Conecte-se conosco

Policial

Polícia Civil da Paraíba, Pernambuco e Ceará prendem investigados por roubo de cargas

Publicados

em

Uma operação das polícias civis da Paraíba, Pernambuco e Ceará prendeu nessa quinta-feira, 13 de janeiro, três homens investigados por roubos de carga e tráfico de armas. A Operação Transbordo é da Polícia Civil pernambucana, com o apoio dos outros dois estados.

Na Paraíba, equipes da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) e do Grupo Tático Especial (GTE) de Patos cumpriram um mandado de prisão e dois mandados de buscas domiciliares, nas cidades de Campina Grande e Maturéia. O homem preso tem 34 anos de idade e é investigado por compor uma organização criminosa especializada em roubo de cargas.

De acordo com o delegado Victor Melo, da DRACO, outros dois integrantes da quadrilha foram presos em Pernambuco e no Ceará. Três armas de fogo foram apreendidas durante a operação. 

O preso na Paraíba aguarda decisão judicial para ser transferido ao estado de Pernambuco.

Assessoria

Rate this post

Policial

Policiais civis participam de curso de capacitação sobre combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

Acadepol já qualificou mais de 8 mil policiais civis em diversos cursos.

Publicados

em

A Academia de Polícia Civil da Paraíba – Acadepol – concluiu nesta sexta-feira, 27, mais um curso de capacitação para servidores da Polícia Civil, dentro do programa de qualificação profissional oferecido pela Instituição.

O curso teve início nesta terça-feira, 24, no auditório da Acadepol (PB-008) e faz parte do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, numa iniciativa da Secretaria Nacional de Justiça, realizada através do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), em parceria com a Polícia Civil da Paraíba.

A abertura teve como palestrante a delegada da Polícia Federal, Priscila Santos Campelo Macorin, que é diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ela falou sobre como a cooperação jurídica internacional pode ser utilizada no combate ao crime e na recuperação de ativos.

“É importante destacar que a cooperação jurídica internacional é o meio através do qual podemos conseguir depoimentos e demais peças produzidas fora do país que poderão enriquecer ou acrescentar prova documental em um processo penal em curso. Neste sentido, nós, delegados, podemos pedir através dessa cooperação tudo aquilo que for permitido como meio de prova ou como ato processual válido, dentro da Lei, como por exemplo notificar, intimar, citar e até ouvir testemunhas, vítimas ou réus”, ressaltou.

Outro ponto destacado pela delegada Priscila Campelo em sua fala durante o evento foi que a autoridade policial pode ainda pedir o bloqueio ou sequestro de bens, busca e apreensão em outro país, repatriação de ativos ou ainda pode usar a Cooperação Jurídica Internacional para pedir uma prisão para fins de extradição.

“Imagine a execução de uma operação policial conjunta em diversos países deflagrada no mesmo dia para cumprimento busca e apreensão e outros mandados. Nós podemos coordenar isso e atingir a descapitalização dessas organizações criminosas globalizadas de uma forma mais efetiva e essa é a função primordial da Cooperação Jurídica Internacional”, destacou Priscila Campelo.

Acadepol já qualificou mais de 8 mil policiais civis em diversos cursos.

A diretora-adjunta da Acadepol, delegada Anne Caroline, disse que desde a sua inauguração em 2013, a Instituição já realizou 33 cursos de capacitação e formou 404 turmas, sendo que 8.290 alunos são servidores da Polícia Civil da Paraíba, abrangendo diversas funções, e 4.162 alunos são de outras Instituições que são parceiras da Acadepol.

“O conhecimento não está isolado dentro da Polícia Civil nem em outras Instituições. Essa parceria e a integração que temos com servidores de outros órgãos é muito importante para o nosso crescimento, bem como a participação dos policiais civis nos cursos internos ministrados apenas para o público da PC. Sou uma entusiasta da qualificação. Somente com a qualificação profissional e a difusão do conhecimento é que vamos avançar para fazermos uma Polícia Civil cada vez mais eficiente”, comentou Anne Caroline.

PROGRAMAÇÃO

A programação do Curso de Qualificação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro continua até a próxima sexta-feira, com uma programação diversificada e temas de grande importância em discussão.

Além da “Cooperação Jurídica Internacional e recuperação de ativos como instrumento de combate ao crime organizado” (Priscila Campelo), o outros temas debatidos nesta terça-feira foram: “Sistema Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro” (Edson Fabio Garutti Moreira) e “Prevenção à Fraude Documental” (Marcelo Henrique de Ávila).

Na quarta-feira, 25, serão abordados os temas: “Atuação do Banco Central em PLD/CFT” (Antonio Juan Ferreiro Cunha), “Inteligência Financeira” (Eduardo José Gonçalves de Souza), com abordagem e outro módulo com curso prático.

Na quinta-feira, 26, “Aspectos Penais e Processuais da Lavagem de Dinheiro” (Marcelo Augusto Boccardo Paes), “Integridade e Prevenção à Corrupção” (Rodrigo Márcio Medeiros Paiva), “Combate à Corrupção em Licitações e Contratos Públicos” (José William Gomes da Silva) e “Estratégia de Enfrentamento à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro sob a Ótica do Poder Judiciário” (Ivana David).

Na sexta-feira, 27, encerrou o evento: “Técnicas Especiais de Investigação” (Felipe Alcântara de Barros Leal) e Cursos Práticos.

Assessoria

Rate this post
Continue lendo

Policial

Polícia Civil prende foragido condenado a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável

Publicados

em

Foto: ilustração

A Polícia Civil da Paraíba prendeu na noite dessa quarta-feira, 25 de maio, um homem de 33 anos de idade, condenado a 12 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. Ele foi preso por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos e da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Infância de Campina Grande.

O sentenciado estava trabalhando em um bar no bairro do Catolé, quando foi surpreendido pelos investigadores e encaminhado à Central de Polícia Civil, para os devidos procedimentos. Ele deverá ser transferido para uma unidade prisional, onde ficará à disposição da justiça.

O crime

De acordo com as investigações, o crime foi cometido em junho de 2016, contra a enteada do sentenciado, à época com oito anos de idade. Ele praticava atos libidinosos contra a menina, quando a mãe dela saía para trabalhar.

Tempos depois, a vítima relatou os atos a familiares, que procuraram ajuda na Polícia Civil e no Conselho Tutelar. O homem foi condenado no ano de 2018, mas fugiu da cidade.

“A PC não esquece o crime”

Nos últimos dias, a Polícia Civil soube que o foragido estava de volta a Campina Grande e reiniciou as investigações para capturá-lo, vindo a prendê-lo na noite de ontem.

Assessoria

Rate this post
Continue lendo

Policial

Polícia Militar prende mais de 150 suspeitos durante o fim de semana na Paraíba

Publicados

em

A Polícia Militar prendeu e apreendeu 153 suspeitos de crimes, nesse fim de semana, durante as atividades da Operação Paradigma, em todo o Estado. No período, foram apreendidas 28 armas de fogo, recuperados 26 veículos roubados e retirados das ruas mais de 5 kg de entorpecentes.

Para os próximos dias, haverá reforço nas áreas comerciais, já que as compras para as festividades do São João, que volta a acontecer após dois anos, deve aumentar o fluxo de pessoas e valores nas ruas. Várias modalidades de policiamento serão usadas, inclusive policiais a pé.

Entre os resultados alcançados nesse fim de semana, conforme a Coordenadoria de Estatística e Avaliação (EM/7), está a redução de 33% dos Crimes Violentos Patrimoniais, em comparação com o mesmo período do ano passado, com destaque para as quedas nos indicadores de roubos a pessoas, residências, estabelecimentos comerciais e carros.

Assessoria

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas