Conecte-se conosco

Política

Prefeita mais idosa da Paraíba é reeleita aos 82 anos, no Agreste

Publicados

em

Aos 82 anos, Aline Barbosa de Lima (MDB) é a prefeita mais idosa da Paraíba, eleita nas eleições municipais de 2024, realizadas neste domingo (6). Conhecida como Dona Aline, a empresária foi reeleita prefeita do município de Belém, no Agreste paraibano.

Nascida em 25 de fevereiro de 1942, Dona Aline tem 82 anos, 7 meses e 12 dias. Quando ela nasceu, o município de Belém ainda não havia conquistado sua emancipação política, que ocorreu apenas 15 anos depois, em 1957.

Anúncio


Em 2024, Dona Aline conquistou 57,40% dos votos, superando Mirelly (Republicanos), que obteve 31,80%, e Renata (PSB), que recebeu 10,80%. Ao fim de seu mandato, em 2028, Dona Aline terá 86 anos.

A primeira vez que ela concorreu a um cargo político foi em 2020, ano em que foi eleita prefeita de Belém. Na época, Aline tinha 78 anos e também foi a prefeita eleita mais idosa no estado.

“O povo daqui percebeu — por conhecerem meu caráter, minha história de vida, de honestidade e de grande empenho no âmbito empresarial — que eu poderia ser um nome que faria diferença na política. A partir disso, me senti energizada para enfrentar esse desafio e trilhar essa trajetória como uma missão de vida”, afirmou Dona Aline ao g1.

A prefeita eleita mais jovem da Paraíba

Dona Aline é 58 anos mais velha que Marina Lacerda (MDB), a prefeita mais jovem eleita na Paraíba, com apenas 24 anos, 3 meses e 2 dias de vida. Marina foi escolhida pela população do município de Santana de Mangueira, no Sertão, vencendo as eleições com ampla margem.

Apoiada pelo atual prefeito, Marina obteve 2.783 votos (76,88%), superando Francisco do Sindicato (UB), que conquistou 827 votos (23,12%). Ao final de seu mandato, em 2028, Marina terá 28 anos.

“Ser eleita tão jovem é uma oportunidade incrível e uma grande responsabilidade. Acredito que a juventude traz uma visão fresca e inovadora, e estou comprometida a ouvir as vozes de todos os santanenses para promover a continuidade do excelente trabalho que vem sendo realizado pelo atual gestor”, afirmou Marina.

O vereador mais jovem e mais velho da Paraíba

Entre os vereadores, Napoleão de Almeida (Republicanos) foi o candidato mais velho eleito na Paraíba. Nascido em 25 de julho de 1943, ele tem 81 anos, 2 meses e 12 dias.

Napoleão foi eleito para o cargo no município de Desterro, no Sertão paraibano, com 434 votos, sendo reeleito vereador com o menor número de votos no município.

Por outro lado, o vereador mais jovem eleito foi João Pedro Firmino Ramalho (PSD), de 18 anos, 6 meses e 9 dias. Ele nasceu em 28 de março de 2006.

João Pedro foi eleito em Santa Helena, também no Sertão do estado, com 431 votos, sendo o segundo candidato mais votado da cidade. Foi a primeira vez que ele concorreu a um cargo político.

Do G1

Rate this post
Anúncio


Política

Guarabira ganha programa de rádio da oposição com estreia de Tibério Limeira

Publicados

em

A cidade de Guarabira passa a contar, a partir desta quarta-feira (2), com um novo espaço de debate e informação no rádio. O programa “Fala Povo – A Voz da Oposição de Guarabira” estreia às 11h, na Rádio Guarabira FM 90,7, e será transmitido semanalmente, abordando temas de interesse da população e dando voz a representantes da oposição local.

Na estreia, o programa recebe como convidado o secretário estadual de Administração, Tibério Limeira (PSB), que também é pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2026. Tibério trará à discussão temas ligados à gestão estadual e ao desenvolvimento regional, fortalecendo o diálogo entre governo e comunidade.

Anúncio


A criação do programa foi destacada como uma oportunidade para ampliar a participação popular nos debates sobre o futuro da cidade e os desafios enfrentados pela população de Guarabira.

Tibério conta com o apoio de lideranças políticas locais, como os vereadores Nal Fernandes, Ramon Menezes, Renato Meireles e Neide de Teotônio, além dos ex-vereadores Bica, Beto Meireles, Josa da Padaria e Zé do Empenho. Também estão ao seu lado o presidente municipal do PSB, Dr. Wellington Oliveira, o advogado Teotônio Assunção, Carlos Eduardo, gerente da 2ª Regional de Educação, e Ivonaldo Costa, diretor da Rodoviária Estadual de Guarabira.

Fonte: Assessoria

Em 30 de junho de 2025

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Alcides Camilo rompe com Léa e Camila Toscano e anuncia alinhamento com Marcus Diôgo em Guarabira

Publicados

em

O vereador Alcides Camilo divulgou uma carta aberta à população de Guarabira em que anuncia seu rompimento político com a prefeita Léa Toscano e com a deputada estadual Camila Toscano. Segundo Alcides, ele vem sendo perseguido e retaliado por manter posicionamentos contrários a projetos da gestão que, em sua visão, prejudicam os serviços públicos do município.

Na carta, o parlamentar criticou a condução da administração municipal e afirmou que o governo exige “obediência cega”, mesmo quando as decisões vão contra o interesse da população. Alcides apontou falta de avanços em áreas como saúde, educação, infraestrutura, mobilidade e meio ambiente, destacando que são áreas que deveriam ser prioridade em Guarabira.

Anúncio


O vereador relembrou sua trajetória política ao lado do grupo Toscano desde 2012, quando apoiou o ex-prefeito Zenóbio Toscano, a deputada Camila e o ex-prefeito Marcus Diôgo, a quem decidiu agora seguir politicamente, após o distanciamento entre Marcus e o grupo Toscano.

Durante recente evento no bairro Nordeste, a prefeita Léa Toscano afirmou que Alcides e o também vereador Gerson do Gesso teriam tentado fazer “barganha política” com a gestão, o que foi rebatido por Alcides, afirmando que nunca utilizou seu mandato para interesses pessoais e que sempre buscou benefícios para a população que o elegeu.

Ao final, Alcides reafirmou seu compromisso em fiscalizar o uso dos recursos públicos, mantendo-se firme em seus princípios e reafirmando que continuará defendendo os interesses da população de Guarabira, agora ao lado do ex-prefeito Marcus Diôgo.

Veja íntegra da carta de Alcides:

///////////////

Carta à população guarabirense

Entrei no grupo Toscano em 2012 e apoiei Zenóbio, Camila e Marcus até 2022.

Em 2024, fui candidato com Léa, a quem me dediquei.

Fui secretário durante todo o mandato do saudoso prefeito Zenóbio Toscano e continuei integrando a gestão, junto com a prefeita Léa, no governo de Marcus Diogo.

Hoje, como vereador, venho sendo perseguido e retaliado pela prefeita e pela deputada Camila, simplesmente porque não aceitei – e nem votarei – em projetos que, na minha visão, prejudicam os serviços públicos. Estou sofrendo, junto com amigos e aliados, as consequências por manter minha coerência e meus princípios.

Infelizmente, estamos diante de um governo que exige obediência cega, mesmo quando suas decisões vão contra o interesse da população. Falta qualidade na saúde; faltam avanços reais na educação, em infraestrutura, mobilidade urbana e nas ações ambientais — áreas que deveriam ser prioridade em Guarabira.

Ninguém da minha família tinha ou tem cargo de confiança na Prefeitura Municipal de Guarabira. Nunca procurei a gestora ou secretários da administração municipal para fazer alguma proposta ou pedido deselegante, com interesses próprios. Sempre fui pedir benefícios para a população que votou, acreditou e ajudou na nossa campanha.

Fui eleito para defender os interesses do povo e fiscalizar o uso dos recursos públicos. É isso que continuarei fazendo, com coragem, responsabilidade e dignidade. Prefiro permanecer fiel aos meus princípios de homem honesto, trabalhador e leal à confiança que o povo depositou em mim.

Vou seguir, de agora em diante, as orientações políticas do ex-prefeito , de cabeça erguida, e muito maior do que quando entrei no grupo Toscano, em 2012, com a consciência tranquila de quem sempre trabalhou, contribuiu e lutou por esse projeto. Agora, sigo com meu compromisso com a verdade e com o povo de Guarabira.

Atenciosamente

Vereador Alcides Camilo

////////////

Com informações do Fatoafato

Matéria atualizada às 15h48 de 30/06/2025 para inclusão de Carta aberta ao Público do vereador.

 

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

“Eu sigo com o povo”, afirma Léa Toscano após saída de aliados em Guarabira

A fala da gestora surge após as saídas de Alcides Camilo e Gerson do Gesso, que passaram a integrar a oposição ao seu governo.

Publicados

em

Foto: Arquivo/Brejo.com

Guarabira, conhecida como a “Rainha do Brejo”, vive um momento de debates intensos e mudanças no cenário político. Em meio ao cenário de vereadores que decidiram deixar sua base de apoio, a prefeita Léa Toscano comentou, em tom firme, sobre os recentes rompimentos no grupo.

“Perguntem a eles por que saíram. Eu sigo com o povo e com o coletivo”, afirmou Léa, em recado claro durante entrevista.

A fala da gestora surge em meio ao fortalecimento da bancada de oposição na Câmara, que agora conta com sete vereadores, após as saídas de Alcides Camilo e Gerson do Gesso, que passaram a integrar a oposição ao seu governo.

Anúncio


Léa destacou que continuará trabalhando pelo desenvolvimento de Guarabira e reafirmou que sua gestão permanece comprometida com a coletividade, priorizando as necessidades da população e a execução de projetos importantes para a cidade.

Léa lembrou que o clima de insatisfação já vinha desde a eleição da Mesa Diretora da Câmara, em janeiro, e rechaçou qualquer possibilidade de barganha política.

“Esse moído já vem de longe. Mas em Guarabira, no meu mandato, esse negócio de toma-lá-dá-cá se encerrou. Fizeram muitos pedidos que eu não tinha como atender. Eu governo para o povo, não para interesses pessoais.”

A prefeita reforçou que está focada em manter a cidade avançando, apesar das movimentações políticas, garantindo que o diálogo com a comunidade e as ações em benefício do povo seguirão como prioridade de sua administração.

Da redação com o blogchicosoares

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas