Conecte-se conosco

Guarabira

Sessão Especial em torno da conscientização e inclusão de pessoas do Espectro Autista

Publicados

em

Nesta quinta-feira (07), a Câmara de Guarabira realizou Sessão Especial para abordar sobre um tema muito importante: Transtorno de Espectro Autista – TEA. A propositura foi emitida pelo vereador Nal Fernandes (MDB).

O encontro foi em torno da conscientização no que diz respeito às políticas públicas voltadas ao autismo, uma oportunidade para ajudar nos esclarecimentos sobre o transtorno, cobrar mais atenção do poder público e mostrar o que vem sendo feito do ponto de vista legislativo.

Em sua fala, o vereador Nal fez referências ao Instituto Autismo Amor Infinito e enalteceu a maneira na qual os organizadores relutam para que as demandas do centro sejam atendidas. O autor da propositura ainda mencionou que está à disposição para o que for possível e necessário.

“O Instituto Amor Infinito é formado por pessoas abnegadas, mães que lutam a todo instante pelos direitos dos seus filhos, conheço de perto e sei o quanto custa porque convivo. Sei o quanto é difícil e farei o que for necessário, a luta é constante, as pessoas com autismo precisam de dedicação, de carinho e de respeito”, frisou.

Wilson Filho, Presidente da Casa, também se pronunciou e disse que fez questão de colaborar para que a causa seja cada vez mais fortalecida e atraia olhares empáticos para auxiliar  a favor dos autistas. Inclusive, enfatizou de que a iniciativa de apresentar o projeto que tornou de utilidade pública o Instituto Autismo Amor Infinito, foi de seu gabinete.

O evento contou com a participação de diversas pessoas, especialmente, de autoridades políticas e jurídicas. Representando o Ministério Público Estadual, esteve a promotora Danille Lucena; a Assembleia Legislativa, a Deputada Estadual Camila Toscano (PSDB); a prefeitura de Guarabira, o vice-prefeito Wellington Oliveira, dentre outros.

Todos afirmaram veementemente que a luta em favor das pessoas do Espectro Autista é e prosseguirá sendo intensa.

Assessoria

Rate this post

Guarabira

Campanhas de vacinação contra pólio, influenza e multivacinação são prorrogadas por mais 30 dias

Publicados

em

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação que foi prorrogada até a sexta-feira, 30/9, teve novamente uma prorrogação por mais 30 dias – e vai até o dia 31 de outubro, juntamente com a vacinação contra influenza. De acordo com o Ministério da Saúde, todas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, incluindo o imunizante que protege contra a pólio, segue disponível nas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde.

Poliomielite – Quanto a cobertura da poliomielite, até o momento o Brasil tem 54,21% das crianças entre um e menores de cinco anos imunizadas contra a doença; a meta é 95%. A Paraíba ocupa 89,77% de cobertura vacinal. Já o município de Guarabira tem, até então, uma cobertura de 90,98% de vacinação contra a pólio.

Toda a população com menos de cinco anos precisa ser vacinada para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil. As crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Influenza – A vacina contra a influenza está disponível nas unidades básicas para todos os públicos a partir dos 6 meses de vida. A meta de 90% de cobertura vacinal estipulada pelo MS ainda não foi alcançada. Guarabira tem 80,70% do público-alvo vacinado, conforme o LocalizaSus.

Multivacinação – Para a campanha de multivacinação (atualização das cadernetas) as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

Projeto “De Carona na Poesia” acontece nos dias 30 e 31 com oficina e peça no Teatro Geraldo Alverga

Publicados

em

Foto: PMG /Divulgação

Lugar de poesia é na calçada, como bem nos dizia Sérgio Sampaio. Mas em tempos de pandemia, a poesia está contraída, intimidada e por vezes sem sentido. De Carona na Poesia é um projeto selecionado na Lei Aldir Blanc, através dos recursos do Prêmio Parrá, e chega para levar poesia até as pessoas, fazendo com que a literatura alcance mais espaços por meio de declamações, oficinas e espetáculos.

Essa viagem itinerante pelo interior da Paraíba começa no dia 24 de agosto na cidade de Bananeiras, em seguida no dia 26 de agosto desembarca em Areia e por fim, no dia 30 de agosto chega a cidade de Guarabira.

Em todas as cidades, o projeto oferece uma oficina de poesia chamada “Acordando a palavra e costurando poéticas”, um espetáculo poético chamado “Voltando para casa”, além de passar por várias ruas da cidade com uma rádio difusora com poesias de escritores plurais do Estado, trazendo histórias de pessoas que por muito tempo não tiveram suas memórias contadas, como mulheres.

A oficina de poesia tem duração de seis horas e o objetivo de produzir uma escrita criativa para todos os públicos, a partir de uma condução integrativa, fazendo uso de música, dança, textos literários que reverbere em criações de textos poéticos partindo de escritas das vivências de cada um.

O espetáculo “Voltando para casa” foi construído a partir de poesias autorais do livro de Bia Sabiá chamado “Zíngara”. É uma apresentação poética, musicada e inédita, com cantoria e presença de elementos da cultura popular, trazendo uma voz que busca ecoar a ancestralidade e derramar versos livres a partir do encantamento e observações do mundo. Toda a programação é gratuita.

De Carona na Poesia é idealizado por Bianca Rufino, ou Bia Sabiá, poeta paraibana, escritora, declamadora, cantora, cartomante e andarilha. Bia Sabiá tem dois livros publicados: ‘Zíngara’ de poesia, e ‘De quando o rio lavou as histórias’, de contos, que foi premiado pelo concurso Políbio Alves no Município de João Pessoa. A artista também tem 17 fanzines. Além de alguns vídeos poemas/criações audiovisuais, divulgados em editais estaduais e nacionais, como ‘Cotidiano Inverso’, ‘Gurugi’ e ‘O dia em que tirei minha alma pra dançar’; e performances livres realizadas pelas itinerâncias.

PROJETO “DE CARONA NA POESIA”

  • GUARABIRA
    30/08
    Oficina Acordando a Palavra e Costurando Poéticas
    Local: Teatro Municipal Geraldo Alverga
    Horário: 9h às 12h
  • 31/08
    Espetáculo Voltando para Casa
    Local: Teatro Municipal Geraldo Alverga
    Horário: 19h30

Fonte: Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cidades

TRE-PB participa da 1ª Conferência de Direito Eleitoral da OAB Subseção Guarabira

Conferência Paraibana sobre democracia e Eleições 2022.

Publicados

em

Na noite da quarta-feira (10), o desembargador Leandro dos Santos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), proferiu palestra na 1ª Conferência de Direito Eleitoral da OAB Subseção Guarabira: Democracia e Eleição, realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Guarabira/PB.

A abertura da conferência foi realizada pelo Presidente da OAB Subseção Guarabira, José Alberto Evaristo. Na sequência, fez uso da palavra, o Diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Subseção Guarabira, José Gouveia Lima Neto, que fez um relato histórico do dia do jurista.

O desembargador Leandro dos Santos, presidente do TRE-PB, autor de vários livros jurídicos, abordou temas relacionados aos aspectos gerais das eleições, fake news, combate à desinformação e segurança das urnas eletrônicas. Ao final de sua participação, reafirmou o compromisso de realizar eleições tranquilas: “Lutarei por eleições seguras e em paz, eleições transparentes e com estrita obediência a lei e eu conto com o apoio prestigioso dos advogados e das advogadas do nosso país”, asseverou.

A conferência teve, também, a participação do palestrante Francisco Assis Fidélis, advogado eleitoralista, membro do Instituto de Direito Eleitoral (IDEL) e assessor parlamentar do Senado Federal, que abordou o tema cota de gênero nas eleições; seguido do palestrante, Victor Barreto, mestre em direito do Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB), consultor legislativo da Assembleia Legislativa de Pernambuco e advogado eleitoralista que apresentou os temas relacionados a propaganda eleitoral na internet e produção de provas no meio digital.

Assessoria/TRE-PB

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas