Conecte-se conosco

Cultura

Cidade Viva retoma espetáculo da ‘Páscoa de Todos os Povos’ com encenação sobre “O Calvário”

Publicados

em

“E, quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda”. É assim que o Evangelho de Lucas (23:33) relata a chegada ao local onde Cristo foi crucificado. “O Calvário” é também o título da encenação que marca a retomada dos espetáculos da Igreja Cidade Viva com a “Páscoa de Todos os Povos”, após o período pandêmico.

O espetáculo, que será realizado no Centro de Convenções Cidade Viva, no bairro Aeroclube, em João Pessoa, acontecerá no período de 5 a 8 de abril. Nos quatro dias, serão exibidas oito sessões sobre os acontecimentos centrais da fé cristã, mostrando o verdadeiro significado da Páscoa. As entradas já estão disponíveis por meio do link https://eventoscidadeviva.com/

Anúncio


CENÁRIO CONTAGIANTE – “A base do espetáculo da Páscoa de Todos os Povos permanece sendo os relatos das Escrituras, em especial os Evangelhos. Nesta retomada, queremos abraçar, envolver, impactar e contagiar o público já na sua chegada ao Centro de Convenções Cidade Viva, por meio do cenário. Caprichamos também no figurino, na sonoplastia e teremos ainda a participação especial da Cia de Dança Shammah. Na parte da dramaturgia, neste ano fizemos um recorte especial sobre o Calvário ou Gólgota, por ter sido naquele lugar que Cristo fez a maior declaração de amor pela humanidade. Foi ali que Jesus Cristo não apenas foi crucificado, mas deu a demonstração de amor incondicional, de entrega como o último Cordeiro Pascal e de sacrifício inigualável para redimir os pecados da humanidade. O Calvário traz os símbolos de sofrimento e de dor que Jesus enfrentou para nos oferecer a salvação”, detalha o diretor geral do Espetáculo da Páscoa da Cidade Viva, Aldo Galdino, que promete transportar o público para a história de amor mais profunda que a humanidade já viveu na terra.

DIREÇÃO DO ESPETÁCULO – O texto do espetáculo é assinado pelo Ministério de Teatro da Cidade Viva, Vida em Cena, com direção de Ícaro Mendes, Tatiane Araújo e Francisco Mendes, enquanto a produção administrativa do espetáculo é do diretor executivo de Artes da Cidade Viva, Sérgio Augusto.

A encenação contará com 110 atores, mas o número chega a 200 quando incluem os voluntários do figurino, da iluminação, da sonoplastia, da maquiagem/cabelo, da cenografia, da comunicação/mídia, do staff e do apoio. Cada sessão do espetáculo terá duração de 90 minutos, incluindo uma pequena mensagem de reflexão ao final.

HORÁRIOS E DIAS – O espetáculo “Páscoa de Todos os Povos – O Calvário” será exibido em 8 sessões em quatro dias, com horários diversificados em dois deles. A estreia será na quarta-feira, dia 5 de abril, com apresentação única às 20h. Na sessão de quinta-feira, dia 6 de abril, acontecerá também a segunda apresentação única às 20h. No feriado da Sexta-Feira da Paixão serão três sessões: às 16h; às 18h e às 20h. No quarto e último dia de exibição do espetáculo, que será no sábado, dia 8 de abril, mais três sessões: às 16h; às 18h e às 20h.

Devido à estrutura do cenário do espetáculo de Páscoa mais arrojado, as vagas para as sessões, no Centro de Convenções Cidade, foram limitadas para 600 pessoas em vez da capacidade máxima do auditório, que é de 1.000 pessoas. “Como as vagas estão mais limitadas, as famílias que desejam assistir ao espetáculo este ano precisam reservar com certa antecedência o ingresso”, orienta o Diretor Geral, Aldo Galdino.

SERVIÇO:

Espetáculo: Páscoa de Todos os Povos – O Calvário

Local: Centro de Convenções Cidade Viva (bairro Aeroclube em João Pessoa)

Datas: 5 a 8 de abril de 2023 (quarta, quinta, sexta e sábado)

Horários: às 20h (quarta e quinta) e às 16h, às 18h e às 20h (sexta e sábado)

Onde comprar ingresso: https://eventoscidadeviva.com/

Fonte83

Rate this post
Anúncio


Cultura

Guarabira lança regulamento com inscrições para o Festival de Arte Naif

Publicados

em

Estão abertas, desde a última sexta-feira (05/04), as inscrições para artistas da Arte Naif, de qualquer parte do Brasil, participarem do projeto “Estação Naif – Festival de Arte Naif em Guarabira”. O edital já está publicado e as inscrições encontram-se disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Guarabira, com prazo de encerramento no dia 10 de maio próximo.

Podem se inscrever artistas de qualquer parte do Brasil, a partir de 18 anos de idade, com propostas de tema livre ou Temática Específica sobre aspectos que expressem elementos de estações ferroviárias ou história das ferrovias. Em 2024, a cidade de Guarabira se prepara para celebrar os 140 anos da sua Estação Ferroviária, fundada em 5 de Julho de 1884.

Anúncio


Será uma celebração em dose dupla: primeiro, a Prefeitura Municipal estará entregando à população esse patrimônio histórico revitalizado, onde funcionará o Memorial da Ferrovia e a sala da Secretaria de Cultura e Turismo. Em segundo lugar, em caráter excepcional, estará realizando o seu Festival de Arte Naif nas novas instalações, o qual deverá acontecer na data da inauguração.

“A sociedade estará recebendo esse novo equipamento cultural e, ao mesmo tempo, acolhendo as obras e os artistas da arte naif selecionados para essa edição especial”, diz a nota da Secretaria de Cultura do município.

De forma excepcional, em virtude da data comemorativa e do local que será o salão de exposição, o Festival de Arte Naif em Guarabira, neste ano de 2024, vem adotar a designação do evento como Estação Naif, pois o festival vem se abraçar a um momento cultural importante na história do município, quando estará entregando à população o prédio já restaurado da sua Estação Ferroviária, um equipamento que deverá ser preservado com suas obras de arte, suas relíquias e seu acervo documental.

Para a realização do Estação Naif, com abertura prevista para o dia 4 de julho de 2024, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo acaba de lançar o regulamento de inscrições que traz o formato do evento e aponta as oportunidades de participação dos artistas naif do Brasil, da Paraíba e do município.

O Festival de Arte Naif será lançado com tema livre, tão livre como a própria essência da criação naif, mas adotará um critério de premiação também para obras que apresentem expressões artísticas relativas à história das ferrovias, elementos como viagens de trem e toda a sua beleza no imaginário popular, as partidas e chegadas, as dores e saudades, os lenços de adeus, as esperas e os namoros, as trilhas de ferro, os calçadões, os operários e ferramentas de trabalho, os ambulantes e todo e qualquer elemento humano e paisagístico que enfatize esse rico manancial representativo de toda a jornada ferroviária ao longo da história.

O secretário de cultura do município, Tarcísio Pereira, informou que as inscrições não condicionam os participantes a essa temática, mas serão selecionadas até 20 obras que expressem o tema e estas receberão um prêmio de aquisição à parte, e as mesmas farão parte do acervo permanente do Museu da Ferrovia de Guarabira, incluindo obras de autores guarabirenses.

“As obras não selecionadas dentro da temática, além das já selecionadas e também as demais com tema livre, também estarão concorrendo de forma igualitária aos outros prêmios de aquisição e de reconhecimento que a Prefeitura de Guarabira já vem promovendo ao longo dos anos”, explicou o secretário.

Finalmente, com relação à mudança da data para o mês de julho, a mesma ocorre por duas razões estratégicas: a data de fundação da Estação Ferroviária e, também, o período de retorno às aulas das redes pública e privada de ensino, o que ensejará um agendamento diário de visita estudantil durante os 30 dias da exposição Naif, além de toda a divulgação para turistas.

Os artistas poderão se inscrever entrando no site da Prefeitura de Guarabira, onde encontra-se o banner de acesso para preenchimento das informações e inclusão dos arquivos com imagem das obras.

Leia o regulamento.

Clique aqui para realizar a inscrição.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira realiza Rota Cultural Raízes do Brejo neste fim de semana

Publicados

em

A cidade de Guarabira participa esta semana da Rota Cultural Raízes do Brejo. De sexta (24) até domingo (26) uma vasta programação estará disponível com diversas atividades para toda população local e turistas. Este é o segundo ano que o município integra a programação da rota cultural, que já está em sua 5ª edição. 

Com o tema “Cultura e tradição nos 100 anos do pavão” a programação (confira na íntegra logo abaixo) conta com apresentações culturais com grupos da cidade, atividades voltadas para guias turísticos, shows em praça pública, e solenidade religiosa.

Anúncio


“Mais um ano em que Guarabira mostrará todo o seu potencial turístico e cultural. Serão três dias intensos com atividades para todo os gostos, e que valorizam nossa identidade regional, assim como atrai turistas para o município. A Prefeitura de Guarabira tem como parceiros a PBTur e o Fórum de Turismo do Brejo nessa empreitada de ressaltar nossos talentos artísticos e estimular a geração de renda e oportunidade para os empreendedores locais por meio do Raízes do Brejo”, destacou o prefeito Marcus Diogo.

Segue abaixo a programação completa:

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

GUARABIRA: Prefeitura divulga as atrações da FESTA DA LUZ 2024

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira, em evento realizado no CineMaxxi na noite desta segunda-feira (13), anunciou as atrações da Festa da Luz 2024. Serão quatro noites, de 1 a 4 de fevereiro.

Entre as atrações principais confirmadas estão Mari Fernandes, Limão com Mel, Iguinho e Lulinha, Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon, Raí e Saia Rodada, Vitor Fernandes, Wesley Safadão, Cláudia Leite, DJ di Medeiros, Pe Fabio de Melo e Celione David.

Anúncio


O conceito da FDL do próximo ano é “siga o som”. E a marca deve estampar toda a estrutura física e assessórios relacionados a festa, considerada a maior festa de padroeira do Nordeste.

O prefeito Marcus Diogo (PSDB), a deputada estadual Camila Toscano e sua mãe, a ex-prefeita Léa participaram do anúncio, ao lado do diretor da festa Thiago Alexandre e convidados.

A gestão municipal promete realizar uma festa maior no próximo ano, o último tendo Marcus Diogo como prefeito. O evento é gratuito e realizado no Parque do Poeta, em Guarabira.

As atrações do palco popular ainda serão anunciadas, assim como detalhes da estrutura no parque de eventos. 

Caderno de Matérias

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas