Conecte-se conosco

Paraíba

Raniery Paulino diz que será candidato a deputado federal

Postulação à Câmara Federal foi anunciada durante entrevista a uma emissora de João Pessoa.

Publicados

em

Foto: Reprodução

O deputado estadual Raniery Paulino (Republicanos) confirmou que tentará voos mais altos se lançando candidato a deputado federal nas eleições deste ano. O anúncio foi realizado durante entrevista no Sistema Correio, nesta sexta-feira (11).

Raniery, sendo eleito, terá a missão de fiscalizar o Governo Federal , e, como tal, deve monitorar a ação do governo como um todo, tanto na figura do presidente quanto na de seus ministros. Um dos seus principais objetivos é discutir o orçamento da União, apresentado todos os anos.

Com isso, Paulino levará suas principais bandeiras para discutir no congresso nacional, a educação, a defesa da Pessoa com Deficiência, Enfermagem, entre outras bandeiras. ” Seremos mais empenhados em solucionar a defesa de nossas bandeiras. Acredito que a educação será uma pauta que terá em nossa bagagem uma grande repercussão”, argumentou.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência na ALPB, Raniery destacou que a pauta da PCD é objetivar e dar amplo destaque e espaços de visibilidade a estas pessoas.” Essa pauta é muito importante, pois nosso mandato irá conscientizar a sociedade e dar visibilidade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que influencie os programas e políticas que afetam essa população”, destacou.

Do PB Agora com Fato a Fato

Rate this post

Paraíba

Saúde inicia Campanha Dezembro Vermelho nesta quinta-feira

Publicados

em

Pixabay

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Condições Crônicas e IST da Paraíba, inicia, nesta quinta-feira (1º), às 9h, a Campanha Dezembro Vermelho, de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Este ano, a campanha terá como tema HIV/AIDS: o cuidado começa com a prevenção.  

A abertura será no Restaurante Popular Estadual, em Mangabeira, na Capital, com a oferta de teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites; distribuição de preservativos; conversas com a população sobre o que é o HIV, formas de prevenção e aspectos relacionados à infecção. A ação ocorrerá, pela manhã e à tarde, simultaneamente, em todos os 10 restaurantes populares do estado. Além da Capital, estão localizados nos municípios de Guarabira, Campina Grande, Patos, Sousa, Pombal, Cajazeiras, São Bento, Monteiro e Santa Rita.

“À medida que as pessoas forem chegando para fazer suas refeições, já podem fazer os exames e sair com os resultados. Teremos uma equipe de profissionais da saúde, da própria SES, do Clementino Fraga e de ONG´s oferecendo aos usuários o que há de mais importante nessa luta contra o HIV/Aids que é a prevenção”, antecipou a Gerente Operacional de Condições Crônicas e IST da PB, Ivoneide Lucena.

Novos casos na Paraíba
De acordo com o Banco de Dados, da SES, em 2022, na Paraíba foram registrados 630 novos casos de HIV/AIDS. Na faixa etária entre 20 e 49 novos é a maior incidência, com 538 casos. Ivoneide chama a atenção para a faixa entre 20 e 29 anos, com 211 novos casos.

“O nosso objetivo é fazer com que essa juventude que, cada vez mais, está adquirindo o vírus, caso tenha passado por uma situação de risco, tendo  relação sexual desprotegida, faça o teste rápido o quanto antes. Pois, quando dá reagente, posteriormente, fará a carga viral, e só aí que vai saber se tem HIV ou AIDS. Daí a importância de se fazer logo, pois, depois de um mês, o vírus já se reproduz no organismo, mas, ainda não baixou a imunidade. Se demorar muito, a imunidade baixa o que pode causar a Aids e, muitas vezes, abrir espaço para doenças oportunistas”, explicou.

Mandala da prevenção combinada – O cuidado começa com a prevenção combinada que associa diferentes métodos (ações) de prevenção ao HIV, mostrando a importância da prevenção das IST e das hepatites virais, tanto para a prevenção do HIV, quanto para a saúde integral das pessoas.

As seguintes ações integram a mandala: testagem regular para o HIV e outras IST e Hepatites Virais (HV); Profilaxia Pós-Exposição (PEP); Profilaxia Pré-Exposição (PrEP); prevenir a transmissão vertical; imunizar para HPV e Hepatite B; redução de danos; diagnosticar e tratar as pessoas com IST e HV; usar preservativo masculino, feminino e gel lubrificante e tratar todas as pessoas vivendo com HIV/Aids.

Óbitos – Em 2022, foram registrados 119 óbitos na Paraíba. Os três municípios com a maior quantidade de óbitos são: João Pessoa, com 29; Santa Rita, com 14 e Campina Grande, com dez.

Programação – De acordo com a programação do Dezembro Vermelho, no próximo domingo (04), pela manhã, terá oferta dos testes rápidos, conversas e distribuição de preservativos, no Busto de Tamandaré, na praia do Cabo Branco. No mesmo local, tarde e noite, terá a mesma ação na Parada LGBTQIAP + de João Pessoa.

Na sexta-feira (9), pela manhã, terá testagem rápida na Igreja Evangélica (Assembleia de Deus), no Bairro dos Novais, na Avenida José Bonifácio, nº 672.

No terça-feira (13), pela manhã, terá o Seminário Integrado de Condições Crônicas da Paraíba, no Espaço Cultural, para técnicos das Gerências Regionais de Saúde, Atenção Primária e Vigilância dos 41 municípios prioritários.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo

Paraíba

Secretária de Juventude da PB passa a integrar equipe de transição de Lula

Publicados

em

A secretária executiva de Juventude da Paraíba, Madu Ayá, vai integrar a equipe de transição do Governo Lula. Ela foi convidada para fazer parte do Conselho Consultivo do Grupo de Trabalho de Juventude.

“Recebi com muita alegria este convite para integrar a equipe de transição deste novo governo, que tanto acredito e defendo. Aceitei de imediato e vou levar propostas e as lutas da juventude para o debate”, diz Madu.

Madu Ayá afirma que o Brasil precisa avançar muito em políticas públicas para juventude e tem que ter olhar diferenciado para as peculiaridades regionais.

“As juventudes são diversas. Temos pautas comuns a todas as regiões, mas temos também particularidades regionais que precisam ser levadas em conta na hora de formular políticas públicas”, destaca, afinando que chega a equipe de transição para somar e levar os anseios dessa parcela da população.

Perfil – Mayara Raquel Alves Fernandes, Madu Ayá, tem 26 anos, é cantora e compositora pela Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) e União Brasileira de Compositores (UBC), além de ser Cirurgiã-Dentista pela Universidade Estadual da Paraíba.

Multiinstrumentista, é envolvida com artes desde a infância, participou de diversos festivais autorais e em 2018 foi semifinalista do Festival Nacional da Canção.

Na Odontologia sempre foi apaixonada pelo serviço público, na UEPB atuava em projetos que envolviam saúde e bem estar social. Como Dentista trabalhou em unidades de saúde na Paraíba e Rio Grande do Norte, sendo sua última em uma comunidade Quilombola na Praia de Sibaúma, Tibau do Sul/RN.

Do Wscom

Rate this post
Continue lendo

Paraíba

Cantora Danieze Santiago sofre acidente de carro com marido no Ceará

Publicados

em

Foto: Reprodução/Instagram

A cantora paraibana Danieze Santiago sofreu um acidente de carro na noite dessa segunda-feira (28), no município de Itarema, no estado do Ceará.

A artista estava no veículo conduzido por seu marido, quando foram atingidos por outro carro. Em nota, a assessoria de imprensa da cantora afirmou que os dois estão bem e receberam atendimento médico em um hospital do Fortaleza.

O condutor do outro veículo não resistiu aos ferimentos e faleceu no local no acidente.

MaisPB

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas