Conecte-se conosco

Guarabira

Secretaria de Cultura divulga obra vencedora pelo Júri Popular do 3º FIAN. Confira votação

Publicados

em

A Secretaria de Cultura e Turismo de Guarabira divulgou, na tarde desta segunda-feira (06/12), a obra vencedora pelo Júri Popular do Festival Internacional de Arte Naif (Fian), lançado em maio deste ano. A terceira edição do Fian, que foi aberta virtualmente no dia 28 de maio, naquela ocasião anunciou os artistas vencedores nas categorias Prêmio de Incentivo, Prêmios de Aquisição e Menções Honrosas.

O prêmio de Júri Popular é uma categoria à parte do festival para que o público escolha a obra ao longo da exposição. A exposição foi aberta naquele momento e a votação esteve à disposição do público, através do site do Fian. O processo da votação foi transparente e ainda pode ser conferido através do link https://docs.google.com/forms/d/143-ze0LrECfOdbeqpVVdgcQPQfoTPCvMn40uX7Vypeg/edit?usp=sharing .

O público votou por intermédio de um questionário a partir da análise de todas as obras disponíveis virtualmente. Ao todo, foram 2.508 votantes, número que pode ser visualizado no próprio link do formulário. Finalmente, a artista que obteve o maior número de votos foi Olímpia Bulhões, da cidade de Natal (RN), com um total de 267 votos. Ela venceu com a obra intitulada “Sala de Rendeiras” (foto abaixo).

Nesta edição 2021 do Fian, o homenageado foi o ex-prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano, uma escolha unânime da comissão organizadora em virtude de ter sido o criador desse projeto durante sua gestão. Na ocasião do lançamento, o prefeito Marcus Diôgo declarou que foi uma homenagem “mais do que justa e oportuna”, por ter sido o prefeito que deu grande visibilidade a Guarabira através das duas primeiras edições do Fian, com repercussão inclusive para outros países.

Sobre o anúncio da premiação agora, por escolha do Júri Popular, o prefeito disse que “O Fian teve sua continuidade ao longo do ano com uma exposição que ficou aberta ao público, mesmo que virtualmente, mostrando os belos trabalhos nacionais e internacionais que têm divulgado o município além das nossas fronteiras. A entrega do prêmio, agora, é a culminância desse projeto que neste ano, mesmo com a pandemia, não deixou de acontecer, e esta última surpresa foi anunciada para o final do ano e agora temos a alegria de cumprir”, disse Diôgo.

SOBRE A PREMIADA – Olímpia Bulhões, artista que recebeu o maior número de votos pela obra “Sala de Rendeiras”, tem uma história ainda recente com a Arte Naif. Ela iniciou esse trabalho exatamente há um ano, dezembro de 2020, a partir de um desafio que recebeu de outro artista Naif do seu estado, o Rio Grande do Norte. Em virtude da pandemia, por se sentir um tanto desolada naquele momento, resolveu pintar a sua primeira tela, intitulada “Prainha”, tendo recebido vários elogios e incentivos. Empolgada, passou a pintar outros trabalhos e imediatamente se inscreveu em eventos dentro e fora do seu estado – inclusive o Fian de Guarabira.

“Em um ano de caminhada”, diz ela, “fui selecionada para alguns eventos dentro e fora do RN, me causando muita satisfação e a certeza de que realmente estou no caminho certo. Dentre as seleções, duas internacionais, no qual este 3º Festival Internacional de Arte Naif em Guarabira – FIAN 2021 que recebi, com muita honra e gosto, a premiação pelo voto popular, ficando em 1º lugar.”

Segue a tabela de votação que foi gerada por uma planilha do Excel com os nomes de todos os participantes, em ordem alfabética.

RESULTADO VOTAÇÃO POPULAR

Codecom

Rate this post

Guarabira

TRADIÇÃO DE VOLTA: PMG anuncia atrações que estarão no São Pedro do Nordeste 2022

Publicados

em

O público que compareceu ao Festival de Quadrilhas na noite da última quarta-feira (15.06), na Praça da Juventude, conheceu as atrações que irão se apresentar nas duas noites do São Pedro do Nordeste. O anúncio foi feito pelas secretárias Verônica Diôgo (Planejamento) e Léa Toscano (Políticas Públicas Para a Mulher), acompanhadas de todos os secretários e representantes da administração municipal. O prefeito Marcus não pode participar do evento em virtude de estar se recuperando dos sintomas de Chikungunya.

Antes da apresentação das quadrilhas concorrentes no Festival, Verônica agradeceu a todos pela presença na Praça da Juventude, exaltando a importância do retorno aos festejos juninos em praça pública após dois anos de paralisação por conta da pandemia da COVID-19, pois tanto o Festival de Quadrilhas quanto o São Pedro são eventos tradicionais que fazem parte do calendário de eventos do município.

Por fim, as secretárias divulgaram as atrações do São Pedro 2022:

Dia 28 de junho:

– As Minas

– Eliane

– Bruno Sares

Dia 29 de junho:

– Edu Lima

– Nosso Xote

– Danieze Santiago

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Vice-prefeito rompe com Camila Toscano e todo grupo do PSDB de Guarabira

“Dr. Wellington” também anunciou que vai votar em Célio Alves e Gervásio Maia.

Publicados

em

Fotos: Reprodução

O vice-prefeito do município de Guarabira, Wellington Oliveira (PSDB), revelou, nesta quarta-feira (15), que rompeu sua aliança com o grupo de Camila Toscano (PSDB). A deputada estadual, que busca sua reeleição no cargo, também não contará com o apoio de seu conterrâneo nas disputas, por parte de seu grupo, para deputado federal.

“Uma decisão difícil, mas ela precisava ser tomada. Foi muito refletida com amigos mais próximos, com meus familiares. Recebi apoio de muitos e por isso estou anunciando, hoje, apoio ao pré-candidato a deputado estadual Célio Alves e, também, anunciando apoio ao deputado federal, candidato à reeleição, Gervásio Maia”, disse Wellington em entrevista.

“São meus candidatos para a eleição que se aproxima, e sei que é uma escolha que a gente vai andar as ruas de Guarabira explicando. Mas Célio é aquela pessoa que faz a oposição com clareza, qualidade, e se assemelha a mim naquilo que eu quero fazer”, completou o vice-prefeito.

Camila Toscano virou parte do grupo que contém Pedro Cunha Lima (PSDB) e Efraim Filho (União Brasil) no último mês de abril, além do apoio à reeleição do deputado federal Ruy Carneiro (PSC). Além disso, é natural da cidade de Guarabira e de mesmo partido que Wellington Oliveira. O prefeito Marcus Diôgo, aliado de Camila tem sido alvo de diversas críticas administrativa no município de Guarabira, principalmente na área da saúde.

Do MaisPB

Rate this post
Continue lendo

Galerias de Fotos

SP Variedades em ritmo de festa junina. Veja as opções de presente para o Dia dos Namorados!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

Neste mês de Junho o SP Variedades tem muitas novidades e opções para comemora o São João e várias opções de presentes para o Dia dos Namorados. Visite a SP Variedades e escolha ou monte a sua cesta de presente personalizado para seu amor! Confira as opções abaixo:

Endereços: Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549. Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952 e no centro de Alagoa Grande (83) 3273-1715. Siga o SP Variedades no Instagram: @spvariedadesguarabira

Do brejo.com

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas