Conecte-se conosco

Cultura

Fazenda Nordestina é a campeã da Etapa Brejo do Festival de Quadrilhas realizado em Guarabira

Publicados

em

A Quadrilha Junina “Fazenda Nordestina” foi a grande vencedora da Etapa Brejo do Festival de Quadrilhas Juninas realizado em Guarabira. O anúncio foi feito logo após as apresentações da segunda noite do festival nesta sexta-feira (14).

O festival feito em parceria entre a Prefeitura de Guarabira, Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba – FEQUAJUNE e a Associação as Quadrillhas Juninas do Brejo – ASQUAJUB deixou suas marcas pela organização e comparecimento de grande público nas duas noites de realização.

O prefeito Marcus Diôgo compareceu nas duas noites para conferir de perto o andamento das apresentações.

Anúncio


Codecom

Rate this post
Anúncio


Cidades

Grupo Tauá anuncia suítes temáticas de artesanato paraibano no novo resort em João Pessoa

Anúncio foi feito durante o encontro “Tauá em Pessoa”, que reuniu imprensa e autoridades do turismo no Museu do Artesanato Paraibano.

Publicados

em

Foto: Reprodução/Divulgação

O Grupo Tauá anunciou que o novo resort a ser inaugurado em João Pessoa, com abertura prevista para julho de 2026, terá, inicialmente, duas suítes temáticas inspiradas e compostas por peças de artesanato paraibano. A revelação aconteceu durante o encontro “Tauá em Pessoa”, realizado nesta semana no Museu do Artesanato Paraibano, localizado no Centro de João Pessoa, onde representantes da imprensa e autoridades do turismo puderam conhecer mais detalhes.

Durante o evento, a CEO do Grupo Tauá, Lizete Ribeiro, recebeu os convidados e apresentou a história do Grupo, além das estratégias que norteiam a inauguração do primeiro hotel do grupo no Nordeste. “A coisa só aconteceu por paixão: quando chegamos aqui, conhecemos as pessoas, o governador e todos os envolvidos no projeto do Polo Turístico Cabo Branco. Somos um Grupo Hoteleiro com 40 anos e nunca vimos uma vontade tão genuína de mudar o turismo de uma região como vimos aqui na Paraíba”, declarou a CEO.

Em um momento marcado por valorização cultural, Lizete destacou que a escolha do artesanato local reforça o propósito do Tauá de criar conexões autênticas com os destinos onde atua. A CEO revelou que o Grupo vem realizando uma curadoria especial de artistas paraibanos com o apoio do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), selecionando artistas, obras e elementos artesanais que irão compor os novos quartos temáticos do novo empreendimento. A ideia é que cada ambiente reflita a identidade regional, valorizando técnicas tradicionais e talentos que representam a cultura da Paraíba.

Anúncio


O encontro “Tauá em Pessoa” também permitiu uma imersão na arte paraibana. Os convidados puderam conhecer mais sobre o acervo do museu e dialogar sobre o potencial do estado como destino turístico, reforçando a integração entre hotelaria, cultura e desenvolvimento local.

A primeira-dama do Estado e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano, Ana Maria Lins, comentou sobre a iniciativa do Tauá em valorizar os artistas e artesãos locais. “É uma satisfação enorme ver que os nossos artistas estão sendo valorizados. Só o fato do evento de hoje ter sido realizado no Museu do Artesanato Paraibano diz muito sobre o Grupo Tauá. O nosso artesanato está sendo abraçado”, comentou a primeira-dama.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep-PB), Rômulo Polari, também enfatizou a importância da chegada do Tauá Resort. “Quando fomos conhecer outros Tauás que existem pelo Brasil, nós nos surpreendemos positivamente. Encontramos no Tauá seriedade, e para além disso, identificamos algo que tem muito a ver com o povo paraibano, que é a emoção. Sinto que João Pessoa ganha muito com essa parceria”, enfatiza.

Com previsão de abrir as portas em julho de 2026, o novo Tauá João Pessoa promete unir conforto, experiência e autenticidade, entregando aos futuros hóspedes um contato genuíno com a riqueza artística da Paraíba — desde o primeiro olhar dentro dos quartos.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Orquestra Sinfônica celebra 80 anos com concerto especial no Theatro Santa Roza

Publicados

em

Fotos: Secom-PB

A Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), que completou 80 anos de fundação no último dia 4 de novembro, celebrará a data com um concerto especial nesta quinta-feira (20), às 20h, no centenário Theatro Santa Roza.

Sob a regência do maestro titular Gustavo de Paco de Gea — que testemunhou a reativação da orquestra no início dos anos 80 —, o evento promete ser inesquecível, conforme declarou o próprio maestro.

Repertório da Noite Comemorativa

O programa do concerto, com entrada gratuita (ingressos distribuídos a partir das 19h na bilheteria), incluirá:

Anúncio


  • Abertura: “Uma Noite no Monte Calvo”, poema sinfônico do russo Modest Mussorgsky.
  • Armorial Nordestino: Duas peças no estilo armorial: “No Reino da Pedra Verde”, de Clóvis Pereira, e “Gavião”, de Cussy de Almeida. O maestro Paco de Gea destacou a importância de “mostrar músicas nossas, daqui do Nordeste” em uma noite tão especial.
  • Encerramento: “Symphony nº 9 (Novo Mundo), em Mi menor, Op. 95”, do tcheco Antonin Dvorák, uma homenagem do compositor ao continente americano.

Legado e História

Fundada em 4 de novembro de 1945, por intelectuais liderados pelo professor Afonso Pereira, a OSPB rapidamente se consolidou como um dos maiores símbolos da música clássica no Nordeste e no Brasil. Após um período de inatividade nos anos 60, a orquestra foi reativada e fortalecida em 1980, através de um convênio entre o Governo do Estado e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O cronista Carlos Romero, um dos apoiadores da fundação, chegou a registrar que a Sinfônica da Paraíba foi elogiada pelo maestro Eleazar de Carvalho como “a melhor do país” na época da reestruturação, reforçando o seu valor. Em 2019, o legado da OSPB foi oficialmente reconhecido com o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Paraíba.

Atualmente sob a batuta de Gustavo de Paco de Gea, a OSPB segue encantando plateias e reforçando seu papel na cena cultural, oferecendo à sociedade “uma opção rica de música”, nas palavras do diretor executivo, Márcio Carvalho.

Veja mais fotos:

Brejo.com com Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Companhia Municipal de Dança de João Pessoa realiza oficinas em Guarabira

A programação será marcada por workshops de dança, realizados nos turnos da manhã e da tarde, sob a condução dos professores da Companhia.

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, Educação e Assistência Social, em parceria com a Funesc, recebe no próximo dia 27 de agosto a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, que trará à cidade uma programação especial de formação voltada para a dança.

Criada em 2021 pela Prefeitura de João Pessoa e vinculada à Funjope, a Companhia é dirigida por Stella Paula Carvalho e já se destaca em nível local, nacional e internacional pela qualidade técnica e criatividade de suas produções. O grupo acumula participações em importantes festivais, como o Festival de Joinville (SC), o Festival Internacional de Dança de Goiás e o Festival da América do Sul (MS), conquistando prêmios e reconhecimento.

Em Guarabira, a programação será marcada por workshops de dança, realizados nos turnos da manhã e da tarde, sob a condução dos professores da Companhia:

Anúncio


  • Dança Contemporânea – Maxwell Araújo
  • Jazz – Lyedson Fidelis

Para o secretário de Cultura e Turismo de Guarabira, Clemilson França, a iniciativa representa um avanço na democratização do acesso à arte e na formação de novos talentos.

“Receber a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa é muito especial para Guarabira. Além de proporcionar aprendizado de alto nível, essas oficinas estimulam o interesse pela dança e oferecem oportunidades para quem deseja se aprimorar na arte”, destacou o secretário.

Com Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas