Conecte-se conosco

Brejo/Agreste

Caravana Interatos chega a Solânea com oficina e espetáculo de dança

Publicados

em

Reprodução

Depois de passar pelos municípios de Pedras de Fogo e Duas Estradas, a programação da Caravana Interatos chega a mais uma cidade paraibana nesta semana. A próxima parada é no município de Solânea, que receberá a oficina Técnicas de quadril na dança do ventre, ministrada por Thaismary Ribeiro e o espetáculo O Preto e o Branco e a Jornada de Mundos Possíveis, com o Coletivo Tribo Éthnos.

A programação é gratuita (realizada pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc).

A oficina será realizada nesta quinta (28) e sexta (29), sempre às 17h, no Teatro Municipal Jacob Soares, em Solânea. A oferta é de 20 vagas e as inscrições são feitas online (https://forms.gle/nt1MwcoYMKhCYP3S9) ou presencialmente, no local das aulas.

Já o espetáculo do Coletivo Tribo Éthnos será apresentado no sábado, no Teatro Municipal, a partir das 19h.

Os artistas participantes foram selecionados por meio de edital. A primeira parada da Caravana foi no município de Pedras de Fogo, que recebeu duas atividades de dança. Até a 2 de julho a Caravana leva espetáculos e oficinas aos municípios de Duas Estradas, Solânea, São Mamede, Monte Horebe, Poço Danças, Serra Grande, Esperança, Monteiro, Ouro Velho, São João do Rio do Peixe e Baía da Traição.

Técnicas de quadril na Dança do Ventre – (com Thaismary Ribeiro) – A oficina tem o objetivo de desenvolver a consciência corporal, especialmente do quadril, dos músculos que constituem o assoalho pélvico e expandir o repertório técnico de movimentos nessa região através da Dança do ventre. As aulas vão abordar a historicidade e os benefícios da dança do ventre; técnicas de quadril para maior consciência da musculatura pélvica e desenvolvimento da criatividade no momento da improvisação.

Thaismary Ribeiro é dançarina e pesquisadora de Dança do Ventre formada com importantes nomes deste segmento tais como Mahaila el Helwa, Tarik e Fernanda Guerreiro, Raquia Hassan, Jade el Jabel, Ângela Cheirosa, Kilma Farias, entre outros.

É passista de Frevo e brincante de outras manifestações tradicionais. Com vasta experiência como criadora-intérprete e professora, também nestas áreas. Thaismary é bacharela em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba e Licencianda no curso de Dança na mesma instituição. Foi contemplada com o prêmio João Balula em 2020 e 2021. Integrou a Companhia Fuá de Terreiro participando em diversas temporadas de apresentação do espetáculo Baile Muderno.

O Preto e o Branco e a Jornada de Mundos Possíveis (com Coletivo Tribo Éthnos) –  Uma jornada de Mundos Possíveis anuncia duas vias, da resolução e do Caos. Quais dos mundos escolheremos? Escolheremos a redenção e as forças criativas e construtivas e com isso o abraço do futuro em luz? Escolheremos a condenação e a destruição levadas adiante pela força violenta do caos que habita em nós? Aqui começa a jornada de Mundos Possíveis, estes mundos que se anunciam para todos nós.

Ficha Técnica:  “O Preto e o Branco e a Jornada de Mundos Possíveis” | Direção, concepção, criação de figurino: Vant Vaz | Dançam: Ayleen Vant, Karla Oliveira e Vant Vaz | Iluminação: Sabrina Amaral | Operação de Som: Izzah Ribeiro | Cobertura videográfica e fotos: Matheus Albuquerque | Textos e locuções: Vant Vaz | Confecção de figurino: Diacui Figueiredo | Trilha Sonora: Coletivo Tribo Éthnos, Hammock e Max Richter | Fotos: Izzah Ribeiro, Anderson Martins e Magno Virgínio | Duração: 40 minutos | Classificação indicativa: Livre

Coletivo Tribo Éthnos – É um grupo artístico filosófico criado em março de 1990 em João Pessoa, por Valmir Vaz (Vant)  Fábio (Fbi) e  Alexandre Alex Almeida (Ruh Skjebne). Tem como expressões principais a música e a dança e se utiliza também de outras linguagens artísticas como artes gráficas, artes plásticas, literatura, fotografia, moda (indumentária) e quadrinhos, unindo as expressões da cultura local, ancestral e regional com elementos de outras culturas valendo-se das linguagens tradicionais em consonância com os movimentos contemporâneos. É assim que desenvolve e apresenta seus trabalhos que são geralmente multi e interdisciplinares e, sobretudo, multiestéticos, privilegiando vários estilos musicais e diversas escolas artísticas.

Da música às outras expressões, seu estilo pessoal é calcado na mistura, ‘mestiçagem’, sincretismo de múltiplas tendências de tempos, lugares e épocas diferentes. Tem como princípio ideológico a prática da inclusão e como ideal filosófico, o encontro entre culturas e raças dentro de um contexto humanista. Um de seus empreendimentos artísticos,  o projeto Berimbaobab, fez intercâmbio e residência artística com o Senegal, Gâmbia, Nigéria e França reunindo músicos e artistas da dança da Tribo, o músico paraibano Adeildo Vieira com artistas destas áreas nestes países e Berimbaobab Brasil que mantém a experiência nascida na residência com a participação de músicos locais.

Caravana Interatos – Solânea – 28 a 30 de abril

Oficina: Técnicas de quadril na Dança do Ventre com Thaismary Ribeiro

Local:  Teatro Municipal Jacob Soares – Solânea/PB

Data: 28 e 29 de abril

Horário: 17h

Público-alvo: Todas as pessoas a partir de 16 anos.

Número de vagas: 20

Inscrições presenciais – Teatro Municipal Jacob Soares – Diretoria Cultural: Terça a  quinta das 9h às 12h e das 15h às 17h

Link para inscrição online: https://forms.gle/nt1MwcoYMKhCYP3S9

Espetáculo:  O Preto e o Branco e a Jornada de Mundos Possíveis com Coletivo Tribo Éthnos

Local: Teatro Municipal Jacob Soares – Solânea/PB

Dia: 30/04/2022 – Sábado

Hora: 19h

Classificação indicativa: Livre

Secom-PB

Rate this post

Brejo/Agreste

Confira a programação do São João em Bananeiras, Solânea e Borborema; veja atrações

Publicados

em

Foto: Pixabay

Conforme divulgação, confira a programação de um dos mais esperados São João de toda a região Nordeste do País, que é o São João tradição de Bananeiras, na região do Brejo paraibano.
A divulgação oficial foi feita num evento realizado em conjunto com as prefeituras de Solânea e Borborema, no Cine Teatro Municipal de Solânea.

Confira a programação
Dia 21 – Abertura Cultural com Teatro. Na Casa de Reboco tocarão Tamborete de Forró e Leniro e Kaoma.
Dia 22 – Geraldinho Lins, Chambinho do Acordeon, Jeito Nordestino e Os Fulanos. Na Casa de Reboco haverá shows com Roberto Araújo e Mestre Macambira.
Dia 23 – Maike José, Nordestinos do Forró, Adriano José e As Nordestinas. Na Casa de Reboco, Forró de Montão.
Dia 24 – Maciel Melo, Curió e Forró Caboclo, Forró de Cabo a Rabo e Forró Caçuá. Na Casa de Reboco, Ronaldo Show.


Borborema
Este ano a Prefeitura Municipal de Borborema, estará apostando num São João completamente diferente do que era visto nos anos anteriores. A prefeita Gilenni Cândido anunciou durante evento realizado no Cine Teatro de Solânea, na manhã desta sexta (12), no qual estiveram presentes os prefeitos Douglas Lucena (Bananeiras) e Kaiser Rocha (Solânea), a programação do São João do município, que será vespertino.
De acordo com a equipe da organização do evento, a intenção é investir no autêntico forró nordestino, como forma de trazer mais turistas para conhecer e vivenciar o município.

Confira a programação
Dia 23 – Leniro Show e Trio Pé de Serra, Osmídio Neto e Banda,Claudinho e Kaoma
Dia 24 – Curió e Forró Caboclo, Sirano e Sirino e Forró U`s Bakanas.
O São João de Borborema ainda terá apresentações de artistas locais, culturais e quadrilhas juninas.

Solânea
A Prefeitura Municipal de Solânea, no Brejo paraibano anunciou, de forma oficial, a programação do São João de 2017. O anúncio foi feito pelo prefeito Kaiser Rocha e sua equipe de marketing, no Cine Teatro Municipal, na manhã da sexta-feira (12), nas presenças de jornalistas e profissionais da imprensa de toda a região.
Na oportunidade, também serão divulgadas as programações das festividades juninas e Bananeiras e Borborema, cujos prefeitos estão participando do evento em Solânea.

Confira as atrações da festa e suas respectivas datas.
Dia 22 – Jonas EsticadoKelson KizzRanniery Gomes
Dia 23 – João Neto PegadaoDanny XavierBanda Encanttus
Dia 24 – Gui TorresElianeWalkyria Santos
Dia 25 – Trio elétrico com Avine Vinny


Das assessorias com Portal Mídia

Rate this post
Continue lendo

Brejo/Agreste

Aesa emite aviso meteorológico com previsão de chuvas no Agreste e Brejo

Publicados

em

Foto: PIxabay

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) emitiu, na manhã desta sexta-feira (3), um novo aviso meteorológico, desta vez para as cidades localizadas no Agreste e Brejo. A intensidade da chuva esperada nessas regiões deve variar entre fraca e moderada e as precipitações devem ocorrer até às 20h.

Também há previsão de chuvas, só que de menor intensidade, para o Litoral. Cariri, Sertão e Alto Sertão.  “Permanece a condição de instabilidade. Temos um deslocamento contínuo de nuvens de chuvas vindas do oceano Atlântico em direção a costa leste da Paraíba. A presença desse sistema meteorológico deverá induzir, nas próximas horas, chuvas localizadas de intensidade que pode variar de fraca a moderada no setor leste, principalmente em áreas das regiões do Agreste e Brejo. Nas demais regiões do Estado se mantém a previsão de chuvas localizadas”, explicou a meteorologista Marle Bandeira, no Aviso Meteorológico emitido pela Aesa.

Também há previsão de baixas temperaturas, principalmente no Cariri e Brejo, onde os termômetros devem chegar aos 18 ºC e 19 ºC, respectivamente. Esses números devem ser registrados durante a madrugada. As máximas esperadas nessas regiões são 29 ºC e 25 ºC , respectivamente. A previsão completa está disponível no site aesa.pb.gov.br .

Açudes – Dos 135 reservatórios monitorados pelo Governo do Estado, 17 estão sangrando, entre eles: Gramame-Mamuaba, no Conde; Santa Rosa, em Brejo do Cruz; e Pitombeira, em Mamanguape. Outros setenta reservatórios têm mais de 25% da capacidade, 26 têm menos de 25% da capacidade e 22 estão em situação crítica com menos de 5% da capacidade. A lista completa também está disponível no site da Aesa.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo

Brejo/Agreste

Lançamento da programação do Caminhos do Frio 2022 será nesta quarta-feira (1/6)

.

Publicados

em

O lançamento oficial da Rota Cultural Caminhos do Frio acontece na próxima quarta-feira (1/6), na cidade de Bananeiras, às 15h, no Largo da Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento. Na ocasião, estarão presentes os prefeitos dos municípios que integram a rota, além dos respectivos secretários e presidentes das associações.

Também confirmaram presença Romulo Polari Filho, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Alessandra Lontra, representante do Ministério de Turismo no Mapa de Regionalização e o SEBRAE/PB sendo representado por Regina Amorim e Jacy Viana, gestoras de turismo e Economia Criativa do Estado e gerente da unidade SEBRAE Guarabira, respectivamente, tal como o representante da Rede Paraíba de Supermercados, Washington Coelho.

A rota será realizada neste ano de 2022, após dois anos de parada devido a pandemia do Covid-19, homenageando, na ocasião, o cantor e compositor paraibano Pinto do Acordeon. As nove cidades incluídas na rota unem-se para ofertar uma programação à altura dessa retomada, iniciando desde o lançamento oficial até a última cidade a sediar o Caminhos do Frio.

O atual prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra, expressou o entusiamo de promover o evento de lançamento da rota que, de certa forma, oficializa a retomada do Caminhos do Frio. “Estamos nos preparando para o São João, bem como para o Caminhos do Frio, então, ter esse lançamento na cidade de Bananeiras é participar ainda mais e ativamente do fomento turístico e econômico da região. É certo que a cidade se alegra em fazer parte desse momento inicial da rota e espera os turistas e todas as demais cidades aqui, na encantadora Bananeiras no mês de agosto, bem como em todos os demais municípios que sediarão a rota ”.

A programação de lançamento conta com a apresentação de Moisés Lima, filho do do homenageado Pinto do Acordeon e promete ser um momento simbólico de emoção e celebração ao artista. A Orquestra de Sanfoneiros da Cidade de Matinhas e personagens da Economia Criativa da região também participarão dos momentos de exibições artísticas culturais ao longo do lançamento.

O presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Jaime Sousa, ressalta a expectativa para o lançamento da Rota Cultural. “Estamos com grande expectativa para o dia primeiro, um dia que marca o lançamento da programação do Caminhos do Frio e será apenas o início para os 60 dias de programação cultural e roteiros turísticos”, comentou.

Além dos momentos de apresentações culturais, o lançamento da programação da Rota Cultural Caminhos do Frio, promove simultâneamente, uma campanha de solidariedade, com recebimento de doações de alimentos pelo púbico participante. O volume arrecadado será redistribuído entre famílias carentes da região. Logo, a organização do evento, de antemão, convoca a todos os presentes a levar consigo 1 kg de alimento não perecível, com fins de fortalecer essa rede de união e solidariedade entre as cidades que estão inseridas na região Brejo da Paraíba.

“Este ano estamos ainda mais preparados para receber os turistas em nossa região, e o objetivo central é ter perenidade nas atividades vivenciadas durante a rota, para que possamos promover uma experiência de imersão ao turista na cultural e comunidade locais o ano todo. Assim, acreditamos que fortalecemos o setor e afirmamos nossa potencialidade regional, mostrando que a maior região turística do estado está pronta com estrutura que oferece conforto e experiências incríveis e inesquecíveis”, concluiu o presidente do Fórum de turismo do Brejo Paraibano, Jaime Sousa.

Durante o lançamento, haverá um momento reservado à uma coletiva de imprensa, após a recepção de jornalistas via Fampress organizado pela PBTur e a primeira exibição do vídeo oficial da Rota Cultural Caminhos do Frio 2022 com exclusividade para os presentes.

Evento: Lançamento da Rota Caminhos do Frio.

Data: 1 de junho de 2022 – quarta-feira.

Local: Largo da Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento – Bananeiras (Endereço– Praça da Bandeira, 417.)

Horário: 15h.

Por Nadine Costa / Destino Brejo


Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas