Conecte-se conosco

Guarabira

MPT-PB e SME premiam alunos e gestores com atividades sobre trabalho infantil

.

Publicados

em

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) premiou na última quinta-feira (7) estudantes, professores e escolas públicas do município de Guarabira, que participaram da edição 2021 do Prêmio MPT na Escola – ‘A Escola no Combate ao Trabalho Infantil’. A solenidade de premiação aconteceu pela manhã na Câmara Municipal de Guarabira com a presença de autoridades, gestores públicos, educadores, alunos e familiares dos ganhadores, respeitando os protocolos de segurança. A procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo fez a entrega da premiação.

O pequeno Josivan dos Santos Herculano, 10 anos, exibiu, orgulhoso, a sua medalha de 1º lugar na categoria Desenho (Grupo 1) e o seu Certificado de campeão. Ao lado do seu trabalho, estampado em um banner, ele posou para fotos. “Tô feliz! Quis ensinar que a criança tem que estudar e não trabalhar, que é direito dela”, disse, explicando em que se inspirou para fazer o desenho. Josivan é aluno do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Eulália Cantalice. Ele vai representar a Paraíba na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola, na categoria Desenho.

Para fazer o trabalho, Josivan foi orientado pela professora Márcia Andréa da Silva Souza, que também estava orgulhosa e recebeu medalha e certificado. “Fiquei imensamente emocionada e feliz, não somente por ter orientado o trabalho, mas feliz por Josivan. Ele é humilde, de um coração enorme e especial para mim. Foi maravilhoso ver a alegria dele, mostrando a premiação para os colegas da sala, todo entusiasmado. Foi merecida a premiação, pois Josivan ama desenhar. Os cadernos dele estão repletos de desenhos”, revelou a professora Márcia.

A diretora da escola recebeu o troféu. “É muito importante esse prêmio. Temos alunos carentes e nossa felicidade é grande nesse momento. É um grande incentivo! Quero agradecer a toda a equipe e professores pela conquista, inclusive à coordenadora Josemary Moura, que representou muito bem a nossa escola”, afirmou Iris Simões Bezerra, diretora da Escola Eulália Cantalice.

“Josivan é um filho muito bom. Ele gosta de desenhar e assiste muito desenho educativo. Creio que isso ajudou bastante! Procuro incentivar ainda mais. Estou muito feliz e grata por tudo”, revelou, orgulhosa, Heloisa Hermínio dos Santos, mãe de Josivan.

2º lugar: “Deixem as crianças sorrirem e sonharem”

A estudante Aryane Lara Oliveira de Souza, 11 anos, conquistou o 2º lugar na categoria Poesia (Grupo 1), com o trabalho “Deixem as crianças sorrirem e sonharem”. Ela também viveu um momento de grande emoção durante a premiação e posou para fotos mostrando seu trabalho, com medalha, certificado e segurando o troféu da sua escola. Ela é aluna do 5º ano da Escola Municipal Sebastião Bezerra Bastos e foi orientada pela professora Josilene Felinto da Silva, que também era só emoção, premiada no mês do professor. Jackeline Santos Oliveira de Souza também recebeu certificado por ter coordenado o projeto nessa escola.

Projeto ‘MPT na Escola’ será ampliado na Paraíba em 2022

A procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo destacou o sucesso do projeto, mesmo diante das restrições impostas pela pandemia e anunciou que o “MPT na Escola” será ampliado em 2022 na Paraíba. Ela destacou o mérito dos alunos, dos professores orientadores, coordenadores do projeto nas escolas, dos diretores e gestores de Guarabira que se envolveram e conseguiram um ótimo desempenho, tendo um estudante do município como representante da Paraíba na etapa nacional do prêmio.

Ela ressaltou, ainda, a importância da escola como peça chave no combate e na eliminação do trabalho infantil, essa grave violação dos direitos humanos. “O MPT veio aqui em Guarabira dizer o quanto cada um de vocês é fundamental nesse processo. Parabéns pelo desempenho! Foi brilhante!”, afirmou a procuradora, que é coordenadora regional da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente).

O projeto

O ‘Prêmio MPT na Escola’ é destinado aos estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º anos e aborda assuntos relacionados ao trabalho infantil e à aprendizagem profissional, visando despertar a consciência crítica e cidadã desde a idade escolar. O ‘MPT na Escola’ é desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho em vários estados do País. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil. A ideia é mobilizar, incentivar a produção cultural e, no final, premiar e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

PREMIADOS EM GUARABIRA:

1º lugar:(*Representará a Paraíba na etapa nacional)

Categoria Desenho – Grupo 1:

Aluno: Josivan dos Santos Herculano / 5º ano

Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Eulália Cantalice

Professor(a)-Orientador(a): Márcia Andréa da Silva Souza

Coordenador(a) do Projeto na Escola: Josemary Félix Moura

2º lugar:

Aluna: Aryane Lara Oliveira de Souza / 5º ano

Escola Municipal Sebastião Bezerra Bastos

Professor(a)-Orientador(a): Josilene Felinto da Silva

Coordenador(a) do Projeto na Escola: Jackeline Santos Oliveira de Souza

CODECOM-PMG com SECOM-MPT

Rate this post

Guarabira

Desportiva Guarabira vence o Alvorada-PB por 3 a 0 com foco na segundona

Publicados

em

Foto: Reprodução/ 10faixaEsportes/ Youtube

Com o foco na 2ª Divisão do Campeonato Paraibano, a Desportiva Guarabira venceu mais um amistoso, jogando no estádio Silvio Porto contra o Alvorada da cidade de Juarez Távora. O placar foi 3 a 0 para o Azulão do Brejo.

Nos últimos dias de ajustes para estrear na segundona, foi mais um importante momento de o professor Betão analisar o desempenho dos seus comandados.

A Desportiva Guarabira estreia na competição estadual fora de casa, diante do Internacional-PB. Ainda não há data oficial da partida, que será divulgada pela FPF – Federação Paraibana de Futebol.

Do Plugados

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Assinada ordem de serviço para conclusão do Parque do Poeta em Guarabira

Publicados

em

Na manhã da última sexta-feira (15/10), o prefeito Marcus Diôgo assinou a ordem de serviço para conclusão do Parque do Poeta. A obra, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Guarabira e o Governo Federal, será retomada e deve contribuir para melhorias de infraestrutura no local, que será destinado a grandes eventos, além da tradicional Festa da Luz.

Na solenidade estiveram presentes o vice-prefeito Wellington Oliveira, a coordenadora de Licitações Déborah Nathynelle, o Chefe de Gabinete Robério Arnaud, os Secretários Murilo Filho (codecom), Dayvid Carneiro (administração), Manoel Antônio (Indústria e Comércio), Alcides Camilo (SUMASA), os coordenadores Cid Cordeiro (comunicação), Douglas Nóbrega (ouvidoria) e demais colaboradores da gestão.

A assinatura ocorreu de modo simbólico no mesmo local onde em 2015 o prefeito Zenóbio anunciou a transferência da Festa da Luz para o novo local. Na oportunidade, também participaram do eventos os vereadores Wilson Filho, Isaura Barbosa e Raimundo Macedo, que deram destaque ao momento e a todo o benefício e a simbologia que a retomada da obra deve trazer para a economia local, para o turismo e para a cidade.

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Galerias de Fotos

Semana da Criança Luz foi um sucesso!

Publicados

em

Fotos: Facebook /Colégio da Luz

Nossa #semanadacriançaLuz foi um sucesso!

“Depois de tanto tempo, ver a alegria da criançada brincando com nossos Professores e coleguinhas, no nosso Mundo Luz foi muito gratificante.

Agradecemos o apoio de todos os familiares e a dedicação de toda a Equipe Luz durante esses dias de festa e reencontro”.

Acessem o Facebook Colégio da Luz Oficial e confiram os momentos maravilhosos da Semana da Criança Luz 2021.

O Colégio da Luz agradece o apoio de todos os familiares e a dedicação de toda a Equipe Luz durante esses dias de festa e reencontro. 🎉💙💛

Acessem o Facebook Colégio da Luz Oficial e confiram os momentos maravilhosos da Semana da Criança Luz 2021.

#colegiodaluzguarabirapb85anos

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas