Conecte-se conosco

Guarabira

MPT-PB e SME premiam alunos e gestores com atividades sobre trabalho infantil

.

Publicados

em

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) premiou na última quinta-feira (7) estudantes, professores e escolas públicas do município de Guarabira, que participaram da edição 2021 do Prêmio MPT na Escola – ‘A Escola no Combate ao Trabalho Infantil’. A solenidade de premiação aconteceu pela manhã na Câmara Municipal de Guarabira com a presença de autoridades, gestores públicos, educadores, alunos e familiares dos ganhadores, respeitando os protocolos de segurança. A procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo fez a entrega da premiação.

O pequeno Josivan dos Santos Herculano, 10 anos, exibiu, orgulhoso, a sua medalha de 1º lugar na categoria Desenho (Grupo 1) e o seu Certificado de campeão. Ao lado do seu trabalho, estampado em um banner, ele posou para fotos. “Tô feliz! Quis ensinar que a criança tem que estudar e não trabalhar, que é direito dela”, disse, explicando em que se inspirou para fazer o desenho. Josivan é aluno do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Eulália Cantalice. Ele vai representar a Paraíba na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola, na categoria Desenho.

Anúncio


Para fazer o trabalho, Josivan foi orientado pela professora Márcia Andréa da Silva Souza, que também estava orgulhosa e recebeu medalha e certificado. “Fiquei imensamente emocionada e feliz, não somente por ter orientado o trabalho, mas feliz por Josivan. Ele é humilde, de um coração enorme e especial para mim. Foi maravilhoso ver a alegria dele, mostrando a premiação para os colegas da sala, todo entusiasmado. Foi merecida a premiação, pois Josivan ama desenhar. Os cadernos dele estão repletos de desenhos”, revelou a professora Márcia.

A diretora da escola recebeu o troféu. “É muito importante esse prêmio. Temos alunos carentes e nossa felicidade é grande nesse momento. É um grande incentivo! Quero agradecer a toda a equipe e professores pela conquista, inclusive à coordenadora Josemary Moura, que representou muito bem a nossa escola”, afirmou Iris Simões Bezerra, diretora da Escola Eulália Cantalice.

“Josivan é um filho muito bom. Ele gosta de desenhar e assiste muito desenho educativo. Creio que isso ajudou bastante! Procuro incentivar ainda mais. Estou muito feliz e grata por tudo”, revelou, orgulhosa, Heloisa Hermínio dos Santos, mãe de Josivan.

2º lugar: “Deixem as crianças sorrirem e sonharem”

A estudante Aryane Lara Oliveira de Souza, 11 anos, conquistou o 2º lugar na categoria Poesia (Grupo 1), com o trabalho “Deixem as crianças sorrirem e sonharem”. Ela também viveu um momento de grande emoção durante a premiação e posou para fotos mostrando seu trabalho, com medalha, certificado e segurando o troféu da sua escola. Ela é aluna do 5º ano da Escola Municipal Sebastião Bezerra Bastos e foi orientada pela professora Josilene Felinto da Silva, que também era só emoção, premiada no mês do professor. Jackeline Santos Oliveira de Souza também recebeu certificado por ter coordenado o projeto nessa escola.

Projeto ‘MPT na Escola’ será ampliado na Paraíba em 2022

A procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo destacou o sucesso do projeto, mesmo diante das restrições impostas pela pandemia e anunciou que o “MPT na Escola” será ampliado em 2022 na Paraíba. Ela destacou o mérito dos alunos, dos professores orientadores, coordenadores do projeto nas escolas, dos diretores e gestores de Guarabira que se envolveram e conseguiram um ótimo desempenho, tendo um estudante do município como representante da Paraíba na etapa nacional do prêmio.

Ela ressaltou, ainda, a importância da escola como peça chave no combate e na eliminação do trabalho infantil, essa grave violação dos direitos humanos. “O MPT veio aqui em Guarabira dizer o quanto cada um de vocês é fundamental nesse processo. Parabéns pelo desempenho! Foi brilhante!”, afirmou a procuradora, que é coordenadora regional da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente).

O projeto

O ‘Prêmio MPT na Escola’ é destinado aos estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º anos e aborda assuntos relacionados ao trabalho infantil e à aprendizagem profissional, visando despertar a consciência crítica e cidadã desde a idade escolar. O ‘MPT na Escola’ é desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho em vários estados do País. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil. A ideia é mobilizar, incentivar a produção cultural e, no final, premiar e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

PREMIADOS EM GUARABIRA:

1º lugar:(*Representará a Paraíba na etapa nacional)

Categoria Desenho – Grupo 1:

Aluno: Josivan dos Santos Herculano / 5º ano

Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Eulália Cantalice

Professor(a)-Orientador(a): Márcia Andréa da Silva Souza

Coordenador(a) do Projeto na Escola: Josemary Félix Moura

2º lugar:

Aluna: Aryane Lara Oliveira de Souza / 5º ano

Escola Municipal Sebastião Bezerra Bastos

Professor(a)-Orientador(a): Josilene Felinto da Silva

Coordenador(a) do Projeto na Escola: Jackeline Santos Oliveira de Souza

CODECOM-PMG com SECOM-MPT

Rate this post
Anúncio


Cultura

Peça teatral de Guarabira se apresenta em Caruaru-PE

Publicados

em

Com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura Municipal de Guarabira, o espetáculo de teatro “Histórias de Lua e Sol”, do ator, autor e diretor Vando Farias, chega ao agreste Pernambucano, na cidade de Caruaru-PE, para participar, como único representante da Paraíba, na programação do festival para o “Abril para o Teatro” daquele município, nesta sexta, dia 19 de Abril de 2024.

A secretaria Municipal de Cultura de Guarabira, sempre atenta à  valorização  do artista e da Companhia do Prato, grupo fundado por Vando Farias e o saudoso Roberto Di Freitas (in memorian), colabora, desde sua primeira peça, “A Batalha da Vírgula contra o Ponto Final”, para a circulação em várias  destas cidades.

Anúncio


“Histórias de Lua e Sol” vai para sua apresentação de número 64, em quase dois anos ininterruptos de criação e circulação. A peça já passou por 14 municípios em 4 estados do Brasil: Paraíba, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal, com cerca de 6.500 espectadores tendo visto a peça. 

O premiado espetáculo teve 10 indicações de prêmios em festivais de teatro e angariou seis no total de sua caminhada, como: Melhor Ator e Melhor Cenário, no Festival de Teatro para Crianças de Caruaru-PE, 2022; Melhor Ator Revelação, Melhor Direção e Terceira Melhor peça paraibana de 2023 no Prémio Ednaldo do Egypto, ocorrido em João  Pessoa.

O espetáculo tem atuação, cenário e direção de Vando Farias, com a contraregragem e manipulação de boneco de Jusieux Santos.

Sinopse

A peça “Histórias de Lua e Sol” mergulha na jornada emocional de Augusto, um menino de doze anos que se refugia no papel de Sr. Tick, o Grande Tempo, movido pelo medo de perder a oportunidade de crescer. Num contexto pandêmico, onde a realidade se entrelaça com a fantasia, Augusto (ou Sr. Tick) embarca em uma missão improvável: encolher a Lua para carregá-la consigo numa bolsa.

À medida que a trama se desenrola, Augusto confronta não apenas um dragão físico, mas também seus próprios medos. Seus companheiros de jornada incluem uma girafa amiga, daltônica e com nuances complexas, e um elefante próximo do fim de sua jornada terrena. Juntos, enfrentam desafios que transcendem a realidade, explorando valores como respeito, lealdade e a complexidade das mentiras.

O espetáculo utiliza técnicas de teatro de bonecos, sombras e animação para criar um mundo visualmente envolvente. “Histórias de Lua e Sol” é mais do que uma simples narrativa; é uma exploração poética sobre o valor dos sonhos, a coragem de enfrentar temores profundos e a resiliência que se manifesta nos laços de amizade. Uma experiência que toca o público, instigando reflexões sobre a vida, a morte e os significados que atribuímos aos nossos próprios contos.

Ficha técnica:

Texto, Direção, Cenografia e Atuação: Vando Farias.

Iluminação: Victor Hugo

Figurino: Francisco Jr.

Bonecos: Mestre Cloves e Marcílio Vidal

Sonoplastia: Hegladson Mendonça e Vando Farias

Contra-regras/ atores manipuladores: Alexandro Galdino e Jusieux Santos.

Fotos: Tham Toscano/ Alexandre Marques e Girlene Ferreira.

Com Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Defensoria Pública da Paraíba em Guarabira atende oito cidades da região

Publicados

em

A Defensoria Pública Estadual (DPE) em Guarabira atende jurisdicionados de oito cidades da região, mais as demandas da população guarabirense onde está situada a sede do órgão que presta assistência jurídica gratuita para quem não possui condições financeiras de pagar advogados particulares.

Diariamente, segundo o advogado Marcos Melo (coordenador da DPE em Guarabira), o órgão atende cerca de 40 a 50 pessoas por dia das nove cidades. 

Anúncio


O coordenador disse que a DPE em Guarabira recebe pessoas vindas de Pilões, Cuitegi, Pilõezinhos, Pirpirituba, Araçagi, Duas Estradas, Sertãozinho e Serra da Raíz.

Em razão da grande demanda de casos, Marcos Melo faz questão de destacar o trabalho dos defensores públicos, mas também o apoio prestado pelos estagiários de Direito que, segundo ele, executam o atendimento preliminar das pessoas que chegam à Defensoria.

Em Guarabira, prestam serviços na Defensoria Pública Estadual os estagiários Eunice Kelly de Brito Melo, Fernanda de Sousa Lima, Suéliton Henrique Vidal de Macêdo, Elita Isabelly do Nascimento Oliveira, Fernanda Larissa Cardoso da Costa e Gabrielly Guedes. Além deles, ainda há o estagiários voluntários Joyce Eveli Rocha da Silva e Thamiris de Macena Teodosio.

O horário de expediente no órgão em Guarabira é das 08h às 12h, das segundas às sexta-feiras. A DPE está localizado na Avenida Dom Pedro II, 297, no prédio do antigo Ipep, no Centro da cidade.

Fato a Fato, em 11 de abril de 2024

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Loja Pontes Calçados participa de evento de moda do Grupo AREZZO

Publicados

em

O Empresário Rosil Pontes, da loja Pontes Calçados, participou do evento de moda do Grupo AREZZO. O CRUISE COLLECTION tem como principal objetivo fazer a entrada para o verão 2025. Modelagens impactantes . Peças com estilo marcante. Em Agosto na loja Pontes em Guarabira o CRUISE COLLECTION.

A loja Pontes Calçados na cidade  de Guarabira fica localizada na Rua Cônego João Gomes Maranhão, no centro de Guarabira – fone: (83) 3271-8241. Em Mari fica localizada na Rua Gentil Lins, 220, Centro, fone: (83) 3287-1023. Siga Pontes Calçados no instagram: @pontescalcados.

Anúncio


Confira abaixo as fotos do evento:

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas