Conecte-se conosco

Saúde

Dia D de Multivacinação: Paraíba aplica mais de 26 mil doses de vacinas

Os cinco municípios que mais vacinaram contra a febre amarela neste Dia D foram Alagoa Grande, Mamanguape, Campina Grande, João Pessoa e Patos.

Publicados

em

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, neste sábado (17), o Dia D de Vacinação contra a Febre Amarela e Multivacinação, com 26.275 doses de vacinas aplicadas. Deste total, 8.388 foram para a febre amarela e 17.887 para as vacinas de rotina, preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação. Os dados são parciais, e levam em consideração informações registradas por 204 municípios.

Os cinco municípios que mais vacinaram contra a febre amarela neste Dia D foram Campina Grande (3.237 doses); João Pessoa (2.857 doses); Alagoa Grande (1.050 doses); Mamanguape (1.022 doses); e Patos (729 doses).

De acordo com a chefe do Núcleo Estadual de Imunização da SES, Márcia Mayara, o saldo foi positivo, uma vez que a adesão às vacinas ajuda a aumentar a cobertura vacinal. “Os esforços persistentes voltados à promoção da saúde pública, aliado às ações constantes de vacinação adotadas pela SES, por meio do Projeto Vacina Mais Paraíba, tem feito com que o estado siga avançando na cobertura de várias vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde”, destacou.

Anúncio


A ação aconteceu em 823 pontos de vacinação que atenderam os 223 municípios do estado. Em João Pessoa, o principal posto de vacinação foi o Parque Solon de Lucena, no Centro, onde também houve oferta de testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV, hepatites e Sífilis  (totalizando 244 testes realizados), e serviços do Castramóvel (com o total de 10 castrações de animais e 30 pré-cadastros para novos usuários).

O cirurgião-dentista Jhonata da Silva foi uma das pessoas que compareceram ao local para atualizar a caderneta de vacinação, especialmente com a vacina contra a febre amarela, principal foco do Dia D. Acompanhado dos dois filhos, ele ressaltou a importância desse tipo de serviço. “Uma iniciativa plausível, porque leva a vacina para a população. Às vezes, por causa da rotina do trabalho, muitas pessoas não têm tempo para ir até um posto. É uma ação que dá a esse público a oportunidade de ser imunizado”, avaliou Jhonata.

Vale lembrar que as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis na rede pública de saúde. Para atualizar o esquema vacinal, basta procurar uma unidade básica de saúde mais próxima, portando documentação pessoal, caderneta de vacinação e cartão do SUS.

Secom

Rate this post
Anúncio


Saúde

Julho Neon: Prefeitura leva ações de saúde bucal e serviços de prevenção para comunidades de Guarabira

Publicados

em

Com o compromisso de fortalecer a promoção da saúde e ampliar o acesso aos serviços de atenção básica, a Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ao longo do mês de julho a programação do Julho Neon, campanha dedicada à conscientização sobre a importância da saúde bucal.

As ações acontecerão em diferentes bairros e comunidades do município, sempre a partir das 8h, aproximando os serviços da população e incentivando o cuidado preventivo.

Durante a programação, os participantes terão acesso à escovação supervisionada com entrega de kits de higiene bucal, avaliação odontológica, atualização do cadastro na Unidade Básica de Saúde, aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, peso e altura, além da atualização da caderneta de vacinação.

Anúncio


De acordo com a Secretaria de Saúde, a iniciativa busca reforçar que a saúde da boca está diretamente ligada à saúde do organismo como um todo, além de estimular hábitos saudáveis desde a infância e facilitar o acesso da população aos serviços ofertados pela Atenção Primária.

Confira o cronograma das ações:

14/07 – UBS Juá/Aparecida – Em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida;

15/07 – UBS Nações – Grotas;

16/07 – UBS Juá/Nações – Em frente à UBS;

21/07 – UBS Assis – AABB;

22/07 – UBS Bairro Novo II – Abrigo São Vicente de Paulo;

23/07 – UBS Alto da Boa Vista – Vila Padre Cícero;

* 28/07 – UBS Pirpiri – Residencial Jader Soares;

29/07 – UBS Pirpiri – Cidade Madura;

30/07 – UBS Mutirão – Praça.

A Secretaria Municipal de Saúde convida toda a população das localidades atendidas a participar das ações, aproveitando a oportunidade para colocar os cuidados com a saúde em dia.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

João Pessoa amplia até dezembro estratégia de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos

Publicados

em

Foto: Reprodução/Secom/PB

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de João Pessoa ampliou, até 31 de dezembro, o período da Estratégia de Resgate dos Não Vacinados contra o HPV para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos. A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal desse público que não recebeu a vacina na faixa etária recomendada e reforça a importância da imunização como forma de prevenção contra diversos tipos de câncer e outras doenças relacionadas ao papilomavírus humano (HPV).

De acordo com Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, o Município vem intensificando as ações para alcançar os adolescentes ainda não vacinados, incluindo a realização de busca ativa nas escolas e campanhas de conscientização voltadas às famílias.

“Estamos intensificando as ações voltadas para os adolescentes ainda não vacinados, visto a importância da vacina na prevenção de cânceres e outras doenças associadas ao HPV. No início do ano fizemos busca ativa nas escolas e estamos reforçando o chamamento para que os pais e responsáveis observem se esta vacina consta no cartão de vacinação das crianças e adolescentes”, destacou.

Anúncio


A vacina contra o HPV integra o Calendário Nacional de Vacinação e é ofertada na rotina para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, em dose única. Com a estratégia de resgate, adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos que perderam a oportunidade de se vacinar também podem procurar um dos pontos de vacinação da rede municipal até o fim de 2026. O chefe da Seção de Imunização destaca que essa representa a última oportunidade de imunização antes da vida adulta, período em que o risco de exposição ao vírus aumenta significativamente.

Outros grupos – Além desse público, a vacina também é disponibilizada para grupos prioritários específicos com idade entre 9 e 45 anos. Estão contempladas pessoas com papilomatose respiratória recorrente, usuários da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), pessoas vivendo com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, vítimas de violência sexual e pessoas imunossuprimidas.

Recentemente, o Ministério da Saúde também ampliou a indicação da vacina para mulheres diagnosticadas com lesões intraepiteliais cervicais de alto grau (NIC 2, NIC 3 e adenocarcinoma in situ – AIS) que tenham sido submetidas a procedimento excisional do colo do útero, como LEEP ou conização.

Para receber a vacina nos casos previstos para os grupos prioritários, é necessário apresentar documento de identificação (RG ou CPF), Cartão SUS, caderneta de vacinação, prescrição médica indicando a imunização e documento que comprove o diagnóstico, como laudo de biópsia ou relatório médico. A documentação permite que a equipe de saúde confirme o enquadramento nos critérios estabelecidos para a vacinação.

Fernando Virgolino reforça ainda que o HPV é um dos vírus mais comuns no mundo e está diretamente relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer. “Nos diversos serviços de saúde orientamos que a vacina é segura, eficaz e fundamental para reduzir a circulação do vírus e prevenir complicações mais graves no futuro”, ressaltou.

Confira o ponto de vacinação mais próximo e mantenha sua caderneta em dia:

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: das 7h às 11h e das 12h às 16h (De segunda a sexta-feira)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanhas:

Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos.

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes.

Influenza: Para toda a população.

Policlínicas Municipais (Cristo, Mangabeira, Mandacaru, Jaguaribe e Praias)

Horário: das 8h às 16h (De segunda a sexta-feira)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:

Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Para toda a população.

Centro Municipal de Imunização – Torre

Horário: das 8h às 16h (De segunda a sexta-feira)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:

Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Para toda a população.

Home Center Ferreira Costa – BR 230 – Aeroclube

Horário: 12h às 20h (segunda a sexta) e das 8h às 16h (sábados)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanhas:

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Para toda a população.

Shopping Sul – Bancários

Horário: 12h às 20h (segunda a sexta) e das 10h às 16h (sábados)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos.

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes.
Influenza: Para toda a população.

Shopping Tambiá – Tambiá

Horário: Exclusivamente aos sábados, das 9h às 16h

Todos os imunizantes do calendário de rotina e de campanha:

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusiva para gestantes. Influenza: Para toda a população.

Mix Mateus – Unidade Valentina Figueiredo

(R. Brasilino Alves da Nóbrega – Valentina de Figueiredo)

Horário: 12h às 21h (segunda a sexta) e das 8h às 16h (sábados)

Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:

Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos.

Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Para toda a população.

Quiosque na Orla – Avenida Cabo Branco – na frente do Xênius Hotel e próximo ao CAT Adaptado

Horário: Apenas de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h.

Secom/JP

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Anemia pode se desenvolver de forma silenciosa e exige atenção aos primeiros sinais

Hematologista alerta que cansaço extremo, palidez e falta de ar frequente não devem ser ignorados.

Publicados

em

Foto: Reprodução

Silenciosa em muitos casos, a anemia é uma condição que pode comprometer a qualidade de vida e, quando não diagnosticada e tratada adequadamente, provocar complicações importantes. Apesar de ser frequentemente associada à deficiência de ferro, a doença pode ter diferentes causas e atingir pessoas de qualquer idade.

Na Paraíba, o cenário reforça a necessidade de atenção. Dados da Pesquisa Estadual de Saúde e Nutrição da Paraíba, realizada pela Universidade Federal da Paraíba, apontaram que 36,5% das crianças entre seis e 59 meses apresentavam anemia, índice considerado elevado e que evidencia a importância do diagnóstico precoce e das ações de prevenção.

Segundo a hematologista Sandra Figueiredo, professora da Afya Paraíba e responsável técnica pelo Hemocentro da Paraíba, um dos principais desafios é que a doença nem sempre apresenta sintomas logo no início.

Anúncio


“Os sintomas mais comuns são a palidez e a astenia. Muitas vezes, a anemia se instala lentamente e, por isso, as pessoas podem demorar a apresentar os sinais e sintomas. Já quando a anemia é aguda, ou seja, de instalação rápida, essas manifestações aparecem muito mais precocemente”, explica.

A especialista ressalta que o cansaço persistente (astenia) e a dispneia (sensação de falta de ar ou dificuldade para respirar) merecem atenção, mas não são sintomas exclusivos da anemia.

“A astenia é um sintoma associado a inúmeras condições, inclusive à anemia. O mesmo acontece com a dispneia. Por isso, é fundamental procurar uma avaliação médica, principalmente quando esses sintomas são frequentes ou incapacitantes”, orienta.

A médica alerta que qualquer pessoa pode desenvolver anemia ao longo da vida e destaca que o diagnóstico costuma ser simples. “Qualquer pessoa, em qualquer época da vida, poderá apresentar anemia. O hemograma é o exame que detecta a doença. É fácil de ser realizado, tem custo baixo e é um dos exames mais solicitados na prática médica”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 30% da população mundial vive com algum tipo de anemia, tornando a condição um dos problemas nutricionais e hematológicos mais frequentes do planeta. Embora a deficiência de ferro seja a causa mais comum, a doença também pode estar relacionada à deficiência de vitaminas, doenças inflamatórias, alterações genéticas, problemas na medula óssea e outras enfermidades.

“Sempre falo: sentiu qualquer coisa diferente, procure um médico. Não se automedique. Não demore em fazer uma consulta. Quanto antes a causa da anemia for identificada, mais rapidamente será possível iniciar o tratamento adequado”, destaca Sandra.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas