Conecte-se conosco

Cidades

Câmara de Guarabira realiza sessão especial sobre a conscientização do Autismo

Publicados

em

Reprodução

A Sessão Especial, que foi presidida pelo vereador e autor do requerimento Ramon Menezes, debateu sobre o mês de conscientização do Autismo (TEA). O momento contou com as presenças do vice-prefeito de Guarabira, Dr. Wellington Oliveira, a promotora de justiça Dra. Danielle Lucena, a secretária municipal de educação Andréa Cavalcanti, a presidenta do “Instituto Autismo Amor Infinito” Socorro Felismino, a representante do “Serviço de Referência a Inclusão da Pessoa com Deficiência, Polo Funad Guarabira, Arabella Araújo, representando a comissão da pessoa com deficiência da OAB Subseção Guarabira Dr. Robesmar Oliveira, assim como de diversos outros convidados para compor o Plenário da Casa.

O vereador Ramon Menezes destacou a importância de dar voz a instituições especializadas, assim como da assistência a famílias de pessoas autistas, e agradeceu a presença de todos que participaram.

Anúncio


O presidente da Câmara, Raimundo Macedo, ressaltou a necessidade de se falar sobre o tema e a influência da Casa Osório de Aquino no destaque sobre a conscientização.

Antes da sessão especial, a 14° Sessão Ordinária ocorreu normalmente e aprovou 27 requerimentos que discorriam sobre infraestrutura e saúde. Além disso, a Casa Osório de Aquino aprovou em 1° turno o Projeto de Lei N° 01/2023, do Poder Executivo, que institui o Código de Meio Ambiente do Município de Guarabira, que passará pela segunda votação na próxima sessão.

O Projeto de Lei Nº 34/2022, também de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a reestruturação do Instituto de Previdência do Município de Guarabira não foi votado devido a uma emenda impositiva, assim como os requerimentos dos vereadores Saulo Fernandes, Wilson Filho e Tiago Justino que não foram votados devido a ausência dos parlamentares.

Veja as fotos no Flickr: https://www.flickr.com/people/197450431@N05/

Ascom

Rate this post
Anúncio


Paraíba

POLÍCIA CIVIL: Governo do Estado publica edital de convocação para nomeação e posse dos concursados

Publicados

em

Fotos: Ascom/PCPB

O governo do Estado publicou no Diário Oficial desta sexta-feira, 29 de setembro, o edital de convocação dos alunos que concluíram o curso de formação policial na Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol), para providenciarem os documentos necessários à nomeação nos seus respectivos cargos. 

A contratação imediata dos novos policiais civis foi anunciada nessa quinta-feira, 28, durante a formatura dos alunos, solenidade realizada no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa. 

Anúncio


Os convocados devem atentar para a documentação exigida, listada no Diário Oficial, e seguir as orientações do Edital de Convocação.  Ao todo, foram 485 alunos formandos nesta primeira turma do curso de formação na Acadepol, após cinco meses de treinamentos. 

O delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, disse que a instituição passa por um dos momentos mais importantes de sua história, agraciada com o maior concurso público já realizado na PCPB.

“Para uma instituição que conta com aproximadamente 2.100 servidores, teremos muito em breve um reforço de mais 1.400 novos policiais. Isso é uma oxigenação incrível, que irá resultar em mais investigações, mais operações policiais e na operacionalização dos demais serviços prestados à sociedade. Ou seja, mais segurança para o povo paraibano”, destacou André Rabelo.

Nova turma

Está previsto para o final de outubro a convocação de outra turma para o curso de formação na Acadepol. A diretora da Academia, delegada Maísa Félix, disse que as instalações estão prontas para cumprir a nova missão.

“Devemos receber outros 450 ou 500 novos alunos, aproximadamente. A realização da primeira turma exigiu muitos esforços de nossa parte, de todo o nosso corpo policial envolvido no curso de formação, mas o evento maravilhoso a que assistimos nessa quinta-feira, com a presença do governador e outras autoridades, revigorou todas as nossas energias. Foi a formatura mais linda que já vi na minha vida!”, pontuou Maísa.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Mais um bebê engasgado é salvo por policiais militares na Paraíba

Publicados

em

Um bebê de apenas um mês teve a vida salva pela ação de policiais militares do 12º Batalhão, na noite dessa quarta-feira (27), na cidade de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba. A criança estava engasgada com alimento, sem conseguir respirar direito, quando a família pediu socorro aos policiais que estavam passando em rondas na localidade.

Os militares – 3º sargento Suassuna e pelo Cabo Wênio – fizeram uma manobra para desobstruir as vias aéreas do bebê, até que ele expeliu o alimento e voltou a respirar. A criança foi levada pela guarnição para o hospital infantil da cidade.

No último dia 19, na zona sul de João Pessoa, policiais militares do 5º Batalhão salvaram a vida de um bebê de 2 meses que se engasgou durante o banho. Desesperada, a família da criança foi até a base da Força Tática buscar socorro, onde estavam os militares, que fizeram todos os procedimentos necessários para reanimar a criança.

Assessoria

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

ALPB: CCJ aprova projeto que garante à pessoa com deficiência acesso em prédios públicos com animal

Publicados

em

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, durante reunião nesta terça-feira (26), o Projeto de Lei 775/2023, que assegura à pessoa com deficiência e/ou detentora de sofrimentos psíquicos o direito de ingressar e permanecer acompanhado por animal de assistência emocional nos estabelecimentos públicos estaduais, estabelecimentos privados e meios de transporte.

A matéria, de autoria do deputado Wilson Filho, foi aprovada por unanimidade e será encaminhada para votação em plenário. Segundo a proposta, o impacto de ter um animal de estimação para a saúde física e mental já é conhecida da literatura científica. Estudos dão conta de que a relação com os pets pode aliviar os sintomas de ansiedade, depressão e estresse, bem como estimular a prática de atividades físicas e, assim, ajudar a melhorar índices de saúde.

Anúncio


“É necessário que as pessoas com deficiência ou transtornos mentais possam ingressar em locais públicos e privados na companhia de seus animais, sem constrangimentos e com segurança”, disse Wilson Filho.

A CCJ também aprovou o projeto de lei 698/2023, de autoria do presidente da Casa Adriano Galdino, que assegura aos idosos a prioridade de atendimento no serviço de “delivery” de medicamentos. “É de fundamental importância que esse Projeto de Lei seja aprovado, pois ele não apenas se fundamenta nos princípios constitucionais, mas regulamenta iniciativa de proteção ao idoso, garantindo-lhes prioridade de atendimento”, destacou o presidente Galdino.

Também foi aprovado o projeto de lei 900/2023, que assegura a concessão de benefícios aos doadores de sangue no Estado da Paraíba, visando incentivar a doação voluntária e regular de sangue, contribuindo para a manutenção dos estoques nos hemocentros. Segundo a proposta, de autoria do deputado Wilson Filho, Os doadores de sangue ficarão isentos do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em processos seletivos vinculados ao Estado. Também será atribuído um acréscimo de 5% na nota final dos doadores.

Participaram da reunião os deputado Felipe Leitão, Eduardo Carneiro, Taciano Diniz e o presidente da CCJ, Wilson Filho.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas