Conecte-se conosco

Turismo

Guarabira passa a integrar o Fórum de Turismo do Brejo e planeja retomada do setor turístico em 2022

Publicados

em

Foto: Prefeitura de Bananeiras

O munícipio de Guarabira passou a integrar o Fórum de Turismo do Brejo Paraibano. O anúncio foi feito pelo secretário de administração, Dayvid Carneiro, que representou o prefeito Marcus Diôgo na Assembleia Geral do Fórum, realizada nesta quarta-feira, 10 de novembro, no Centro Cultural Oscar de Castro, em Bananeiras. A assembleia foi a primeira de caráter presencial desde o início da pandemia de coronavírus e contou com a presença da Mesa Diretora do Fórum e das cidades associadas.

“Chegamos para somar, para ampliar os nossos eventos culturais e artísticos já consolidados e todo nosso potencial turístico e integrá-los a região com uma marca já consolidada e com grande referência regional que são as rotas realizadas pelo Fórum, porque com parcerias é que crescemos e desenvolvemos os potenciais de cada cidade”, destacou o secretário.

O município de Guarabira foi representado ainda pelos secretários de Cultura e Turismo, Tarcísio Pereira; Indústria e Comércio, Manoel Antônio e pelo Ouvidor Geral do Município, Douglas Nóbrega.

O secretário de Cultura e Turismo, Tarcísio Pereira, enfatizou a alegria de compartilhar este momento: “No fórum estou em casa, conheço aqui muitos que durante o período de pandemia demos assistência em virtude da Lei emergencial de cultura e aprendemos que é na cooperação que se cresce ainda mais. Temos muito o que fazer e aprender e estamos aqui para oferecer o melhor da nossa cidade para que o turismo cresça ainda mais”.

O objetivo da Assembleia, entre diversos temas debatidos, foi planejar as ações para integração com os municípios no fórum, além de consolidar as rotas existentes e pensar em novas rotas culturais, retomando as ações em 2022.

Estiveram presentes os prefeitos e secretários dos municípios de Areia, Bananeiras, Belém, Borborema, Duas Estradas, Dona Inês, Pilões, Remígio, Solânea e Serraria, além da representatividade de membros de associações e empresários.

Na oportunidade, a gerente do SEBRAE Guarabira, Jacy Viana, também participante do evento, destacou que nos próximos dias será realizado a “Expo Turismo”, no Espaço Cultural de João Pessoa, dentro do Salão de Turismo do Brejo Paraibano, destacando as potencialidades dos municípios que fazem parte do fórum. Outro ponto a ser destacado é a Revista turística que será relançada em breve e dará total visibilidade as cidades que integram as rotas culturais Caminhos do frio e Raízes do brejo.

Assessoria

Rate this post

Turismo

Em reunião com representantes do setor, Pedro prega mais investimentos no turismo do Estado

Publicados

em

Reprodução

Investir no turismo para gerar mais desenvolvimento econômico para o Estado: este foi um dos compromissos assumidos pelo candidato ao Governo da Paraíba, Pedro Cunha Lima, em reunião com o Trade Turístico na tarde desta quinta-feira (13).

“Haverá um quadro técnico a frente do turismo do Estado e também um orçamento equiparado aos estados vizinhos, porque precisamos ter maior competitividade. A Paraíba investe no seu turismo dez vezes menos do que investe o Rio Grande do Norte, isso não podemos aceitar”.

Na ocasião Pedro assinou uma carta compromisso com o setor, reforçando a importância de investir nos potenciais paraibanos. “Precisamos requalificar o Centro Histórico de João Pessoa, fazer as parcerias com o São João de Campina Grande, potencializar as vocações turísticas do Sertão. Vamos fazer um governo que trate o turismo como prioridade, um parceiro que gera desenvolvimento, emprego e renda para nosso Estado”, disse Pedro.

Blog do Ninja

Rate this post
Continue lendo

Turismo

Azul Viagens confirma datas dos voos de São Paulo, Minas Gerais e Goiás para João Pessoa

Publicados

em

Foto: Divulgação

A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul Linhas Aéreas, anunciou sua malha aérea para a alta temporada de verão 2022/2023 e João Pessoa foi contemplada com os chamados voos dedicados (fretados) com operações diretas e exclusivas de cidades que chegam pela primeira vez à Paraíba. Serão sete voos dedicados semanais a partir do dia 17 de dezembro, chegando de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, interior de São Paulo; Uberlândia, em Minas Gerais; e Goiânia, capital de Goiás. 

Os voos vindos de São Paulo serão operados até os dias 9 de janeiro de 2023 (São José do Rio Preto) e 28 de janeiro (Ribeirão Preto). Já o voo a partir de Goiânia (GO) será operado até o dia 24 setembro de 2023, e o de Uberlândia (MG) até o dia 30 de setembro do próximo ano. Existe a possibilidade dos voos de Goiás e Minas Gerais se tornarem permanentes de acordo com os resultados da demanda de passageiros.

A confirmação das datas dos voos dedicados foi comemorada pelo trade turístico paraibano. Conforme a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, esse voos são a concretização de um trabalho que o Governo da Paraíba vem fazendo há muitos anos, “o fortalecimento do nome da Paraíba dentro da Azul Linhas Aéreas e Azul Viagens, que proporcionou, pela primeira vez, esses voos dedicados semanais no período de alta estação 2022/2023 de uma única operadora”, pontuou a executiva.

“É fruto de muito trabalho nosso juntamente com os parceiros, como a Prefeitura de João Pessoa, ABIH-PB e todo trade que nos ajuda nessa luta”, afirmou Ruth Avelino, prevendo o aumento de fluxo de turistas no período, que deverá ser recorde, inclusivo, atestado pela própria Azul Viagens, que revelou números de crescimento na venda de pacotes para João Pessoa nos últimos meses. “Temos trabalhado intensamente junto à direção da operadora e começando a colher os frutos”, disse.

De acordo com a Azul Viagens, os voos dedicados para a temporada de verão representam um aumento de 45% na oferta de assentos em relação ao mesmo período do ano passado. A operadora diz acreditar que esta será uma alta temporada de recordes, com o aumento de oferta sendo uma consequência direta das vendas que cresceram 60% no primeiro semestre, se comparado com o mesmo período de 2019. Em relação aos destinos brasileiros, o crescimento é de 70%.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo

Turismo

Caminhos do Frio chega a Solânea e show de Waldonys marca a programação

Publicados

em

A cidade de Solânea – a 130 km de João Pessoa – é a próxima parada do projeto Rota Cultural Caminhos do Frio. Após passar por Areia, Pilões e Matinhas, a Rota será aberta no Teatro Jacob Soares Pereira, em solenidade prevista para começar às 19h, desta segunda-feira (25). Até domingo (1º), a população e os turistas poderão participar de uma série de eventos culturais, oficinas, debates e atividades esportivas. O destaque da programação será o show do cantor Waldonys, que vai acontecer no sábado (30), no palco armado na Praça 26 de Novembro.

Assim como aconteceu nas outras três cidades da região do Brejo, a Rota Cultural tem o objetivo de envolver a população das cidades por onde passa, e é uma excelente oportunidade que todos têm de, além prestigiar os shows, feiras de gastronomia e artesanato, discutirem políticas públicas para o setor cultural, em debate que será realizado na sexta-feira (29), na Câmara Municipal da cidade. Outro debate importante, acontecerá também na sexta, com a participação do presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Jaime Neto, quando será discutido o fortalecimento das instâncias de turismo de Solânea. O evento será promovido no Memorial Santuário de Padre Ibiapina, às 14h30.

Solânea é uma das cidade da Paraíba que tem a marca da religiosidade e um dos seus ícones é o Santuário Padre Ibiapina, idealizado pelo padre José Antônio Maria Ibiapina, que se formou em Direito, mas, aos 47 anos, decidiu entrar para o sacerdócio. O padre tinha conhecimento da situação de dificuldade que algumas pessoas viviam no município e assim decidiu ser suporte para todos.

O Santuário, um dos pontos turísticos mais visitados na região, está localizado onde originou-se a primeira casa de caridade do padre. O local preserva a casa onde o religioso viveu, um orfanato, uma creche e uma capela chamada de casa da caridade onde estão os restos mortais de Ibiapina e a sala dos milagres que exibe fotos e objetos de devotos que rezam ao padre que está em fase de canonização.

Outro ponto importante para o Turismo religioso é a Igreja Matriz de Santo Antônio, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba. A igreja traz a imagem de Nossa Senhora de Fátima na sua entrada e está localizada em frente à praça 26 de novembro.

A cidade também apresenta algumas edificações antigas, como o Casarão Manoel Moreira. Segundo reza os moradores, no local residia o braço direito de Lampião, Manoel Moreira. O casarão histórico guarda um espaço que abriga um oratório, que conta a história, servia para esconder as armas das rondas policiais.

A natureza também está muito presente no município, como atrativo turístico. Em um desses lugares se destaca a Bica da Mata, também conhecida por Bica do Cano, uma área pública que está sempre disponível para visitação. Para chegar até a Bica, as pessoas precisam trilhar um caminho demarcado de mata fechada e de chão escorregadio em uma caminhada de aproximadamente 400 metros, ideal para quem pratica o turismo de aventura. A água da Bica é cristalina.

Outro atrativo é a Trilha das Pedras das Pinturas, que registram as pinturas rupestres feitas por índios. Estudiosos acreditam que elas estão ali por volta de 5 mil anos e o que chama ainda mais atenção de todos são as pedras que compõem o local. O empilhamento rochoso deixa há muito tempo os olhos de quem vê em dúvida, se é uma formação natural ou se foram colocadas através de homens que arquitetaram de forma inexplicável as pedras uma em cima da outra.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas