A Prefeitura de Guarabira promoveu, nesta terça-feira (15), a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento teve como tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”. O objetivo foi construir, de maneira participativa, diretrizes para políticas públicas voltadas às mulheres guarabirenses.
Durante a Conferência foram escolhidas as delegadas que representarão Guarabira na etapa estadual da conferência. Uma das principais atividades foi definição dos temas nos grupos de discussão, que resultou em propostas que serão encaminhadas para o encontro estadual e, posteriormente, para a conferência nacional.
Coordenado pela secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Euzelma Belarmino, o evento contou com as presenças da prefeita Léa Toscano, do vice-prefeito Raimundo Macedo, da deputada estadual Camila Toscano, as secretárias Verônica Macedo (Assistência Social) e Dayse Campos (Saúde), as vereadoras Jussara Maria e Isaura Barbosa, a presidente do IAPM, Rosângela Barbosa e representantes da sociedade civil.
“A mulher tem um papel fundamental tanto na sua casa, profissionalmente e no poder público. Hoje um mulher está administrando a nossa cidade, que nos dá condições de trabalho e cobra que o atendimento seja humanizado para que desenvolvamos políticas públicas de qualidade. Estamos escutando as mulheres de forma efetiva e trabalhando questões centrais como a violência, que afeta tantas de nós, e mantemos parcerias com o Estado e a União para garantir proteção e direitos”, disse Euzelma.
A palestra magna, com o tema do evento, foi proferida pela professora Maria Prado, doutora em antropologia social pela UFPB, e Elza Quilombola, que integra a gestão da Organização das Mulheres Negras de Caiana dos Crioulos.
As conferências municipais têm como função discutir e definir propostas que serão levadas aos órgãos superiores. As decisões seguem para a conferência estadual (marcada para os dias 12 a 14 de setembro) e, em seguida, para a conferência nacional, prevista para acontecer entre 29 de setembro e 1º de outubro. A partir dessas etapas, as propostas podem ser transformadas em políticas públicas concretas desenvolvidas pelo governo federal.
Durante a Conferência, foram formados grupos de discussão dos seguintes eixos temáticos:
Eixo I – Política para as Mulheres avanços, desafios e papel do Estado;
Eixo II – Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM);
Eixo III – Instrumentos e avanços, conselhos e planos;
Eixo IV – Políticas interseccionais, intersetoriais e transversais.
Os grupos de discussão apresentaram as suas propostas, que foram lidas, discutidas e aprovadas pela plenária.
Secom