Conecte-se conosco

Cidades

DIA DA CACHAÇA: de onde vem o nome cachaça? Saiba a origem da palavra

No Dia da Cachaça, conheça a origem da cachaça, saiba o que foi a Revolta da Cachaça e veja de onde vem o nome da bebida.

Publicados

em

Foto: @RedeBeMais

O Dia Internacional da Cachaça é comemorado em 13 de setembro. A data celebra a bebida mais brasileira e a única reconhecida como destilado de cana-de-açúcar de origem no Brasil.

De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), a palavra “cachaça” é um lusitanismo da palavra espanhola “cachaza”, que é um subproduto anterior à cristalização do açúcar. A palavra é, portanto, um brasileirismo usado, no século XVI, para denominar a nossa aguardente de cana.

Anúncio


Imagens: Engenho Serra Limpa

A cachaça é o primeiro destilado das Américas, tendo surgido antes do Pisco, do Tequila, do Rum e do Bourbon.

Pode-se dizer que ela é a mãe do Rum, cujo processo foi implantado no Caribe, precisamente em Barbados (e não em Cuba, como muita gente pensa), em 1655, pelos holandeses expulsos de Pernambuco em 1654.

Além disso, ainda segundo o Ibrac, a cachaça, de tão incorporada aos costumes e hábitos alimentares brasileiros, se tornou parte integrante dos cerimoniais religiosos indígenas e africanos.

HISTÓRIA DA CACHAÇA

Na verdade, embora haja muitas estórias pitorescas e criativas sobre o marco zero da cachaça, o certo é que a sua história se confunde com a História do Brasil, tendo como protagonistas a cana-de-açúcar, o imigrante português e o escravo africano, além dos índios, ao criarem a bebida que mais simboliza o modo de viver e o espírito descontraído do brasileiro.

Existe, por exemplo, uma informação de que a primeira plantação de cana no Brasil foi feita em 1504, pelo fidalgo judeu de Portugal Fernão (Fernando) de Noronha, que recebeu a ilha, que hoje leva o seu nome, para a exploração do pau brasil.

Também há referências de que o primeiro engenho de açúcar foi construído em 1516, na Feitoria de Itamaracá, criada pelo Rei D. Manuel no litoral pernambucano e confiada ao técnico de administração colonial Pero Capico, que teria começado a produção de cachaça quase de forma acidental.

No Dia da Cachaça, conheça a origem da cachaça, saiba o que foi a Revolta da Cachaça e veja de onde vem o nome da bebida.

Mas a prova documental dessa tese, a que se assenta a afirmação de Jairo Martins, está nos registros de pagamento de tributo alfandegário sobre uma carga de açúcar, vinda de Pernambuco, datados de 1526, encontrados em Lisboa.

Pesquisas arqueológicas, conduzidas pela Universidade Federal da Bahia, encontraram ruínas de um engenho de açúcar, datadas de 1520, nas redondezas de Porto Seguro.

Veja mais. Clique aqui.

Jc.ne10.uol.com.br

5/5 - (1 vote)
Anúncio


Educação

Estudantes da Rede Estadual de Ensino conquistam 1º lugar na etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica

Publicados

em

As equipes da ECI Odilon Nelson Dantas, de Cuitegi, e da ECIT Pedro Anísio, de João Pessoa, conquistaram o 1º lugar em quatro modalidades do Torneio Juvenil de Robótica (TJR). A competição teve início no sábado (2) e foi encerrada nessa terça-feira (5), em São Paulo (SP).

A equipe da ECI de Cuitegi garantiu o primeiro lugar nas categorias Dança Nível 4 e Cabo de Guerra. Com essa conquista, os estudantes que fazem parte da equipe O.N.D se tornaram bicampeões nacionais na prova de dança, além de terem conquistado o segundo lugar na categoria Resgate de Plano.

Anúncio


Já a equipe da ECIT de João Pessoa também ganhou em primeiro lugar nas provas Dança Nível 3, Viagem ao Centro da Terra Nível 4 e Resgate de Alto Risco Nível 4.

A estudante Thauane Kely, que faz parte da equipe da ECI de Cuitegi, agradeceu em nome de todos os participantes. “Agradecemos a todos que fazem a escola, professores e ao Governo na Paraíba pelo apoio. Agora nossa expectativa é participar da etapa internacional”, comemorou.

O TJR é uma competição gratuita e presencial que se destina a difundir a robótica e a computação, por meio da prática de aprendizagem e projetos para a produção de protótipos de robôs. A competição é voltada para estudantes com faixa etária a partir dos 6 anos de idade das redes de ensino pública e privada.

Ao todo, participaram 29 estudantes da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, que embarcaram para a competição nacional, acompanhados por uma equipe de seis professores.

Com essas conquistas as equipes se classificam para a etapa internacional que vai acontecer no Chile, em julho de 2024.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Menina atendida pela equoterapia da Polícia Militar da Paraíba é destaque em competição em São Paulo

Publicados

em

Rebeca tem 12 anos e nasceu com paralisia cerebral que comprometeu a coordenação motora do lado direito do corpo. Mas as dificuldades não impediram em nada a vontade dela vencer, de sonhar. Há mais de um ano sendo atendida pela equoterapia da Polícia Militar, Rebeca vem desenvolvendo melhor suas atividades e isso ajudou no esporte que ela tanto ama: o atletismo.

Este mês, Rebeca, que é aluna do 6º ano de uma escola particular do bairro de Mangabeira, zona sul de João Pessoa, foi destaque nos jogos paraescoloares brasileiros, realizado no Estado de São Paulo, onde ela representando a Paraíba ganhou três medalhas: ouro na corrida de 150 metros, prata na corrida de 60 metros e prata no arremesso de pelote.

A Equoterapia oferecida pela Polícia Militar, por meio do Regimento de Polícia Montada (RPMont), atende mais de 40 pacientes com algum tipo de deficiência ou transtorno. As atividades, que usam o cavalo como “ferramenta”, são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, composta por terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, equitadores e seus auxiliares, que são policiais militares.

Ascom

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Sine-PB disponibiliza mais de 870 vagas de emprego a partir desta segunda (04)

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios.

Publicados

em

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-PB) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (4), 879 oportunidades de trabalho em 11 cidades paraibanas. João Pessoa possui o maior número de vagas: são 624, com 500 só para operador de telemarketing. 

Ainda há ofertas de emprego em outras 10 cidades: Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Mamanguape, Patos, Pombal, São Bento, Sapé e Santa Rita. Na cidade de São Bento, o posto do Sine-PB conta com 113 vagas. São 25 para operador de caixa e outras para repositor em supermercado (19), fiscal de prevenção de perdas (11) e atendente do setor de frios e laticínios (10). No município de Campina Grande, estarão disponíveis 64 vagas de trabalho;

Anúncio


Em Patos, o posto do Sine-PB dispõe de 33 vagas para vários cargos, com destaque para função de costureira em geral (10). Na cidade de Santa Rita, serão 18 vagas, sendo quatro para balanceiro. Já em Sapé, estão sendo oferecidas cinco vagas. Ainda há vagas nos municípios de Cabedelo (seis), Mamanguape (seis), Guarabira (cinco), Pombal (três) e Bayeux (duas).  

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected]. Confira as vagas

Telefones para contato:

  • João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
  • Bayeux – 3253-2818
  • Cabedelo – 3250-3270
  • Cajazeiras -3531-7003
  • Campina Grande – 3310-9412
  • Guarabira – 3271-3252
  • Itaporanga – 3451-2819
  • Mamanguape – 3292-1931
  • Monteiro – 99863-3217
  • Patos – 3421-1943
  • Santa Rita – 3229-3505
  • Sapé – 3283-6460
  • Pombal – 3431-3545
  • Conde – 3298-2025
  • São Bento – 3444-2712

ClickPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas