Conecte-se conosco

Cidades

Nesta quarta: Governo da Paraíba inaugura sede do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha em Cajazeiras

Publicados

em

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), inaugura, nesta quarta-feira (21), às 10h, a nova sede do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha em Cajazeiras. O evento vai contar com a presença da secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; juízes, representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social e autoridades locais.

A expansão marca um avanço significativo na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica na Paraíba, ampliando a cobertura do programa para cidades do Alto Sertão. Com esta nova sede, o programa, que já atendia 100 cidades, passa a abranger 130 municípios em todo o estado.

Anúncio


Do total, 27 cidades estão na região da Grande João Pessoa, 35 na região de Campina Grande, 40 na região de Guarabira e agora mais 28 municípios da região de Cajazeiras. As cidades contempladas nesta nova expansão incluem Sousa, Aparecida, Cajazeirinhas, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Pombal, Santa Cruz, São Bentinho, São Domingos de Pombal, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Vieirópolis, Cajazeiras, Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo e Uiraúna.

O programa tem como objetivo acolher e monitorar mulheres em situação de violência doméstica e familiar, especialmente as que solicitaram ou possuem Medidas Protetivas de Urgência (MPUs).

“O governador lançou, durante a programação do 8 de março, a expansão para Cajazeiras. Desde então, houve a formação dos policiais e equipes multiprofissionais da secretaria, a construção dos instrumentais e o fechamento do diagnóstico. Agora estamos iniciando o atendimento”, destacou a secretária Lídia Moura.

A nova sede vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h, sem interrupção no horário de almoço, e está localizada na Rua Antônio Holanda, nº 356, Centro, Cajazeiras/PB. “Esse é um grande passo na proteção da vida das mulheres, e, sobretudo, uma oportunidade de incidir nos casos de feminicídio nesses municípios”, acrescentou Lídia Moura.

Sobre o Programa Integrado Patrulha Maria da Penha

Instituído pelo Decreto nº 39.343, em 8 de agosto de 2019, o Programa Integrado Patrulha Maria da Penha foi estabelecido por meio de um termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado da Paraíba, SEMDH, Secretaria de Segurança e Defesa Social (SESDS), em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba e a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. O programa atua na proteção de mulheres maiores de 18 anos que possuem Medidas Protetivas de Urgência deferidas pelo Poder Judiciário paraibano, garantindo suporte, monitoramento contínuo e ações educativas para prevenir a violência contra as mulheres no estado.

A equipe multiprofissional é composta por assistentes sociais, advogadas, psicólogas e policiais militares, oferecendo triagens, acolhimentos, atendimento 24 horas, visitas e rondas de monitoramento para assegurar o cumprimento das medidas protetivas.

Como acessar o serviço:

Para ser atendida, basta apresentar o documento que comprove a solicitação da Medida Protetiva de Urgência (MPU). As solicitações podem ser feitas em Delegacias da Mulher (DEAM), Delegacias locais, Defensorias Públicas, Ministério Público ou por meio do aplicativo Maria da Penha Virtual (Juizado).

Informações da Sede Cajazeiras:

Endereço: Rua Antônio Holanda, nº 356 – Centro, Cajazeiras/PB

Telefone: (83) 3221-1673

Secom

Rate this post
Anúncio


Cidades

Concurso é suspenso em Alagoa Grande após TCE-PB apontar falhas em certame

Publicados

em

Um concurso público que oferecia vagas para diversos cargos na Prefeitura de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, foi suspenso. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (17), pela Comissão Permanente de Concursos  (CPCON), realizadora do certame.

A suspensão, por tempo indeterminado, se deve a uma medida que deriva da tramitação, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, de Inspeção Especial de Gestão de Pessoal, Processo nº 00508/2025, que apura inconsistências legais relacionadas ao Concurso Público.

Anúncio


A empresa informou que a Prefeitura Municipal de Alagoa Grande já apresentou defesa aos autos e está aguardando decisão da Corte de Contas para dar prosseguimento ao certame.

“O ressarcimento será feito em lotes e não ocorrerá de forma automática, devendo o candidato preencher corretamente os dados e ficar atento a qualquer comunicação feita em seu endereço de e-mail através de alguma das contas de endereços eletrônicos da Comissão Permanente de Concursos ou da Universidade Estadual da Paraíba”, diz trecho da nota.

Posterior comunicação será amplamente divulgada no sítio eletrônico da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande e da Comissão Permanente de Concursos, além de compartilhada a todos os candidatos inscritos no certame via e-mail.

MaisPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Acadepol promove cursos de Tiro Defensivo, Investigação de Homicídios e Extração de Dados para policiais

Publicados

em

A Polícia Civil da Paraíba, por meio de sua Academia de Ensino (Acadepol/PB), promoveu uma série de cursos de capacitação e aperfeiçoamento para mais de 50 policiais, entre os dias 11 e 13 de março. 

Os policiais tiveram cursos de Tiro Defensivo, como pré-requisito para treinamentos mais avançados; técnicas de Investigação de Homicídios, com o foco na elucidação mais rápida e eficiente desse tipo de crime; e metodologias de extração de dados digitais, tendo em vista o caráter cada vez mais tecnológico adotado por criminosos.

Anúncio


Todas as aulas foram ministradas na sede da Acadepol, em João Pessoa. Outras atividades já estão programadas para esta semana na Academia.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Pirpirituba sedia reunião para etapa do Raízes do Brejo 2025

Publicados

em

Foto: Reprodução/Divulgação

Aconteceu, na tarde da quarta-feira (12), na cidade de Pirpirituba, Agreste paraibano, a primeira reunião dos municípios que participam da rota cultural Raízes do Brejo, para definir a realização da edição dos 2025.

A reunião, coordenada pelo Fórum de Turismo do Brejo, definiu junto aos municípios que o evento acontecerá de outubro a dezembro e deverá contar com a participação de 10 cidades após a inclusão de Juarez Távora.

Anúncio


Se fizeram presentes na reunião os prefeitos Danilo Rocha (Pirpirituba ), Myllena Nayara (Duas Estradas), Antônio Justino (Dona Inês), Camaf Douglas (Lagoa de Dentro) e secretários representando os municípios de Alagoinha, Guarabira, Belém, Serra da Raiz e Pilõezinhos. 

Ainda participaram da reunião representantes do Banco do Nordeste e do Sebrae.

Blog de Felipe Silva

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas