Conecte-se conosco

Cultura

‘De Repente na Estrada’ leva cantoria de Daniel Olímpio (PE) e Erasmo Ferreira (PB) ao Brejo paraibano

Publicados

em

O município de Duas Estradas, no Brejo paraibano, é o próximo destino do projeto ‘De Repente na Estrada’, promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O encontro de violas, sempre mediado pelo poeta declamador Iponax Vila Nova, acontece neste sábado (10), na Estação Ferroviária, com participação dos repentistas Daniel Olímpio (PE) e Erasmo Ferreira (PB).

Daniel Olímpio é filho de Olímpio Antônio da Silva e Juliana de Albuquerque e nasceu no sítio Avencas, distrito de Gravatá (PE), em 1962. Em 1984, vendo o seu pai como profissional da viola e seus irmãos, Isaías e João Olímpio, também como cantores, manifestou o desejo de ingressar na mesma atividade, mas não contou com muito incentivo da família. Mesmo assim, contrariando as recomendações, pegou a viola do pai e encarou o ofício.

Anúncio


O artista soma 39 anos como cantador, já comandou vários programas em rádios locais, como a Rádio Planalto Carpina, Rádio Difusora de Limoeiro, Rádio Cultural de Vitória, Vitória FM, Gravatá FM e Rádio Vale do Ipojuca. Já participou de mais de 500 festivais, ganhando cerca de 300 troféus. É o organizador do Festival da Cidade de Gravatá há 26 anos, o qual foi suspenso apenas em 2020, por causa da Pandemia. Realiza, ainda, os festivais nas cidades de Chã Grande e de Passira, ambas em Pernambuco, e frequentemente promove cantorias do tipo “estado contra estado”.

Erasmo Ferreira nasceu um Aroeiras (PB) e desde pequeno sinalizava a afinidade com a arte do repente e da cantoria. Percebendo o talento do filho, sua mãe logo o presenteou com o primeiro violão, instrumento comprado de um cigano que passava pela cidade. Assim, aos 15 anos, começou a participar de apresentações e, desde então, passou a se destacar em encontros e festivais de violeiros pela região Nordeste e por todo o país.

No começo dos anos 1990, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde deu continuidade à cantoria. Tem uma constante preocupação em promover a cultura nordestina, atuando em Aroeiras, Serra Branca, São José do Cordeiros, entre outros municípios. Já conquistou vários prêmios em festivais de violeiros e gravou três CDs, acumulando também algumas participações em álbuns de festivais com parceiros de poesia. Atualmente, Erasmo Ferreira reside em Campina Grande, onde assumiu, o cargo de presidente da Associação de Repentistas e Poetas Nordestinos (ARPN), com sede naquela cidade.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

De Repente na Estrada – O projeto, que já passou por 12 cidades paraibanas, é uma extensão do ‘De Repente no Espaço’, que acontece desde 2015 nas dependências do Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. Durante a pandemia da Covid-19, a iniciativa derivou ainda o ‘De Repente na Rede’, com transmissões online das cantorias de viola no canal da Funesc no YouTube. Em Duas Estradas, o projeto conta com apoio da prefeitura por meio da sua Secretaria de Cultura e Turismo.

Serviço:

De Repente na Estrada – Duas Estradas

Data: 10/06, 19h

Local: Estação Ferroviária

Repentistas: Daniel Olímpio (PE) e Erasmo Ferreira (PB)

Secom

Rate this post
Anúncio


Cultura

Bananeiras recebe Festival Viva Esperança com Carlinhos Félix e Banda Coram Deo dia 12

Publicados

em

Foto: Divulgação

No próximo dia 12 de julho, a cidade de Bananeiras, no brejo paraibano, será palco de um evento especial que promete reunir famílias em um ambiente de fé, música e comunhão. O Festival Viva Esperança acontecerá a partir das 17h30, no Engenho Reservas da Moenda, com entrada franca.

O evento contará com a participação especial de Carlinhos Felix, um dos nomes mais consagrados da música cristã brasileira, conhecido por sua trajetória marcada por canções que inspiram fé e esperança. A apresentação integra o projeto Igreja na Praça, que busca promover encontros de adoração em espaços públicos.

Anúncio


A programação também inclui show da Banda Coram Deo, grupo paraibano reconhecido por seu estilo vibrante e letras que exaltam valores cristãos. A proposta é oferecer um fim de tarde voltado para o louvor, a celebração e o fortalecimento dos laços comunitários.

Festival Viva Esperança é aberto ao público e visa proporcionar um momento de espiritualidade, cultura e lazer para moradores e visitantes da região. A realização é da Igreja Presbiteriana Viva Esperança, de Bananeiras. 

Caderno de Matérias

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira celebra sucesso do FIAN com mais de 1 mil visitantes no Casarão da Cultura

Publicados

em

Foto: Divulgação/Secom-PMG

A Prefeitura de Guarabira comemora o grande sucesso de público do Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), que em um mês de exposição já recebeu mais de 1 mil visitantes no Casarão da Cultura. O espaço, símbolo da história e identidade da cidade, se transformou em palco de uma rica celebração da arte popular, reunindo obras de artistas do Brasil e do mundo.

Realizado pela Prefeitura de Guarabira, junto com o Ateliê Adriano Dias, o FIAN se consolida como um dos principais eventos culturais do calendário local, promovendo o acesso à arte e valorizando o Casarão da Cultura como um importante centro de difusão artística.

Anúncio


O FIAN, que está em sua sexta edição, reúne trabalhos de 72 artistas brasileiros e 23 estrangeiros, oferecendo aos guarabirenses e turistas uma imersão na arte Naif — conhecida por sua simplicidade poética, cores vibrantes e expressão autêntica do cotidiano.

A forte presença da gestão municipal, por meio de ações integradas da Secretaria de Cultura e Turismo, tem sido fundamental para o êxito da exposição, fortalecendo o compromisso da administração com o fomento à cultura e à valorização dos artistas populares.

O festival permanece em exibição no Casarão da Cultura até o dia 30 de julho e, em seguida, seguirá para Fortaleza, onde será apresentado na Caixa Cultural, dando continuidade ao seu circuito nacional.

O FIAN é promovido pelo Ministério da Cultura, Caixa Residencial, Caixa Cultural e realizado pela Prefeitura de Guarabira com o Ateliê Adriano Dias.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Areia abre 18ª edição da “Rota Caminhos do Frio” com show de Adilson Ramos

Publicados

em

Areia, no Brejo paraibano, dá início nesta segunda-feira (30) à 18ª edição da Rota Cultural Caminhos do Frio, cujo tema deste ano é “Celebrando os Povos Tradicionais”. A abertura oficial deverá ser marcada por grande público na Praça Pedro Américo, às 19h, seguida pelo show memorável do cantor Adilson Ramos no Pavilhão Cultural, às 21h .

A programação em Areia segue até domingo (6) com uma agenda cultural diversificada, que inclui:

Anúncio


  • Shows de rua no Calçadão João Cardoso com artistas como Nonato Neto, Bedeu Quirino, Tuareg’s, Nando Cordel e Kiel do Acordeon;
  • Rodas de conversa sobre os povos tradicionais;
  • Oficinas de dança (coco de roda e ciranda), gastronomia (torra de café), além de apresentações de capoeira, coral e grupo de chorinho;
  • No domingo, a realização da Mega Trilha Caminhos do Frio, com saída da comunidade de Chã de Jardim .

A Rota Cultural integra dez municípios do Brejo paraibano entre os meses de junho e setembro, reunindo música, história, trilhas ecológicas, gastronomia e valorização das tradições locais.

Siga a rota em outras cidades:
Após Areia, o festival continua em: Pilões (07–13/07), Matinhas (14–20/07), Solânea (21–27/07), Serraria (28/07–03/08), Borborema (04–10/08), Remígio (11–17/08), Bananeiras (18–24/08), Alagoa Grande (25–31/08) e Alagoa Nova (01–07/09).

Com Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas