Conecte-se conosco

Cultura

Raízes do Brejo 2024: rota cultural em Guarabira acontece de 29/11 a 01/12; confira programação

Publicados

em

Foto: Plugados

Guarabira participará de mais uma edição da Rota Cultural Raízes do Brejo. Da sexta (29/11) até domingo (01/12) uma vasta programação estará disponível com diversas atividades para toda população local e turistas. Este é o terceiro ano que o município integra a programação da rota cultural, que já está em sua 6ª edição. 

Com o tema “Câmera e Ação: a tela em movimento” a programação  este ano trará a produção audiovisual da cidade, juntamente com apresentações culturais promovidos por grupos da cidade, oficinas e exposições audiovisuais e diversas atividades promovidas.

Anúncio


A Solenidade de Abertura será realizada na sexta-feira (29/11) a partir das 19h, no Parque da Estação, no bairro da Esplanada, onde haverá a recepção dos prefeitos e a passagem do símbolo da rota. 

“Mais um ano em que Guarabira mostrará todo o seu potencial artístico, turístico e cultural. Este ano, devido a todo o processo eleitoral, não teremos atrações como os anos anteriores, mas não deixará de ser um momento de resgatar nossa cultura e de expor tudo aquilo que a cidade tem de melhor. O tema será as produções audiovisuais da cidade e vamos mostrar mais um potencial da nossa Guarabira”, destacou o prefeito Marcus Diogo.

A rota cultural é uma realização do Fórum de Turismo do Brejo, em parceria com prefeituras da região. O evento visa promover e fortalecer o turismo e a cultura local das cidades integrantes. 

Confira a programação na íntegra clicando AQUI

Plugados com Codecom

Rate this post
Anúncio


Cidades

A ‘História de Guarabira’ no Cinema

Publicados

em

Na noite desta quinta-feira (28/11), aconteceu o lançamento do média-metragem “Beiriz – da tragédia à luz”, do documentarista guarabirense Marcos Ricardo, pela Arriégua Produções. Baseado em uma história real, o drama ficcional resume a chegada de Costa Beiriz à Guarabira (PB), a partir de um texto autoral, bem escrito e roteirizado, adaptado para o cinema.

Se fazer um filme já é caro e desafiador, imagine então fazer um filme de época… Apesar da complexidade histórica, dentro do tempo proposto, “Beiriz – da tragédia à luz” consegue cumprir seu propósito, avalio. O título faz recortes dessa história numa compilação cuja abordagem, próxima da realidade épica, fala de fé, questões sociais e de recomeço.

Anúncio


O elenco é formado por atores de alto nível. Dos mais jovens aos mais graduados – como Juliana Moreira e Flavio Melo, por exemplo -, todos atuam de forma brilhante vivendo seus papéis e deixando boas impressões com suas expressões. O ator guarabirense Vando Farias (Novo Cangaço), em ascensão, faz o papel principal. A direção de Arte e Figurino tem a assinatura do premiado Zeno Zanardi. Outros guarabirenses dão apoio técnico.

Por se tratar de uma produção local – não “roliudiana” -, o média exibido no CineMaxxi, além de lotar uma sala de cinema em plena quinta-feira à noite, superou todas minhas expectativas e, certamente, surpreendeu o público sem deixar a desejar – salvo, em poucos pontos extremamente técnicos, cuja intenção pode ser questionada e ajustada, se necessário.

Assim como “Onirismo”, curta dirigido pelo genial Benjamin Carlo, “Beiriz – da tragédia à luz” chega para somar ao cinema guarabirense, principalmente como elemento documental audiovisual; contribuindo, também, com o cinema paraibano, que, a meu ver – apesar de eu não ser crítico especializado na sétima arte -, já alcançou relevância pelas excelentes produções lançadas.

Custeado com recursos da Lei Paulo Gustavo, “Beiriz – da tragédia à luz” introduz a história de Guarabira, no cinema – uma história que todo guarabirense deveria conhecer – e entra na lista dos poucos filmes de época do cinema paraibano, tendo um valor ainda maior: por ter sido produzido numa cidade do interior.

Parabéns ao meu amigo Marcos Ricardo, pela iniciativa, determinação, direção e edição; e aos atores, diretores e equipe. Guarabira tem potencial para fazer cinema de qualidade.

Caderno de Matérias

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira: Abertura do Raízes do Brejo promove divulgação dos trabalhos audiovisual do município

Publicados

em

A rota cultural “Raízes do Brejo” chegou a Guarabira nesta sexta-feira, 29 de novembro, e encantou a todos os presentes. O tema da edição na cidade deste ano é “Câmera & Ação: a tela em movimento”.

Realizada pelo Fórum de Turismo do Brejo com as prefeituras locais, a rota foi inserida na cidade desde 2022 junto à nove municípios da região. Durante os próximos dias o comércio local também realizará promoções a todos os visitantes.

Anúncio


O Raízes do Brejo passará ainda por Pirpirituba, Belém, Duas Estradas e Pilõezinhos, encerrando a programação no dia 29 de dezembro.

De acordo com o Secretário Tarcísio Pereira “o evento correu tudo como planejado, estávamos aguardando este momento e foi tudo muito bonito e encantador”.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Histórias de Lua e Sol: Peça paraibana se apresenta em Araruna e chega a 7 mil expectadores

Obra teatral é uma produção da Companhia do Prato, da cidade de Guarabira.

Publicados

em

A peça teatral HISTÓRIAS DE LUA E SOL, da Companhia do Prato, de Guarabira, com texto, atuação e Direção de Vando Farias, chega à região rural de mais um munícipio paraibano: Araruna.

Estreada em Maio de 2022, a peça infanto juvenil chega à sua apresentação de número 66, tendo circulado por quatorze cidades, entre os estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal; Com uma plateia de cerca de 6.950 expectadores. 

Anúncio


Com a apresentação desta quarta feira, 14 de Agosto de 2024, a peça estará atingindo , certamente, o número de 7.000 . Um marco para o teatro feito no Brejo da Paraíba, bem como para o Teatro Infanto juvenil realizado no teatro brasileiro e Guarabirense.

Com apresentação para os alunos da E.M.E.F.SANTOS DUMONT , numa parceria com a gestão escolar , além da produção local da Produtora e Professora Lucicleide Santos, os alunos da Zona Rural receberão , pela primeira vez em sua história, um espetáculo teatral.

Histórias de Lua e Sol passou por diversos munícipios e capitais, como João Pessoa, Recife, Fortaleza e Brasília. Agora, mesmo na área localizada a cerca de quarenta minutos da sede do munícipio, os alunos terão a oportunidade de comemorar o dia do estudante vendo teatro.

O espetáculo detém 6 premiações, dentre as quais: Melhor Ator, Melhor Cenário e Melhor Iluminação no Festic -Caruaru-PE , além de Melhor Ator Revelação, Melhor Direção e Terceira Melhor peça infantil da Paraíba, com o Prêmio Ednaldo do Egypto, em 2023.

SINOPSE

A peça Histórias de Lua e Sol mergulha na jornada emocional de Augusto, um menino de doze anos que se refugia no papel de Sr. Tick, o Grande Tempo, movido pelo medo de perder a oportunidade de crescer. Num contexto pandêmico, onde a realidade se entrelaça com a fantasia, Augusto (ou Sr. Tick) embarca em uma missão improvável: encolher a Lua para carregá-la consigo numa bolsa.

À medida que a trama se desenrola, Augusto confronta não apenas um dragão físico, mas também seus próprios medos. Seus companheiros de jornada incluem uma girafa amiga, daltônica e com nuances complexas, e um elefante próximo do fim de sua jornada terrena. Juntos, enfrentam desafios que transcendem a realidade, explorando valores como respeito, lealdade e a complexidade das mentiras.

O espetáculo utiliza técnicas de teatro de bonecos, sombras e animação para criar um mundo visualmente envolvente. “Histórias de Lua e Sol” é mais do que uma simples narrativa; é uma exploração poética sobre o valor dos sonhos, a coragem de enfrentar temores profundos e a resiliência que se manifesta nos laços de amizade. Uma experiência que toca o público, instigando reflexões sobre a vida, a morte e os significados que atribuímos aos nossos próprios contos. 

  • ARTISTA/GRUPO:  Companhia do Prato
  • ORIGEM:  Guarabira-PB
  • LINGUAGEM: Teatro para Infância e Juventude 
  • CLASSIFICAÇÃO:  Livre 
  • DURAÇÃO: 55 min 

FICHA TÉCNICA

  • Texto, Direção, Cenografia e Atuação: Vando Farias.
  • Iluminação: Victor Hugo
  • Figurino: Francisco Jr.
  • Bonecos: Mestre Cloves e Marcílio Vidal
  • Sonoplastia: Hegladson Mendonça e Vando Farias
  • Contra-regras/ atores manipuladores:  Jusieux Santos.
  • Fotos: Tham Toscano/ Alexandre Marques e Girlene Ferreira.

Do Plugados com informações da Companhia do Prato

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas