Conecte-se conosco

Guarabira

Projeto “De Carona na Poesia” acontece nos dias 30 e 31 com oficina e peça no Teatro Geraldo Alverga

Publicados

em

Foto: PMG /Divulgação

Lugar de poesia é na calçada, como bem nos dizia Sérgio Sampaio. Mas em tempos de pandemia, a poesia está contraída, intimidada e por vezes sem sentido. De Carona na Poesia é um projeto selecionado na Lei Aldir Blanc, através dos recursos do Prêmio Parrá, e chega para levar poesia até as pessoas, fazendo com que a literatura alcance mais espaços por meio de declamações, oficinas e espetáculos.

Essa viagem itinerante pelo interior da Paraíba começa no dia 24 de agosto na cidade de Bananeiras, em seguida no dia 26 de agosto desembarca em Areia e por fim, no dia 30 de agosto chega a cidade de Guarabira.

Anúncio


Em todas as cidades, o projeto oferece uma oficina de poesia chamada “Acordando a palavra e costurando poéticas”, um espetáculo poético chamado “Voltando para casa”, além de passar por várias ruas da cidade com uma rádio difusora com poesias de escritores plurais do Estado, trazendo histórias de pessoas que por muito tempo não tiveram suas memórias contadas, como mulheres.

A oficina de poesia tem duração de seis horas e o objetivo de produzir uma escrita criativa para todos os públicos, a partir de uma condução integrativa, fazendo uso de música, dança, textos literários que reverbere em criações de textos poéticos partindo de escritas das vivências de cada um.

O espetáculo “Voltando para casa” foi construído a partir de poesias autorais do livro de Bia Sabiá chamado “Zíngara”. É uma apresentação poética, musicada e inédita, com cantoria e presença de elementos da cultura popular, trazendo uma voz que busca ecoar a ancestralidade e derramar versos livres a partir do encantamento e observações do mundo. Toda a programação é gratuita.

De Carona na Poesia é idealizado por Bianca Rufino, ou Bia Sabiá, poeta paraibana, escritora, declamadora, cantora, cartomante e andarilha. Bia Sabiá tem dois livros publicados: ‘Zíngara’ de poesia, e ‘De quando o rio lavou as histórias’, de contos, que foi premiado pelo concurso Políbio Alves no Município de João Pessoa. A artista também tem 17 fanzines. Além de alguns vídeos poemas/criações audiovisuais, divulgados em editais estaduais e nacionais, como ‘Cotidiano Inverso’, ‘Gurugi’ e ‘O dia em que tirei minha alma pra dançar’; e performances livres realizadas pelas itinerâncias.

PROJETO “DE CARONA NA POESIA”

  • GUARABIRA
    30/08
    Oficina Acordando a Palavra e Costurando Poéticas
    Local: Teatro Municipal Geraldo Alverga
    Horário: 9h às 12h
  • 31/08
    Espetáculo Voltando para Casa
    Local: Teatro Municipal Geraldo Alverga
    Horário: 19h30

Fonte: Codecom

Rate this post
Anúncio


Cultura

Prefeitura de Guarabira entrega revitalização da Estação Ferroviária nesta quinta (04)

Publicados

em

Na noite desta quinta-feira (04), será entregue para a população de Guarabira a Nova estação Ferroviária e Parque da Estação. Será um momento marcante que celebra a memória, a cultura e a beleza da arte naif.

O evento contará com atrações musicais, danças, exposições e muito mais. Com certeza, será um momento histórico pra cidade, que será ainda transmitido ao vivo pelas redes sociais: Youtube.com/pmguarabira

Anúncio


Com Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

MIX TEM Festas e Descartáveis tem de tudo para sua festa de São João. Confira!

Publicados

em

MIX TEM Festas e Descartáveis tem tudo para deixar completa sua festa junina completa. São decorações de topo de bolo temáticas com personagens juninos, balões de vários formatos, chapeis de palha, peneiras de palha decoradas com cara de boneca, mine cestas de palha para lembrancinhas de festa, bonecas e bonecos temáticos de São João, e muito mais.

A loja MIX TEM Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro de Guarabira, fone: (83) 3271-8100. Siga a MixTem Festas e Descartáveis no Instagram: instagram.com/mixtemfestas

Anúncio


 

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Fazenda Nordestina é a campeã da Etapa Brejo do Festival de Quadrilhas realizado em Guarabira

Publicados

em

A Quadrilha Junina “Fazenda Nordestina” foi a grande vencedora da Etapa Brejo do Festival de Quadrilhas Juninas realizado em Guarabira. O anúncio foi feito logo após as apresentações da segunda noite do festival nesta sexta-feira (14).

O festival feito em parceria entre a Prefeitura de Guarabira, Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba – FEQUAJUNE e a Associação as Quadrillhas Juninas do Brejo – ASQUAJUB deixou suas marcas pela organização e comparecimento de grande público nas duas noites de realização.

Anúncio


O prefeito Marcus Diôgo compareceu nas duas noites para conferir de perto o andamento das apresentações.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas