Conecte-se conosco

João Pessoa

João Azevêdo entrega Parque Parahyba 3 e assina ordem de licitação para Parque Parahyba 4

Publicados

em

Foto: Francisco França / Secom-PB

O governador João Azevêdo inaugurou, no fim da tarde desta quarta-feira (11), no bairro do Bessa, em João Pessoa, o Parque Linear Parahyba 3. Nesta terceira etapa do equipamento, que vai proporcionar mais qualidade de vida aos moradores da região, foram investidos R$ 4,3 milhões. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual assinou a ordem de licitação para a implantação do Parque Parahyba 4, que terá investimentos da ordem de R$ 8 milhões.

O Parque, que está localizado na Zona de Preservação Ambiental e Paisagismo, segue o mesmo padrão dos Parques 1 e 2, oferecendo para a população equipamentos de lazer e toda uma infraestrutura para exercícios físicos e espaços dotados de inclusão e acessibilidade. Ao todo, o equipamento possui 430 metros de ciclovia, 1,1 mil quilômetro de calçada, estacionamento com 42 vagas, iluminação ornamental, quadras de vôlei e futsal, entre outros benefícios.

Ao inaugurar o Parque Parahyba 3 ao lado da primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, o governador ressaltou a satisfação em entregar um equipamento moderno e que será símbolo de convivência entre as pessoas. “É muito importante participar de um momento desse, que nos deixa extremamente felizes. Eu sempre digo que, quando a gente entrega um parque, quando a gente entrega uma praça, a gente está entregando uma grande sala de estar para o município. Este é um espaço onde as pessoas vão se encontrar, poder usufruir de um equipamento extremamente moderno, e lógico que isso tem a ver com saúde, com vida saudável. As pessoas que moram nas redondezas serão, com certeza, beneficiadas com um espaço tão bonito. É uma alegria muito grande em saber que, a partir de amanhã, será muito bem cuidado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, que tem à frente o prefeito Cícero Lucena”, afirmou. 

“Eu estive diversas vezes aqui quando o projeto estava sendo implantado. E, em uma dessas vezes, uma mãe me procurou para dizer que o seu filho não iria usar o parque porque não era adaptado para crianças com limitação de locomoção. Eu disse a essa mãe que, enquanto estivéssemos construindo esse é um problema fácil de se resolver. Então, eu fico muito feliz quando vejo um balanço como aquele no qual a criança que é cadeirante vai poder fazer uso do equipamento. Isso é política de inclusão. Nós somos um governo de inclusão, porque pensamos na sociedade como um todo”, prosseguiu João Azevêdo, destacando uma das qualidades do Parque Parahyba 3, que é a acessibilidade. 

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, ressaltou a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado na construção de políticas públicas que têm beneficiado a população. “É uma grande importância estarem trabalhando juntos o Governo do Estado e a Prefeitura. O Governo do Estado construiu esse parque, e a Prefeitura vai fazer a gestão, o cuidar. E, para a nossa alegria, esse parque chega na antiga pista do aeroclube, que será implantado Parque Parahyba 4”, disse. 

A superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, ressaltou que a implantação do projeto proporcionará a convivência entre as pessoas. “Um equipamento como este é de suma importância. Quando a gente implantou esses parques, a gente notou a interação entre as pessoas, que passam a se conhecer mais. É um dos grandes feitos desse projeto, o que é muito bacana”, comentou.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, evidenciou que a boa relação institucional entre os Poderes Legislativo e Executivo tem criado as condições necessárias para melhorar a qualidade de vida da população paraibana. “Um espaço como este tem a finalidade de juntar os mais próximos, as famílias para uma convivência saudável. Fico feliz que no Governo de João Azevêdo não apenas João Pessoa, mas os 223 municípios recebem obras estruturantes que mudam a qualidade de vida do povo paraibano”, acrescentou.

O padre Nilson Nunes, do Santuário Mãe Rainha, localizado no Bessa, agradeceu ao governador João Azevêdo pelo equipamento. “Quero fazer um agradecimento especial ao nosso governador João Azevêdo pelo benefício que recebemos para o nosso bairro, que é o Parque Parahyba 3. Quando cheguei, há dez anos, para ser padre do Santuário Mãe Rainha, percebi que este canal poderia ser um espaço de lazer e convivência para a população. Eu não tenho dúvidas de que o Parque Parahyba 3, nos bairros, é o melhor parque que nós poderíamos ter”, disse.

O coordenador do Comitê Gestor do Parque Parahyba, Dema Macedo, também agradeceu ao chefe do Executivo estadual a implantação do equipamento. “Só temos a agradecer ao governador João Azevêdo e ao prefeito Cícero Lucena pela entrega deste belo espaço, que devemos cuidar com todo o carinho”, comentou. 

A solenidade de entrega da terceira etapa do Parque Parahyba foi prestigiada pelo vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, e pelos deputados estaduais Ricardo Barbosa, Wilson Filho, João Gonçalves, Rafaela Camaraense, Eduardo Carneiro e Hervázio Bezerra, entre outras lideranças políticas e da sociedade civil.

O evento foi prestigiado também pelo secretário da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira; pelo chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra; e pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga; pela secretária da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura; a secretária executiva de Articulação Política, Eva Gouveia, entre outros auxiliares do Governo do Estado. 

Qualidade de vida e inclusão – Com os mesmos objetivos dos Parques Parahyba 1 e 2, a terceira etapa do equipamento vai proporcionar mais qualidade de vida à população, com a prática de exercícios físicos e esporte, além da convivência entre os moradores da região do bairro do Bessa. O projeto foi construído ouvindo as sugestões dos moradores, o que torna o Parahyba 3 um espaço ainda mais agradável.

O estudante Márcio Samuel se disse muito satisfeito com o resultado. “A gente percebe que ficou um espaço muito agradável, bom para correr, fazer atividades físicas e até mesmo estudar”, disse.

Lúcia Andrade é do município de Pitimbu, no Litoral Sul do Estado, mas passa a semana no Bessa e viu no parque mais um meio de diversão. “Ficou agradável e vai servir muito para eu passear nos momentos de descanso. É um benefício para todos nós”, comentou. 

Por estar em uma área de preservação permanente, o projeto de urbanismo foi idealizado para ter o menor impacto ambiental possível. 

O entorno do Parque Parahyba 3 foi cortornado por uma calçada de passeio em piso intertravado, facilitando a absorção das águas pluviais, com 36 bancos e três bacias de estacionamento, com vagas reservadas a pessoas com necessidades especiais (PNE) e idosos. 

O equipamento oferece um espaço de lazer e convivência, com ciclovia, calçada, estacionamento, praça, iluminação ornamental, bancos, playground, academia, quadra de basquete, quadra de vôlei de areia, quadra de futsal, praças e árvores ornamentais.

Para comemorar a entrega do Parque Parahyba 3, o Governo do Estado ofereceu uma série de serviços à população, como vacinação contra Covid-19 e influenza, este em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa. No local, ainda ocorreram palestras de educação no trânsito, promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e educação ambiental, promovidas pela Superintendência do Meio Ambiente (Sudema). 

As Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros também promoveram ações, como Patrulha Maria da Penha e boletim de ocorrência e atendimento à mulher.

Fonte: Secom-PB

Rate this post

João Pessoa

Raniery sugere nome de Zé Maranhão para Parque a ser construído no ‘Antigo Aeroclube’

Publicados

em

Após conversar com o Desembargador José Ricardo Porto, o deputado estadual Raniery Paulino irá sugerir ao Prefeito de João Pessoa,  Cícero Lucena, para que seja denominado, Governador José Maranhão, o novo Parque do Bessa que será construído pela prefeitura.

“Sabemos que o Aeroclube é a cara do ex-governador José Maranhão. Após conversar com Zeca Porto, ele sugeriu que nosso mandato dialogasse com o chefe do executivo de João Pessoa, Cícero Lucena, para denominar o novo parque do Bessa, em José Maranhão”, pontuou Raniery.

Já o desembargador José Ricardo Porto aderiu ao movimento em curso nos bastidores para denominar o governador José Maranhão como novo nome do Parque do Bessa a ser implementado pela prefeitura de João Pessoa no lugar do antigo Aeroclube.

“A iniciativa de denominar o futuro Parque do Bessa como referência e homenagem ao governador José Maranhão é uma atitude de justiça e de respeito à história porque seguramente ele foi em vida quem vai trabalhou e defendeu o antigo aeroclube, por isso o prefeito Cícero Lucena cumpre um ato de reconhecimento”, frisou.

Aeroclube é registrado em nome da Prefeitura de João Pessoa

O repasse segue o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Aeroclube e a Prefeitura. De acordo com o acordo, a entidade doa 82,5% de sua área para o Município, o que corresponde a cerca de 25 hectares. Por outro lado, a direção mantém 17,5% do total. A gestão já traçou as linhas arquitetônicas de utilização do espaço macro, aproveitando toda a extensão da área doada.

Da Assessoria de Imprensa

Rate this post
Continue lendo

João Pessoa

Governador João Azevêdo entrega tomógrafo ao Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho

Publicados

em

O governador João Azevêdo entregou, nessa quarta-feira (18), um tomógrafo para o Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho, em João Pessoa. A unidade hospitalar também foi contemplada com 10 monitores e equipamentos de videolaparoscopia para a rede materno-infantil.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o compromisso da gestão estadual para a melhoria da qualidade do serviço prestado à população. “Nós estamos investindo na infraestrutura, em equipamentos para toda a rede de saúde, ampliando e interiorizando as ações para que as pessoas tenham um atendimento de qualidade, reduzindo distâncias e salvando vidas”, frisou.

A entrega do tomógrafo, que foi acompanhada pelo comandante-geral da PM, Sérgio Fonseca, e várias autoridades presentes, foi definida como um dia histórico para o Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho, já que a unidade, que tem uma grande demanda, dependia de outros hospitais para poder atender essa demanda e agora terá celeridade e resolução para os diversos tratamentos. O equipamento foi adquirido com a participação de emendas parlamentares e governo do Estado.

Assessoria/PMPB

Rate this post
Continue lendo

Cultura

Orquestra Infantil da Paraíba inicia processo de seleção de músicos para a temporada 2022

Publicados

em

A Orquestra Infantil da Paraíba (OIEPB) inicia, na próxima segunda-feira (2), o processo de seleção de estudantes que vão atuar na Temporada 2022. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de maio, exclusivamente através do endereço eletrônico www.funesc.pb.gov.br , com o encaminhamento de documentos. O edital de seleção foi publicado nesta sexta-feira (29), e também está disponibilizado no portal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). 

Estão sendo oferecidas 40 vagas para novos instrumentistas. Serão selecionadas crianças e adolescentes de seis a 14 anos para integrar o quadro de músico da Orquestra Infantil, através de audição, para os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão e harpa.

O processo de seleção se dará em duas etapas, sendo elas, análise documental, de caráter eliminatório, e de audições, de caráter classificatório. A etapa de audições acontecerá no período de 7 a 9 de junho, e consiste na execução de um exercício de escala/arpejo, uma peça de livre escolha do candidato e a leitura de trecho orquestral fornecido pela Banca Examinadora, que será composta pelo maestro da Orquestra Infantil da Paraíba, dois professores da área de cordas, dois de instrumentos de sopro e dois de percussão.

O resultado final da etapa de audições, com a lista definitiva dos candidatos classificados será divulgado no dia 10 de junho, no Diário Oficial do Estado e no site da Funesc, www.funesc.pb.gov.br. Os ensaios dos novos integrantes da Orquestra Infantil da Paraíba começam no dia 4 de julho e ocorrerão de segunda a quinta-feira, das 18h às 20h.

Serviço

Seleção de músicos da Orquestra Infantil da Paraíba – Temporada 2022

Inscrições: de 2 a 31 de maio

Edital e inscrição: www.funesc.pb.gov.br

Audições: de 7 a 9 de junho

Resultado final: 10 de junho

Informações: [email protected]

Por Secom-PB

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas