Conecte-se conosco

Saúde

Confira a diferença dos sintomas de covid-19 e gripe

Para um diagnóstico correto, é preciso fazer testes, diz médica.

Publicados

em

Pixabay

Neste fim de ano, em meio à pandemia de covid-19 – embora com queda acentuada das curvas de mortes e infecções – crescem no Brasil os casos de gripe. As duas doenças podem confundir, dada a semelhança dos sintomas.

O conhecimento e a reação aos sintomas são necessários diante dos riscos de transmissão da covid-19. Conforme orientações do Ministério da Saúde, uma pessoa infectada deve, além de procurar atendimento, ficar isolada de outros indivíduos e fazer quarentena durante 14 dias. O prazo pode ser menor, dependendo das orientações das prefeituras.

Segundo a infectologista Ana Helena Germoglio, não é possível definir se uma pessoa está com covid-19 ou com gripe apenas com a análise do profissional, chamado no jargão técnico de diagnóstico clínico.

Para a avaliação do quadro de saúde do paciente é preciso realizar testes. No caso da covid-19, há diferentes modalidades, como os testes de antígeno ou laboratoriais PCR. No caso da gripe, também há distintos tipos de exames.

Por isso, a infectologista destaca a importância de que, diante de sintomas, as pessoas procurem assistência médica para que o profissional possa indicar os procedimentos adequados à realização do diagnóstico.

Gripe x covid-19

Embora os sintomas sejam bastante parecidos, há especificidades entre as duas doenças. Na gripe, sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns. Coriza ou nariz entupido e dor de garganta podem aparecer, mas são menos frequentes.

A gripe pode evoluir para casos graves e até mesmo para a morte. Segundo material explicativo do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF-Fiocruz), a hospitalização e a possibilidade de óbito estão, em geral, vinculadas aos grupos de alto risco. A influenza pode também abrir espaço para infecções secundárias, como aquelas causadas por bactérias.

Na covid-19, febre e tosse seca são sintomas comuns. Já cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de garganta podem surgir às vezes. A doença tem outros sintomas que, em geral, não são sentidos por quem tem gripe, como perda do olfato e paladar.

A covid-19 também pode avançar para quadros mais graves, como evidencia a marca de mais de 600 mil pessoas. Pessoas nessas situações mais graves ou críticas podem ter forte falta de ar, pneumonia grave e outros problemas respiratórios que demandem suporte ventilatório ou internação em unidades de terapia intensiva.   

“A covid-19, principalmente agora, dá muita queixa de perda de olfato e paladar. A influenza costuma deixar mais prostrado, acamado, dor no corpo, sensação de congestão. Quando a gente compara as duas, a influenza dá muito mais sintomas. Pra gente fechar o diagnóstico, somente com exame laboratorial”, diz Ana Helena Germoglio.

Agência Brasil

Rate this post

Cidades

Paraíba não registra morte por Covid-19 neste sábado(15)

Até o momento, 1.264.660 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Publicados

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, devido à instabilidade no sistema SI-PNI, não há dados referentes às doses de vacinas aplicadas neste sábado (15).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, neste sábado (15), 735 novos casos de covid-19. Entre os casos confirmados hoje, 735 (100%), são leves. Agora, a Paraíba totaliza 468.178 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 1.264.660 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Não foi registrado nenhum óbito, desde a última atualização, ocorrida nas últimas 24h. Com isso, o estado permanece com o total de 9.614 mortes. O boletim registra ainda um total de 363.489 pacientes recuperados da doença.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 23%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 31%. Em Campina Grande, estão ocupados 10% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 46% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 9 pacientes foram internados nas últimas 24h.

F5Online

Rate this post
Continue lendo

Saúde

Paraíba registra 851 novos casos de Covid-19

Segundo o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 136 pacientes estão internados em unidades de referência na Paraíba.

Publicados

em

A Paraíba registrou, nesta quinta-feira (13), 851 novos casos de Covid-19. Agora, o estado totaliza 466.939 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 1.263.052 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em boletim diário sobre a doença, ainda com indisponibilidade sobre vacinas aplicadas desde o ataque ao sistema do Ministério da Saúde.

Óbitos

Quatro mortes foram registrados desde a última atualização, uma delas ocorrida nas últimas 24 horas. Com isso, o estado totaliza 9.613 mortes. O boletim registra ainda um total de 363.041 pacientes recuperados da doença. 

Ocupação de leitos

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 24%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 34%.

Em Campina Grande, estão ocupados 12% dos leitos de UTI adulto e, no Sertão, 41% dos leitos de UTI para adultos.

De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, oito pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 136 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Portal Correio

Rate this post
Continue lendo

Saúde

Paraíba tem 112 internados em unidades de referência para Covid-19

Com instabilidade em sistemas, SES não divulgou atualização de casos e óbitos nesta quarta-feira (12).

Publicados

em

Foto: Secom/JP

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) não divulgou a atualização dos números de casos e óbitos por Covid-19 na Paraíba nesta quarta-feira (12). De acordo com o órgão, os sistemas e-SUS Notifica, Sivep Gripe e SI-PNI estão apresentando instabilidade.

Houve atualização apenas nos dados relativos às internações em leitos de UTI. Ao todo, 112 pacientes estão internados nas unidades de referência. 

Até o momento, o estado totaliza 466.027 casos confirmados e 9.609 mortes em decorrência da doença, além de 362.631 pacientes recuperados.

Ocupação de leitos

Em todo o estado, a ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) é de 21%.

Apenas nos leitos para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 32%. Em Campina Grande, estão ocupados 8% dos leitos e, no Sertão, 33%.

De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 10 pacientes foram internados nas últimas 24h.

Portal Correio

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas