Conecte-se conosco

Cidades

Abertas inscrições em mais de 600 vagas para professores e supervisores pedagógicos do ParaíbaTec; veja como concorrer

Publicados

em

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) divulgou, nesta terça-feira (08), o edital SEE-PB/ParaíbaTec nº 016/2024, que abre processo seletivo simplificado para a contratação de 603 profissionais técnicos e professores bolsistas, além de formação de cadastro de reserva (CR), visando atender às demandas do programa ParaíbaTec. As oportunidades estão divididas em 396 vagas para professores e 207 vagas para supervisores, contemplando diversas áreas técnicas e profissionais, tais como Tecnologia da Informação; Saúde e Bem-Estar; Indústria e Engenharia; Gestão e Negócios; Turismo e Hospitalidade e Recursos Naturais.

As inscrições para o processo seletivo começaram nesta terça-feira, 8, e vão até o dia 20 de outubro. Os interessados devem realizar suas inscrições exclusivamente por meio do link sites.google.com/see.pb.gov.br/pbtec-pb. Para participar, os candidatos devem preencher os requisitos de formação acadêmica e experiência, conforme especificado no edital, além de apresentar disponibilidade para atuar no turno da vaga, na qual, o candidato tem interesse em se candidatar. O processo seletivo consistirá em análise curricular, levando em consideração a formação acadêmica, experiência profissional e outras competências necessárias para cada cargo.

O ParaíbaTec é um programa da SEE-PB que tem como objetivo capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho. Ele proporciona uma formação de qualidade que atende às demandas dos setores produtivos do estado. Em parceria com entidades públicas e privadas e com uma atuação descentralizada, o ParaíbaTec abrange diversas regiões da Paraíba, oferecendo oportunidades de qualificação para municípios que anteriormente não tinham acesso a esse tipo de formação.

Anúncio


Além da contratação imediata, o edital também visa à formação de um cadastro de reserva, permitindo que profissionais aprovados possam ser convocados para atuar conforme as necessidades do programa. Os selecionados terão a oportunidade de contribuir diretamente para o fortalecimento da educação profissional na Paraíba, capacitando estudantes para ingressarem no mercado de trabalho com qualificação diferenciada.

Os profissionais contratados receberão bolsas proporcionais à carga horária de atuação. A bolsa tanto para supervisores, quanto para professores, varia conforme carga horária de atuação no programa, tendo como limite máximo semanal 16h para professores e 20h para supervisores. O valor exato da bolsa e a distribuição da carga horária por área estão detalhados no edital do processo seletivo. A contratação dos selecionados é temporária e está vinculada à duração dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo programa ParaíbaTec, que podem variar entre seis meses a um ano, dependendo da carga horária do curso.

De acordo com o cronograma, a divulgação da relação dos candidatos inscritos ocorrerá no dia 22 de outubro, enquanto o resultado preliminar da avaliação curricular será publicado no dia 28 de outubro. O período para interposição de recursos sobre o resultado da avaliação curricular será das 8h do dia 30 de outubro até as 23h59 do dia 31 de outubro. A divulgação do resultado dos recursos e o resultado final da seleção estão previstos para o dia 08 de novembro. O edital completo também pode ser encontrado no link sites.google.com/see.pb.gov.br/pbtec-pb.

Secom

Rate this post
Anúncio


Política

2º turno: 7 cidades também terão eleições complementares para prefeito

Mato Grosso e Paraná também terão cidades com plebiscitos.

Publicados

em

© Paulo Pinto/Agência Brasil

A votação do segundo turno das eleições, no próximo dia 25, terá um cenário um pouco diferente em algumas cidades do país, com votação também para o cargo de prefeito e, em outros casos, com plebiscitos para ouvir a opinião popular.

As votações de plebiscito ocorrerão em cidades dos estados de Mato Grosso e do Paraná. Já o pleito com eleição suplementar para prefeito, ocorrerá em cidades do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Nas cidades de Arroio do Sal (RS), Santana do Itararé (PR), Porto da Folha (SE), Macedônia (SP), Martinópolis (SP) e Narandiba (SP) haverá votação para prefeito e presidente da República. Em cada cargo, o eleitor digitará dois números.  

Anúncio


Já nas cidades de Itaguaí (RJ) e Goiatins (TO), onde também terá eleição suplementar, o eleitor votará para três cargos, nesta ordem: governador do estado, presidente e prefeito, todos também com dois dígitos.

Plebiscitos

Os plebiscitos são consultas populares em que eleitoras e eleitores são chamados a votar para aprovar ou rejeitar uma proposta antes que ela seja implementada.

Este ano, os eleitores de quatro cidades de Mato Grosso e duas do Paraná participação de plebiscitos sobre limites territoriais.

Em Mato Grosso, os eleitores das cidades de Poxoréu e Primavera do Leste vão decidir sobre a transferência do distrito de Nova Poxoréu, atualmente pertencente a Poxoréu, para o município vizinho.

A outra escolha trata da possível incorporação ao município de Cotriguaçu das chamadas “Ilhas de Ocupação” do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu, área que atualmente pertence a Colniza. 

No Paraná, a população de Chopinzinho e de São João será consultada sobre o desmembramento da área correspondente à Comunidade do Alto Mirim, hoje pertencente a Chopinzinho, e sua incorporação ao território de São João. 

Em todos os casos, os eleitores registrarão primeiro o voto para presidente e em seguida votarão no plebiscito.

“Na urna eletrônica, as opções de resposta serão “Sim” e “Não”, identificadas pelos números 1 e 2, respectivamente. As propostas serão aprovadas ou rejeitadas por maioria simples dos votos válidos. Votos em branco e nulos não serão considerados no cálculo do resultado”, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além disso, o segundo turno das eleições terá escolha para o cargo de governador em cinco estados, além dos Distrito Federal. São eles: 

  • Acre, onde Mailza Assis (Progressistas) e Alan Rick (Republicanos) vão disputar o 2º turno
  • Amazonas, onde Omar Aziz (PSD) e Professora Maria Do Carmo (PL) vão disputar o 2º turno
  • Distrito Federal, onde Celina Leão (Progressistas) e Leandro Grass (PT) vão disputar o 2º turno
  • Espírito Santo, onde Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Ricardo Ferraço (MDB) vão disputar o 2º turno
  • Rio Grande do Norte, onde Allyson (União) e Cadu De Lula (PT) vão disputar o 2º turno
  • Tocantins, onde Professora Dorinha (União) e Vicentinho Júnior (PSDB) vão disputar o 2º turno.

Vale lembrar que a votação ocorrerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília, inclusive nas cidades com fuso horário diferente. Quem esteve apto para votar no 1º turno e não compareceu poderá votar normalmente no 2º turno.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Turismo

Programa de qualificação hoteleira e gastronômica prepara cadeia de serviços para alta estação no Brejo

Publicados

em

Foto: Secom-PB

O programa de qualificação profissional voltado para o setor hoteleiro e gastronômico na Paraíba está avançando estrategicamente para preparar destinos como Bananeiras para os períodos de alta estação. A iniciativa faz parte do programa federal e estadual “Qualifica Turismo Paraíba”, fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Governo do Estado da Paraíba.

Detalhes do Programa de Qualificação

O projeto conta com um investimento de R$ 1 milhão do Governo Federal e visa capacitar cerca de 2 mil profissionais. A execução das atividades é realizada em colaboração direta com o IFPB, Sebrae e Senac.

  • Estrutura de Ensino: Oferta de 18 cursos presenciais (com carga horária de 40h a 60h), além de oficinas de empreendedorismo e 20 consultorias individuais.
  • Áreas de Capacitação: Atendimento ao cliente, gastronomia, idiomas (como inglês), marketing digital, inteligência artificial aplicada ao turismo, além de funções técnicas como bartender e camareira.
  • Cidades Beneficiadas: Além de Bananeiras, o programa atende João Pessoa, Campina Grande, Cabaceiras, Patos e Cajazeiras.

O Impacto na Cadeia Turística de Bananeiras

A qualificação da mão de obra atende a uma demanda urgente da cidade, que vive um forte ciclo de crescimento econômico. Bananeiras registrou um salto de 27% no PIB per capita e um aumento expressivo na abertura de novas empresas ligadas à gastronomia e à hotelaria (como restaurantes e cafeterias).

Anúncio


O treinamento profissional garante que os estabelecimentos locais mantenham o padrão de qualidade necessário para absorver os grandes picos de visitantes registrados tanto nas tradicionais festas de São João quanto na temporada de inverno da serra (como a rota Caminhos do Frio).

Brejo.com com sites

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Concurso Público de Guarabira: candidatos já podem conferir local de prova; certame acontece no domingo

O concurso oferecerá 170 vagas para convocação imediata, além da formação de cadastro de reserva, para diferentes cargos.

Publicados

em

Foto: Agência Brasil

Os candidatos inscritos no Concurso Público da Prefeitura de Guarabira já podem consultar o local de provas. Isso porque a Comissão Permanente de Concursos (CPCON), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), já divulgou os locais de aplicação.

O exame será realizado no próximo domingo (18), e os candidatos devem consultar previamente o Cartão de Inscrição para confirmar o endereço, o horário e a sala em que farão a prova.

Os inscritos devem acessar a página oficial do concurso para verificar as informações.

Anúncio


Sobre o concurso

Ao todo, o concurso oferecerá 170 vagas para convocação imediata, além da formação de cadastro de reserva, para diferentes cargos dos níveis médio, técnico e superior.

Os cargos contemplando áreas como Saúde, Educação, Administração, Fiscalização, Assistência Social e Engenharia.

A organização do concurso é de responsabilidade da CPCON/UEPB, instituição responsável pela execução das etapas previstas no edital.

Portal Correio

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas