Política
Camila propõe programa de doação de kit maternidade para mulheres em situação de vulnerabilidade
Segundo o Datafolha, 55% das mães brasileiras são solteiras, viúvas ou divorciadas. Na Paraíba, 30,1% dos lares são chefiados por mães solo. A pesquisa também revela as dificuldades financeiras dessas mulheres no Brasil, apontando que 18% estão desempregadas e 44% vivem com até R$ 1.212 mensais.
Diante desse quadro de vulnerabilidade, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) apresentou à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) a Indicação nº 554/2024 sugerindo a criação do Programa Estadual de Doação de Kit Maternidade Solidária. O programa, voltado para mães em condições de fragilidade social, prevê a distribuição de kits com itens essenciais para os cuidados com o recém-nascido.
“É fundamental que o Estado ofereça suporte a essas mães que, além de enfrentarem desafios financeiros, muitas vezes se veem sozinhas no processo de criação de seus filhos”, apontou Camila.
A proposta inclui a doação de banheiras, roupinhas, fraldas, produtos de higiene e itens para amamentação, com o objetivo de assegurar condições mínimas de dignidade e saúde para mães e bebês. O projeto indica que os kits sejam destinados a mães cadastradas no CadÚnico e em situação de vulnerabilidade social comprovada, garantindo que todas as famílias tenham acesso aos recursos básicos para o início da vida dos recém-nascidos.
A iniciativa foi encaminhada ao governador João Azevedo e tem como objetivo reforçar o apoio às mães de baixa renda, garantindo os direitos fundamentais assegurados pela Constituição. “Nosso objetivo é garantir que nenhuma mãe, independentemente de sua condição financeira, deixe de ter acesso ao básico para cuidar de seu filho”, concluiu a deputada.
Assessoria de Imprensa
Cidades
Vereador solicita implantação de Centro Estadual de Reabilitação em Guarabira
O gabinete do vereador Ramon Menezes (PSB) apresentou na sessão ordinária da última quinta-feira (18), um requerimento solicitando que seja enviado ofício ao excelentíssimo Governador do Estado da Paraíba, com pedido de implantação de um Centro Estadual de Reabilitação Físico e Intelectual na cidade de Guarabira.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa busca ampliar a rede de atenção à saúde no município e região, garantindo melhor qualidade de vida às pessoas que necessitam de acompanhamento especializado.
O vereador agradeceu aos colegas pela aprovação em plenário do requerimento que será encaminhado ao Governo do Estado para análise e possíveis providências.
Secom
Cidades
Vereador defende implantação de Policlínica Estadual em Guarabira
Em sessão deliberativa realizada nesta terça-feira (16), a Câmara Municipal de Guarabira aprovou requerimento de iniciativa do gabinete do vereador Ramon Menezes, solicitando do Governo do Estado a implantação de uma Policlínica Estadual.
– O Vereador que este subscreve, com amparo no Regimento Interno, REQUER , o envio de ofício ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado da Paraíba, solicitando a implantação de uma “POLICLÍNICA ESTADUAL” em Guarabira-PB, unidade pública de saúde voltada para atendimentos de média e alta complexidade.
De acordo com o parlamentar, o requerimento se justifica pela necessidade da ampliação dos atendimentos especializados para a tender não apenas aos pacientes do município de Guarabira, mas a toda região.
Ramon disse ainda que irá buscar dialogar com o secretário de Saúde do Estado para reforçar o pleito, que objetiva melhorar a rede de média e alta complexidade, ofertando mais acesso à saúde.
Secom
Política
Câmara aprova requerimentos em defesa de melhorias para Guarabira; confira
Vereadora solicita duplicação da PB-073, curso de Enfermagem e melhorias no Distrito Industrial.
Na sessão ordinária desta terça-feira (02), na Câmara Municipal de Guarabira, a vereadora Neide de Teotônio (PSB) apresentou três requerimentos voltados ao desenvolvimento da cidade e da região.
• Solicitou da senadora Daniela Ribeiro a destinação de emenda parlamentar para a duplicação da PB-073, no trecho que liga Guarabira a Mari/Sapé, com acesso à BR-230 (Café do Vento).
• Requereu da reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e demais órgãos da instituição a realização de estudos para viabilizar a implantação do curso de Enfermagem no Campus III, sediado em Guarabira.
• Solicitou da prefeita Léa Toscano a execução de serviços de urbanização e infraestrutura, como iluminação e limpeza pública, no Distrito Industrial de Guarabira.
As proposições foram aprovadas no plenário e seguem agora para apreciação e encaminhamento aos órgãos competentes.
Secom/CMG
-
Cinema4 dias atrásTruque de Mestre – O 3° Ato, em cartaz no Cinemaxxi
-
Cidades5 dias atrásLei que permite comidas e bebidas em eventos privados na Paraíba corre risco de ser revogada
-
Sociedade5 dias atrásCâmara de Guarabira entrega honrarias a personalidades indicadas pelo vereador Renato Meireles
-
Policial5 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de delivery de drogas em Baía da Traição
-
Brejo/Agreste11 horas atrásCom apoio da Sedap-PB, evento na cidade de Areia mostra o melhor do queijo e da cachaça da Paraíba
-
Cidades1 dia atrásUber e Governo da Paraíba firmam parceria para aumentar segurança de passageiros e motoristas
-
Cidades13 horas atrásHomem sofre mal súbito em ótica no centro de Guarabira e morre após ser levado ao hospital
-
Cultura12 horas atrásOrquestra Sinfônica celebra 80 anos com concerto especial no Theatro Santa Roza








