Conecte-se conosco

Sociedade

TCEPB aprova contas municipais, rejeita as da LOTEP e aprova pesar pela morte de Ivandro Cunha Lima

Publicados

em

O Pleno do Tribunal de Contas/PB, reunido em sessão ordinária híbrida, nesta quarta-feira (01), aprovou os processos de contas das prefeituras de Santa Inês, São José do Bonfim, Riacho do Santo Antônio, Barra de São Miguel e Massaranduba, relativas a 2020. Rejeitadas foram as contas da Loteria do Estado da Paraíba no exercício de 2019, com multa ao gestor e imputação de débito no montante de R$ 22.904,80. (proc. nº 08711/20). Cabe recurso.

Regulares foram julgadas as prestações de contas da Defensoria Pública da Paraíba, gestão do procurador Ricardo José Costa Souza Berros, exercícios de 2019 e 2020. Com ressalvas, as contas de 2019 da Escola do Serviço Público do Estado. Aprovadas também as prestações de contas de 2021 da Agência de Regulação do Estado da Paraíba – ARPB e da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, relativas a 2021, bem como as da Companhia de Desenvolvimento do Estado (2020).

Recursos – O Colegiado deu provimento parcial ao recurso impetrado pelo ex-prefeito de Cuitegi, Guilherme Cunha Madruga Júnior, contra decisões consubstanciadas no Acórdão APL-TC-00419/20 e no Parecer PPL-TC-00197/20, emitidas quando da apreciação das contas do exercício de 2018. Seguindo o voto do relator, conselheiro Antônio Gomes Vieira, a Corte tornou sem efeito a decisão anterior e emitiu novo parecer pela aprovação das contas.

O Pleno ainda negou provimento ao recurso de reconsideração interposto pelo ex-prefeito de Alhandra, Renato Mendes Leite, face o Acórdão APL TC 00450/21, referente à reprovação das contas de 2017. Desprovida também a peça recursal manuseada pelo prefeito de Sousa, Fábio Tyrone Braga de Oliveira, contra decisão consubstanciada no Acórdão AC2-TC-02363/17, emitida quando do julgamento de denúncia referente ao exercício de 2017.

Voto de Pesar – Proposto pelo conselheiro vice-presidente, Fábio Túlio Nogueira, o Pleno do Tribunal de Contas aprovou, à unanimidade, “Voto de Pesar” em razão do falecimento do ex-senador Ivandro Cunha Lima. O conselheiro enfatizou a trajetória de Ivandro, que dignificou todos os cargos que ocupou na vida pública e privada. “Era um grande fazedor de amigos, um homem de retidão e caráter”.

O presidente do TCE, conselheiro Fernando Rodrigues Catão, lembrou a convivência estreita com o ex-senador e destacou sua personalidade de conciliador. “Era um homem do bem e de tratamento cordial, sempre com muita galhardia e correção”, disse ele, ao frisar que a Paraíba perde um grande paraibano, que fez suas raízes na cidade de Campina Grande.

Registro – O conselheiro André Carlo Torres Pontes – que é oriundo do Ministério Público de Contas, levou ao Pleno do Tribunal para registro em ata a passagem dos 25 anos de ingresso dos procuradores Marcílio Toscano Franca Filho, Sheyla Barreto Braga de Queiroz, Elvira Sâmara Pereira de Oliveira, Isabella Barbosa Marinho Falcão e o próprio André Carlo, ocorrida na última sexta-feira, 27 de maio do corrente.

Ele fez o registro, sentindo-se honrado, e lembrou que a investidura dos novos procuradores no Ministério Público junto ao TCE foi parte de um processo de reestruturação do órgão na Corte de Contas. A subprocuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz também fez o registro de congratulações aos procuradores na sessão ordinária da 2ª Câmara na terça-feira (31).  

Composição – O TCE-PB realizou sua 2356ª sessão ordinária do Tribunal Pleno, sob a presidência do conselheiro Fernando Rodrigues Catão. Presentes os conselheiros Nominando Diniz, Arnóbio Alves Viana, Fábio Túlio Nogueira, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho, assim como os conselheiros substitutos Oscar Mamede Santiago Melo, Renato Sérgio Santiago Melo e Antônio Cláudio Silva Santos (No exercício da titularidade). Pelo Ministério Público de Contas atuou o procurador geral Bradson Tibério Luna Camelo.

Ascom/TCE

Rate this post

Entrevista

Entrevistamos a confeiteira e professora Elizabete Monteiro; confira!

Proprietária da Delícia de Torta e professora de Confeitaria na Mix Tem Festas, ela abre o coração para nossa reportagem e nos revela como iniciou na ramo da confeitaria.

Publicados

em

Conte para nós um pouco da sua história:

Vou fazer um breve relato da minha história, em 1995, vim morar na Paraíba para acompanhar um irmão para estudar, e sempre gostei muito da confeitaria. Aqui era tudo muito difícil, até para comprar alguns produtos. Como sempre comemorávamos todos os aniversários, comecei a fazer meus primeiros bolinhos para a família e alguns amigos.

Faça um paralelo de como iniciou no segmento de confeitaria e como está hoje a profissão:

Como  relatei anteriormente, iniciei fazendo bolos para a família e alguns amigos, a coisa foi se espalhando pela escassez de mão de obra, surgiu  as primeiras encomendas ainda na cidade de Pilõezinhos, onde residi até me casar. Naquele tempo comprava revista, livros para ver modelos de bolos e tentar imitar. Até os cursos esses eram inexistentes. Na antiga TV Manchete passa uma confeiteira chamada Marta Ballina, ensinando a decorar bolos, e assistia todos os dias e ficava mais fascinada ainda pelo mundo da confeitaria. Os pedidos foram aumentando, já fazia meus primeiros bolos para festas das mães para escolas, festas de aniversários e casamentos. Isso tudo na cidade de Pilõezinhos, onde também ministrei um curso de culinária, envolvendo pratos, salgados, doces e sobremesas.

Em 1999 casei, me mudei para Guarabira e mantive minha clientela fiel da cidade. Em 2005 depois de uma tragédia familiar, parei de fazer minhas encomendas até mesmo para casa. Anos depois, por força do destino com uma depressão muito grande, e agora com a ajuda da tecnologia a favor, assistindo alguns vídeos, veio a vontade de ocupar a mente, retornando à confeitaria. De início, eu só queria fazer tortas, mas logo começaram os desafios de bolos de casamentos, aniversários, e retornei com os trabalhos, mas fui procurar qualificação em cursos em João Pessoa. Todo mês, até duas vezes por semana estava eu lá na Capital, para desopilar e aprender mais. Com o passar do tempo e a modernização, a tecnologia chegando, os cursos, tudo foi melhorando para aprimorar as práticas.

“Eu costumo dizer às minhas alunas que os doces também têm histórias.

Quais as ferramentas para alguém começar hoje na Confeitaria e o conselho para quem quer iniciar?

A principal ferramenta que alguém precisa para iniciar no segmento da confeitaria, é gostar do que faz e fazer para seus clientes o que você gostaria de receber. Hoje vejo o segmento da confeitaria como um ponto de apoio para muitas mulheres e famílias que vivem da confeitaria, sendo assim, digo que os cursos de aperfeiçoamento são muito importantes, pois eles sempre nos renovam, temos que estar sempre nos atualizando, e buscar fazer sempre o melhor.

Como você ver o futuro do segmento?

Haja  visto, o grande crescimento do segmento da confeitaria, pois é um mercado muito amplo, vejo nos jovens, nas mulheres e homens com futuro muito promissor, desde que cada um defina o segmento que queira seguir. Pesquisar, buscar capacitação, participar de eventos ligados aos segmento, pois as festas acontecem em todos lugares e o que a maior parte da população gosta de fazer é comemorar as datas que são importantes para cada um. Então conhecer esse mercado e organizar as informações sobre o que deseja fazer, é um passo muito importante para o sucesso. Também  vejo o medo que as pessoas tem em buscar capacitação, espero que Guarabira e região aproveitem as oportunidades que a Mix Tem Festas e Descartáveis vem trazendo para esse público.

Uma pessoa que vai iniciar na confeitaria, tem que fazer alguns investimentos, mas não precisa adquirir tudo de uma vez! Organize suas finanças para não desorganizar o orçamento familiar.

Quais as qualidades para alguém se dar bem com a confeitaria? Primeiramente gostar do que faz, e buscar estar atualizado às tendências e entender do trabalho que você vai desenvolver, não se trata apenas de fazer um bolo, um doce, a arte da confeitaria vai da pesquisa, do trabalho que você pretende desenvolver para alguém. Eu costumo dizer às minhas alunas que os doces também tem histórias. Enfim um bom planejamento é essencial, para iniciar com o pé direito neste segmento.

Curso Mão na Massa, na Mix Tem Festas e Descartáveis, em Guarabira.

Como iniciou no ensino da profissão de confeitaria?

Iniciei dando aulas na minha residência. Parei por um tempo e em agosto de 2017, conversando com a empresária Edna, uma visionária “de nascença”, ela falava de um espaço que tinha muita vontade de transformar em cozinha na sua loja de festa para cursos. Fiquei encantada e naquele mesmo dia ela comprou todas as ideias conversadas e planejou o primeiro centro  de confeitaria de Guarabira. Nossa primeira aula na loja foi no dia 31/08/2017, e sempre estamos tentando trazer novidades para as confeiteiras de Guarabira e região, atualmente também ministro aulas pelo Senac em alguns projetos.

“Digo sempre aos meus alunos, que o primeiro passo, é gostar realmente do que faz, segundo entender o público que você vai atender”

Deixe algo importante que queira destacar:  

Nas aulas que ministro, digo sempre aos meus alunos, que o primeiro passo, é gostar realmente do que faz, segundo entender o público que você vai atender, e não tomar como base o trabalho e principalmente o valor negociado pelo concorrente. Uma pessoa que vai iniciar na confeitaria, tem que fazer alguns investimentos, e sabemos que alguns equipamentos são caros, mas você não precisa adquiri-los todos de uma vez, é importante até mesmo saber quais ingredientes e utensílios comprar. Organize suas finanças para não desorganizar o orçamento familiar, ter sua planilha de precificação sempre aliada com os produtos utilizados por você no seu trabalho, afinal de contas só você pode definir isso.

Redação Brejo.com

Mix Tem Festas – Fone: 3271-8100

Rate this post
Continue lendo

Brasil

Amigo Solidário, LBV faz mobilização nacional para combater a fome

Insegurança alimentar aumenta e crianças da Entidade pedem para a população da PB ser mais solidária.

Publicados

em

Os números demonstram um triste acréscimo da fome no Brasil. E não é novidade que esse assunto vem afetando os brasileiros. São mais de 60 milhões de pessoas com algum tipo de insegurança alimentar no país, segundo dados do relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgado nesse mês.

Há muitos esforços para amenizar a fome que está impactando a população; cada um ajuda à sua maneira, contribuindo para reverter esse cenário. Nesse sentido, um exemplo chamou a atenção das educadoras da Legião da Boa Vontade (LBV), uma Entidade que há mais de 72 anos promove ações no combate à fome. O curioso é que veio um pedido inusitado e sincero de socorro do pequenino Gabriel Alex, que, com seus nove anos, convidou todo mundo para ser mais solidário e ajudar.

“Oi, tudo bem, aposto que você está se perguntando por que estou mandando uma carta, já que quase todo mundo usa o celular para tudo, mas resolvi fazer diferente. Você já pensou na situação do mundo? as pessoas sem lar para morar, sem trabalho, que dependem de doações, pessoas que só têm o almoço ou que só comem alguns dias… só peço que as pessoas sejam mais gentis, mais amigas e mais solidárias umas com as outras. Obrigado!”.

Em vista disso, na próxima quarta-feira 20 de julho, data em que se comemora o Dia do Amigo, a LBV, fará uma grande mobilização nacional, intitulada Amigo Solidário, a Instituição convida a população para celebrar a data com esse gesto simbólico de verdadeira amizade. A Entidade estará com sua equipe de voluntários e colaboradores para receber doações em alimentos não perecíveis e assim fortalecer suas ações de combate à fome.

Os itens de maior necessidade são: arroz, feijão, óleo, leite, flocão de milho e café. Ao fazer uma colaboração, o doador receberá um singelo agradecimento preparado pelos atendidos.

A LBV e você são a Esperança de milhares de famílias!
Na Paraíba, leve sua doação até as unidades dos Centros Comunitários de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, em Campina Grande situado a Rua Bráulio Araújo de Gusmão, 402 – Bairro do Cruzeiro; em João Pessoa à Rua das Trincheiras, 701 – Bairro de Jaguaribe – ou, se preferir, colabore via pix ([email protected]). Participe dessa força-tarefa para combater a fome. Nas redes sociais acesse o perfil @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.

Assessoria

Rate this post
Continue lendo

Gente & TV

Influenciadora digital de Guarabira apresenta São João de Campina Grande na TV

A descolada influencer tem 156 mil seguidores na rede social Instagram.

Publicados

em

A influenciadora digital guarabirense Gyovanna Lany está no time de apresentadores do São João de Campina Grande, o maior São João do Mundo, que será transmitido pelas tvs Cabo Branco e Paraíba e pelo portal de notícia g1, nesta sexta-feira (10), na retomado do evento depois do hiato de dois anos por causa da crise sanitária.

A transmissão será apresentada também pelo ator Lucas Veloso e a jornalista Laisa Grisi e vai ao ar após o Jornal da Globo – por volta das 00h30 e o público poderá assistir ao vivo aos shows. A live também ficará disponível no g1 Paraíba, a partir das 23h.

Não é a primeira vez que Gyovanna dá as caras nas afiliadas da TV Globo na Paraíba. No último Verão, em eventos de transmissão de shows na orla de João Pessoa, a guarabirense estrelou quadro bem humorado de patrocinadores do evento, onde fez caras e bocas e desfilou seu talento e desenvoltura na frente das câmeras.

A descolada influencer tem 156 mil seguidores na rede social Instagram e faz sucesso com seus vídeos com pitadas apimentadas de humor sem meias palavras. As relações de sofrência por traição estão sempre frequentando seus textos nas tramas.

Portal25Horas

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas