Cidades
Jorge Galdino, de Sapé, é eleito presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) realizou assembleia virtual com votação eletrônica na noite desta quinta-feira (12) em que elegeu os novos membros da diretoria executiva, do conselho fiscal e da comissão de ética. A assembleia teve início às 19h30 e se estendeu até às 22h. O formato da votação permitiu que jornalistas de todo o Estado da Paraíba votassem, resultando no comparecimento de 81,58% dos filiados aptos ao voto. A chapa única recebeu 97% dos votos válidos e 3% votaram em branco. O resultado da apuração dos votos foi divulgado alguns minutos após o término da votação.
A chapa ‘Linha Independente’ é encabeçada pelos jornalistas Jorge Galdino de Almeida, da cidade de Sapé, e Antônio Ferreira Nunes, de Campina Grande. É a primeira vez em 65 anos de existência do Sindicato que um jornalista fora do eixo João Pessoa / Campina Grande consegue chegar à presidência da entidade, representando e fortalecendo o jornalismo de Sapé e do interior da Paraíba na representação da classe. “Agradeço, em nome de todos os integrantes da chapa, a confiança em nossas propostas e o alto índice de comparecimento na votação, isso só aumenta a responsabilidade em retribuir tamanha honra, representar o jornalismo da Paraíba e trabalhar para unificar, dignificar e valorizar todos os jornalistas profissionais, além do desafio de restaurar nosso sindicato tão abalado pela pandemia e pelos diversos sinistros criminosos que sofreu nossa sede”. O trabalho e a luta só estão começando”, disse Jorge Galdino.
A nova composição é uma representação de jornalistas de diversas regiões do Estado, contemplando os municípios de Sapé, Campinha Grande, Picuí, Patos e João Pessoa. A representação feminina aumentou de 6 para 8, e as jornalistas estão distribuídas na diretoria executiva, conselho fiscal e na comissão de ética.
A assembleia contou ainda com a emocionante presença virtual do atual presidente, Land Seixas de Carvalho, que participou diretamente da enfermaria do Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, de onde se recupera de uma cirurgia na cabeça. O formato da votação permitiu que jornalistas votassem de hospitais, eventos políticos, sala de aula, aeroporto e até em outro país. O sigilo do voto foi garantido e a presença virtual foi validada na plataforma de videoconferência e através de declarações de participação enviadas através de e-mails pessoais dos votantes.
A assembleia foi conduzida pelo Jornalista Paulo César Gomes Cabral, atual secretário geral do Sindicato, e pela comissão eleitoral composta por Tony Sérgio Rodrigues Cavalcante e Fabiano Galdino de Souza (do Sindicato dos Correios) e pela jornalista Ana Lúcia Lustosa de Queiroz. A posse da nova diretoria, conselho fiscal e comissão de ética está marcada para o próximo dia 12 de outubro. “O Sindjor-PB realizou com sucesso, nesta quinta-feira (12), eleições para diretoria executiva, conselho fiscal e comissão de ética através de assembleia virtual, que aconteceu das 19h30 às 22h. O processo de votação foi muito tranquilo e 97% dos associados votaram na chapa única, e três por cento votaram em branco. Minhas congratulações à chapa eleita e encabeçada pelos colegas jornalistas Jorge Galdino de Almeida, da cidade de Sapé, e Antônio Ferreira Nunes, da cidade de Campina Grande, ao conselho fiscal e à nova comissão de ética para o triênio 2024-2027. A chapa vencedora “Linha Independente” é uma chapa renovada e composta por jornalistas capacitados e qualificados que, com certeza, somente vai trazer melhoramentos para nossa categoria e instituição. Agora, o melhor está por vir e vamos aguardar o dia da posse.”, disse Paulo César.
A comissão eleitoral conduziu todo o processo eleitoral com isenção e agilidade, garantindo o cumprimento dos prazos e toda a legalidade das eleições. “Recebemos o convite da diretoria do Sindjor-PB para a condução do processo eleitoral do sindicato, acompanhamos todo o processo, a documentação que nos foi entregue, a lista de eleitores aptos ao voto e a relação dos membros da chapa. O processo foi conduzido com tranquilidade e rapidez. A comissão eleitoral reuniu e analisou toda a documentação e, após a avaliação, declara que todo o processo correu seguindo os tramites legais. Parabenizo a recém-eleita chapa ‘Linha Independente’ e desejo que construa um sindicato forte para o próximo período.”, disse Tony Sérgio, secretário geral da CUT-PB e do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos na Paraíba (SintectPB).
Já Fabiano Galdino de Souza destacou a transparência e participação que marcaram o pleito eleitoral. “Aceitamos a tarefa de conduzir o processo eleitoral deste sindicato porque sabíamos que tudo ocorreria com transparência, participação dos sindicalizados e compromisso da chapa inscrita para o pleito. Assim, os associados se mantiveram informados sobre o compromisso dos integrantes da chapa e votaram democraticamente para eleger a direção do sindicato e os membros da comissão de ética.”. Fabiano é secretário de anistia e defesa do emprego do SintectPB.
“Agradeço o convite para compor a comissão eleitoral, torço pelo sucesso dos dirigentes eleitos e desejo uma pronta recuperação ao atual presidente Land Seixas, que se recupera de um cirurgia.”, finalizou a jornalista Ana Lustosa.
Do Portal GPS com o Sindjor-PB
Em 14/09/24
Cidades
Lei que permite comidas e bebidas em eventos privados na Paraíba corre risco de ser revogada
A lei aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e sancionada pelo governo do estado, que permite a entrada de comidas e bebidas em shows, festas e outros eventos, corre o risco de ser revogada. A medida, que inicialmente parecia beneficiar o público, passou a enfrentar críticas de setores do turismo, produtores de eventos e autoridades sanitárias, que apontam prejuízos econômicos e riscos à segurança e à saúde dos participantes.
O deputado Eduardo Carneiro, autor do projeto de lei que pede a revogação, destacou que, embora a lei tenha sido sancionada, existem problemas práticos em sua aplicação. “Há riscos sanitários, perda de arrecadação e impactos negativos na cadeia produtiva de eventos. Por isso, estamos analisando a necessidade de revogação ou ajustes na proposta”, explicou.
Produtores de eventos afirmam que a liberação irrestrita de alimentos e bebidas pode comprometer grandes shows, gerar evasão de público pagante e dificultar o controle de segurança e higiene nos locais.
A ALPB ainda não definiu se a lei será revogada integralmente ou se sofrerá alterações pontuais. Enquanto isso, parlamentares e representantes do setor de eventos seguem em debate sobre os impactos da medida e as possíveis soluções.
OPORTUNISMO?
Questionado sobre o PL que pede a revogação, o deputado Taciano Diniz, autor da lei que permite a entrada de alimentos em estabelecimentos, disse que o próprio Eduardo Carneiro votou favorável a proposta quando o projeto foi a plenário.
“Eu não sabia que o deputado Eduardo entrou com esse pedido, e também não estou sabendo qual a justificativa dele. Respeito de direitos do parlamento é o direito de todos. Mas o próprio deputado votou a favor dessa lei quando ela entrou na pauta, eu li essa lei na íntegra durante a votação e ele foi favorável”, disse a CBN João Pessoa, nesta quinta-feira (13).
Sobre a afirmativa de Taciano, Eduardo fez ‘mea culpa’, e disse que não lembrava se estava ou não em plenário no dia da votação.
“Esse projeto que foi votado, provavelmente eu não estava nem em plenário, porque quando se vota por unanimidade, é a unanimidade dos presentes na sessão, isso não significa que são os 36 deputados. E se tivesse em plenário, como foi votado pela maioria, se tivesse eu teria apenas um voto. Então precisamos rediscutir”, justificou.



PB Agora
Sociedade
Câmara de Guarabira entrega honrarias a personalidades indicadas pelo vereador Renato Meireles
A Câmara Municipal de Guarabira realizou, nesta quarta-feira (12), uma Sessão Solene para entregas de honrarias a diversas personalidades que se destacaram por seus serviços prestados e pela relevância de suas contribuições para o crescimento e valorização do município. As homenagens foram concedidas por meio de indicações e projetos do vereador Renato Meireles (PSB), autor das proposituras.

Entre os agraciados, o empresário Veronildo Coutinho de Sousa recebeu a Medalha Osmar de Aquino, a mais alta comenda concedida pela Câmara Municipal. “A liderança de Veronildo Coutinho é marcada por uma visão empreendedora que une desenvolvimento econômico, responsabilidade social e compromisso com as pessoas. Sua contribuição vai muito além dos números: ele representa o espírito de quem acredita na força do trabalho, da inovação e do potencial nordestino”, destacou o parlamentar.

O artista plástico Clóvis Dias Júnior também foi homenageado com a Comenda de Mérito Cultural Poeta Geraldo Alverga Cabral, em reconhecimento à sua contribuição para as artes plásticas e para a cultura guarabirense. “Ao conceder esta Comenda, Guarabira presta um justo tributo ao seu filho ilustre, cuja arte ultrapassa fronteiras e projeta o nome da cidade no cenário cultural da Paraíba e do Brasil”, afirmou Renato Meireles.

O Título de Cidadão Guarabirense foi entregue ao advogado Higor Rocha Simões Fialho, natural do Rio de Janeiro, pelos relevantes serviços prestados à comunidade local. “A entrega deste título é um gesto de reconhecimento e gratidão a um nobre benfeitor, que, mesmo não sendo filho desta terra, adotou Guarabira com o coração e vem deixando sua marca de trabalho, compromisso e dedicação”, disse o vereador.

Encerrando as homenagens, Renato Meireles entregou Votos de Aplausos ao Soldado da Polícia Militar Thulio de Almeida Meireles, lotado no 4º Batalhão da PM, por um ato de bravura ocorrido no fim de 2024, quando o policial, mesmo de folga, recuperou uma motocicleta tomada por assalto. “A conduta do Soldado Thulio é motivo de orgulho para a Polícia Militar da Paraíba e para todos os guarabirenses, servindo de exemplo de dedicação e heroísmo”, concluiu o vereador.
A cerimônia também contou com a participação de vereadores, autoridades locais, familiares e amigos dos homenageados. Outros títulos e comendas foram entregues durante o evento por meio do gabinete do vereador Ramon Menezes (PSB), em celebração ao mérito, à dedicação e ao compromisso com Guarabira.
Ascom/CMG
Paraíba
ALPB cria Medalha de Honra ao Mérito Governador José Maranhão
Ex-deputado Raniery Paulino, um dos proponentes da honraria, ressaltou o caráter simbólico da medalha.
A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, nesta terça-feira (11), o Projeto de Resolução 559/2025, que institui a Medalha de Honra ao Mérito Governador José Targino Maranhão – Zé Maranhão, destinada a reconhecer pessoas e entidades que se destacam pela atuação em prol da sociedade paraibana. A proposta foi apresentada pelo presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino; pelos deputados Chico Mendes, Bosco Carneiro e João Gonçalves; pelo ex-deputado Raniery Paulino.
De acordo com o projeto, a medalha será concedida a personalidades paraibanas ou não, integrantes de organizações não governamentais, associações civis, entidades de classe, cooperativas, entidades sociais — inclusive femininas —, profissionais liberais, agricultores, assim como, parlamentares estaduais e municipais que demonstram comprometimento com a ética, a cidadania, a moral, a responsabilidade social e a promoção do bem comum.
Ainda segundo a matéria apresentada pelo deputado Chico Mendes, anualmente dez pessoas serão agraciadas com a Medalha de Honra ao Mérito Governador José Targino Maranhão – Zé Maranhão, que cunhada em bronze e trará em sua face a efígie do ex-governador José Targino Maranhão.
O presidente Adriano Galdino destacou a importância da homenagem como forma de perpetuar o legado de um dos maiores nomes da política paraibana. “José Maranhão foi um homem público que dedicou toda a sua vida ao desenvolvimento da Paraíba e ao bem-estar do seu povo. Criar uma comenda com o seu nome é uma forma de manter viva sua memória e reconhecer, a cada ano, aqueles que seguem o exemplo de compromisso, seriedade e amor pela nossa terra”, afirmou Galdino.
O ex-deputado Raniery Paulino, um dos proponentes da honraria, ressaltou o caráter simbólico da medalha e a importância de celebrar a trajetória de Maranhão como exemplo de ética e dedicação à vida pública. “Zé Maranhão foi um estadista, um homem que viveu a política como missão e não como vaidade. Essa medalha é mais do que uma homenagem; é um instrumento de inspiração para as novas gerações de gestores e cidadãos que acreditam na política como caminho de transformação e serviço ao povo”, destacou Raniery Paulino.
Governador José Targino Maranhão
Zé Maranhão nasceu em Araruna (PB) no dia 6 de setembro de 1936, formou se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa e ingressou na vida pública no ano de 1954, quando foi eleito deputado estadual e reeleito em 1958, 1962 e 1966.
No ano de 1983, Maranhão assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados, sendo reeleito em 1986 e 1990. Já em 1994, foi eleito Vice-governador da Paraíba, na chapa peemedebista encabeçada pelo senador Antônio Mariz, sendo efetivado chefe do Executivo estadual em 1995, em virtude do falecimento de Mariz. Em 1998, foi eleito governador da Paraíba, cargo que voltaria a ocupar em 2009.
Sua trajetória política no Senado teve início em 2014 e terminou em 2021 quando faleceu vítima de complicações causadas pela Covid-19.
“Durante a sua trajetória de vida pública, o Senador José Targino Maranhão sempre esteve à frente do seu tempo, onde desenvolveu relevantes serviços em favor do Brasil. Como governador, realizou um acervo de obras estruturantes necessárias para o desenvolvimento da Paraíba. Como deputado estadual, federal e senador sempre esteve a favor dos interesses do Brasil com firme atuação na defesa dos mais necessitados e do bem comum”, justificou o deputado Chico Mendes, um dos autores do projeto.
Fonte: Agência ALPB
-
Cinema2 dias atrásTruque de Mestre – O 3° Ato, em cartaz no Cinemaxxi
-
Paraíba4 dias atrásALPB cria Medalha de Honra ao Mérito Governador José Maranhão
-
Cidades3 dias atrásLei que permite comidas e bebidas em eventos privados na Paraíba corre risco de ser revogada
-
Sociedade3 dias atrásCâmara de Guarabira entrega honrarias a personalidades indicadas pelo vereador Renato Meireles
-
Policial3 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de delivery de drogas em Baía da Traição






