Cidades
Aesa registra 202,2 milímetros em João Pessoa no final de semana e capital é 2ª cidade com mais chuvas em 2022
Depois de um final de semana com muita chuva, João Pessoa saltou da sétima para a segunda posição no ranking das cidades paraibanas com maiores índices pluviométricos este ano. De acordo com levantamento realizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a capital somou 1.154,7 milímetros, perdendo apenas para Cajazeiras, que acumulou 1.178,8mm milímetros neste ano.
Entre as manhãs da sexta-feira passada e desta segunda-feira (23), a capital paraibana acumulou 202,2 milímetros, cerca de 70% da média histórica de chuvas do mês de maio. Neste mesmo período, João Pessoa foi a cidade com maior precipitação. “Tivemos a presença de um aglomerado de nuvens que se deslocaram do oceano Atlântico em direção a costa leste da Paraíba e trouxe pancadas mais fortes de chuva. Esse é um fenômeno comum em nosso Estado nesta época do ano”, explicou a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira.
A previsão do tempo para as próximas 24 horas é de chuvas em toda a Paraíba, de acordo com o Boletim de Análise e Previsão do Tempo, divulgado na manhã desta segunda-feira pela Aesa. “Temos áreas de instabilidade próximas ao litoral nordestino. Com isso, são esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral. Nas demais regiões deverão ser registradas chuvas localizadas, especialmente entre os períodos da tarde e noite”, alertou Marle, no boletim.
Temperatura – Entre a manhã de domingo e desta segunda-feira a máxima foi registrada em Cabaceiras, 30,9 ºC. Já Monteiro teve a mínima deste período, 17,1 ºC .
Açudes – Dos 135 açudes monitorados pelo Governo do Estado, 12 estão sangrando. Setenta estão com mais de 20% da capacidade, 26 têm menos de 20% e 27 reservatórios estão em situação crítica, com menos de 25%.
Secom-PB
Cultura
Raízes do Brejo é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba
A Rota Cultural Raízes do Brejo foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba pela Lei Ordinária nº 13.944, de 02 de outubro de 2025. O projeto, que se tornou um dos maiores símbolos de valorização da cultura e do turismo no Brejo paraibano, acontece anualmente entre os meses de setembro e dezembro, reunindo atividades que exaltam a identidade e as tradições locais.
A iniciativa envolve dez municípios da região do Brejo, que se unem para promover uma verdadeira celebração da cultura nordestina, com música, gastronomia, artesanato, teatro, dança, exposições e feiras. A programação diversificada movimenta o turismo e a economia criativa, atraindo visitantes de várias partes do estado e do país.
O principal objetivo da Rota Cultural é fortalecer a identidade cultural da região e estimular o desenvolvimento econômico sustentável por meio da valorização das tradições, da história e do potencial turístico de cada município participante.
Entre os municípios que compõem a Rota, Pirpirituba se destaca com entusiasmo e orgulho por fazer parte desse movimento cultural. A cidade tem investido continuamente em ações que fomentam a cultura local, incentivam o turismo e fortalecem o sentimento de pertencimento da população. Para a gestão municipal e para os artistas locais, o reconhecimento da Rota como Patrimônio Cultural Imaterial representa um marco histórico e uma motivação para continuar preservando e difundindo as raízes culturais do povo pirpiritubense.
“Fazer parte da Rota Cultural Raízes do Brejo é motivo de grande orgulho para Pirpirituba. É um espaço de valorização da nossa cultura, da nossa arte e do nosso povo. Agora, com o reconhecimento oficial como Patrimônio Cultural Imaterial, esse projeto ganha ainda mais força e significado para todos nós”, destacou o Prefeito Danilo Rocha.
Com o reconhecimento legal, a Rota Cultural Raízes do Brejo consolida-se como uma das mais importantes iniciativas de integração cultural da Paraíba, reafirmando o papel essencial da cultura como impulsionador do desenvolvimento, identidade e pertencimento.
Veja foto abaixo

Da Assessoria via fatoafato
Guarabira
Isaura pede reforma de UBS e construção de praça no bairro São José
Durante a sessão deliberativa do dia 23 de outubro do corrente, a Câmara Municipal de Guarabira aprovou duas proposituras de iniciativa do gabinete da vereadora Isaura Barbosa, em que solicita da gestão municipal restauração de posto de saúde e construção de praça no bairro São José.
– Solicito à Secretaria Municipal de Saúde a realização de pintura externa e interna, bem como a restauração estrutural (incluindo reparos em paredes, telhado, instalações elétricas e hidráulicas, conforme necessidade) no Posto de Saúde localizado no bairro São José;
– Solicito à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo a construção de uma praça pública na Rua São Severino, localizada no bairro São José.
De acordo com a vereadora, a estrutura física da UBS do bairro São José necessita de receber melhorias, visando oferecer maior comodidade a usuários do SUS e profissionais de saúde.
Isaura agradeceu a aprovação de suas proposituras e reforçou que há espaço ocioso no bairro que oferece as condições para construir um espaço de convivência coletiva para a comunidade.
Secom/CMG
Guarabira
Renato Meireles propõe vacinação domiciliar para pessoas com TEA e condições neurológicas
Começou a tramitar nas comissões da Câmara Municipal de Guarabira, desde o dia 23 de outubro, o Projeto de Lei nº 124/2025, de autoria do vereador Renato Meireles (PSB). A proposta institui o Programa de Vacinação Domiciliar para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições clínicas ou neurológicas no âmbito do município.
O objetivo do projeto é garantir acesso humanizado e inclusivo à imunização, beneficiando pessoas que enfrentam dificuldades de locomoção, hipersensibilidade sensorial ou crises comportamentais que dificultam a ida aos postos de saúde.
De acordo com o texto, o atendimento será realizado por meio de equipes de saúde previamente capacitadas, mediante agendamento e comprovação da condição clínica do paciente.
O vereador destacou que a iniciativa busca promover dignidade e cuidado diferenciado a um público que muitas vezes é invisibilizado nas políticas públicas de saúde.
O projeto segue agora para análise das comissões temáticas antes de ser levado ao plenário para votação.
Secom/CMG
-
Guarabira5 dias atrásIsaura pede reforma de UBS e construção de praça no bairro São José
-
Policial2 dias atrásHomem é preso suspeito por manter clínicas ilegais na Paraíba
-
Saúde6 dias atrásOdontologia hospitalar melhora recuperação de pacientes e reduz tempo de internação no Trauma-JP
-
Cinema1 dia atrásPredador: Terras Selvagens e mais 3 filmes em cartaz no CINEMAXXI
-
Cidades6 dias atrásCASO PERON FILHO: Operação da Polícia Civil e Ministério Público prende cinco suspeitos de matar vereador na Paraíba
-
Cinema6 dias atrásGuerreiras do K-Pop Sing Along e mais 3 filmes de terror estão em cartaz no CINEMAXXI
-
Policial6 dias atrásMAIS DE R$ 800 MILHÕES: Polícia Militar prende acusado de integrar esquema de desvio milionário de instituições financeiras
-
Guarabira5 dias atrásRenato Meireles propõe vacinação domiciliar para pessoas com TEA e condições neurológicas






