Conecte-se conosco

Cidades

MPPB realiza audiência sobre atendimento na UTI pediátrica e neonatal da Clipsi, em Campina Grande

Publicados

em

O Ministério Público da Paraíba realizou uma audiência para tratar sobre o atendimento nas UTIs pediátrica e neonatal da Clipsi, na rede pública de saúde de Campina Grande, na última segunda-feira (15/08), que foram interditadas eticamente pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), em julho. Ao final foram definidos encaminhamentos para a melhoria do serviço.

A audiência foi presidida pela promotora de Justiça da Saúde de Campina Grande, Adriana Amorim de Lacerda, e pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAO Saúde), promotora Fabiana Lobo, e contou com a participação, de forma virtual, da procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Janaína Andrade de Sousa.

Anúncio


Estiveram presentes o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima; o secretário executivo de Saúde do Estado, Jhony Bezerra; o secretário de Saúde de Campina Grande, Gilney Porto; o diretor do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, Bruno Leandro de Souza; a presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), Soraya Galdino; a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande, Joaquina Amorim; a coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Instituto Elpídio de Almeida (Isea), Cândida Cavalcante; o diretor-geral da Clipsi, além de representantes das equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria de Saúde de Campina Grande e dos municípios de Alagoa Nova, Alagoa Grande, Areia, Aroeiras, Ingá, Esperança, Juazeirinho, Lagoa Seca, Massaranduba, Pocinhos, Queimadas, Remígio e Puxinanã.

A promotora Adriana Amorim ressaltou a importância de garantir o atendimento de qualidade às gestantes e aos recém-nascidos que são referenciados para Campina Grande e que os 10 leitos existentes na CLIPSI são fundamentais para assegurar a continuidade da prestação dos serviços, tendo em vista a impossibilidade, no momento, da rede pública absorver a demanda.

O diretor do CRM, Bruno Souza, informou que o conselho recebeu denúncias sobre falhas na prestação do serviço da Clipsi e, ao comparecer ao hospital, constatou que escalas médicas da UTI neonatal e pediátrica estavam reduzidas, em virtude de afastamento de alguns profissionais que estavam acometidos pela Covid-19. Por isso, não houve outra alternativa ao CRM, senão a de realizar a interdição ética da atividade médica do serviço.

O diretor-geral da Clipsi relatou que o hospital funciona como retaguarda do Isea, com cerca de 300 a 400 partos por mês e que o problema é o valor da tabela do SUS, pois Campina Grande oferece o serviço, sem o respaldo financeiro do governo federal. Ele também comunicou as dificuldades financeiras enfrentadas, em razão dos custos elevados.

O prefeito de Campina Grande ressaltou a importância dos leitos da Clipsi, que são retaguarda do Isea, e que tem média de atendimento de 60% de pacientes de outros municípios. Bruno Cunha Lima falou ainda da necessidade de complementação de valores da tabela do SUS em favor do hospital, por parte dos municípios e que Campina Grande já arca com o pagamento de valores extras para a área da obstetrícia.

O secretário executivo Jhony Bezerra falou sobre o déficit de leitos neonatais existentes em todo o Brasil e na Paraíba e afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde está buscando soluções e está dialogando nesse sentido.

A procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Janaína Andrade de Sousa, informou que o tema em discussão é muito sensível e a demanda muito complexa. Ela acrescentou que, apesar da necessidade de uma solução estruturante, existe uma demanda urgente, que precisa de uma posição imediata, alertando que alguns municípios pequenos não teriam condições de arcar com a complementação pleiteada pelo Município de Campina Grande e que a discussão deve ser aberta a todos os interessados.

Encaminhamentos

1- A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) incluirá na pauta da próxima reunião, do dia 5 de setembro, a discussão do assunto;
2- A Secretaria de Saúde de Campina Grande enviará ao Cosems planilha detalhada dos custos da UTI infantil da Clipsi, para fins de subsidiar a discussão em CIB;
3- O Estado avaliará a possibilidade de firmar convênios com a instituição contratualizada com o SUS;
4- A Clipsi informará ao CRM as providências adotadas, para a verificação de possível desinterdição.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Cidades

Menino morre atropelado por caminhão entre Guarabira e Pirpirituba

Publicados

em

Foto: Reprodução

Uma criança de 4 anos morreu atropelada por um caminhão na manhã desta terça-feira (23), logo depois de descer de uma van escolar. O acidente aconteceu na rodovia PB-073, entre Guarabira e Pirpirituba, no brejo da Paraíba.

De acordo com informações da Polícia Militar, Luís Fernando, de 4 anos de idade, estava descendo de uma van escolar quando avistou seus familiares do outro lado da rua e, ao tentar atravessar, foi atropelado por um caminhão.

Anúncio


Segundo o sargento Mariano, da Polícia Militar, o homem que dirigia o caminhão deixou o local logo após o atropelamento, mas foi localizado pouco tempo depois do ocorrido em outro ponto mais adiante na rodovia.

O caminhoneiro foi levado pelas autoridades até a delegacia para prestar esclarecimentos. A Polícia Civil vai dar continuidade às investigações quanto ao transporte escolar no qual a criança voltava e o local onde ela foi deixada ao descer do veículo.

Do g1 Paraíba Em 23.07.2024

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Ex-vereador de Guarabira será candidato na capital paraibana

Publicados

em

Foto: CMJP

Qualquer que seja a garça – mesmo que da cor “azul” como são adjetivadas em Guarabira -, por regra de sobrevivência, necessita de água doce ou salobra ou até uma praia.

Jáder Filho, inspirado no poder de adaptação e resistência das garças, migrou para os terrenos úmidos do litoral e, agora, disputará uma das cadeiras da Câmara Municipal de João Pessoa.

Anúncio


Jáder, que exerceu a função de vereador em Guarabira, transferiu o seu domicílio eleitoral para a capital e será candidato a vereador pelo partido Solidariedade.

Sua esposa, Rosane Emídio, segue candidata a vereadora em Guarabira. De bico longo, a garça é um animal de reconhecido esforço e capacidade de lutar em mais de uma frente.

Rafael San – ManchetePB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Governo da Paraíba realiza fampress para Rota Cultural Caminhos do Frio em Solânea

Publicados

em

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) realiza, nesta segunda-feira (22), um fampress com jornalistas, influenciadores e guias de turismo para a abertura da Rota Cultural Caminhos do Frio, em Solânea. O objetivo principal é incentivar a divulgação dos atrativos da região e do evento através da imprensa local.

Solânea, conhecida como uma das cidades mais frias do brejo paraibano, será o cenário de uma semana repleta de atividades culturais. A programação incluirá feiras gastronômicas e de artesanato, oficinas literárias, espetáculos teatrais, mostra de cinema, exposições, palestras, passeios turísticos e até mesmo um campeonato de estilingue. Além disso, o evento contará com apresentações musicais de artistas como Luciene Melo, Nonato Neto e Kelson Kiss.

Anúncio


De acordo com Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, o fampress vai proporcionar aos jornalistas e influenciadores a oportunidade de conhecer de perto todas as novidades e atrações preparadas para o Caminhos do Frio na cidade de Solânea. “A expectativa é que o evento atraia ainda mais visitantes e fortaleça o potencial turístico e cultural do município”, destacou.

A Rota Cultural Caminhos do Frio já passou por cidades como Areia, Pilões e Matinhas, celebrando o Movimento Armorial e a cultura nordestina, ampliando o fluxo de turistas no Brejo paraibano.

Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Miguel Ângelo, o Caminhos do Frio promove o lazer e o entretenimento, fortalece a economia local, criando oportunidades para os empreendedores com a valorização dos recursos patrimoniais de cada município participante.

Atrativos turísticos

No município, há uma diversidade de atrativos, como a histórica Igreja Matriz de Santo Antônio e o Casarão Manoel Moreira, onde morava o braço direito de Lampião, conforme relatado pelos moradores locais.

Também merecem destaque a Praça 26 de Novembro, a Trilha das Pedras das Pinturas, que exibe pinturas rupestres com aproximadamente 5 mil anos de história, o Teatro Municipal Jacob Soares e o Santuário Padre Ibiapina, todos essenciais para o turismo na região.

A programação completa do evento está disponível no site oficial do Fórum de Turismo, assim como nas plataformas de redes sociais @brejopb. Para mais informações: [brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/](https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/).

Confira as próximas datas e cidades da rota cultural Caminhos do Frio

Serraria: 29 de julho a 4 de agosto

Borborema: 5 a 11 de agosto

Remígio: 12 a 18 de agosto

Bananeiras: 19 a 25 de agosto

Alagoa Grande: 26 de agosto a 1º de setembro

Alagoa Nova: 2 a 8 de setembro

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas