Conecte-se conosco

Cidades

MPPB realiza audiência sobre atendimento na UTI pediátrica e neonatal da Clipsi, em Campina Grande

Publicados

em

O Ministério Público da Paraíba realizou uma audiência para tratar sobre o atendimento nas UTIs pediátrica e neonatal da Clipsi, na rede pública de saúde de Campina Grande, na última segunda-feira (15/08), que foram interditadas eticamente pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), em julho. Ao final foram definidos encaminhamentos para a melhoria do serviço.

A audiência foi presidida pela promotora de Justiça da Saúde de Campina Grande, Adriana Amorim de Lacerda, e pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAO Saúde), promotora Fabiana Lobo, e contou com a participação, de forma virtual, da procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Janaína Andrade de Sousa.

Anúncio


Estiveram presentes o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima; o secretário executivo de Saúde do Estado, Jhony Bezerra; o secretário de Saúde de Campina Grande, Gilney Porto; o diretor do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, Bruno Leandro de Souza; a presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), Soraya Galdino; a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande, Joaquina Amorim; a coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Instituto Elpídio de Almeida (Isea), Cândida Cavalcante; o diretor-geral da Clipsi, além de representantes das equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria de Saúde de Campina Grande e dos municípios de Alagoa Nova, Alagoa Grande, Areia, Aroeiras, Ingá, Esperança, Juazeirinho, Lagoa Seca, Massaranduba, Pocinhos, Queimadas, Remígio e Puxinanã.

A promotora Adriana Amorim ressaltou a importância de garantir o atendimento de qualidade às gestantes e aos recém-nascidos que são referenciados para Campina Grande e que os 10 leitos existentes na CLIPSI são fundamentais para assegurar a continuidade da prestação dos serviços, tendo em vista a impossibilidade, no momento, da rede pública absorver a demanda.

O diretor do CRM, Bruno Souza, informou que o conselho recebeu denúncias sobre falhas na prestação do serviço da Clipsi e, ao comparecer ao hospital, constatou que escalas médicas da UTI neonatal e pediátrica estavam reduzidas, em virtude de afastamento de alguns profissionais que estavam acometidos pela Covid-19. Por isso, não houve outra alternativa ao CRM, senão a de realizar a interdição ética da atividade médica do serviço.

O diretor-geral da Clipsi relatou que o hospital funciona como retaguarda do Isea, com cerca de 300 a 400 partos por mês e que o problema é o valor da tabela do SUS, pois Campina Grande oferece o serviço, sem o respaldo financeiro do governo federal. Ele também comunicou as dificuldades financeiras enfrentadas, em razão dos custos elevados.

O prefeito de Campina Grande ressaltou a importância dos leitos da Clipsi, que são retaguarda do Isea, e que tem média de atendimento de 60% de pacientes de outros municípios. Bruno Cunha Lima falou ainda da necessidade de complementação de valores da tabela do SUS em favor do hospital, por parte dos municípios e que Campina Grande já arca com o pagamento de valores extras para a área da obstetrícia.

O secretário executivo Jhony Bezerra falou sobre o déficit de leitos neonatais existentes em todo o Brasil e na Paraíba e afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde está buscando soluções e está dialogando nesse sentido.

A procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Janaína Andrade de Sousa, informou que o tema em discussão é muito sensível e a demanda muito complexa. Ela acrescentou que, apesar da necessidade de uma solução estruturante, existe uma demanda urgente, que precisa de uma posição imediata, alertando que alguns municípios pequenos não teriam condições de arcar com a complementação pleiteada pelo Município de Campina Grande e que a discussão deve ser aberta a todos os interessados.

Encaminhamentos

1- A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) incluirá na pauta da próxima reunião, do dia 5 de setembro, a discussão do assunto;
2- A Secretaria de Saúde de Campina Grande enviará ao Cosems planilha detalhada dos custos da UTI infantil da Clipsi, para fins de subsidiar a discussão em CIB;
3- O Estado avaliará a possibilidade de firmar convênios com a instituição contratualizada com o SUS;
4- A Clipsi informará ao CRM as providências adotadas, para a verificação de possível desinterdição.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Cidades

Roberto Paulino tem agenda cheia de compromissos do Governo, em Guarabira

Publicados

em

O secretário-chefe de governo do Estado da Paraíba, Roberto Paulino cumpriu agenda extensa nesta quinta-feira, 29, na cidade de Guarabira.

CONFIRA! Veja fotos da agenda de Paulino

Anúncio


Pela manhã, Roberto Paulino foi recebido para uma entrevista na Rádio Guarabira FM, onde destacou os importantes feitos do governo João Azevêdo em Guarabira, assim como os investimentos conquistados para a região do Brejo.

Logo após, o secretário dirigiu-se à sede da OAB para participar da palestra em alusão ao Novembro Azul, ocasião em que se discutiu a “Detecção Precoce do Câncer de Próstata: Conscientização de Policiais Militares”

A palestra foi realizada pelo 4º Batalhão de Polícia Militar com sede em Guarabira, tendo como palestrante o médico urologista João Alberto Lins Filho.

Ainda em Guarabira, o ex-governador Roberto Paulino realizou uma visita institucional ao comandante do IV BPM, Tenente-Coronel Sinval Silva para conhecer o Museu e as dependências do Batalhão.

Da Segovpb/Instagram

Em 29 de novembro de 2023

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Pescador morre após sofrer choque elétrico dentro de barco em Baía da Traição

Publicados

em

Foto: Reprodução

Um pescador veio a óbito na manhã desta quarta-feira (29) após sofrer uma descarga elétrica no município de Baía da Traição, Litoral Norte do estado. Conforme apurou o ClickPB, as primeiras informações são de que a vítima estaria realizando o conserto de um barco na praia localizada na frente da praça central. 

Ele seria conhecido como ‘Júnior’ e o serviço no equipamento seria uma soldagem. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local e equipes do Corpo de Bombeiros também se deslocaram para o local, segundo informações detalhadas por populares ao ClickPB. 

Anúncio


Em dezembro do ano passado, um outro caso envolvendo choque elétrico em barco foi registrado na Paraíba. Como trouxe o ClickPB, à época Manuel Nunes, a vítima, estaria fazendo reparos no barco quando foi surpreendido pela descarga elétrica.

Populares relataram que o pescador teria a intenção de vender o barco, por isso estaria realizando as manutenções. 

Portal Umari com Click PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Jogos Indígenas 2023 serão abertos nesta quarta-feira, na Baía da Traição

Publicados

em

Reprodução

A Aldeia São Francisco, no município da Baía da Traição, sedia, nesta quarta-feira (29), a solenidade de abertura dos Jogos Indígenas 2023. O evento terá cinco dias de duração, com início às 9h, e na oportunidade haverá a apresentação da dança do toré, além do desfile dos participantes, que integram os povos Potiguaras, oriundos do Litoral Norte da Paraíba.

As modalidades disponíveis dos Jogos são as típicas indígenas como: canoagem, corrida do toro, arco e flecha, arremesso de lança e natação no rio, mescladas com algumas tradicionais (futebol de campo, futsal e mini-maratona). De acordo com a coordenação, podem participar do evento, atletas do sexo masculino e feminino. A expectativa é que representantes de mais de 30 aldeias participem das provas.

“Depois de tantos eventos que o Governo do Estado realizou ao longo de 2023, agora chegou a hora dos Jogos Indígenas, que será mais uma grande festa do esporte na Paraíba. Realizar esse evento faz valorizar a cultura desses povos que tanto fizeram pelo país e continuam fazendo e por isso, merecem toda a atenção no que diz respeito a estar inserido no calendário esportivo”, observou o secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires.

Anúncio


Os Jogos Indígenas da Paraíba são realizados pelo Governo do Estado por meio da Sejel com apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e contam com parceria das prefeituras de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas