Conecte-se conosco

Política

Paraíba tem 521 candidatos a prefeito e 9.046 ao cargo de vereador

Mais da metade das cidades da Paraíba terá até três partidos na disputa para vereador; são mais de 2 mil vagas.

Publicados

em

Foto: TRE-PB/ Reprodução

Disputa pelo voto e por quatro anos de mandato. O cenário eleitoral na Paraíba apresenta ao todo 521 candidaturas ao cargo de prefeito, e 9.046 candidaturas a vereador disputando 2.203 vagas disponíveis nas 223 Câmaras Municipais. Pouco mais da metade das cidades paraibanas vão ter eleições para vereador com apenas dois ou três partidos participando do pleito, conforme os dados do portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conforme os dados do TSE, em 60 municípios a eleição contará com três siglas na disputa. São os casos de Alagoa Nova, Boa Vista, Cabaceiras, Juru, Piancó, Prata e São Mamede.

Em Poço Dantas apenas o Republicanos lançou candidatos. Na cidade, inclusive, também há apenas um candidato a prefeito, Itamar Moreira, também do Republicanos. Com isso, se eleito, ele não terá oposição ao governo.

Já em Serra Grande, apenas o PSB registrou postulantes a vereador. Nela, há dois candidatos a prefeito: Doutor João Paulo, do Progressistas, e Vicente Neto, do PSB. Em ambas as cidades, somente dez candidatos disputam as nove vagas em cada uma das Câmaras Municipais.

Em outras 58 cidades do estado a disputa pelo legislativo terá a concorrência de dois partidos. Essa situação atinge municípios como Aguiar, Bananeiras, Coxixola, Nova Palmeira, Paulista, São Bento e Triunfo.

Do PB Agora

Em 25.08.2024

Rate this post

Política

Raniery e Flávia agradecem ao povo de Guarabira pela votação recebida

Publicados

em

Ao lado de sua vice Dra. Flávia Paredes (PSB), o candidato Raniery Paulino (Republicanos) agradeceu ao povo de Guarabira e à militância pelos quase 17 mil votos. O ex-deputado destacou o desafio de enfrentar uma estrutura de poder político e financeiro e o recado das urnas: de que a cidade está dividida, querendo mudança.

Em vídeo, Raniery e Flávia cumprimentaram os candidatos e a candidata eleita, Lea Toscano (União Br), reafirmando que pela confiança recebida de metade da população, na eleição mais acirrada dos últimos 16 anos, a responsabilidade aumenta e a luta em defesa do município vai continuar.

“Que campanha linda, propositiva e com muito engajamento. Sabendo, inclusive, do desafio de enfrentar uma estrutura de poder político e financeiro, mas, mesmo assim, o povo de Guarabira nos confiou, metade da cidade dizendo que queria mudança, que queria dias melhores. Manteremos a nossa luta em favor de Guarabira”, afirmou.

A médica Flávia Paredes também agradeceu ao povo e a Raniery pela parceria.

“Nosso coração é simplesmente gratidão. Gratidão a vocês que nos confiaram a chance de administrar Guarabira e por todo carinho recebido. Lançamos as nossas propostas e mantivemos a nossa palavra. Agora, pedimos a Deus que abençoe Guarabira, abençoe os próximos anos, abençoe a próxima gestão que irá começar. Nossa luta não acabou”, expressou.

“A luta continua”, reforçou Raniery.

O candidato Raniery obteve 16.566 (47,84%) votos. Foram 6.603 abstenções (15,29%) e 717 branco e 1.238 nulos.

Caderno de Matérias

Rate this post
Continue lendo

Política

Léa ganha novo direito de resposta no guia eleitoral de Raniery Paulino

Publicados

em

A candidata à prefeita de Guarabira, Léa Toscano (44), conquistou mais um direito de resposta após a veiculação de uma notícia falsa no guia eleitoral de seu adversário, Raniery Paulino (foto). A decisão foi proferida pela juíza da 10ª Zona Eleitoral de Guarabira, Andressa Torquato Silva, em resposta à representação apresentada por Léa. Essa é a quarta derrota do adversário na justiça por propagar desinformação.

A campanha de Raniery Paulino havia divulgado informações no guia eleitoral, afirmando que Léa teria sido condenada por improbidade administrativa. A candidata, segundo explicou a coordenadora jurídica da Coligação ‘A Vontade do Povo’, Nathali Rolim, apresentou documentos oficiais que apontam que a condenação por improbidade foi afastada, já que a sentença foi anulada.

Na decisão, a juíza Andressa Torquato Silva determinou que a campanha de Raniery Paulino veiculasse a resposta de Léa no mesmo espaço e horário do guia eleitoral, garantindo a correção das informações. A omissão proposital da anulação da condenação de Léa foi julgada como uma tentativa de prejudicar sua imagem e influenciar negativamente os eleitores.

“Os meios de comunicação, embora sejam ferramentas importantes e essenciais para informar o eleitorado, não devem ser utilizados para propagar de notícias descontextualizadas ou incompletas ou para realizar propagandas que possam denegrir a imagem de outros candidatos, motivo pelo qual se faz necessária a intervenção judicial, a fim de fazer sanar tais irregularidades”, disse a magistrada.

Portal Independente

Rate this post
Continue lendo

Política

Em Serra da Raiz, pesquisa aponta liderança de Luiz Machado

SERRA DA RAIZ: pesquisa Blog do Ninja/Certifica aponta Luiz Machado liderando com ampla vantagem entre o eleitorado da cidade.

Publicados

em

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Certifica, em parceria com o Blog do Ninja, revela que o atual prefeito de Serra da Raiz, Luiz Machado, está com ampla vantagem na disputa pela reeleição. Segundo o levantamento, realizado entre os dias 23 e 27 de setembro, Machado tem 89% das intenções de voto na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. Seu adversário, Dival Batista, aparece com apenas 7% das intenções de voto, enquanto 1% dos eleitores afirmaram votar em branco ou nulo, e 3% não souberam ou não responderam.

Veja gráficos da pesquisa AQUI

Na pesquisa espontânea, onde os eleitores podem citar qualquer nome sem a apresentação de candidatos, Luiz Machado também lidera com folga, somando 87% das intenções de voto. Dival Batista aparece com 5%, e 1% dos eleitores disseram votar em branco ou nulo. O número de indecisos ou que não souberam responder é de 6%, enquanto 1% não respondeu.

Os números consolidam uma confortável liderança de Luiz Machado na corrida eleitoral, mostrando um forte favoritismo para garantir a reeleição em Serra da Raiz.

A pesquisa foi registrada no TRE – TSE sob o número PB-09370/2024. Com uma amostra de 330 eleitores, o levantamento possui um nível de confiança de 95%, e a margem de erro máxima é de ± 5,2 pontos percentuais.

Do Blog do Ninja

Em 30.09.2024

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas