O vereador Alcides Camilo divulgou uma carta aberta à população de Guarabira em que anuncia seu rompimento político com a prefeita Léa Toscano e com a deputada estadual Camila Toscano. Segundo Alcides, ele vem sendo perseguido e retaliado por manter posicionamentos contrários a projetos da gestão que, em sua visão, prejudicam os serviços públicos do município.
Na carta, o parlamentar criticou a condução da administração municipal e afirmou que o governo exige “obediência cega”, mesmo quando as decisões vão contra o interesse da população. Alcides apontou falta de avanços em áreas como saúde, educação, infraestrutura, mobilidade e meio ambiente, destacando que são áreas que deveriam ser prioridade em Guarabira.
O vereador relembrou sua trajetória política ao lado do grupo Toscano desde 2012, quando apoiou o ex-prefeito Zenóbio Toscano, a deputada Camila e o ex-prefeito Marcus Diôgo, a quem decidiu agora seguir politicamente, após o distanciamento entre Marcus e o grupo Toscano.
Durante recente evento no bairro Nordeste, a prefeita Léa Toscano afirmou que Alcides e o também vereador Gerson do Gesso teriam tentado fazer “barganha política” com a gestão, o que foi rebatido por Alcides, afirmando que nunca utilizou seu mandato para interesses pessoais e que sempre buscou benefícios para a população que o elegeu.
Ao final, Alcides reafirmou seu compromisso em fiscalizar o uso dos recursos públicos, mantendo-se firme em seus princípios e reafirmando que continuará defendendo os interesses da população de Guarabira, agora ao lado do ex-prefeito Marcus Diôgo.
Veja íntegra da carta de Alcides:
///////////////
Carta à população guarabirense
Entrei no grupo Toscano em 2012 e apoiei Zenóbio, Camila e Marcus até 2022.
Em 2024, fui candidato com Léa, a quem me dediquei.
Fui secretário durante todo o mandato do saudoso prefeito Zenóbio Toscano e continuei integrando a gestão, junto com a prefeita Léa, no governo de Marcus Diogo.
Hoje, como vereador, venho sendo perseguido e retaliado pela prefeita e pela deputada Camila, simplesmente porque não aceitei – e nem votarei – em projetos que, na minha visão, prejudicam os serviços públicos. Estou sofrendo, junto com amigos e aliados, as consequências por manter minha coerência e meus princípios.
Infelizmente, estamos diante de um governo que exige obediência cega, mesmo quando suas decisões vão contra o interesse da população. Falta qualidade na saúde; faltam avanços reais na educação, em infraestrutura, mobilidade urbana e nas ações ambientais — áreas que deveriam ser prioridade em Guarabira.
Ninguém da minha família tinha ou tem cargo de confiança na Prefeitura Municipal de Guarabira. Nunca procurei a gestora ou secretários da administração municipal para fazer alguma proposta ou pedido deselegante, com interesses próprios. Sempre fui pedir benefícios para a população que votou, acreditou e ajudou na nossa campanha.
Fui eleito para defender os interesses do povo e fiscalizar o uso dos recursos públicos. É isso que continuarei fazendo, com coragem, responsabilidade e dignidade. Prefiro permanecer fiel aos meus princípios de homem honesto, trabalhador e leal à confiança que o povo depositou em mim.
Vou seguir, de agora em diante, as orientações políticas do ex-prefeito , de cabeça erguida, e muito maior do que quando entrei no grupo Toscano, em 2012, com a consciência tranquila de quem sempre trabalhou, contribuiu e lutou por esse projeto. Agora, sigo com meu compromisso com a verdade e com o povo de Guarabira.
Atenciosamente
Vereador Alcides Camilo
////////////
Com informações do Fatoafato
Matéria atualizada às 15h48 de 30/06/2025 para inclusão de Carta aberta ao Público do vereador.