Conecte-se conosco

Guarabira

Secult convida artistas de cultura popular para inscrições na Lei Aldir Blanc, nesta sexta-feira (15)

Publicados

em

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), do município Guarabira, está convidando artistas da cidade e da região para se fazerem presentes ao Teatro Municipal Geraldo Alverga, durante esta sexta-feira (15), com a finalidade de receberem instruções para que se inscrevam nos editais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, lançados pelo Governo do Estado.

A Secult de Guarabira firmou parceria com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que estará enviando técnicos da instituição para contribuir com artistas e entidades que estão com dificuldades para realizarem as suas inscrições. O Iphan irá atender precisamente aquelas entidades e artistas de bens culturais nos setores de Cultura Popular e Mestres da Cultura, além de orientar artistas de outros setores.

São considerados como bens culturais setores como grupos de cirandas, cavalo marinho, capoeira, vaqueiros e parteiras da Paraíba, repentistas, cordelistas, maracatu, coco de roda, forrozeiros, babaus e feiras, além de atividades afins.

Anúncio


O QUE PRECISA – Para inscrições de grupos de cultura popular, recomenda-se que levem para o teatro a seguinte documentação e informações: Email de representante do grupo; número telefônico; cópias de RG e CPF (frente e verso); Dados bancários (cartão legível com número da agência e conta); Comprovante de residência atual; Currículo do grupo cultural (notícias, folders, certificados, prêmios etc.); e três fotos do grupo cultural em boa resolução.

Já para inscrições dos mestres da cultura popular será necessário: Email do inscrito; número telefônico; cópias de RG e CPF (frente e verso); Dados bancários (cartão legível com número da agência e conta); Comprovante de residência atual; Currículo do mestre (notícias, folders, certificados, prêmios etc.); Três fotos do mestre em trabalhos com a cultura popular, em boa resolução.

O encontro para inscrições, bem como orientações em geral, terá início às 10h da manhã com encerramento às 17 horas, no Teatro Municipal Geraldo Alverga.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Guarabira

Oportunidade: cursos de Auxiliar Pedagógico e Balconista de Farmácia no Colégio Estadual

Publicados

em

Imagem ilustrativa gerada por IA.

Uma excelente oportunidade para quem deseja se qualificar profissionalmente está chegando a Guarabira. Estão abertas as matrículas para cursos gratuitos oferecidos pelo programa ParaíbaTEC, trazendo mais acesso à educação e ao mercado de trabalho para a população.

Com opções voltadas à formação prática e rápida, os cursos são ideais para quem busca uma nova profissão ou deseja aprimorar suas habilidades, com certificação garantida ao final.

Cursos disponíveis e informações importantes

Entre as opções disponíveis, estão dois cursos com grande demanda no mercado:

Anúncio


Curso Auxiliar Pedagógico

O curso de Auxiliar Pedagógico é voltado para quem possui Ensino Médio completo e deseja atuar na área da educação, auxiliando no desenvolvimento de atividades escolares.

  • Início das aulas: 27/04/2026
  • Período de matrícula: 20/04 a 24/04
  • Certificação inclusa

Curso Balconista de Farmácia

Já o curso de Balconista de Farmácia é uma excelente porta de entrada para o setor de saúde e atendimento, sendo necessário apenas o Ensino Fundamental completo.

  • Início das aulas: 27/04/2026
  • Período de matrícula: 20/04 a 24/04
  • Turno: Noite

Ambos os cursos são gratuitos e oferecem formação de qualidade, com foco na empregabilidade.

Sobre o programa ParaíbaTEC

O ParaíbaTEC é um programa da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), que atua em parceria com o Pronatec para oferecer cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC).

O objetivo principal é ampliar as oportunidades de qualificação profissional, contribuindo diretamente para o aumento da empregabilidade. Atualmente, o programa está presente em cerca de 200 municípios, oferecendo cursos de curta duração e alinhados às demandas do mercado.

Local das aulas e parceria importante

Os cursos serão ministrados no ECI José Soares de Carvalho, mais conhecido como Colégio Estadual, localizado na Rua Henrique Pacífico, 45, bairro Primavera, em Guarabira-PB.

Essa importante conquista para a cidade foi viabilizada graças ao empenho da diretora Elisabete, que firmou parceria com o ParaíbaTEC do Governo da Paraíba, garantindo que as aulas aconteçam no turno da noite — facilitando o acesso para quem trabalha durante o dia.

Garanta sua vaga

Essa é a chance ideal para investir no seu futuro profissional sem custo e com qualidade reconhecida. As vagas são limitadas, então não deixe para depois.

Procure o local de matrícula dentro do período informado e dê o próximo passo rumo a novas oportunidades!

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Esporte

Guarabira: Jogos de Verão serão realizados nos dias 25 e 26 de abril

A segunda edição dos Jogos de Verão, promete movimentar o cenário esportivo do município.

Publicados

em

A segunda edição dos Jogos de Verão da cidade de Guarabira serão realizados nos dias 25 e 26 de abril, no complexo esportivo da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e prometem muita emoção com as modalidades de beach tennis, vôlei de areia e futevôlei.

Além das competições, os atletas vão receber premiações de acordo com a classificação em cada modalidade. A iniciativa tem como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a integração entre os participantes e valorizar o talento local.

A segunda edição dos Jogos de Verão, promete movimentar o cenário esportivo do município.

Anúncio


Brejo.com com informações da Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Prefeitura entrega Centro de Convivência que vai beneficiar 400 idosos

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira entregou o novo Centro de Convivência da Pessoa Idosa, localizado no Bairro da Esplanada. O equipamento público entregue na segunda-feira (13), foi projetado para oferecer acolhimento, cuidado e promoção da qualidade de vida da população idosa do município, beneficiando diretamente mais de 400 pessoas.

O espaço conta com uma estrutura moderna e funcional, incluindo sala para oficinas, estúdio de pilates, área administrativa e consultório, proporcionando um ambiente completo para atividades físicas, acompanhamento e integração social. Pelo menos, uma vez por mês, o espaço terá atendimento geriátrico. A iniciativa integra as ações da política de valorização da pessoa idosa, uma das prioridades da gestão municipal.

Durante a solenidade de entrega, a prefeita Léa Toscano destacou a importância do novo equipamento para o município. “Este Centro é mais do que uma obra física; é um espaço de cuidado, respeito e valorização de quem tanto contribuiu para a nossa cidade. Estamos garantindo dignidade, saúde e convivência para a nossa população idosa, que merece toda a nossa atenção”, afirmou.De acordo com a prefeita, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa surge como um importante instrumento de inclusão social, promovendo atividades que estimulam o bem-estar físico e emocional dos usuários, além de fortalecer vínculos comunitários. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e saudável.

Anúncio


Para a secretária de Assistência Social, Verônica Macedo, Guarabira dá mais um passo na construção de uma cidade mais humana e acolhedora, reconhecendo a importância de investir em espaços que promovam a qualidade de vida e o respeito à pessoa idosa.“Esse Centro foi pensado com muito carinho para atender às necessidades da nossa população idosa. Aqui, eles terão acesso a atividades que promovem saúde, convivência e bem-estar, fortalecendo vínculos e garantindo mais qualidade de vida no dia a dia”, destacou a secretária.

Estiveram presentes o vice-prefeito Raimundo Macedo; a deputada estadual Camila Toscano, o presidente da Câmara Municipal, Júnior Ferreira, além de vereadores, secretários e a população guarabirense.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas