Conecte-se conosco

Saúde

Hospital de Clínicas reativa 80 leitos exclusivos para covid-19

Publicados

em

Reprodução/ilustração

O Hospital de Clínicas, em Campina Grande, reativou, nesta quinta-feira (03), 80 leitos destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com covid-19. A medida foi necessária devido ao aumento no número de internações e regulações registradas nas últimas semanas.

Bem diferente do que foi presenciado no último mês de dezembro, quando o hospital zerou a ocupação de leitos covid, atualmente existem 40 pessoas internadas na unidade, sendo 27 na UTI e 13 na enfermaria. Além das internações, as regulações também aumentaram. Por dia, chegam a ter 15 pessoas reguladas para internação no HC.

Anúncio


De acordo com o diretor-geral do hospital, Jhony Bezerra, o dado reacendeu o alerta com relação a medidas para prevenir a forma mais grave da covid-19 e a importância de completar o esquema vacinal, assim como tomar a dose de reforço.

“Nos últimos dias, nós temos visto um aumento considerável na taxa de ocupação e também no número de regulações para o HC, sendo a grande maioria dos pacientes idosos. Então nós enfatizamos aqui a necessidade de que as pessoas continuem se cuidando e estejam imunizadas. A vacina vai evitar que a doença evolua para casos graves,” esclareceu. 

Na tarde desta quinta-feira (03), duas pacientes recuperadas da doença, uma de 83 anos e outra de 41, receberam alta e puderam voltar para casa.

Para evitar dúvidas entre os sintomas de covid e síndromes gripais, o HC também dispõe do atendimento oferecido em todo o estado por meio do “Alô Saúde”. Trata-se de um serviço de telemedicina em que as pessoas, por meio de uma ligação telefônica, falam com médicos, tiram dúvidas e recebem orientações a respeito das condutas que devem ser adotadas em cada caso específico. A iniciativa tem evitado o deslocamento das pessoas com sintomas leves para os serviços de saúde.

Serviço – Em caso de dúvidas com os sintomas apresentados, o usuário pode ligar para o Alô Saúde no número (83) 3211-9844, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Saúde

INSS pagará indenização de R$ 60 mil a crianças com deficiência causada pelo vírus zika

Publicados

em

© Sumaia Villela/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá conceder uma indenização de R$ 60 mil, em parcela única, para crianças com até 10 anos que nasceram com deficiências provocadas pelo vírus zika entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2024. A solicitação deve ser feita até 31 de outubro de 2025, por meio do aplicativo Meu INSS ou nos canais oficiais do órgão.

Para ter direito ao benefício, é necessário apresentar documentos como certidão de nascimento da criança, identidade da mãe e laudos médicos que comprovem a condição. O INSS poderá requisitar exames complementares para confirmar a relação entre a deficiência e a infecção pelo vírus zika durante a gestação.

Anúncio


A medida está prevista na Medida Provisória 1.287/2025 e foi regulamentada por portaria conjunta dos ministérios da Previdência Social, da Saúde e do INSS. A indenização não será considerada na renda familiar para acesso a programas como o Bolsa Família, BPC e CadÚnico. Além disso, não interfere na pensão vitalícia prevista pela Lei 13.985/2020 para crianças nascidas entre 2015 e 2019 com sequelas da zika.

Com Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Paraíba amplia vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos 6 meses de idade

Publicados

em

Foto: Ministério da Saúde/Arquivo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), anunciou a ampliação da vacinação contra a Influenza para toda a população com idade a partir de 6 meses. A medida, em vigor desde 20 de maio de 2025, tem como objetivo reduzir os atendimentos hospitalares e os casos graves provocados pelo vírus da gripe.

A decisão segue orientação do Ministério da Saúde e ocorre durante o período de maior circulação do vírus Influenza A no estado. Desde o início da campanha, em 31 de março, já foram distribuídas 1.234.500 doses da vacina. Dentre os grupos prioritários, 417.722 pessoas foram vacinadas, o que representa uma cobertura de 29,93% entre crianças, gestantes e idosos.

Anúncio


Márcia Mayara Fernandes, chefe do Núcleo de Imunizações da SES, destacou a importância de continuar priorizando os grupos mais vulneráveis, mesmo com a liberação da vacina para o público em geral.

A imunização está disponível nas salas de vacinação dos municípios, conforme a disponibilidade de doses. A SES reforça a importância de que a população procure os postos de saúde para garantir a proteção contra a gripe.

Com Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Guarabira promove caminhada de conscientização no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A ação teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de proteger crianças e adolescentes.

Publicados

em

Na manhã da última sexta-feira (16), a Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou uma caminhada pelas ruas da cidade em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de proteger crianças e adolescentes contra qualquer forma de violência sexual.

O evento contou com a participação de profissionais da Secretaria de Assistência Social, representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Associação Menores Com Cristo (AMECC), da Rede de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Paraíba (REDEXI PB) e do Movimento de Apoio Comunitário (MAC). Durante o percurso, foram distribuídos panfletos educativos e exibidas faixas com mensagens de alerta e incentivo à denúncia de casos de violação de direitos.

Anúncio


A secretária municipal de Assistência Social, Verônica Macedo, destacou a importância da ação como uma forma de chamar a atenção da sociedade para um problema ainda presente e silencioso: “A nossa caminhada é uma convocação para toda a sociedade. Precisamos romper o silêncio, garantir que nossas crianças e adolescentes cresçam em segurança e protegidos de qualquer tipo de violência”, ressaltou.

Da redação com Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas