Conecte-se conosco

Saúde

Primeira etapa de pesquisa epidemiológica tem resultados promissores sobre segurança das atividades educacionais presenciais

Publicados

em

Foto: Secom-PB

O Governo da Paraíba divulgou, na última quinta-feira (11), o primeiro balanço do Programa Continuar Cuidando Educação, referente à primeira etapa da pesquisa epidemiológica realizada com estudantes e professores do Ensino Infantil. O programa, uma ação conjunta das Secretarias de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia e da Saúde, busca analisar de que modo se dá a transmissão da covid-19 diante do aumento das atividades presenciais nas escolas. Assim, por meio de testes de antígeno, a presença do vírus está sendo mapeada no ambiente educacional das redes pública e privada de todas as regiões de educação e saúde da Paraíba.

A primeira etapa testou um total de 1.998 estudantes e 722 professores. O nível de prevalência do vírus foi de 0,6% nos alunos e 0,3% nos docentes. No final do ano de 2020, a pesquisa Continuar Cuidando identificou que 2,2% das crianças de 0 a 9 anos  de idade apresentaram infecção ativa por covid-19, num período em que não havia nenhuma atividade presencial nas escolas. A diminuição de resultados positivos é fruto do avanço da vacinação, mesmo que esta faixa etária não seja elegível para a vacina. Com a ampliação de pessoas vacinadas na comunidade o vírus tende diminuir a circulação e contaminar menos pessoas.

Anúncio


O diretor da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), Felipe Proenço, destacou a importância da pesquisa para a segurança das atividades educacionais no estado. “Os resultados atuais demonstram a viabilidade de retorno de atividades presenciais para a Educação Infantil, bem como a necessidade de manutenção de medidas preventivas no âmbito escolar. Tais informações serão complementadas nas próximas etapas do estudo, com dados no ensino fundamental, médio e superior”, afirmou. 

Felipe Proenço falou ainda sobre o valor da participação dos pais neste contexto. “Autorizar o seu filho a participar da pesquisa é muito importante, pois através dos testes podemos saber como o vírus está circulando na escola e se ela é um ambiente seguro para todos”, explicou.

Sobre a perspectiva de ampliação das atividades escolares, o secretário estadual de Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, está otimista em relação aos primeiros resultados. “Conseguimos atingir escolas da rede pública e privada e tivemos resultados promissores sobre a possibilidade de aumentar a realização de atividades educacionais presenciais em 2022. Cada escola que participa do inquérito está possibilitando que o ambiente seja avaliado em relação à segurança para alunos e profissionais”, comentou.

A primeira etapa do Continuar Cuidando Educação abrangeu 231 escolas de Educação Infantil, distribuídas em 91 municípios das 14 gerências regionais de educação. Entre as escolas, 145 são municipais e 86 são privadas. A próxima etapa acontecerá nas escolas de Educação Fundamental, para estudantes e professores dos anos iniciais, que compreende alunos do 1º ao 5º ano.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Saúde

Governo amplia público para vacina contra a dengue próxima de vencer

Novas regras valem para vacinas próximas à data de vencimento.

Publicados

em

Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

As vacinas contra a dengue que estiverem próximas às datas de vencimento poderão ser aplicadas em pessoas com idades fora da faixa etária estipulada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação.

A recomendação está em nota técnica para todos os estados e o Distrito Federal publicada nesta sexta-feira (14). O objetivo, segundo a pasta, é garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à população, ampliando a proteção contra a doença.

Anúncio


Agora as doses com um prazo de 2 meses de validade poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação contra dengue ou ser aplicadas em faixa etária ampliada, contemplando pessoas de 6 anos a 16 anos de idade.

Já para as vacinas que completarem 1 mês de validade, a estratégia poderá ser expandida até o limite etário especificado na bula da vacina, abrangendo a faixa etária de 4 anos a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

O imunizante, no âmbito do SUS, é voltado para aqueles com idade entre 10 anos e 14 anos. 

De acordo com o Ministério, a expansão do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município. Além disso, a pasta deve ser devidamente informada pelas unidades federativas sobre a implementação da estratégia temporária de ampliação da vacinação.

Todas as doses administradas devem ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) de forma a garantir a segunda dose e o monitoramento completo do processo de imunização.

Busca ativa

Para completar o esquema vacinal, é preciso tomar duas doses da vacina, o que garante a imunização oferecida pela vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2024, 6,5 milhões de doses foram enviadas aos estados e municípios, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas. A situação é ainda mais preocupante entre os adolescentes. Aproximadamente 1,3 milhão de jovens que iniciaram o esquema vacinal não retornaram para a segunda dose.

O ministério recomenda que estados e municípios intensifiquem as estratégias de busca ativa, identificando e mobilizando aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal.

Vacina

O Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. A vacinação no país teve início em fevereiro de 2024 em 315 municípios e, desde então, vem sendo ampliada, chegando atualmente a 1.921 municípios, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em 2024, a vacina da dengue foi incorporada ao SUS para o público de 10 anos a 14 anos de idade que reside em localidades prioritárias, conforme critérios definidos a partir do cenário epidemiológico da doença no país e decisão pactuada com estados e municípios na Comissão Intergestores Tripartite (CIT). 

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Prefeitura de Guarabira realiza vistoria técnica no Aterro Sanitário

Publicados

em

Na manhã desta quinta-feira, 13, a Prefeitura de Guarabira realizou uma vistoria técnica no Aterro Sanitário, pertencente a Ecosolo Gestão e atendendo diversos municípios, com o objetivo de avaliar o funcionamento do sistema de disposição de resíduos. A inspeção contou com a presença da prefeita Léa Toscano, do secretário da SUMASA, Adelmo Delfino, do controlador geral Clivaldo Araújo, além de representantes da empresa Eco Solo, responsável pela gestão do aterro.

O gerente operacional da Eco Solo, Danilo Gonçalves, e o consultor da empresa, professor Fernando Juca, conduziram a vistoria, explicando o funcionamento do aterro e os avanços obtidos na gestão dos resíduos sólidos. Durante a visita, foram apresentados os processos de compactação, drenagem de chorume e monitoramento.

Anúncio


Com localização em Guarabira e Campina Grande, a Ecosolo atende mais de 50 municípios, revolucionando a gestão de resíduos. A empresa está prestes a inaugurar duas usinas de geração de energia, que serão alimentadas por gás metano extraído do lixo, além de possuírem tecnologia de manta de impermeabilização que preserva o solo e a água.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Prefeitura de Guarabira firma parceria com CRM-PB e anuncia o programa “Educação Médica Continuada”

Publicados

em

Na tarde desta segunda-feira (10), a Prefeitura Municipal de Guarabira firmou uma parceria com o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) para implementar o programa “Educação Médica Continuada” no município. O objetivo é proporcionar aos médicos de Guarabira atualizações técnico-científicas, aprimorando a qualidade do atendimento.

O encontro contou com a presença da prefeita Léa Toscano, do coordenador médico da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Breno Batista, que promoveu a reunião, e de membros da diretoria do CRM-PB: o presidente Dr. Bruno Leandro, o primeiro vice-presidente Dr. Walter Fernandes e o segundo secretário Dr. João Modesto. O programa “Educação Médica Continuada” visa oferecer aos médicos conhecimentos atualizados para a prática diária, dentro dos princípios éticos da profissão. 

Anúncio


A prefeita Léa Toscano destacou a importância da parceria: “Investir na capacitação contínua dos nossos médicos reflete na qualidade do atendimento oferecido à nossa população. Estamos comprometidos em proporcionar as melhores condições para os profissionais de saúde de Guarabira”, ressaltou. Com essa iniciativa, espera-se que os médicos de Guarabira aprimorem suas competências, resultando em um atendimento de saúde mais humanizado para a população.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas