Conecte-se conosco

Turismo

Caminhos do Frio chega a Solânea e show de Waldonys marca a programação

Publicados

em

A cidade de Solânea – a 130 km de João Pessoa – é a próxima parada do projeto Rota Cultural Caminhos do Frio. Após passar por Areia, Pilões e Matinhas, a Rota será aberta no Teatro Jacob Soares Pereira, em solenidade prevista para começar às 19h, desta segunda-feira (25). Até domingo (1º), a população e os turistas poderão participar de uma série de eventos culturais, oficinas, debates e atividades esportivas. O destaque da programação será o show do cantor Waldonys, que vai acontecer no sábado (30), no palco armado na Praça 26 de Novembro.

Assim como aconteceu nas outras três cidades da região do Brejo, a Rota Cultural tem o objetivo de envolver a população das cidades por onde passa, e é uma excelente oportunidade que todos têm de, além prestigiar os shows, feiras de gastronomia e artesanato, discutirem políticas públicas para o setor cultural, em debate que será realizado na sexta-feira (29), na Câmara Municipal da cidade. Outro debate importante, acontecerá também na sexta, com a participação do presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Jaime Neto, quando será discutido o fortalecimento das instâncias de turismo de Solânea. O evento será promovido no Memorial Santuário de Padre Ibiapina, às 14h30.

Solânea é uma das cidade da Paraíba que tem a marca da religiosidade e um dos seus ícones é o Santuário Padre Ibiapina, idealizado pelo padre José Antônio Maria Ibiapina, que se formou em Direito, mas, aos 47 anos, decidiu entrar para o sacerdócio. O padre tinha conhecimento da situação de dificuldade que algumas pessoas viviam no município e assim decidiu ser suporte para todos.

O Santuário, um dos pontos turísticos mais visitados na região, está localizado onde originou-se a primeira casa de caridade do padre. O local preserva a casa onde o religioso viveu, um orfanato, uma creche e uma capela chamada de casa da caridade onde estão os restos mortais de Ibiapina e a sala dos milagres que exibe fotos e objetos de devotos que rezam ao padre que está em fase de canonização.

Outro ponto importante para o Turismo religioso é a Igreja Matriz de Santo Antônio, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba. A igreja traz a imagem de Nossa Senhora de Fátima na sua entrada e está localizada em frente à praça 26 de novembro.

A cidade também apresenta algumas edificações antigas, como o Casarão Manoel Moreira. Segundo reza os moradores, no local residia o braço direito de Lampião, Manoel Moreira. O casarão histórico guarda um espaço que abriga um oratório, que conta a história, servia para esconder as armas das rondas policiais.

A natureza também está muito presente no município, como atrativo turístico. Em um desses lugares se destaca a Bica da Mata, também conhecida por Bica do Cano, uma área pública que está sempre disponível para visitação. Para chegar até a Bica, as pessoas precisam trilhar um caminho demarcado de mata fechada e de chão escorregadio em uma caminhada de aproximadamente 400 metros, ideal para quem pratica o turismo de aventura. A água da Bica é cristalina.

Outro atrativo é a Trilha das Pedras das Pinturas, que registram as pinturas rupestres feitas por índios. Estudiosos acreditam que elas estão ali por volta de 5 mil anos e o que chama ainda mais atenção de todos são as pedras que compõem o local. O empilhamento rochoso deixa há muito tempo os olhos de quem vê em dúvida, se é uma formação natural ou se foram colocadas através de homens que arquitetaram de forma inexplicável as pedras uma em cima da outra.

Secom-PB

Rate this post

Turismo

“Destino Guarabira” será apresentado em Maio na ExpoTurismo Paraíba

Publicados

em

Guarabira - Foto: Rose Vídeo

A Prefeitura de Guarabira estará lançando o programa “Destino Guarabira”, na maior feira de exposição turística do Estado, nos próximos dias 5, 6 e 7 de maio, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Com a presença confirmada de mais de 80 municípios paraibanos, a Feira de Turismo promovida pelo Sebrae e Parceiros será realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, das 15:00 às 21:00 horas. Várias modalidades turísticas estarão sendo disponibilizadas aos visitantes: Turismo rural, cultural, ecoturismo, aventura, gastronômico, sol e mar, religioso, entre outros. Com cerca de 100 expositores.

A programação da feira inclui ainda 17 palestras, 02 rodadas de negócios, 04 visitas técnicas e 24 apresentações culturais durante os dias do evento. Segundo o SEBRAE/PB, a iniciativa tem o objetivo de promover, comercializar e fortalecer os negócios de turismo na Paraíba, proporcionando geração de negócios, troca de experiências inovadoras e conhecimentos adequados ao cenário econômico atual.

“Todos os municípios turísticos da Paraíba vão expor no evento, que é a primeira feira de turismo do calendário de 2022 do Brasil. É, também, a única feira de turismo do país que mostra as 11 regiões turísticas da Paraíba, que compõem o Mapa da Regionalização do Turismo (MTUR)”, enfatizou a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim.

Segundo o Secretário de Cultura e Turismo, Tarcísio Pereira, a cidade de Guarabira será representada pelo stand “Destino Guarabira” dentro da Região Turística do Brejo Paraibano, levando ao conhecimento do público todo o potencial turístico e cultural da cidade. “Essa é um dos grandes eventos nesse setor que estamos trabalhando para a cidade que vem entrando no roteiro turístico regional”, destacou Tarcísio.

Saiba mais clicando no site do evento. 

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cultura

Bananeiras anunciará nesta quarta-feira a programação do São João 2022

Bananeiras desponta no cenário turístico regional por suas belezas naturais e pelo seu clima aconchegante, que chega a 14 graus nos períodos mais frios.

Publicados

em

Foto: Reprodução

O prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra, divulgará, na próxima quarta-feira (20), a programação do São João deste ano. O anúncio será às 18h, na Praça do Coreto.

O São João de Bananeiras será realizado através de uma parceria entre a Prefeitura e a empresa “Medow Entretenimento e Cultura”, liderada pelo empresário Jomario Souto.

Denominado “O Melhor São João de Nossas Vidas” o festejo junino de Bananeiras será realizado de 17 de Junho a 17 de Julho, contendo dos grandes shows a eventos culturais paralelos. O município do brejo deve atrair muitos turistas da capital paraibana, bem como do Rio Grande do Norte para curtir o evento.

Bananeiras desponta no cenário turístico regional por suas belezas naturais e principalmente pelo seu clima aconchegante, que chega a 14 graus celsius nos períodos mais frios.

Maispb via ExpressoPB

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

Reunião com o SEBRAE define metas para o turismo guarabirense em 2022

Publicados

em

Foto: Vista aérea de Guarabira / Rose Vídeo

O Munícipio de Guarabira entrou no grupo de municípios associados ao Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, em novembro do ano passado.

Nesta terça-feira, dia 8, a comissão de implementação da cidade começou a planejar junto ao SEBRAE as metas e objetivos das estratégias turísticas para 2022.

“Guarabira sempre teve seu potencial turístico único, agora, integrando as demais cidades e rotas já consolidadas e em parceria com o Sebrae, vamos levar ainda mais o nome da cidade e nossas ações aos diversos cantos”, destacou o secretário de cultura e turismo, Tarcísio Pereira.

O designado para representar o município no Fórum foi o professor Percinaldo Toscano. Na oportunidade, a gerente do SEBRAE Guarabira, Jacy Viana, destacou a presença do município na “Expo Turismo”, que será realizado no Espaço Cultural de João Pessoa, dentro do Salão de Turismo do Brejo Paraibano, destacando as potencialidades dos municípios que fazem parte do fórum.

Codecom

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas