Cultura
Costa Beiriz – Da Tragédia à Luz: filme está previsto para ser lançado no aniversário de Guarabira, diz Marcos Ricardo
Obra audiovisual de média-metragem vai contar a história de origem do município de Guarabira.
O filme “Costa Beiriz – Da Tragédia à Luz”, que narra a história de origem do município de Guarabira, está previsto para ser lançado no próximo mês de novembro, durante as comemorações alusivas ao aniversário de emancipação política guarabirense, que ocorre oficialmente em 26 de novembro. As informações são do documentarista Marcos Ricardo, diretor da Arriégua Produções e autor da obra audiovisual, que entrou em contato com a redação de plugadosnanoticia.com.
Marcos, que também é autor do curta-metragem “Expedito”, adiantou que as gravações do filme foram realizadas inteiramente em locações externas e que, atualmente, a produção está em processo de edição em estúdio. Ele se diz muito satisfeito com o andamento do projeto e com a qualidade técnica, resultado, segundo ele, da competente equipe que conseguiram reunir.

“Gravamos em maio, junho e julho nos municípios de Alagoinha, Areia e Solânea. Sou suspeito para dizer, mas estou muito feliz com o andamento da produção, especialmente considerando as restrições e desafios que enfrentamos. A qualidade técnica está excelente; cada imagem parece uma pintura! Isso se deve à equipe que reunimos, desde o apoio, a maquiagem, a direção de arte, figurino, elenco e captação de imagens. Não fica devendo nada às grandes produções. Atualmente, o filme está em processo de edição, e espero que esteja finalizado até o aniversário de emancipação política de Guarabira, no final de novembro, disse Marcos Ricardo (foto).
Na produção constam nomes de artistas e técnicos renomados, não só guarabirenses, como de outras cidades do estado, a exemplo de Vando Farias, Juliana Moreira, Zeno Zanardi, Flávio Melo, Rammon Resende, Cândido Rodrigues, Jhony Luiz; além de novos talentos que prometem ser grandes revelações.
A produção ficcional, intitulada “Costa Beiriz – Da tragédia à luz”, do gênero histórico/drama, tem como enredo a chegada da família do lusitano José Rodrigues da Costa (Costa Beiriz) a Guarabira após um grande terremoto – seguido de tsunami e incêndios – atingir Portugal em 1755; a contribuição do protagonista para devoção em Nossa Senhora da Luz; além dos motivos que fizeram o então povoado vir a se tornar um dos municípios mais importantes do estado.
Vale destacar que o filme foi contemplado após seleção em edital da Lei Paulo Gustavo, organizado pela Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria de Cultura.
Do Plugados
Cidades
Até 3 de março: Exposição destaca encontros entre fotografia, memória e paisagem na cena cultural de João Pessoa
“Viva a Obra da Sua Vida”, promovida pela Castro DI e em cartaz no Parahyba Mall, reúne trabalhos de Ismael Pessoa, Max Brito e Higor Pereira.
Ao reunir três percursos distintos, mas atravessados pela mesma inquietação artística, a exposição de fotografias “Viva a Obra da Sua Vida”, realizada pela Castro DI, propõe um encontro entre fotografia, pintura e memória. Em cartaz no Parahyba Mall, em João Pessoa até o dia 3 de março, com entrada gratuita, a mostra extrapola o registro visual e convida o público à contemplação, à identificação e à escuta.
Para Ismael Pessoa, a exposição representa um ponto de chegada e, ao mesmo tempo, de virada. Idealizado ainda no período em que vivia em São Paulo, o projeto nasceu do desejo de retornar a João Pessoa trazendo algo que rompesse com sua atuação consolidada na fotografia de eventos sociais. “Foi a realização de um sonho, porque até então eu nunca tinha trabalhado com arte. O objetivo final de todo esse processo sempre foi a exposição”, afirma.
A abertura ao olhar do outro é um dos eixos centrais da exposição. Cada obra admite múltiplas leituras, permitindo que o público construa sentidos próprios a partir da experiência individual. “Existe uma mensagem central, que é a minha história, mas ela se amplia na medida em que cada pessoa se reconhece de alguma forma”, diz. Casos de identificação imediata surgem como parte desse processo, a exemplo de uma médica oftalmologista que se viu representada em uma obra ligada ao olhar e decidiu incorporá-la ao seu espaço de trabalho.
Em diálogo com um universo mais introspectivo e simbólico, o fotógrafo Max Brito amplia o escopo da mostra ao apresentar uma série de fotografias de paisagem marcadas pela espontaneidade. Seu olhar não nasce de um exercício técnico rigoroso, mas da vivência. “Sempre fotografei paisagens nos intervalos dos trabalhos, nos deslocamentos. As imagens surgiam de forma espontânea”, conta.
Longe da lógica do cartão-postal, Max prefere registrar a paisagem como lembrança pessoal, carregada de estado emocional. Em vez de monumentos, surgem sensações: o silêncio de um dia comum, a tensão de um momento específico, ou simplesmente a pausa necessária para observar um pôr do sol. “A paisagem deixa de ser cenário e passa a carregar uma experiência”, define.
Embora atue hoje na fotografia corporativa, é nesse território autoral que Max mantém viva a motivação inicial que o levou à fotografia. “A paisagem é meu espaço de experimentação, lazer e reconexão”, afirma. Essa produção, guardada ao longo dos anos como memória, raramente chega ao público em exposições, o que torna sua presença em “Viva a Obra da Sua Vida” ainda mais significativa.
Outro ponto de convergência entre os dois artistas está na defesa da fotografia impressa como experiência estética. Para Max, a impressão devolve à imagem o tempo da contemplação. “No ambiente digital, a imagem é consumida rapidamente. Na exposição, ela exige pausa, silêncio e atenção”, observa. A materialidade da fotografia, segundo ele, preserva não apenas a estética, mas também a memória cultural do registro.
Arrematando e formando uma tríade poética-poderosa visualmente, o fotógrafo Higor Pereira apresenta sua vista aérea de pontos conhecidos e paisagens marcantes da região metropolitana de João Pessoa, levando o espectador a experimentar novos ângulos daquilo que já conhece.
Ao ocupar o espaço do Parahyba Mall, a exposição que conta com a realização da Castro Desenvolvimento Imobiliário, em confluência com o lançamento do Parque Lispector, cria uma pausa sensível no fluxo cotidiano da cidade. “Viva a Obra da Sua Vida” se constrói como um território de encontros: entre trajetórias, linguagens e públicos. Mais do que uma retrospectiva ou uma reunião de imagens, a mostra se afirma como um exercício de escuta visual, onde cada obra permanece aberta, disponível para novas leituras e afetos.
Serviço
Exposição ‘Viva a Obra da Sua Vida’
Local: Parahyba Mall – R. Bacharel José de Oliveira Curchatuz, 850, Jardim Oceania
Horário: Segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 12h às 22h
Entrada gratuita
Assessoria
Cultura
Yuri Carvalho leva energia do Carnaval para João Pessoa e região
Confira agenda de Yuri em blocos, camarotes e festas do Carnaval e prévias de 2026
Carismático e vibrante, o cantor Yuri Carvalho chega às prévias e ao Carnaval 2026 com uma agenda intensa e um projeto que celebra a alegria, o encontro e a identidade cultural nordestina. O Axé do Yuri nasce como uma proposta instigante que mistura axé, ritmos populares e a performance inconfundível do artista já conhecida em João Pessoa e região.
Durante os meses de janeiro e fevereiro, Yuri percorre eventos tradicionais, blocos de rua e festas consagradas. A agenda reforça a presença do artista em polos importantes da folia, tanto na capital quanto no interior, ampliando o alcance do projeto e fortalecendo o cenário cultural da região.
Confira a agenda de shows de Yuri Carvalho nas prévias e no Carnaval 2026 (sujeita a alterações)
- 31/01 – Baile Vermelho & Branco – 21h – Clube Cabo Branco
* 01/02 – Sapé – 15h
* 06/02 – Camarote Arena Tropical – 20h – Avenida Epitácio Pessoa, Via Folia
* 07/02 – Bloco Vem Cuidar de Mim – 17h30 – Parque das Três Ruas
* 07/02 – Bloco Banho de Cheiro – 22h30 – Via Folia
* 10/02 – Bloco Amigos de Mangabeira – 17h – Centro Cultural de Mangabeira
* 10/02 – Jacaré do Castelo – 20h
* 11/02 – Muriçocas do Miramar – Via Folia
* 13/02 – Criança Feliz – 18h30 – Praça Luís Patrício
* 15/02 – E Tome Ladeira – Avenida General Osório
* 16/02 – Bloco Bom à Bessa
* 21/02 – Bloco Muçumago
Assessoria
Cultura
Primeiros dias da Festa da Luz registra grande movimento nas vendas e gera renda a dezenas de famílias
Pratos típicos, lanches variados, doces regionais e uma grande diversidade de bebidas estiveram entre os itens mais consumidos.
O consumo de produtos pelos turistas marcou os dois primeiros dias da Festa da Luz, em Guarabira, e já reflete diretamente no fortalecimento da economia local. As áreas de comercialização montadas no evento registraram intenso movimento, com barracas e pontos de venda bastante procurados pelo público que compareceu para celebrar a tradicional festa da padroeira do município.
Pratos típicos, lanches variados, doces regionais e uma grande diversidade de bebidas estiveram entre os itens mais consumidos. A estrutura organizada para receber comerciantes e visitantes garantiu mais conforto, espaço e circulação, contribuindo para que as vendas ocorressem de forma ainda mais dinâmica durante as primeiras noites de programação.
A gestão fez o cadastramento de todos os ambulantes e catadores de recicláveis que estão trabalhando no evento, ofereceu toda a infraestrutura como barracas, mesas e cadeiras e ainda inovou com a instalação de área coberta com boxes, em parceria com Sebrae. Os comerciantes passaram por oficinas para obter informações e treinamento com técnicas de venda, atendimento, manejo e acondicionamento dos alimentos.
Para dezenas de famílias que atuam no comércio informal e formal dentro do evento, a Festa da Luz representa uma importante fonte de renda. Muitos trabalhadores se preparam o ano inteiro para esse período, confiantes no grande fluxo de pessoas que a festa atrai de Guarabira, de diversas cidades da região e de outros estados do Brasil.
Além de manter viva a tradição religiosa e cultural, a festa também cumpre um papel social e econômico, movimentando o setor de alimentação, gerando oportunidades de trabalho temporário e impulsionando a renda de quem encontra no evento uma chance de melhorar o orçamento familiar.
Com uma programação que reúne devoção religiosa e apresentações musicais, a Festa da Luz 2026 segue como um dos principais eventos do calendário cultural de Guarabira. A partir desta quinta-feira (29), os shows no Palco Luz passam a integrar a programação diária do evento.
Confira a programação:
Dia 29 – Quinta-feira
Simone Mendes
Matheus Fernandes
Japãozin
Dia 30 – Sexta-feira
Nattan
Lipe Lucena
Felipe Amorim
Dia 31 – Sábado
Calcinha Preta
Raça Negra
Taty Girl
Dia 1º – Domingo
Xand Avião
Pablo
Walkyria Santos
Secom/PMG
-
Cidades3 dias atrásSafra 2025/2026 da Cachaça Serra Limpa é encerrada com recorde e inicia novo ciclo de preparação
-
Guarabira4 dias atrásSexta-feira 13 da Sorte na Pontes Calçados: aproveite as ofertas especiais
-
Cidades5 dias atrásCineasta de Pirpirituba conquista prêmio em festival de cinema em Pernambuco
-
Cinema5 dias atrásMissão Refúgio, Iron lung e POV: Presença Oculta estão em cartaz no CINEMAXXI
-
Policial5 dias atrásPolícia resgata mãe e filho de cárcere em Alagoa Grande; agentes ficam feridos durante operação
-
Policial10 horas atrásPolícia Militar captura foragido da justiça na cidade de Sapé
-
Paraíba15 horas atrásHOJE: TRE-PB inicia Semana de Regularização para eleitores com título cancelado
-
Saúde4 horas atrásEncontros municipais para debater rumos do SUS começam nesta segunda








