacinal completo, para ingressar e permanecer em bares, restaurantes, casas de shows, boates e estabelecimentos congêneres, em teatros, cinemas, nos eventos sociais, corporativos e esportivos em todo o território estadual, desde que a imunização já tenha sido disponibilizada para a faixa etária correspondente.

A apresentação do comprovante de vacinação também será necessária para inscrever-se em concurso ou prova para função pública, ser investido ou empossado em cargos na administração pública estadual direta e indireta. Do mesmo modo, para ter acesso às repartições públicas estaduais será preciso apresentar a documentação.

Deverá ser apresentado juntamente com o documento com foto do seu portador. O decreto não se aplica a pessoas que tenham contraindicação formal para vacinação contra a Covid-19, devidamente comprovada por documentação médica pertinente, e aos menores de 12 doze anos, até que a vacinação seja exigida para a idade.

As novas orientações levam em consideração a detecção de novas cepas do vírus com maior poder de contágio e propagação, o que reforça ainda mais a necessidade de toda população utilizar máscaras, manter o distanciamento social, higienizar as mãos e se vacinar contra a Covid-19 e os esforços do governo para ampliar a cobertura vacinal e permitir flexibilizações nas atividades para minimizar os efeitos socioeconômicos e culturais da pandemia.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo

Cidades

João Azevêdo entrega novas obras em Guarabira, Mulungu e Puxinanã nesta segunda (29)

Publicados

em

Foto: Secom-PB

O Governador João Azevêdo cumpre agenda, nesta segunda-feira (29), nos municípios de Mulungu, Guarabira e Puxinanã, onde fará inspeção e entrega de obras nas áreas de infraestrutura hídrica e rodoviária, desenvolvimento humano e saúde.

A agenda será iniciada às 8h30, com a inauguração do sistema de abastecimento de água no distrito de Lealândia, em Mulungu. Às 9h30, ele estará em Guarabira, onde entregará a pavimentação asfáltica do acesso ao distrito de Cachoeira dos Guedes. Às 10h30, o gestor faz uma visita ao Hospital Regional e anuncia novos investimentos. Já às 11h30, o governador inaugura o Restaurante Popular Carlos Antônio Belarmino Alves, do município, que oferecerá 1.000 refeições diárias ao preço simbólico de R$ 1,00, ampliando a política de segurança alimentar da gestão estadual.

Às 12h30, ele inspeciona as obras da adutora emergencial de Guarabira a Pirpirituba, às margens da PB-073, e, às 13h, o chefe do Executivo estadual comanda o programa ‘Conversa com o governador’ diretamente da Rádio Cultura. As ações celebram os 134 anos de emancipação política do município.

Às 16h, João Azevêdo visitará o município de Puxinanã para entregar a reforma do mercado público e o sistema de emergencial de água. Na ocasião, ele ainda irá assinar a ordem de serviço para a implantação e pavimentação das rodovias PB-099 e PB-113, contemplando também o município de Lagoa Seca e o distrito de Jenipapo.

F5 Online com Secom-PB

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Detran-PB: Atualização no Serpro suspende emissão de alguns documentos nesta segunda (29)

O atendimento voltará ao normal na terça-feira (30).

Publicados

em

A Direção do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) informa que, em razão de atualização na base nacional do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), nesta segunda-feira (29) ficará suspensa a emissão, em todo o Estado, dos seguintes documentos: CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e CRV (Certificado de Registro do Veículo). O atendimento voltará ao normal na terça-feira (30).

Informa ainda que os usuários com agendamentos para esses serviços, nessa data, poderão ser atendidos até o dia 29 de dezembro.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas