Política
Flávia diz que Guarabira terá saúde humanizada de verdade
Candidata a vice-prefeita da coligação Para Mudar Guarabira foi entrevistada na Rádio Cultura FM.
Candidata a vice-prefeita de Guarabira pelo grupo de oposição, a pediatra Flávia Paredes (PSB) garantiu que a partir de primeiro de janeiro de 2025 a saúde do município será humanizada de verdade, com atenção especial (ações e programas) para a criança, o adulto, os idosos e a mulher.
– Quando aceitei o desafio de fazer parte da chapa com Raniery (candidato a prefeito), tive seu total apoio para inserir minhas ideias no Plano de Governo, priorizando a saúde da mulher, das crianças e dos idosos – declarou a pediatra.
Ao ser entrevistada na Rádio Cultura FM nesta quarta-feira, 21, Flávia disse também está trabalhando em outras áreas, a exemplo da ação social, educação, bem como esporte e lazer.
“Estamos ouvindo vários segmentos, o povo nas ruas e priorizando o que podemos fazer a curto e longo prazo para tirar a cidade da situação difícil atual, sobretudo na área da saúde”, acrescentou.
Quando perguntada sobre o Plano de Governo, a candidata a prefeita de Guarabira na chapa com Raniery Paulino (Republicanos) disse que o documento é o mais democrático possível. “Tudo foi feito e está sendo melhorado com a opinião de diversos segmentos, bem como as necessidades urgentes da população guarabirense”.
Durante a entrevista, as redes sociais da candidata foi inundada de elogios e apoios à chapa de oposição, muitas pessoas dizendo que irão votar nela e em Raniery, pois não aceitam mais a forma como Guarabira está sendo administrada.
Da Assessoria de Imprensa (Em 21 de agosto de 2024)
Política
Vereador Célio Alves vai à Justiça contra Sessão Extraordinária da Câmara de Guarabira
O vereador Célio Alves, do PSB de Guarabira, disse em suas redes sociais que vai questionar judicialmente a realização, na segunda-feira (22), de sessão extraordinária pela Câmara Municipal convocada pela prefeita Léa Toscano (União Brasil).
“Houve um festival de ilegalidades e violações do Regimento Interno nessa manobra rasteira para aprovar projetos de lei prejudiciais ao povo, nas vésperas do Natal, quando a população está ocupada com as festas de fim de ano. Queriam tanto fazer sem o povo saber que não transmitiram a sessão pelas redes sociais e aprovaram as matérias sem discussão alguma. Foi dado um verdadeiro amém ao que queria a prefeita, mas atropelando o devido processo legislativo e seus procedimentos”, afirmou.
Na sessão, com a presença apenas dos vereadores que apoiam a gestão de Léa Toscano, foi aprovado um Projeto de Lei autorizando o parcelamento e o reparcelamento de débitos da prefeitura com o IAPM (Instituto de Assistência e Previdência Municipal) em 300 meses, o equivalente a 25 anos.
De acordo com o vereador, no texto do Projeto de Lei, a gestão municipal não disse o montante dos débitos a serem parcelados e reparcelados. “Querem deixar uma conta de milhões para ser paga pelos próximos seis prefeitos. E o pior é que virou moda cada prefeito empurrar a dívida para frente, tornando-a cada vez maior, o que deverá levar o IAPM à falência, comprometendo o pagamento de aposentadorias e pensões”, argumentou.
Célio Alves disse que os três projetos de lei votados na sessão extraordinária foram submetidos ao plenário na última sessão ordinária de 2025, sendo suspensa a votação devido a pedidos de vista — quando o vereador precisa de mais tempo para analisar melhor — feitos por ele e outro parlamentar. Com isso, a votação ficou para o início de fevereiro, quando a Câmara voltará às atividades regulares.
“Dias depois, a prefeita pediu a retirada dos projetos e os reenviou em caráter extraordinário. No entanto, a retirada, conforme o Regimento Interno, deveria ter sido apreciada pelo plenário. Os projetos também não preenchem os requisitos para a configuração da urgência que legitimaria a sessão extraordinária, os vereadores não foram convocados por escrito, deixaram de aprovar a ata da sessão anterior e ainda não pautaram a Medida Provisória 65. Ou seja, de cara cometeram cinco ilegalidades”, declarou.
O vereador garantiu que acionará o Poder Judiciário para anular a sessão extraordinária e seus efeitos, podendo ter a adesão de outros vereadores na ação a ser ajuizada.
Assessoria via Caderno de Matérias
Política
Câmara Municipal de Guarabira aprova projetos do Poder Executivo em sessão extraordinária
A Câmara Municipal de Guarabira realizou, na tarde desta segunda-feira (22), uma sessão extraordinária para apreciar projetos de lei de autoria do Poder Executivo Municipal, que tratam de temas relevantes para a administração pública e para a população guarabirense.
Sob a condução do presidente da Casa Legislativa, Júnior Ferreira, a sessão contou com a presença dos vereadores Armando Melo, Jussara Maria, Isaura Barbosa, Saulo de Biu, Novinho do Cordeiro, Vando do Mutirão e Luize Lamarte.
O presidente registrou, em sua fala, a ausência dos vereadores Neide de Teotônio, Célio Alves, Ramon Menezes, Renato Meireles, Gerson do Gesso, Nal Fernandes e Alcides Camilo.
As matérias foram aprovadas em plenário em primeira votação. Em seguida, o presidente abriu uma nova sessão extraordinária, na qual os projetos também foram aprovados em segunda votação, concluindo a tramitação legislativa.
Por fim, o presidente deixou uma mensagem de agradecimento pelos trabalhos realizados em favor da cidade de Guarabira.
Veja quais foram os projetos aprovados:
Projeto de Lei nº 40/2025 – Dispõe sobre o parcelamento e reparcelamento de débitos do Município de Guarabira/PB junto ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), conforme os arts. 115 e 117 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 136, de 9 de setembro de 2025.
Projeto de Lei nº 41/2025 – Institui o Programa Municipal de Habitação Popular no município de Guarabira e dispõe sobre ações voltadas à construção, reforma, ampliação, doação de materiais, cessão de mão de obra, fornecimento de água e energia, além da aquisição de terrenos urbanos e rurais para fins habitacionais.
Projeto de Lei nº 42/2025 – Altera dispositivos da Lei Municipal nº 2.256, de 7 de fevereiro de 2025, que trata da estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal, visando à criação de cargos públicos de provimento em comissão, entre outras providências.
Secom/CMG
Guarabira
Projeto de Vereador isenta portadores de câncer do pagamento de IPTU e outras taxas
Tramita na Câmara de Guarabira o PL nº 190/2025 que autoriza o poder executivo isentar do pagamento de IPTU e outras taxas sobre imóveis, de pessoas diagnosticadas com câncer no município de Guarabira.
Projeto de Lei 190/2025 – De Autoria do Vereador Renato Meireles, dispõe sobre a autorização para a concessão de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e respectivas taxas municipais sobre imóvel residencial a portadores de neoplasia maligna (câncer) no Município de Guarabira.
O projeto foi pautado e discutido na sessão desta quinta-feira (4), mas depois da argumentação feita pelo autor do projeto, a vereadora Jussara Maria pediu vista com o objetivo de incrementar outros benefícios ao público em questão. O projeto foi retirado de pauta e deve ser apreciado na próxima sessão deliberativa.
Ascom/CMG
-
Guarabira6 dias atrásLoja Pontes Calçados em ritmo de folia. Confira!
-
Cidades3 dias atrásParaíba segue sob alerta amarelo para chuvas intensas
-
Cidades3 dias atrásBloco das cheirosas: perfumista do Boticário dá dicas de fixação de fragrâncias durante o Carnaval
-
Cinema6 dias atrásDestruição Final 2 e O Som da Morte em cartaz no CINEMAXXI
-
Saúde2 dias atrásAnvisa alerta para risco de pancreatite ligado a canetas emagrecedoras
-
Guarabira21 horas atrásPontes Calçados entra no clima do Carnaval com muitas novidades e preços especiais
-
Paraíba3 dias atrásTCE-PB destaca integração com universidades para fortalecimento das políticas voltadas à primeira infância
-
Cidades13 horas atrásDom Jaime Splenger celebrará missa dos 143 anos do Padre Ibiapina






