Conecte-se conosco

Cultura

‘De Repente na Estrada’ leva cantoria de Daniel Olímpio (PE) e Erasmo Ferreira (PB) ao Brejo paraibano

Publicados

em

O município de Duas Estradas, no Brejo paraibano, é o próximo destino do projeto ‘De Repente na Estrada’, promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O encontro de violas, sempre mediado pelo poeta declamador Iponax Vila Nova, acontece neste sábado (10), na Estação Ferroviária, com participação dos repentistas Daniel Olímpio (PE) e Erasmo Ferreira (PB).

Daniel Olímpio é filho de Olímpio Antônio da Silva e Juliana de Albuquerque e nasceu no sítio Avencas, distrito de Gravatá (PE), em 1962. Em 1984, vendo o seu pai como profissional da viola e seus irmãos, Isaías e João Olímpio, também como cantores, manifestou o desejo de ingressar na mesma atividade, mas não contou com muito incentivo da família. Mesmo assim, contrariando as recomendações, pegou a viola do pai e encarou o ofício.

Anúncio


O artista soma 39 anos como cantador, já comandou vários programas em rádios locais, como a Rádio Planalto Carpina, Rádio Difusora de Limoeiro, Rádio Cultural de Vitória, Vitória FM, Gravatá FM e Rádio Vale do Ipojuca. Já participou de mais de 500 festivais, ganhando cerca de 300 troféus. É o organizador do Festival da Cidade de Gravatá há 26 anos, o qual foi suspenso apenas em 2020, por causa da Pandemia. Realiza, ainda, os festivais nas cidades de Chã Grande e de Passira, ambas em Pernambuco, e frequentemente promove cantorias do tipo “estado contra estado”.

Erasmo Ferreira nasceu um Aroeiras (PB) e desde pequeno sinalizava a afinidade com a arte do repente e da cantoria. Percebendo o talento do filho, sua mãe logo o presenteou com o primeiro violão, instrumento comprado de um cigano que passava pela cidade. Assim, aos 15 anos, começou a participar de apresentações e, desde então, passou a se destacar em encontros e festivais de violeiros pela região Nordeste e por todo o país.

No começo dos anos 1990, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde deu continuidade à cantoria. Tem uma constante preocupação em promover a cultura nordestina, atuando em Aroeiras, Serra Branca, São José do Cordeiros, entre outros municípios. Já conquistou vários prêmios em festivais de violeiros e gravou três CDs, acumulando também algumas participações em álbuns de festivais com parceiros de poesia. Atualmente, Erasmo Ferreira reside em Campina Grande, onde assumiu, o cargo de presidente da Associação de Repentistas e Poetas Nordestinos (ARPN), com sede naquela cidade.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

De Repente na Estrada – O projeto, que já passou por 12 cidades paraibanas, é uma extensão do ‘De Repente no Espaço’, que acontece desde 2015 nas dependências do Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. Durante a pandemia da Covid-19, a iniciativa derivou ainda o ‘De Repente na Rede’, com transmissões online das cantorias de viola no canal da Funesc no YouTube. Em Duas Estradas, o projeto conta com apoio da prefeitura por meio da sua Secretaria de Cultura e Turismo.

Serviço:

De Repente na Estrada – Duas Estradas

Data: 10/06, 19h

Local: Estação Ferroviária

Repentistas: Daniel Olímpio (PE) e Erasmo Ferreira (PB)

Secom

Rate this post
Anúncio


Cultura

Prefeitura de Guarabira entrega revitalização da Estação Ferroviária nesta quinta (04)

Publicados

em

Na noite desta quinta-feira (04), será entregue para a população de Guarabira a Nova estação Ferroviária e Parque da Estação. Será um momento marcante que celebra a memória, a cultura e a beleza da arte naif.

O evento contará com atrações musicais, danças, exposições e muito mais. Com certeza, será um momento histórico pra cidade, que será ainda transmitido ao vivo pelas redes sociais: Youtube.com/pmguarabira

Anúncio


Com Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Fazenda Nordestina é a campeã da Etapa Brejo do Festival de Quadrilhas realizado em Guarabira

Publicados

em

A Quadrilha Junina “Fazenda Nordestina” foi a grande vencedora da Etapa Brejo do Festival de Quadrilhas Juninas realizado em Guarabira. O anúncio foi feito logo após as apresentações da segunda noite do festival nesta sexta-feira (14).

O festival feito em parceria entre a Prefeitura de Guarabira, Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba – FEQUAJUNE e a Associação as Quadrillhas Juninas do Brejo – ASQUAJUB deixou suas marcas pela organização e comparecimento de grande público nas duas noites de realização.

Anúncio


O prefeito Marcus Diôgo compareceu nas duas noites para conferir de perto o andamento das apresentações.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

“Etapa Brejo” do Festival de Quadrilhas acontecerá nos dias 13 e 14 na Praça da Juventude

Publicados

em

A cidade de Guarabira vai sediar nos dias 13 e 14 de junho, quinta e sexta-feira, na Praça da Juventude, no centro da cidade, a etapa Brejo do “Festival de Quadrilhas Juninas”, promovido pela Federação Paraibana de Quadrilhas Juninas.

A etapa contará com a participação de quadrilhas da região. A vencedora da etapa concorrerá as finais que serão realizadas em João Pessoa.

Anúncio


Segundo a Federação serão realizadas 8 etapas regionais e as finalistas disputarão o grande prêmio.

O evento conta com o apoio da Prefeitura. “É fundamental esse momento de retomada das nossas atividades, da nossa tradição junina, após dois anos de pandemia e é claro que a Prefeitura vai dar esse apoio. Não é para uma quadrilha em si, mas para todas, que em conjunto receberão nosso apoio e a nossa torcida”, destacou o prefeito Marcus.

QUADRILHAS PARTICIPANTES

DIA 13/06

Cerimônia de abertura – 19h

Luar do Nordeste – 19h20

Junina Evolução e Tradição – 20h

Dança Nordestina – 20h45

Cactos da Serra – 21h30

Raízes da Borborema – 22h15

Explosão Bans – 23h

Raizes do Paó – 23h45

Jeito Matuto – 0h30

Junina Carcará – 01h15

Fazenda Chamego – 02h

DIA 14/06

Cerimônia de abertura – 19h

Junina Joia Rara – 19h20

Junina Manoel Cardoso – 20h

Paraíba Forrozeira – 20h45

Xodozinho Manhoso – 21h30

Mistura Junina – 22h15

Fazenda Nordestina – 23h

Império Junino – 23h45

Junina Quadripoeira – 0h30

Junina Cafundó – 01h15

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas