Exposição, oficinas, espetáculos, mostra de filmes franceses e apresentações musicais. Essas são algumas das atrações da programação do Mês da Mulher, lançada nessa quinta-feira (24), em ação conjunta da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH). As atividades acontecem em João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Patos e Cajazeiras, no período de 5 a 31 de março.
Detalhes da programação foram anunciados durante uma live transmitida pelo perfil da SEMDH no Instagram (@semdhgovpb), com a participação da secretária Lídia Moura e o presidente da Funesc, Pedro Santos.
A primeira atividade é a apresentação da cantora maranhense Flávia Bittencourt, no dia 5, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. Ainda na área musical a programação inclui shows de Luana Flores, no dia 12, em Campina Grande; Flaira Ferro, no dia 19, em Cajazeiras e Cátia de França, no dia 26, em João Pessoa.
Mulheres na cantoria – No mês de março, o município de Campina Grande sediará a terceira edição do Festival Mulheres no Improviso (FEMI), integrando a programação do Mês das Mulheres. A edição especial do De Repente na Estrada acontece no dia 11, no Cine Teatro São José, com um time de poetas cantadoras de diferentes gerações. Elas se apresentarão em duplas: Minervina Ferreira (PB) e Francisca Maria (PB); Fabiane Ribeiro (MA) e Lucinha Saraiva (CE); Santinha Maurício (PE) e Maria da Soledade (PB); Toinha Brito (CE) e Damiana Pereira (CE).
Oficinas de audiovisual – A programação do Mês da Mulher traz cinco oficinas na área de audiovisual, distribuídas em quatro cidades. A primeira delas nos dias 7 e 8, em Patos, através de parceria com a Fundação Ernani Satyro. A ação formativa ‘O som no cinema possível’ será ministrada por Janaína Lacerda. Nos dias 9 e 10 é a vez de Campina Grande receber a oficina ‘As etapas da produção audiovisual’, com Lunara Vasconcelos. Nos dias 21 e 22, o público de João Pessoa poderá acompanhar a oficina mediada por Bruna Dias, que abordará o tema ‘Fotografia still para cinema: o que se vê e o que se quer fazer sentir’.
Nos dias 30 e 31 acontecem duas atividades, simultaneamente. Na capital, Cristiane Fragoso ministrará a ‘Oficina de continuidade para cinema’ e em Cajazeiras, Juliana Crelier mediará a ação sobre ‘Introdução à produção audiovisual’. Para qualquer uma das atividades nessa área, as inscrições podem ser feitas de 25 de fevereiro a 8 de março, no site www.funesc.pb.gov.br.
Exibição de filmes – Nos dias 15, 16, 17, 19 e 20 o Cine Banguê abre as portas para a Mostra de Cinema Francês. Serão exibidos quatro filmes franceses com legendas em língua portuguesa e todos dirigidos por mulheres. Fazem parte da mostra os filmes ‘Cléo de 5 a 7’, de Agnès Varda; ‘Revenir’, de Jessica Palud; ‘Calamity’, de Remy Chayet; ‘L’extraordinaire Voyage de Marona’, de Anca Damian. A atividade é uma parceria com a Aliança Francesa e Cinemateca da Embaixada da França.
Exposição – A programação de artes visuais do Mês da Mulher conta com a exposição ‘Vou te mostrar o caminho do inferno para que você possa se desviar dele’. Com curadoria de Sylvia Werneck, a mostra reúne trabalhos de Conceição Milena, Flaw Mendes, Sidney Philocreon e Renata Pedrosa. Quatro artistas de duas gerações diferentes, cujas obras se colocam em comunicação em torno do tema do fim dos tempos. Os trabalhos, em diferentes linguagens que vão do desenho à pintura, instalação, performance e tecnologia, oferecem a oportunidade de refletirmos sobre os rumos que nossa civilização vem tomando desde muito tempo, com evidentes perigos à sobrevivência da própria espécie humana. A abertura será no dia 17 de março e a visitação vai até 29 de abril, na Galeria Archidy Picado do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
Mostra Matriz – A grade de programação nas linguagens de circo, dança e teatro será montada com espetáculos e performances selecionados por meio do edital da 5ª Mostra Matriz de artes cênicas. O roteiro das apresentações ocupará os palcos do Cine-Teatro São José, em Campina Grande; Fundação Ernani Satyro, em Patos; Teatro Íracles Brocos Pires (ICA), em Cajazeiras; Teatro Santa Catarina, em Cabedelo; Teatros Paulo Pontes e Santa Roza, em João Pessoa, no período de 13 a 29 de março.
Secom-PB