Cidades
GT interinstitucional fiscaliza implantação da gestão de trânsito em Guarabira e mais oito municípios paraibanos
O Grupo de Trabalho Interinstitucional para a Municipalização do Trânsito na Paraíba deu início, nesta semana, a uma série de visitas a municípios que possuem gestão do trânsito com o objetivo de conhecer a estrutura do órgão municipal, realizar audiência com autoridades municipais e executar ações de fiscalização e de educação. A série foi iniciada, nessa quarta-feira (10/07), no município de Conde. Nesta quinta-feira (11/07), as ações estão sendo realizadas em Santa Rita.
O grupo é composto pelo Ministério Público da Paraíba, Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-PB), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). A coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPPB, promotora Danielle Lucena, está participando das visitas, juntamente com a geógrafa do CAO, Maria Barros.
As visitas têm como objetivo ainda fomentar o uso de sistema para alimentar dados de sinistros ocorridos na localidade, adoção de providências quanto à ocorrência de animais soltos em vias públicas, além de outras questões afetas às necessidades do trânsito da localidade.
“Realizamos ações educativas em escolas e fiscalizamos as condições do órgão municipal de trânsito, como é que está a implantação, se estão efetivamente realizando as ações. Depois, conversamos com as autoridades municipais para colocarmos prazos para que realmente o órgão de trânsito funcione efetivamente”, explicou a promotora Danielle Lucena.
Conde
Além da fiscalização e das ações educativas, foi realizada, nessa quarta-feira, no auditório da Câmara Municipal de Conde, uma audiência com representantes dos Poderes Executivo e Legislativo do município. A audiência teve a participação da promotora de Justiça de Conde, Cassiana Mendes de Sá, da coordenadora do CAO do Meio Ambiente, Danielle Lucena da Costa Rocha, e demais membros do grupo de trabalho..
Durante a audiência foram discutidas as necessidades da Gerência de Trânsito; a implantação de um projeto de educação. Também foi informado que estão disponíveis mais de 100 placas, faltando apenas pessoal e transporte para a colocação.
Ao final da audiência, ficou definido que a Procuradoria-Geral do Município vai encaminhar ao Cetran-PB, no prazo de 30 dias, o cronograma de colocação das placas de sinalização e também vai informar a reativação da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari). A Secretária de Educação Municipal informou da execução do Projeto EducaR PRF, no próximo mês de agosto, na educação infantil, e deverá informar, nos próximos seis meses ao Cetran. O Município vai encaminhar projeto de manutenção e cronograma, ao Cetran, de iluminação da rodovia BR 101, retorno da entrada do Conde e da PB 018, km 05, em 30 dias. Além disso, no prazo de 30 dias, serão apresentados os extratos dos últimos seis meses do fundo que recebe os valores das multas de trânsito aplicadas, bem como o nome do gestor do fundo.
Além de Conde e Santa Rita, serão visitados os municípios de Guarabira, Sapé, Lagoa Seca, Esperança, Juazeirinho, Sousa e São Bento.
Assessoria
Cidades
SP Variedades traz uma infinidade de artigos para enfeitar este Natal e final de Ano. Confira!
Na SP Variedades tem uma infinidade de artigos para enfeitar este Natal e final de ano. São diversos produtos como: árvore de natal, papai noel, bolas, girlandas, dentre outros enfeites. Além de diversos produtos para casa e cozinha e produtos de material de construção. Vá e visite a SP Variedades em Guarabira e também em nas demais cidades.
Confira os endereços das lojas:
Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549; Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952; Esperança-PB: Rua Manoel Rodrigues de Oliveira, 98, Centro, fone: (83) 99628-3010 e no centro de Alagoa Grande – PB: (83) 3273-1715.










































































































































































Cultura
Raízes do Brejo é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba
A Rota Cultural Raízes do Brejo foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba pela Lei Ordinária nº 13.944, de 02 de outubro de 2025. O projeto, que se tornou um dos maiores símbolos de valorização da cultura e do turismo no Brejo paraibano, acontece anualmente entre os meses de setembro e dezembro, reunindo atividades que exaltam a identidade e as tradições locais.
A iniciativa envolve dez municípios da região do Brejo, que se unem para promover uma verdadeira celebração da cultura nordestina, com música, gastronomia, artesanato, teatro, dança, exposições e feiras. A programação diversificada movimenta o turismo e a economia criativa, atraindo visitantes de várias partes do estado e do país.
O principal objetivo da Rota Cultural é fortalecer a identidade cultural da região e estimular o desenvolvimento econômico sustentável por meio da valorização das tradições, da história e do potencial turístico de cada município participante.
Entre os municípios que compõem a Rota, Pirpirituba se destaca com entusiasmo e orgulho por fazer parte desse movimento cultural. A cidade tem investido continuamente em ações que fomentam a cultura local, incentivam o turismo e fortalecem o sentimento de pertencimento da população. Para a gestão municipal e para os artistas locais, o reconhecimento da Rota como Patrimônio Cultural Imaterial representa um marco histórico e uma motivação para continuar preservando e difundindo as raízes culturais do povo pirpiritubense.
“Fazer parte da Rota Cultural Raízes do Brejo é motivo de grande orgulho para Pirpirituba. É um espaço de valorização da nossa cultura, da nossa arte e do nosso povo. Agora, com o reconhecimento oficial como Patrimônio Cultural Imaterial, esse projeto ganha ainda mais força e significado para todos nós”, destacou o Prefeito Danilo Rocha.
Com o reconhecimento legal, a Rota Cultural Raízes do Brejo consolida-se como uma das mais importantes iniciativas de integração cultural da Paraíba, reafirmando o papel essencial da cultura como impulsionador do desenvolvimento, identidade e pertencimento.
Veja foto abaixo

Da Assessoria via fatoafato
Guarabira
Isaura pede reforma de UBS e construção de praça no bairro São José
Durante a sessão deliberativa do dia 23 de outubro do corrente, a Câmara Municipal de Guarabira aprovou duas proposituras de iniciativa do gabinete da vereadora Isaura Barbosa, em que solicita da gestão municipal restauração de posto de saúde e construção de praça no bairro São José.
– Solicito à Secretaria Municipal de Saúde a realização de pintura externa e interna, bem como a restauração estrutural (incluindo reparos em paredes, telhado, instalações elétricas e hidráulicas, conforme necessidade) no Posto de Saúde localizado no bairro São José;
– Solicito à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo a construção de uma praça pública na Rua São Severino, localizada no bairro São José.
De acordo com a vereadora, a estrutura física da UBS do bairro São José necessita de receber melhorias, visando oferecer maior comodidade a usuários do SUS e profissionais de saúde.
Isaura agradeceu a aprovação de suas proposituras e reforçou que há espaço ocioso no bairro que oferece as condições para construir um espaço de convivência coletiva para a comunidade.
Secom/CMG
-
Cidades4 dias atrásSP Variedades traz uma infinidade de artigos para enfeitar este Natal e final de Ano. Confira!
-
Policial6 dias atrásHomem é preso suspeito por manter clínicas ilegais na Paraíba
-
Cinema5 dias atrásPredador: Terras Selvagens e mais 3 filmes em cartaz no CINEMAXXI
-
Cultura6 dias atrásRaízes do Brejo é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba






