Conecte-se conosco

João Pessoa

João Azevêdo entrega Parque Parahyba 3 e assina ordem de licitação para Parque Parahyba 4

Publicados

em

Foto: Francisco França / Secom-PB

O governador João Azevêdo inaugurou, no fim da tarde desta quarta-feira (11), no bairro do Bessa, em João Pessoa, o Parque Linear Parahyba 3. Nesta terceira etapa do equipamento, que vai proporcionar mais qualidade de vida aos moradores da região, foram investidos R$ 4,3 milhões. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual assinou a ordem de licitação para a implantação do Parque Parahyba 4, que terá investimentos da ordem de R$ 8 milhões.

O Parque, que está localizado na Zona de Preservação Ambiental e Paisagismo, segue o mesmo padrão dos Parques 1 e 2, oferecendo para a população equipamentos de lazer e toda uma infraestrutura para exercícios físicos e espaços dotados de inclusão e acessibilidade. Ao todo, o equipamento possui 430 metros de ciclovia, 1,1 mil quilômetro de calçada, estacionamento com 42 vagas, iluminação ornamental, quadras de vôlei e futsal, entre outros benefícios.

Anúncio


Ao inaugurar o Parque Parahyba 3 ao lado da primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, o governador ressaltou a satisfação em entregar um equipamento moderno e que será símbolo de convivência entre as pessoas. “É muito importante participar de um momento desse, que nos deixa extremamente felizes. Eu sempre digo que, quando a gente entrega um parque, quando a gente entrega uma praça, a gente está entregando uma grande sala de estar para o município. Este é um espaço onde as pessoas vão se encontrar, poder usufruir de um equipamento extremamente moderno, e lógico que isso tem a ver com saúde, com vida saudável. As pessoas que moram nas redondezas serão, com certeza, beneficiadas com um espaço tão bonito. É uma alegria muito grande em saber que, a partir de amanhã, será muito bem cuidado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, que tem à frente o prefeito Cícero Lucena”, afirmou. 

“Eu estive diversas vezes aqui quando o projeto estava sendo implantado. E, em uma dessas vezes, uma mãe me procurou para dizer que o seu filho não iria usar o parque porque não era adaptado para crianças com limitação de locomoção. Eu disse a essa mãe que, enquanto estivéssemos construindo esse é um problema fácil de se resolver. Então, eu fico muito feliz quando vejo um balanço como aquele no qual a criança que é cadeirante vai poder fazer uso do equipamento. Isso é política de inclusão. Nós somos um governo de inclusão, porque pensamos na sociedade como um todo”, prosseguiu João Azevêdo, destacando uma das qualidades do Parque Parahyba 3, que é a acessibilidade. 

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, ressaltou a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado na construção de políticas públicas que têm beneficiado a população. “É uma grande importância estarem trabalhando juntos o Governo do Estado e a Prefeitura. O Governo do Estado construiu esse parque, e a Prefeitura vai fazer a gestão, o cuidar. E, para a nossa alegria, esse parque chega na antiga pista do aeroclube, que será implantado Parque Parahyba 4”, disse. 

A superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, ressaltou que a implantação do projeto proporcionará a convivência entre as pessoas. “Um equipamento como este é de suma importância. Quando a gente implantou esses parques, a gente notou a interação entre as pessoas, que passam a se conhecer mais. É um dos grandes feitos desse projeto, o que é muito bacana”, comentou.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, evidenciou que a boa relação institucional entre os Poderes Legislativo e Executivo tem criado as condições necessárias para melhorar a qualidade de vida da população paraibana. “Um espaço como este tem a finalidade de juntar os mais próximos, as famílias para uma convivência saudável. Fico feliz que no Governo de João Azevêdo não apenas João Pessoa, mas os 223 municípios recebem obras estruturantes que mudam a qualidade de vida do povo paraibano”, acrescentou.

O padre Nilson Nunes, do Santuário Mãe Rainha, localizado no Bessa, agradeceu ao governador João Azevêdo pelo equipamento. “Quero fazer um agradecimento especial ao nosso governador João Azevêdo pelo benefício que recebemos para o nosso bairro, que é o Parque Parahyba 3. Quando cheguei, há dez anos, para ser padre do Santuário Mãe Rainha, percebi que este canal poderia ser um espaço de lazer e convivência para a população. Eu não tenho dúvidas de que o Parque Parahyba 3, nos bairros, é o melhor parque que nós poderíamos ter”, disse.

O coordenador do Comitê Gestor do Parque Parahyba, Dema Macedo, também agradeceu ao chefe do Executivo estadual a implantação do equipamento. “Só temos a agradecer ao governador João Azevêdo e ao prefeito Cícero Lucena pela entrega deste belo espaço, que devemos cuidar com todo o carinho”, comentou. 

A solenidade de entrega da terceira etapa do Parque Parahyba foi prestigiada pelo vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, e pelos deputados estaduais Ricardo Barbosa, Wilson Filho, João Gonçalves, Rafaela Camaraense, Eduardo Carneiro e Hervázio Bezerra, entre outras lideranças políticas e da sociedade civil.

O evento foi prestigiado também pelo secretário da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira; pelo chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra; e pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga; pela secretária da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura; a secretária executiva de Articulação Política, Eva Gouveia, entre outros auxiliares do Governo do Estado. 

Qualidade de vida e inclusão – Com os mesmos objetivos dos Parques Parahyba 1 e 2, a terceira etapa do equipamento vai proporcionar mais qualidade de vida à população, com a prática de exercícios físicos e esporte, além da convivência entre os moradores da região do bairro do Bessa. O projeto foi construído ouvindo as sugestões dos moradores, o que torna o Parahyba 3 um espaço ainda mais agradável.

O estudante Márcio Samuel se disse muito satisfeito com o resultado. “A gente percebe que ficou um espaço muito agradável, bom para correr, fazer atividades físicas e até mesmo estudar”, disse.

Lúcia Andrade é do município de Pitimbu, no Litoral Sul do Estado, mas passa a semana no Bessa e viu no parque mais um meio de diversão. “Ficou agradável e vai servir muito para eu passear nos momentos de descanso. É um benefício para todos nós”, comentou. 

Por estar em uma área de preservação permanente, o projeto de urbanismo foi idealizado para ter o menor impacto ambiental possível. 

O entorno do Parque Parahyba 3 foi cortornado por uma calçada de passeio em piso intertravado, facilitando a absorção das águas pluviais, com 36 bancos e três bacias de estacionamento, com vagas reservadas a pessoas com necessidades especiais (PNE) e idosos. 

O equipamento oferece um espaço de lazer e convivência, com ciclovia, calçada, estacionamento, praça, iluminação ornamental, bancos, playground, academia, quadra de basquete, quadra de vôlei de areia, quadra de futsal, praças e árvores ornamentais.

Para comemorar a entrega do Parque Parahyba 3, o Governo do Estado ofereceu uma série de serviços à população, como vacinação contra Covid-19 e influenza, este em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa. No local, ainda ocorreram palestras de educação no trânsito, promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e educação ambiental, promovidas pela Superintendência do Meio Ambiente (Sudema). 

As Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros também promoveram ações, como Patrulha Maria da Penha e boletim de ocorrência e atendimento à mulher.

Fonte: Secom-PB

Rate this post
Anúncio


João Pessoa

Prefeitura inicia neste sábado vacinação com bivalente para pessoas imunocomprometidas

Publicados

em

Fotografia: assessoria

Neste sábado (25), a Prefeitura de João Pessoa inicia para um novo grupo a imunização com a dose de reforço com a vacina bivalente, que oferece proteção contra a variante original da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante BA.4 e BA.5. O novo grupo é composto pelas pessoas imunocomprometidas, que assim como os idosos com mais de 70 anos, devem procurar o Santuário Mãe Rainha, no Aeroclube; ou os shoppings Liv Mall e Shopping Tambiá para receberem a dose do imunizante Pfizer bivalente.

As demais doses da vacina contra Covid-19 estão disponíveis para crianças a partir de seis meses – doses monovalentes, sendo referência para vacinação o Mangabeira Shopping, que atenderá das 8h às 16h com acesso a pedestres e drive-thru. No local também serão disponibilizadas todas as vacinas do calendário de rotina.

Anúncio


Pessoas imunocomprometidas – Fazem parte desse grupo pessoas transplantadas, de órgão sólido ou medula óssea; pessoas com HIV (PVHIV); com doenças inflamatórias em atividade e em uso de corticóide por mais de 14 dias; que fazem uso de imunossupressores ou imunobiológicos que levem a imunossupressão; com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primária); com doenças renais crônicas, em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e com neoplasias hematológica. Para esses casos, é necessário apresentar comprovação documental ou declaração médica para serem vacinadas com a Pfizer bivalente.

Covid-19 – As crianças a partir de seis meses de idade, que iniciaram o esquema vacinal nos dias 14 de novembro (com comorbidade) e 1º de janeiro (sem comorbidades), devem tomar a segunda dose com 28 dias ou a terceira dose com 60 dias com imunizantes Pfizer-BioNTech baby.

A Pfizer bivalente, disponibilizada para idosos a partir de 70 anos e pessoas imunocomprometidas,deve ser administrada somente para dose de reforço para quem já iniciou o esquema vacinal com, pelo menos, duas doses das vacinas monovalente, com intervalo de 4 meses (120 dias) da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com as vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Jansen.

Vacinação domiciliar– Os idosos 70+ acamados, restritos aos leitos e assistidos pela Atenção Básica ou do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de João Pessoa, podem realizar o agendamento pelo Disque Vacina (83) 9.8645-7727, de segunda a sexta-feira, para serem imunizados em casa.

Documentação– No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial e cartão de vacina que comprovem outras doses dos imunizantes que previnem contra Covid-19 e Cartão do SUS.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Locais para vacinação em João Pessoa neste sábado (25):

Todas as vacinas do calendário de rotina e contra Covid-19;

Com a bivalente APENAS para idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas

– Mangabeira Shopping (pedestres e drive-thru) – 8h às 16h

Idosos acima 70 anos e pessoas imunocomprometidas (sem agendamento)

1ª dose: Dose única – Imunizante Pfizer bivalente

– Santuário Mãe Rainha – bairro Aeroclube (drive-thru e pedestre) – 8h às 16h

– Shopping Liv Mall – bairro Jardim Oceania – 10h às 16h

– Shopping Tambiá – bairro Tambiá – 10h às 16h

Texto: Lílian Pedreira

Secom-JP

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Bloco Portadores da Folia comemora 30 anos e desfila na orla da Capital, nesta terça-feira

Publicados

em

Pixabay

O Bloco Portadores da Folia completa 30 anos e vai comemorar a data com muita alegria e inclusão, pela orla da Capital, na prévia carnavalesca Folia de Rua. O desfile será, nesta terça-feira (14), com concentração a partir das 14h, na Avenida Almirante Tamandaré (em frente à Pizza Nostra), na Praia de Tambaú, de onde sairá às 16h até o Largo da Gameleira. O bloco será puxado pela Banda Tentáculos.

Criado pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), instituição de referência no atendimento de pessoas com deficiência na Paraíba, o bloco carnavalesco tem como objetivo integrar, socializar e oportunizar à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, familiares e a comunidade em geral de todo o estado, participar do carnaval com acessibilidade e inclusão social.

Anúncio


Segundo a presidente da Funad, Simone Jordão, “o Bloco Portadores da Folia reúne entidades para pessoas com deficiência e mobiliza toda a sociedade, ao desfilar na orla marítima, garantindo um espaço afetivo das pessoas com deficiência, no exercício da sua cidadania, além de ser um meio de solidificar a autoestima, concretizando a condição de igualdade com a sociedade, na capacidade de brincar, se integrar à festa, compartilhar emoções e vivenciar a folia com plenos direitos. E sua participação já se tornou uma tradição na folia de momo, quando PCDs, famílias, entidades e a sociedade em geral se encontram para celebrar a inclusão e acessibilidade”.

Para garantir o desfile, a Funad obedece a algumas etapas, desde o planejamento, programação, trabalho de divulgação com usuários, figurinos, escolha das atrações musicais e organização de todo o esquema de segurança, que conta com a participação das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Semob e SAMU.

No dia do desfile, os servidores da instituição estão envolvidos e, durante todo o percurso, conduzem o bloco e seus participantes. O Bloco Portadores da Folia já se consolidou como um dos mais animados e organizados do Projeto e é aguardado com muita expectativa no calendário anual do Folia de Rua. Por todo o trajeto, também  arrasta simpatizantes e turistas, que se encantam com a animação.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Trens colidem frontalmente na Capital e várias pessoas ficam feridas

No total 21 pessoas, tiveram atendimento no Hospital de Traumas.

Publicados

em

Foto: Reprodução

Uma colisão frontal entre dois trens aconteceu na tarde desta quinta-feira (9), No bairro ilha do bispo, em João Pessoa. Todas as ambulâncias do SAMU foram acionadas para o local, as informações iniciais é de que várias pessoas ficaram feridas com a colisão.

De acordo com a redação do F5 Online teve acesso alguns vídeos onde vítimas aparecem no chão aguardando socorro.

Anúncio


Segundo o diretor do Hospital de Traumas de João Pessoa, Dr. Laécio Bragante, 21 vítimas no total, tiveram atendimento, sendo 12 mulheres e 09 homens, apenas um paciente apresentou a necessidade de uma cirurgia.

As causas da colisão frontal entre os trens ainda não foram apuradas. O que se sabe, é que um veículo vinha no sentido Cabedelo/ João Pessoa e o outro Bayeux/ João Pessoa.

A equipe do resgate contabilizou mais de vinte vítimas, uma delas presa as ferragens. Não foi registrado óbito.

Com o F5 Online

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas