Conecte-se conosco

Saúde

Saúde promove ações em alusão ao mês da mulher

Publicados

em

Foto: Pixabay

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará uma série de atividades voltadas para o público feminino em março, para comemorar o mês dedicado às mulheres. O intuito é promover a capacitação contínua da rede a respeito de diversos temas como violência obstétrica, direitos sexuais reprodutivos, manejo clínico da lactação, higiene íntima, prevenção do câncer do colo do útero e pré-natal.

A programação contempla diversos setores da saúde como o Banco de Leite Anita Cabral, o Sistema de Saúde Prisional, o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), a Escola de Saúde Pública (ESP), além da parceria com outras secretarias como a Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (Sedh) e a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). As atividades serão on-line, com webnários, curso de manejo clínico e oficinas realizadas em plataformas virtuais, e presenciais, sempre obedecendo aos protocolos sanitários.  As ações se iniciam no dia 1º de março e seguem até o fim do mês. 

Anúncio


De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento, as ações de saúde da mulher são realizadas e pensadas durante o ano inteiro, não apenas no mês de março. “Aproveitamos essa data para destacar a importância de planejar a saúde da mulher de forma contínua, chamando a atenção para os temas relativos à prevenção e cuidados integrais que vão desde a higiene pessoal, passando por exames de rotina até os casos que exigem atendimento especializado”, pontua. 

A programação contempla ainda rodas de conversas sobre autocuidado e oferta de mamografia bilateral de rastreamento funcionárias da SES, além de ações voltadas para as reeducandas do Presídio Regional Feminino de Patos e Cajazeiras.

Programação:

Dia 01/03 – Atendimento médico, voltado para saúde íntima da mulher para reeducandas do Presídio Regional Feminino de Patos e Cajazeiras;

Dia 08/03 – Encontro on-line com as doadoras sobre “Saúde da mulher e alimentação”;

Dias 07, 08, 09 e 10/03 – Curso On-line de Manejo Clínico da Lactação para os Hospitais Amigo da Criança;

Dias 04, 07, 11, 14, 18, 21, 25 e 28/03 – Realização de oficinas para implantação do instrumento para Estratificação de risco Gestacional na APS dos 223 municípios;

Dia 22/03 – Webinário sobre pré-natal odontológico;

Dia 31/03 – Webinário violência obstétrica/ Direitos sexuais e reprodutivos.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Saúde

Rede de proteção: terapia emocional disponível para mulheres vítimas de violência

Publicados

em

O Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência, situado no prédio da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, contará a partir desta quarta-feira (22) com mais um serviço direcionado às mulheres vítimas de violência (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial), a terapia emocional. 

A terapeuta emocional Girlene Fernandes integrará a equipe, que já conta com assistentes sociais, assessoria jurídica e psicólogas, que juntas, trabalharão para resgatar a autoestima, dignidade e cidadania dessas mulheres. Segundo a secretária Euzelma Belarmino, a ação visa fortalecer ainda mais o protagonismo feminino e o cuidado com as mulheres para romper o ciclo da violência. 

Anúncio


Lembrando que todo o processo é sigiloso, e por isso as mulheres que necessitarem desta rede de proteção devem vir ao Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência, que está localizado na na Travessa Pedro Xavier, no Bairro Novo, das 8h às 14h, para realizar os procedimentos necessários. 

Além das políticas públicas para as mulheres, a secretaria também está empenhada em fortalecer a rede de apoio e proteção a mulheres vítimas de violência através de um atendimento acolhedor, humanizado e com ações efetivas para empoderar mulheres.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

GUARABIRA: Sec. de Saúde realiza chamada para atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde deu início a uma campanha de chamamento para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes. Aproveitando o período de férias escolares, os postos de saúde de todos os bairros estão com equipes disponíveis durante todo o dia para atender à população.

A ação busca facilitar o acesso às vacinas, uma vez que as crianças estão em casa, tornando mais simples o deslocamento até as unidades de saúde. A Secretaria reforça a importância de estar com o esquema vacinal em dia, especialmente durante o verão, quando há maior disseminação de doenças que podem ser prevenidas com vacinas.

Anúncio


Além das vacinas obrigatórias para crianças, adolescentes também devem aproveitar o momento para atualizar imunizações importantes, como a do HPV, que previne o câncer do colo do útero e outros tipos de doenças relacionadas ao papilomavírus humano. Os pais e responsáveis devem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando a carteira de vacinação para a devida conferência e atualização. 

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Exame para detectar doença rara em recém-nascido torna-se obrigatório

Teste deverá ser feito nas redes pública e privada de saúde.

Publicados

em

O exame clínico para identificar malformações dos dedos grandes dos pés típicos na Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP), em recém-nascidos, passa a ser obrigatório durante a triagem neonatal nas redes pública e privada de saúde com cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS).

É o que estabelece a Lei nº 15.094, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (9), em Brasília. O texto havia sido aprovado pelo Senado Federal no fim de 2024.

Anúncio


A FOP, também conhecida como Miosite Ossificante Progressiva, é uma doença rara, de causa genética, incurável e com incidência em uma em cada dois milhões de pessoas.

Atualmente, estima-se que cerca de quatro mil pessoas no mundo convivem com o problema. A condição se caracteriza pela formação de ossos em músculos, tendões, ligamentos e outros tecidos de forma progressiva, restringindo movimentos e podendo levar o paciente à imobilidade permanente.

Osssificação

O processo de ossificação geralmente é perceptível na primeira infância (0 a 5 anos), afetando os movimentos de pescoço, ombros e membros. Os pacientes podem ter dificuldade para respirar, abrir a boca e até para se alimentar.

Pessoas com FOP nascem com o dedo maior do pé (hálux) malformado bilateralmente, sendo que aproximadamente 50% também têm polegares malformados. Esse é um sinal importante para a doença e especialmente útil no exame do recém-nascido.

Outros sinais congênitos incluem má formação da parte superior da coluna vertebral (vértebras cervicais) e um colo do fêmur anormalmente curto e grosso. A FOP não tem cura, os cuidados multiprofissionais e alguns medicamentos são oferecidos de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e podem amenizar os sinais, sintomas e inflamações.

Por ser doença rara, a assistência especializada para as crianças e adolescentes com diagnóstico de FOP é realizada em hospitais-escola ou universitários, com tratamento terapêutico ou reabilitador, conforme a necessidade de cada caso, incluindo os Centros Especializados em Reabilitação, presentes em todos os estados.

O tratamento atual é baseado no uso de corticoides e anti-inflamatórios na fase aguda da doença, a fim de limitar o processo inflamatório.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas