Conecte-se conosco

Educação

Governo da Paraíba lança edição 2023 do Se Liga no Enem em Guarabira

Se Liga no Enem e Desafio Nota Mil são lançados em grande evento e estudantes já podem se inscrever a partir de quarta-feira.

Publicados

em

Foto: Divulgação/ Secom-PB

Com a finalidade de garantir a manutenção do apoio e incentivo aos estudantes que se submeterão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, lançou, nesta segunda-feira (29), a edição de 2023 do programa ‘Se Liga no Enem’ e do Desafio Nota Mil. O edital será aberto nesta quarta-feira (31) e os estudantes poderão realizar a inscrição por meio do formulário que será disponibilizado.

O evento aconteceu na Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, em Guarabira, e contou com a presença do secretário de Educação, Roberto Souza, da secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, da secretária executiva de Administração, Pollyanna Loreto, dos gerentes das 14 Gerências Regionais de Ensino, e de representações de estudantes e professores.

Anúncio


Com o ginásio lotado, além do anúncio da programação já aguardada, com a realização das videoaulas, o ‘Se Liga no Enem Festival’, simulados, estudo orientado, games, o ‘De férias com o Se Liga’, lives e playlists no YouTube, podcasts semanais interdisciplinares no Spotify e na Rádio Tabajara, o evento trouxe novidades para esta edição 2023, com a participação do Programa Arte em Cena, que traz a proposta ‘Redartec’, direcionada ao incentivo à escrita e à redação com o apelo às artes, ampliando os repertórios dos estudantes. A proposta é que as oficinas ocorram via YouTube e contemplem todas as 14 regionais de ensino. 

Exitoso na edição passada, o ‘Se Liga no Enem Festival’ vai trazer shows de práticas experimentais, oficina de redação e escrita criativa, divulgação de práticas exitosas, entre outros. Já o ‘Desafio Nota Mil’ vai ofertar materiais de apoio para professores e estudantes, divulgar e avaliar temas e redações dos estudantes e formar professores de Língua Portuguesa.

Em sua fala, o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, destacou as conquistas da educação por meio do ‘Se Liga’. De acordo com ele, em 2022, 63% dos estudantes da rede pública estadual da Paraíba aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) participaram das atividades do programa. “Todos podem ingressar no ensino superior. A gente quer dizer isso hoje a vocês. Os programas nascem para garantir a todos uma boa preparação. Em 2023, queremos dar um impulso maior, passando por todas as condições necessárias para os estudantes terem acesso aos dois dias de provas e à tão sonhada aprovação”, afirmou o secretário.

A estratégia ‘Se Liga no Enem’ se tornou um programa em 2019 e desde então tem se mostrado essencial para o apoio dos estudantes que almejam uma boa pontuação no Enem, proporcionando maior igualdade de oportunidades e ampliando as perspectivas de ingresso no ensino superior. Até o momento, já foram 45 mil estudantes beneficiados com o programa, dos quais quase 20 mil ingressaram nas universidades de todo país. 

Dentro da programação do evento, aconteceram apresentações culturais dos estudantes das escolas da 2ª GRE, dos alunos dos cursos de Libras do Serviço de Referência de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seri), também foi promovida uma aula de redação com o tema ‘Entre Mitos e Verdades: Desvendando os Mistérios da Redação no Enem’ e um show de práticas experimentais.

Da Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Educação

Estudantes da Rede Estadual de Ensino da Paraíba são vice-campeões da Olimpíada Brasileira de Astronomia

Publicados

em

Alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Professor Luiz de Azevedo Soares, localizada no bairro Tibiri II, em Santa Rita, alcançaram o segundo lugar na renomada Jornada de Foguetes, parte da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). O evento é a etapa conclusiva da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que ocorreu entre os dias 11 e 14 de setembro na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. O resultado é reflexo dos investimentos e apoio contínuos do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, aliados ao esforço e compromisso dos estudantes.

Representando o estado da Paraíba na categoria Nível 4 (Ensino Médio), os estudantes Gabriel Nascimento, Gabriel Araújo e Glaubergil Dias contaram com a orientação dos professores Gylheverton Fernandes e Fábio Souza. A competição reuniu estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Anúncio


“Esta conquista não é apenas dos alunos ou dos professores, mas de toda a Paraíba. Estamos todos realizados com esse feito notável e inédito para nosso estado”, relatou o professor Gylheverton Fernandes, enquanto se preparava para o retorno a Santa Rita.

Segundo Fernandes, a decisão de participar da OBA surgiu após um evento escolar focado em foguetes, no qual a equipe vitoriosa ganharia o direito de representar a escola na OBA/MOBFOG 2023. A experiência resultou em uma jornada de aprendizado, determinação e colaboração entre a escola e os alunos. 

Para o aluno Gabriel Nascimento, de 14 anos, integrante da equipe vice-campeã, a participação na olimpíada foi muito gratificante. Não só para ele, mas para toda escola. “Foi a primeira vez que a gente participou de uma olimpíada dessa e já conseguimos alcançar o segundo lugar nacional. Acho que representamos bem a Paraíba! Estou feliz e muito orgulhoso do que a gente fez e agradeço aos professores, à Secretaria de Educação do Estado e ao governador João Azevêdo que nos ajudaram a alcançar esse sonho”, celebrou.

A equipe da ECIT Professor Luiz de Azevedo Soares se destacou na competição pelo foguete construído com materiais recicláveis, usando como combustível uma combinação de vinagre e bicarbonato de sódio. O projeto alcançou a distância notável de 115,15 metros na Jornada dos Foguetes.

A Mostra Brasileira de Foguetes, parte integrante da OBA, é uma iniciativa da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) que busca promover e disseminar o estudo da astronomia de maneira interativa e cooperativa, englobando áreas como Ciências, Física e Geografia. O desafio principal da Mobfog é construir e lançar foguetes o mais longe possível. As equipes que alcançarem as maiores distâncias são premiadas. Diversos estudantes, do ensino fundamental ao ensino médio, têm a oportunidade de participar, sendo divididos em quatro níveis conforme sua faixa etária.

Ao final da competição, com o bom resultado da equipe, o professor Gyl expressou sua gratidão pelo apoio contínuo da Secretaria de Educação e do Governo do Estado, destacando que o verdadeiro triunfo reside no compromisso e na paixão dos alunos. “O mais gratificante é testemunhar o entusiasmo e a dedicação de nossos alunos, refletindo todo o empenho investido na educação e na competição que proporcionou quatro dias intensos de aprendizado e troca de experiências fora do nosso estado”.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Estude de sua casa: Fundação Getúlio Vargas oferece 135 cursos online gratuitos com direito a certificado

Com duração entre 1h e 60h, os cursos da FGV Online abrangem as mais diversas áreas.

Publicados

em

Reprodução

A FGV foi a primeira instituição brasileira a ser membro do Open Education Consortium (OEC), um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos gratuitos pela internet.

Para realizar a sua inscrição gratuita em um dos cursos da FGV Online, basta acessar a plataforma: (CLIQUE AQUI), escolher o curso do seu interesse e começar a estudar. 

Anúncio


Esse cadastro garante ao aluno o recebimento da declaração ao final do curso gratuito, onde é realizado um teste, constituído de dez (10) questões objetivas e, para imprimir a declaração, é preciso obter a nota mínima de sete (7).

Cursos gratuitos do FGV Online

Os cursos disponíveis na plataforma e-learning do FGV Online são ofertados como Cursos Livres, modalidade de educação não formal de duração variável. O programa tem como objetivo proporcionar aos profissionais conhecimentos que permitam a qualificação e atualização para o mercado de trabalho.

Com duração entre 1h e 60h, os cursos do FGV Online abrangem as seguintes áreas: Administração Pública, Direito, Economia e Finanças, Educação e Humanidades, Estratégia e Negócios, Gestão de Setores Específicos, Liderança e Pessoas, Marketing e Vendas, Relações Internacionais e Tecnologia e Ciência de Dados.

Confira alguns cursos que estão disponíveis para inscrição gratuita:

•    Proteção de Dados (5 horas)

•    Saúde Física e Mental na Internet (5 horas)

•    Gestão de Pessoas: Liderança em tempos de Incerteza (1 hora)

•    Introdução aos Conceitos de Gênero (5 horas)

•    Motivação nas Organizações (5 horas)

•    Relação entre Coaching e Mentoring (5 horas)

Recôncavo News

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Do trabalho humilde ao sucesso internacional: ex-aluno da UNIP se forma na Universidade de Utah

Publicados

em

Copyright © 1997-2020 UNIP

A jornada emocionante de Luiz Luz, ex-aluno da UNIP, que venceu obstáculos, incluindo desafios pessoais e o aprendizado da língua inglesa, para conquistar dois diplomas nos Estados Unidos. Sua história de dedicação e motivação para alcançar a educação superior revela o poder transformador do ensino universitário.

No mundo onde a busca por oportunidades parece repleta de desafios, a história de Luiz Luz surge como um verdadeiro exemplo de dedicação, perseverança e coragem para alcançar seus sonhos por meio do Ensino Superior. Nascido em São Paulo, Luiz provou que com vontade e insistência é possível ultrapassar barreiras e trilhar caminhos inimagináveis.

Anúncio


Após se dedicar dois anos como missionário voluntário em tempo integral no Ceará e no Piauí, Luiz retornou a São Paulo, em 2007. Sua vontade de ingressar em uma universidade era imensa, mas seus pais não tinham condições financeiras para arcar com os custos. Mesmo uma instituição pública era inviável, já que precisaria dedicar-se integralmente aos estudos e sua família não conseguiria sustentá-lo durante esse período.

Copyright © 1997-2020 UNIP

Determinado a alcançar sua meta, Luiz mergulhou de cabeça em uma jornada árdua, trabalhando em três empregos diferentes. Sua rotina se dividia entre o atendimento em uma academia de musculação pela manhã, o trabalho de telemarketing à tarde e novamente como atendente na academia à noite. Esse grande esforço, determinação e foco possibilitou que ele se matriculasse na UNIP para fazer o curso de graduação em Relações Internacionais, no campus Paraíso, no período noturno.

Em sua incansável busca pelo conhecimento, aproveitava o tempo de deslocamento ao trabalho para estudar e, mesmo com uma rotina intensa, conseguiu um outro emprego que lhe proporcionou uma renda um pouco melhor. Contudo, a necessidade de constantes viagens internacionais em seu novo trabalho o levou a trancar a matrícula na UNIP e adiar o sonho da faculdade por quatro anos.

Em 2014, consciente da importância da graduação para sua carreira, retomou os estudos na UNIP. Sua perseverança permanecia inabalável. Infelizmente, um novo período de dificuldades pessoais se seguiu e Luiz passou dois anos desempregado, “fazendo apenas bicos” para sobreviver. Porém, ele não se deixou abater, continuando a perseguir seu objetivo de se formar e ir estudar no exterior.

Copyright © 1997-2020 UNIP

Para estudar fora do Brasil, era necessário ter o certificado de proficiência em inglês, algo que não possuía. Ele decidiu, então, investir em um curso do idioma e se preparar para os exames oficiais. Enquanto aguardava a colação de grau e o diploma da UNIP, teve a oportunidade de trabalhar como motorista particular da Delegação Sul-Coreana nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, e, assim, aperfeiçoar o seu domínio da língua inglesa. Após um esforço incansável, conseguiu fazer o teste de proficiência em inglês e alcançou uma excelente nota. Sua dedicação e disciplina o levaram a ingressar na Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

Ao chegar em Utah, Luiz enfrentou novos desafios, mas aprendeu a enxergar oportunidades. Ao ver uma vaga de custodian, que acreditava ser um cargo de zelador, agarrou a ocasião, o que não sabia é que a função era de faxineiro e deveria cuidar da limpeza do banheiro da biblioteca da universidade.

Ele então conciliava os estudos com o emprego, e se lembrava das frases de seu falecido pai: “Não importa o que você faz, importa como você faz… Seja o melhor de você onde quer que esteja… Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, todos podem começar um novo fim!” Essas palavras o fez compreender que aquela era uma porta para que pudesse obter todos os documentos necessários, como o Social Security (o CPF norte-americano). “Em poucos meses consegui os documentos para comprovação de rendimentos para poder declarar imposto de renda e ter restituição, e isso me permitiu fazer parte de uma ‘irmandade’ da universidade, podendo receber apoio de ex-professores e ex-alunos, que mantiveram fornecendo recursos para ajudar novos alunos com alto desempenho”, explicou.

A paixão de Luiz pelas áreas de planejamento urbano, questões sociais e políticas crescia cada vez mais, o que o levou a ingressar no mestrado em Planejamento Urbano enquanto ainda cursava Administração Pública. Sua dedicação e empenho em ambas as áreas foram reconhecidas e ele recebeu diversas bolsas de estudo e recompensas.

Copyright © 1997-2020 UNIP

O esforço não passou despercebido. Convidado para ser o orador na formação de sua turma, ele pôde contar aos seus colegas a importância de perseverar em meio às dificuldades e acreditar no poder transformador da educação. Ao longo de sua jornada, Luiz provou que o “querer” é apenas o primeiro passo e o “fazer” é a chave para o sucesso. Hoje, ele é um verdadeiro exemplo de resiliência, superação e sucesso. Além de se formar em Relações Internacionais e Planejamento Urbano, trabalha como Planejador de Recuperação de Desastres, auxiliando o governo de Utah a se preparar para enfrentar desafios naturais e/ou causados pelo homem.

A UNIP é uma instituição que se orgulha de contar com ex-alunos exemplares como Luiz Luz, cuja trajetória de superação e dedicação ao Ensino Superior inspira a todos e mostra a importância do acesso a oportunidades internacionais para o desenvolvimento acadêmico.

Os estudantes que tenham interesse em buscar possibilidades de estudos no exterior, basta acessar a área de Internacionalização Acadêmica da UNIP. Neste espaço, encontrarão informações relacionadas a programas de intercâmbio, bolsas de estudo internacional, parcerias com universidades estrangeiras e todos os procedimentos necessários para uma experiência enriquecedora no exterior.

UNIP.br

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas